terça-feira, 24 de março de 2009

[4#] ChapaDois: Argentina quase Legalized!

do blog SobreDrogas
Uma reportagem publicada esta semana no Jornal The New York Times traça um quadro intrigante sobre o cenário das drogas na Argentina e como o governo vem aplicando, na prática, a política de repressão ao uso.
A matéria, do correspondente Alexei Barrionuevo, dá um giro pelo agitado cenário eletrônico das principais cidades do país - onde o ecstasy corre solto 0 para depois afirmar que o país tem adotado uma atitude cada vez mais liberal em relação ao consumo de drogas recreativas. Relata que o governo da presidente Cristina Kirchner defende a adoção de medidas para descriminalizar o uso pessoal de drogas recreacionais. Segundo afirma o jornal, a presidente da Argentina tem a intenção de ajudar a implementar na Argentina uma das políticas mais tolerantes do mundo no tocante ao uso de drogas.
A postura liberal de Kirchner, naturalmente, enfrenta forte oposição política, principalmente entre os governadores de províncias (equivalentes aos governadores de estado aqui do Brasil), que estão preocupados, principalmente, com a escalada do consumo: a Argentina já é, hoje, dona do maior consumo per capita de cocaína nas Américas, depois dos EUA. Por conta disso, o debate sobre a descriminalização das drogas no país tem se acalorado recentemente.
bandeira-argentina3

2 comentários:

  1. encaminhado para a comunidaed ja com o link do site é claro..

    como eles disseram, tomara q essa richa brasil e argentina ajude nisso...

    ResponderExcluir
  2. viajei para a argentina ano passado e vi que eles têm uma cultura da cannabis muito boa!! pichações pedindo a legalização, até uma revista especializada - a THC. comprei e trouxe de lembrança, as matérias são ótimas!!

    lá eles fizeram até uma manifestação com mais de 4 mil pessoas pela legalização, e a polícia nem se deu ao trabalho de repreender.

    fomos numa loja só de artigos hemp - não é que nem aqui, que compramos seda e afins em "tabacarias", lá eles tem lojas especializadas em artigos para maconha! gastamos 220 pesos e voltamos com várias novidades, entre cachimbos e um bong em formato de cuia!

    lá eles estão anos-luz na nossa frente em relação à maconha!

    ótimo blog, favoritadíssimo!

    ResponderExcluir