terça-feira, 17 de março de 2009

#3 Legalização Consciente: Quem dera, Deus

A política online pode se dividir em tópicos, sites, perfis. Cada pessoa toma posse desse instrumento mágico da modernidade e faz dele o que quiser, na íntima utilidade da máquina que acessa o virtual explícito e inteligente. Com argumentos e pequenas diplomacias, o ambiente digital favorece a discussão das massas. bUma comunidade no Orkut, com dez mil membros, funciona conforme o velho conceito da ágora grega, local onde debate-se mil  idéias e  informações. Se o leitor é ligado nos assuntos verdejantes que circulam pela net, deve conhecer a comunidade Legalização Consciente. E talvez lide sempre com os tópicos do zelador, Pietro.
A conquista da comunidade foi por virada democrática, mas a vontade de debater era de antes. Entre fóruns de debate e luta por aceitação familiar, hoje um jovem de 18 anos pode alcançar níveis de influência e formação de opinião como nunca. Hoje vamos trocar idéia com um parceiro que tá conosco no front dessa batalha. Lá de Sampa, seguem as idéias de um jovem qualquer, quer dizer, qualquer um que pense.
A imagem acima e todas as seguintes pertencem ao artista inglês Banksy, um ativista sem rosto. Basta clicar na primeira imagem e encarar a bio-wiki em inglês. Vale a pena e, é preciso dizer, foi indicação do entrevistado.
No geral, falamos sobre a Santa Maria e a relação que ela tem em uma postura social e política. Falamos sobre a Santa Maria. E, sobretudo, ouvimos Cartola e Current Swell. Uma boa brisa de opiniões e ondas sem graves seqüelas. Acompanhe a entrevista:
*****
Hempadão – Como foi a idéia de criar a comunidade e dar o nome de Legalização Consciente?
Ai vem a parada mais louca, eu não criei. A comunidade já existia, porém era apenas um abrigo de noiados querendo dizer que fumavam maconha. Você entrava na comunidade e via por todos os lados gente vendendo droga, fazendo apologia... E sobre a legalização em si o máximo que se via era um "LEGALIZE JÁ" sem fundamento.
Eu fiz um post no qual rolaria uma votação para eleger o membro mais apropriado para se tornar moderador da comunidade, comuniquei ao dono e a todos os moderadores da época que estava fazendo isso, lutei por uma democracia e acabei ganhando. Tenho a LC como um prêmio que hoje vai muito bem, se voce der uma olhada lá vai ver o que eu digo. A chave da organização não está na moderação, está na consciência dos membros, que sabem o que tão postando. Se isso ocorrer, meu trabalho fica fácil.

Hemp – E então você está com ela há quanto tempo?
Ela já tem um ano em minhas mãos.

Hempada – Na sua opinião, o que a comunidade consegue proporcionar de melhor?
A comunidade consegue transmitir a informação que as Tvs não transmitem, a verdade sobre o que acontece, os verdadeiros malefícios, lá nós conseguimos passar fontes científicas para que realmente tenhamos base para acreditar no que estamos falando e o melhor, lá o depoimento do usuário de droga não é retratado por uma cara borrada e uma voz de pato dizendo que largou a maconha porque roubava em casa. Santa mídia manipuladora.
banksy_again
Hemp – E desde quando você começou a defender a legalização da maconha?
Eu sempre gostei de política, mas sabe como é, no começo é só alegria, mas depois que você sente o peso do preconceito, você começa a estudar sobre o assunto, então depois você vê a tremenda baixaria que é a proibição, daí já viu: se você for meio comunista loco, você já sai na rua com faixas na mão. Hahaha.
Hempada – Você alguma vez foi alvo de algum tipo de preconceito ou abuso, por fumar a erva?
Sempre fui alvo de preconceito, na escola, na rua, na família... E já passei por situações bem ruins, em São Paulo fui surpreendido por 4 caras que se diziam policiais, mas não apresentaram documento nem nada, e começaram a nos xingar e partiram para cima da gente. Foi um alvoroço cada um por si corre prum lado. Conseguimos fugir sem danos maiores, mais o que é isso que a sociedade está criando? Depois louco é o que fuma maconha.
17banksyES_468x606

Hemp – Desde quando você fuma e há quanto tempo o ritmo é diário?
Comecei a fumar com 15, taí uma prova de que não se precisa ser maior de idade para ter acesso à droga ilícita. Diariamente, há 2 anos (e não sou viciado, diria o tapa na pantera).




Hempadão – O “Tapa na pantera” diria que fuma há trinta anos e não é viciada, mas você, que fuma diariamente há dois... sinceramente, porra... como se classificaria?
Hahaha. É hipocrisia da parte de qualquer um dizer que não é viciado, ou pior, que NÃO tem vícios. Os vícios estão presentes em todos os lares, disfarçados de diversas maneiras. Quando eu "rodei" em casa eu me senti na obrigação de mostrar isso. Minha mãe disse: "Você vai me falar que não é viciado em maconha?" Eu respondi: "Sou sim, mas existem outros vícios que fazem tão mal e vocês fingem que não reparam. Você prefere assistir a novela das 8, a passar um tempo com seus filhos. Minha vó opta ir à igreja do que jantar em família conosco no  domingo, e depois ainda volta cheio de preconceitos de lá. Os vícios estão presentes em qualquer pessoa, basta saber a hora que eles vão atingir outra pessoa além de você." Penso meio que por ae. Mais de fato, eu sou viciado, assim como sou em computadores também.
Hemp – Você já fez uso de outras drogas?
Sim, já experimentei diversos tipos de drogas, mas sempre estudei muito antes de usá-las, nunca fui por embalo. E, principalmente, por esse motivo tenho muito respeito, sei que não é brincadeira, e nunca usei nada que tivesse um efeito pesado quanto a vícios, como, por exemplo, cocaína ou crack.bristol_banksy
Hempada – E você é a favor da legalização somente da Santa Erva?
Sim, por mais que eu seja libertário e acredite na liberdade  individual, eu acredito que, como vivemos em comunidade, a legalização por enquanto só é possível da maconha. Outras drogas como a cocaína, heroína, ecstasy e etc... Acabam tendo um impacto muito perigoso em sociedades de baixo nível intelectual e de desenvolvimento nos setores precários. Quero dizer, de fato que a maconha traz alguns déficits à saúde, mas são incomparáveis aos malefícios as drogas mais pesadas. Mas o principal motivo de eu defender a legalização foi toma um tapa na cara de um policial. O filho de ninguém precisa passar por isso.
Hempadão – Em quanto tempo você acredita que a legalização chega ao Brasil? Pense bem que essa intriga maconheiros cascudos e sociólogos carteas.
Estamos em anos dourados, talvez apenas na época das flores estivéssemos tão perto da legalização quanto hoje. Os EUA nunca tiveram tantos estados legalizados, tantas petições sobre a legalização (e nós sabemos que os EUA é a voz do mundo), a europa criou diversas leis de descriminalização, assim como o Brasil. A lei 11.343 é um exemplo disso. O Fernando Henrique, o Gabeira a Soninha, são exemplos de uma vitória na liberdade de expressão.
Hoje temos a internet e a Veja já não molda mais todos os cidadãos. Eu tenho fé que em 5 anos estaremos beirando a legalização no Brasil, isso se nenhum outra país tomar uma decisão radical antes, países como Paraguai ou Colômbia.
Hp – Cinco anos?!?
É, talvez cinco anos realmente seja otimismo. Hehehe, mas vai dizer a uma criança para que ela pare de sonhar? Nisso eu tenho fé: o mundo esta se mostrando mais tolerante com a diamba.

Hempadão – E, na sua opinião, o que seria a Legalização Consciente?
Legalização consciente, na minha opinião, é você ter uma idéia séria e uma opinião com fundamento para defender a sua idéia. Por exemplo, se você me perguntar como a legalização deveria se aplicar no Brasil hoje em dia, eu diria que deveria ser legalizado primeiramente a matéria prima da cannabis, ou seja, a planta, para que tenhamos lucros e diversas vantagens. Essa é uma forma de des-satanizar a diamba, mostrar que ela pode ser matéria prima para celulose, bio-combustível, tecidos, remédios, comida, ração e por aí vai. Só assim o povo vai começar a ter uma noção do que a planta é capaz. Enquanto não houver essa conscientização, não haverá um descriminalização e sem descriminalização não há como ter legalidade. Por isso é preciso ter consciência do que se fala, e não somente sair por ai gritando "LEGALIZE JÁ UMA ERVA NATURAL NAO PODE TE PREJUDICAR".
banksy3

H – Que livro levar pras férias na Jamaica?
Que livro levar para a Jamaica ? Hahaha. Sem dúvidas o livro mais alucinante que existe, do ex-jornalista da Rolling Stones, enfiado até a cabeça no seu próprio mundo de "medo e delírio" o livro de Hunter S. Thompson - Fear and Laughting. Um clássico, uma dádiva, um Nobel do mundo das alucinações.

Hemp – E a onda do bong novo, como foi?
Pois é, recentemente eu ganhei um bong e lembro da minha fala, na primeira: "segura o trago - Ai que paulada. " Aehhaehahe. Extremamente apropriado, eu diria.
Hempada – Que som ouvir num rolé pela Holanda?
Ja ouviu Current Swell? Extremamente agradável, mas se for para ter uma viagem um pouco mais calma, já que estarei em ótimo estado de espírito, eu arriscaria um Chet Baker.
Hempadão – Agora uma mensagem pros leitores vorazes e chapados que chegaram até o final!
Mensagem? Beleza aí vai: Sempre há quem diga que a maconha é o primeiro degrau para outras drogas, e saiba que isso vai de você, da sua cabeça. Não deixe que ninguém cante o seu futuro, faça o que você quiser fazer, mas antes de tudo faça com consciência. Non Ducor, Duco, "Não seja conduzido, Conduza."
Banksy does New Orleans 4

12 comentários:

  1. Tudo que eu poderia dizer esta dito acima, só resta a mim agradecer.
    =)

    ResponderExcluir
  2. eu acho q é uma boa proposta mais eu acho q a maioria dos brasileiros ainda não estão prontos para a legalização .
    Outro fato q eu acho q a legalização vai demora mt mais q 5 anos é q tem mt gente q ganha com a venda ilegal da maconha como outras dorgas e essas pessoas num vão querer perder o seu lucro .

    ResponderExcluir
  3. Parabéns equipe do blog. Belo trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Pietro é genial!
    tanto pela moderação na comunidade, tanto pela entrevista e tudo mais. ^^

    bem... gostei muito do que ele disse quanto ao vício.

    ResponderExcluir
  5. Iradas as ilustrações. Opiniões bastante contundentes. Li voraz e chapada. ahhahsdoaha

    ResponderExcluir
  6. Hempadao ta ficando bonito!
    Parabéns ae molecada.

    Tamo junto sempre!!

    ResponderExcluir
  7. Parabens Pietro!

    sou o guto, e também faço parte da Comunidade LC desdo começo!

    parabens!

    ResponderExcluir
  8. Legalização consciente e inteligente. É assim q agente chega lá, com argumentos sensatos e verdadeiros. Galera pilitizada td junta em espaços como esse na net é q constrói pensamentos e mudam opiniões, sem preconceitos
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  9. graaaande brother! ficou irado!
    mandou muito bem e parabéns pelo grande trabalho na comunidade!

    abraço!

    ResponderExcluir
  10. Cara, como diria o Seth Rogen no Pinneaple Express(a proposito quem ainda nao assistiu!!recomendadisssimo!)'se a maconha nao for legalizada em 5 anos eu perco a fé na humanidade!!'


    entrevista blog e comunidade, excelentes!!!
    minha fonte diaria de informacao cannabica!!!

    ResponderExcluir
  11. Parabens Pietro , disse tudo oque nós pensamos sobre a questão da Legalização !

    abraço a todos !

    ResponderExcluir