Se analisarmos o percurso da Erva para ganhar o mundo, vamos perceber que a África é um dos pilares fundamentais pra essa explanação. Em contato com os árabes, a África passou a bola para a Europa que, apesar de grande consumidora, não é capaz de produzir suficientemente. Hanrran, pois então…Bem-vindo à África do Sul! Um dos maiores exportadores de maconha para o continente europeu. E, como eu já imaginava, também tem o título de mais maconheiros do mundo!
Na verdade, o comércio é muito lucrativo. E a possibilidade de lucro é que faz com que fazendas familiares aumentem a produção de seus cultivos tradicionais para a exportação. Ainda mais motivados pela queda dos preços de produtos agrícolas como algodão e café. Mas não sejamos ingênuos, é claro que as plantações não se resumem ao plantio familiar. Tanto é que a África do Sul é considerada a quinta maior potência em produção de maconha no mundo.
Lá, evidentemente, maconha tem outro nome e se chama Dagga ou Zol. E, apesar de ter sido culturalmente enraizada como mercadoria de troca entre tribos locais, a maconha por lá também é ilegal. No entanto, como em qualquer lugar do mundo, ela pode ser facilmente encontrada e consumida. Infelizmente, por lá o sistema legal não faz sequer distinção entre as drogas leves e pesadas, o que simboliza um relativo atraso quanto à política de drogas mundial.
Por isso lá o movimento também existe, em prol da legalização. Um exemplo encontrado nos arquivos do Filipeta da Massa, foi a Hemp Revolution Party, produzida com o intuito de informar sobre a maconha em todos os sentidos possíveis de produção. Olha a filipeta do evento – ao lado. Nela há em inglês, um excelente trocadilho: “Its not only dope. Its also rope. / Isso não é só droga. Também é corda”. Diretamente lá da África do Sul, conseguimos ainda localizar um camarada esforçado pra falar em português. Encerramos então o Ervamundi de hoje com o vídeo do nosso amigo Nkonzo Maconha, olha só que figura:
“Eh, meu nome é Nkonzo Maconha!
O dono do beco...
Vou chegar metendo bala nessa porra!
Nao quero nem saber!
Dadinho é o Caralho! Meu nome é Nkonzo Maconha!”
Dadinho é o Caralho! Meu nome é Nkonzo Maconha!”
.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Rapaziada, semana que vem o destino é no mínimo cabuloso. Começamos na Ásia, fomos à África e agora seguimos diretamente para a Europa. Mas nada de França ou Portugal, vamos desvendar se há ou não matagal no território da República da Albânia. Será que tem fumaça? Veremos…viajem com a gente: até lá!
Final do ano eu to indo pra lá... será que é facil assim arranja um bud verde?
ResponderExcluirTbm vou pra lá, mas vou final de agosto... espero que seja fácil de arranjar um bud verde, pq se não for vou ter que conseguir de um jeito dificil.
ResponderExcluir