sábado, 13 de junho de 2009

[Ed. #15] Ervamundi: --------------------------> Arábia Saudita!


O país tem uma espada na bandeira, parceiro. O lema é um tanto dogmático, embora não façemos nunca objeções à cultura alheia. “Não há outra divindade além de Alá, e Maomé é o seu profeta.". O Reino da Arábia Saudita fica no Oriente Médio. E é claro que  ninguém quer rodar numa monarquia absolutista constituida e forte. Aliás, vamos avisando desde logo pra não causar problemas: Aqui a pena prevista para compra ou venda de drogas, incluindo o álcool, é a pena de morte.
É porque o esquema é díficl de ser entendido por nós, mas a Arábia Saudita segue um interpretação do Islã na qual pessoas que foram condenadas por tráfico de drogas, assassinato, roubo a mão armada ou estupro, podem ser condenadas a morte. Enfim, desde 2005 essa coisa mudou um pouco, podendo haver flexibilização da pena. O juiz pode reduzir a sentença para penas alternativas que são: 15 anos de prisão, sessões de 50 chibatadas ou fiança mínima de vinte seis mil dólares. 
Mas é evidente que a lei não funciona para todos. Lá o tráfico existe e os consumidores também. No site Rollitup, achamos um depoimento interessante sobre como funciona a fumaça árabe. “It helps being wealthy there alot tho. I know many billionairs there who smoke and do crazy shit, hang with celebs and jet across the world.” Ou seja, se você for rico isso te ajuda. Ele mesmo diz conhecer vários bilionários que fumam, inclusive com celebridades. Apesar de celebridades legalizeds, lá também tem seus capitães nascimentos. É o caso desse executor, um do mais famosos do país. A entrevista tem legenda em inglês, mas dá pra ter noção:
A polícia é composta também por agentes que zelam pelas leis da religião, conforme eu preciso mostrar a reportagem na íntegra para vocês, parece brincadeira, mas não é:
Na Arábia Saudita, cinco mil agentes da Comissão para a Promoção da Virtude e Prevenção ao Vício trabalham como policiais para garantir o respeito às leis religiosas da Arábia Saudita.
Os guardas têm a função de garantir que as lojas fechem antes das cinco orações diárias, reforçar a necessidade do uso de roupas discretas pelas mulheres e manter a estrita separação dos sexos em público, além de evitar feitiçarias e prender contrabandistas e traficantes de drogas.
Esses “agentes da religião” devem ainda impor novas proibições, como as recentes contra comércio de gatos e cachorros de estimação no porto da cidade de Jeddah. Também agiram contra barbeiros que ofereciam cortes de cabelo copiando modelos ocidentais, em Medina — segunda cidade mais sagrada para o Islamismo depois de Meca.
Rapaziada, as execuções são feitas em público, sempre. E adivinha com qual instrumento, lenvando-se em conta a bandeira do país? Pois é, na espada. Como a equipe da Hempada não é bilionária, achamos por bem aguentar a abstinência e seguir em frente, não é melhor? No caminho pro aeroporto, foi com tabaco, mas foi divertido… olha o que o cara fez:
Quero ver fazer igual! Hehe… O rumo de nossa próxima viagem é no mínimo mais esperançoso. Vamos à África. Destino: Argélia! Na verdade, um nome oficial bem mais carismático: República Democrática do Povo da Argélia.
Será que lá a Santa Maria veste o manto da nossa sacristia doida? Entre na roda e garanta seu acento pelo mundo inteiro. O teco-teco da informação só parte 420, mas voa alto. O Hempadão pilota o bonde, entre na roda e troque idéia. 
Chega mais! Até sábado que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário