sábado, 14 de agosto de 2010

[Ed. 76#] Chapa2: Estado e Sociedade debatem por uma Nova Lei de Drogas!

texto por Marco Hollanda
fotos por Raoni Alves

Um debate em que todas as partes interessadas possam participar e opinar é fundamental em um Estado Democrático. Na última sexta-feira, o Hempadão marcou presença na audiência pública “Uma nova Política de Drogas” organizada pelo Deputado Estadual Carlos Minc na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A mesa foi formada por representantes de praticamente todas as partes interessadas no tema: grupos de defesa dos usuários, professores universitários, legisladores e delegados da polícia do Rio de Janeiro.

Durante boa parte do debate foi discutida a necessidade de mudanças na lei 11.343/06. Com presença marcante na mesa, o jurista e professor universitário Domingos Bernardo criticou a atual Lei de Drogas que, para ele, “favorece o mau policial, o mau deputado e o mau advogado”.

O professor ainda criticou o procedimento adotado pela polícia para separar usuários de traficantes. “Ao ser levado para uma delegacia, o usuário já está sendo privado de sua liberdade. Baseado na presunção de inocência, é preciso que a autoridade policial prove que o porte é destinado para o tráfico de drogas”.

Subsecretário diz que a polícia trabalha dentro da lei

Representando a classe policial, o subsecretário de segurança pública do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, defendeu a atuação policial na aplicação na lei de drogas. Rivaldo lembrou que para separar usuários de traficantes deve se levar em conta “a quantidade de substância apreendida, o local e as condições da prisão e as circunstâncias sociais e pessoais do indivíduo”. Rivaldo ainda defendeu a criação de um espaço fora das delegacias onde se faça a avaliação se a pessoa detida deve ser enquadrada como usuário ou traficante.

O subsecretário confirmou que a localidade onde o indivíduo que portava a substância ilícita foi encontrado é um fator determinante na separação de usuários e traficantes. Ele citou como exemplo de traficante um indivíduo encontrado em área carente, portando cédulas de pequeno valor e a droga embalada em sacos plásticos.

Na contramão desta linha de ação policial, o Diretor Executivo da Psicotropicus, Luiz Paulo Guanabara, lembrou a pesquisa realizada pelas professoras Ela Wiecko e Luciana Boiteux. Realizado em Brasília e no Rio de Janeiro, o estudo  traçou algumas características dos presos condenados por tráfico de drogas. Dos processos analisados, 60% foram presos sozinhos, desarmados e portavam pequena quantidade de drogas.

Minc e autocultivo no combate ao tráfico

Na linha de redução de danos, o Deputado Carlos Minc defendeu o autocultivo da maconha como forma de combate ao enriquecimento das quadrilhas de tráfico de drogas. Minc ainda destacou a importância de uma melhor análise técnica da polícia como forma de não enquadrar growers como traficantes.

28 comentários:

  1. SALVE MIIIIIIIIIIIIIIIIIIIINC!
    Rumo a legalização!

    ResponderExcluir
  2. Esqueceram de falar que o Minc só falou do Cultivo Caseiro depois que representantes dos cultivadores falaram na mesa, era o growroom marcado presença.

    Esse debate é muito importante!

    ResponderExcluir
  3. e aí o q q deu ?! houve avanço ou fico na mesma?

    ResponderExcluir
  4. mesmo que tenha avançado um passo, ou ficado na mesma, acho que deveria haver mais debates com esse assunto, tornando cada vez mais esclarecido para a populaçao, ao contrario de leis que sao aprovadas no senado pra beneficiar os proprios governantes, como: aumento de salario deles mesmos, vale terno, bolsa nao sei o que, e bla bla bla. De camarao em camarao, o fininho é bolado.

    ResponderExcluir
  5. "Dos processos analisados, 60% foram presos sozinhos, desarmados e portavam pequena quantidade de drogas." isso é um FATO, que na minha humilde opinião é um tapa na cara de todos os maconheiros do meu brasil! Legalizar é única maneira de acabar com essa situação absurda e ameaçadora. Parabéns ao Minc que apresento argumentos sólidos e plausíveis, e ao professor universitário Domingos Bernardo “favorece o mau policial, o mau deputado e o mau advogado”. FATO NEGUINHO, FATO! "LEGALIZE IT! HERB, THE HEALING OF THE NATION." Calle2010

    ResponderExcluir
  6. grower não é traficante, pelomenos isso eles deveriam entender.

    ResponderExcluir
  7. MINC EH O CARA !

    RIVALDO BARBOSA DE CU EH ROLA, OTARIO DO CARALHO, POLICIA SEGUE A LEI ONDE SEU FILHO DA PUTA ? VEM AKI LER O BONG TODA SEMANA PRA TU VER SE A POLICIA SEGUE A LEI SEU FILHO DO DEMONIO !!!!!!!!!!!!!!!!

    esses politicos são uns filhos da babilonia mesmo !!

    Rumo a legalizacion ! GROWER SIM, TRAFICANTE NÃO !

    ResponderExcluir
  8. parabéns é disso que o Brasil precisa, uma medida tão simples apenas liberar o cultivo caseiro.
    Só isso o resto é conseqüência!

    ResponderExcluir
  9. seria simples mas eles tem que sempre complicar.

    ResponderExcluir
  10. MINC É O REI DEVIA SE CANDIDATAR A PRESIDÊNCIA

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!

    Esperamos que os debates possam fortalecer e nos empurrar em direção a outra política de "drogas".

    Abraço hempada!

    ResponderExcluir
  12. “Ao ser levado para uma delegacia, o usuário já está sendo privado de sua liberdade. Baseado na presunção de inocência, é preciso que a autoridade policial prove que o porte é destinado para o tráfico de drogas”. fuckyeah

    ResponderExcluir
  13. Também concordo que debates como esse devem acontecer com mais frequência no brasil, para que haja uma politica sobre drogas com mais informações e como já foi dito de forma democratica.
    DISCRIMINAÇÃO DA GANJA JAH BRASIL!

    ResponderExcluir
  14. Cuidado com o Minc!

    Como alguem postou ali em cima, ele só puxou assunto depois do pessoal do growroom bater pé.

    Lembrem que ele é politico, nao de hoje! Agora, aproveita a bandeira da legalizacao para se promover mais.

    Prefiro alguem como o Renato Cinco, que tem a legalizacao como pauta principal de sua agenda!

    Pensem nisso na hora de votar!

    ResponderExcluir
  15. é isso ai minc presizamos de um presidente assim iqual o minc, ou pode ser ele mesmo Rs .. melhor ainda! Legalize Já ! _\|/_ grower Sim, Traficante Nao!!!!!!
    Muita paz a todos ..
    Jah bless' (y

    ResponderExcluir
  16. eaê galera, firme na hempada? só queria fazer uma pequena correção pode ser? FOI O MINC que levantou a seguinte dúvida lá pelas tantas... 50 pés apreendidos em casa para um casal por exemplo, é muito? é pouco? seria para tráfico? ele perguntou pra saber mesmo!! NA SEQUENCIA EXATA, por acaso, eu que já estava inscrito para falar desde o início (todos nós 3 do GR fizemos uso da palavra) calhou MESMO, de na parte que me cabia, explicar um pouco sobre a dificuldade de um cultivador, machosXfêmeas, ciclo da planta, perda de peso com a secagem etc... entre outras coisas! o Minc é claramente a nosso favor! troféu BONG DE OURO PRA ELE na marcha 2011!
    ah, eu sou esse careca da foto aê! valew e muita luz e paz no caminho de todos!

    ResponderExcluir
  17. Legaliza Brasil!

    carregando................................... :D--#

    ResponderExcluir
  18. NOTA 10 PRO CARA
    PORQUE QUEM É, É..

    ResponderExcluir

  19. eu era sem noção hj consiguo ter uma visão avancada sobre os problemas e consigo tbm persar melhor nas minhas decisões

    tenho varios amigos que não fumam e apoiam um polica melhor so bre a questao das drogas
    pq hj em dia quando se fala das drogas os politicos fogem dessa questao e falam que vao dah casas pros pobres, ajudar os pobres só ilusão
    quando são eleitos não fazem nada quase

    querem melhorar o BRASIL o destruindo
    crimilização da pobresa
    corupção
    tem muitas coisas que ele não quererm perder legalizando pq tem muita coisa envolvida nisso que talvez agente nem imagine

    mais eu sei que oque "eles" fazem não eh certo
    quando me refiro a 'eles" estou falando dos verdadeiros donos do brasill
    os que estão no comando!
    _______________________________

    e siguo meu camingo
    paz de JAH _\|/_ ☮
    a todos

    ResponderExcluir
  20. Quero registrar a minha alegria, de estar podento ver... uma coisa tão magnifica no brasil em relação a maconha, e outras droga, assim podemos ver um depate mais do tipo racional, e creio eu que não sejar retrogado, parabens carlos minc e muitas vibrações positiva pra vc, que pude constatar ser uma pessoa que, deixa o debate correr em ondem bem esclarecedoras para á população do brasil, que só ver uma lado da moeda.

    ResponderExcluir
  21. "Subsecretário diz que a polícia trabalha dentro da lei"

    Obvio que trabalha, dentro de uma lei desumana e hipocrita com um codigo penal e uma arma que garantem e estimulam a opressão, ai fica muito fácil citar simplesmente a palavra "lei" como verdade absoluta né.

    ResponderExcluir
  22. Minc pra Presidente!

    O UNICO politico que ja ouvi, na historia desse país, que possui compostura E ATITUDE de promover uma real mudança neste país. Nao somente em relação a santa erva, mais na preservação da flora e fauna do Brasil. Brigou, argumentou e conseguiu segurar (ainda que nao totalmente) o desmatamento da regiao amazonica. PARABENS MINC.

    100% ATITUDE e Cara limpa, o que falta em TODOS os outros politicos desse país.

    ResponderExcluir