sábado, 2 de maio de 2009

[#9] Estréia: ERVAMUNDI ----------------------> Afeganistão!

O Hempadão não cansa de trazer novidades do mundo canábico para você. Agora acabou a maciota de só ter trabalho em dia útil. A fome é negra e a larica comporta trinta mendigos dentro de cada doido, por isso a hempada passará também a ser servida aos sábados,embora, por enquanto, com dose única. Ervamundi LOGO
Às quatro e vinte da tarde, aos sábados, o encontro é marcado com essa editoria! A Ervamundi. O nome é quase autoexplicativo. E a proposta é simples, bem simples. Pegamos a lista de todos os países do mundo, em ordem alfabética…e através dela vamos mapear um novo país a cada semana, reportando assim o que pudermos levantar de informações sobre a nação da vez em relação à Santa Maria. A gente sabe que nosso verdinho é famoso mundialmente, mas aqui vamos ver até que ponto.
Chega de história porque já deu para entender, né? A lista de países é longa e o primeiro tem – pelo menos – o nome conhecido por todos. Afeganistão, qual será da marola? Afeganistão
Parece que começamos bem a viagem. Pelo menos se enveredarmos para o caminho do quantitativo. Sabe que o Afeganistão é o principal produtor de ópio do mundo? Pois então, são cerca de 193 mil hectares de plantação, que correspondem a 92% do total mundial, concentram-se em cinco províncias do sul do país, controladas pelo taliban. Mas não percamos o foco e, como diz o poeta pernambucano maranhense,  Zeca Baleiro: “eu não quero ver você fumando ópio”.
Em 2007 a ONU se pronunciou alertando que o Afeganistão estava passando o Marrocos no cultivo de maconha. Isso significar tomar a frente como o maior país produtor da Santa Maria. Com resalvas. Segundo os técnicos da pesquisa, o Afeganistão comanda apenas a maior extenção de plantio, porém o maior produtor da resina, de fato, são os marroquinos.  Enfim, ambos devem ser lugares ótimos para se fumar muito e pagar pouco, não? A lei da oferta e procura diz que sim.
Lá, assim como em qualquer lugar do mundo, quem controla a rota lucra com o tráfico de drogas. O taliban sabe disso e se aproveita. Na verdade, é uma pena que este também seja um país onde o cultivo seja tão vital economicamente, embora recaia sobre o manto da marginalidade, na prática. Lá a população deve perceber de maneira ainda mais explícita como é equivocado esse 0,,11981191-EX,00posicionamento que virou moda no mundo inteiro.
Contudo, é preciso lembrar que o negócio tá mesmo migrando pro lado verde. Principalmente numa província chamada Balkh, localizada ao norte do  Afeganistão. Lá as plantações de ópios foram completamente substituidas por maconha. A explicação é báscia, a maconha lá dá menos bandeira que o ópio. Pois é, agricultores preferem expor pés de maconha de até trê metros, correndo assim menos risco com fiscais, do que insistindo em cultivar a papoula de onde é extraído o ópio.
Pois enfim, para que o leitor tome exata dimensão sobre que significa uma verdeira plantação de cannabis, devo dizer que, certa vez, quando uma tropa do exército canadense, em guerra contra talibans, precisou invadir um floresta de maconha, se viu em maus lençóis, veja:
"O desafio é que a maconha absorve muita energia e aquece rapidamente. É difícil penetrar com dispositivos térmicos. Temos que ter muito cuidado para que os talibãs não utilizem as florestas como esconderijo freqüente", disse o general em Ottawa.
"Tentamos queimar a floresta com fósforo, mas não funcionou. Tentamos com diesel, também não funcionou. As plantas têm tanta água que simplesmente não dá para queimá-las", disse.
Até quando a incineração teve sucesso, houve problemas. "Algumas plantas foram queimadas com sucesso, mas um grupo de soldados que estavam contra o vento sofreram efeitos indesejados. Então provavelmente esta não é a melhor idéia", declarou Hiller.
Fico imagiando…ah se Antonio Conselheiro soubesse dessa técnica de resistência. Ao invés de um limoeiro, um pé de cannabis. E a história de Canudos teria outro rumo, não?  Ervamundi termina aqui. Mas antes queremos deixar aqui registrado uma passagem de um texto escrito em persa – uma das linguas utilizadas por lá. Tudo bem que não dá pra entender nada, mas como eles não são bobos, botaram as palavras chaves em caractéres ocidentais:
چرس به نام های دیگر هم شناخته شده است مانند: ماری جونا، جونیت joint، وکی بک  Wacky Backy، بلوBlow، وید weed، پات Pot، رزین Resin، داپ Dope، گانا Ganja، اسپیلف Spliff، گراس هش Hash.  [link]
Alguém tem dúvida sobre o que tá sendo dito? Semana que vem pilotamos o bonde da excursão em diração à África. Mais especificamente, rumo à República da África do Sul. Será que é de lá o bom ou o boom? Viaje com a gente: até lá!
sudafrica

8 comentários:

  1. mais um motivo para legalizar!alem do trafico terroristas utilizam essa erva que e menos nociva que o alcool e o tabaco, para financiar guerras e atentados...... o consumo nunca vai acabar e sim aumentar(FATO)! logo vamos legalizar e tirar a renda de organizaçoes terroristas e de traficantes

    ResponderExcluir
  2. os relatos foram os melhores! salve hempadao

    ResponderExcluir
  3. Higino, tem toda razão!
    Obrigado pelo coment...tá consertado!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom
    mas gostaria de saber se há usuarios lá
    o uso é pupular e etc
    saber um pouco da cultura sacou?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Opa...
    Brother, eu também gostaria muito de saber sobre usuários e cultura canábica. O problema é que não é muito mole levantar informações sobre esse país.

    Enfim...o Ervamundi vai tentar viajar mais profundo sábado que vem!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado brother :)

    ResponderExcluir