por Marco Hollanda e Cadu
O Chapa2 de hoje não defende uma tese com fundamentação científica. Mas a equipe do Hempadão seguiu os passos do método científico para chegar a uma conclusão. E a observação inicial foi feita a partir de um tópico criado na comunidade Legalização Consciente sobre a galera que já incendiou a palhoça antes de fazer uma prova. Com a mente aberta, conversamos com alguns hemponautas para obter uma quantidade maior de experiências de quem buscou uma proximidade maior com Jah na hora de fazer aquela prova cascuda.
E não foi difícil achar universitários de todo o Brasil, maiores de idade, com experiências mil sobre o uso de maconha e seus estudos ou mesmo avaliações. A Universidade de São Paulo divulgou um estudo informando que 35% dos estudantes universitários fazem uso de maconha. E por outro lado, 91% consomem álcool. Por isso ouvimos histórias de quem tentou estudar depois de tomar alguns copos de cerveja e outras bebidas alcoólicas.
Afinal, será que é possivel obter a concentração necessária para uma prova em um estado fora das Condições Normais de Temperatura e Pressão? (essa é para quem prestava atenção nas aulas de química).
Nenhuma pesquisa poderia prescrever se o uso da cannabis é proveitoso ou não na hora da atividade intelectual. Porém a voz dos nossos amigosleitores não nos deixa mentir. O sucesso nas provas de alguém que está chapado dependete fundamentalmente do tipo de ciência pela qual a pessoa está sendo testada.
A coisa parece ser mais fácil para a gelera da área de Humanas. As provas costuma ser bem conceituais, onde viajar além da conta pode pesar positivamente no resultado final. Em casos mais especifícos, como uma avaliação na área de filosofia, estar mais próximo de Jah aumenta a capacidade de compreensão de autores que provavelmente estavam bem chapados quando desenvolveram teorias que hoje são defendidas até por aqueles que demonizam a nossa Santa Erva. Quantos são os filófosos e poetas que não se esbaldaram de pensar no verde? São incontáveis gênios da arte e ciência.
Pois então. A galera das ciências exatas já parecem conceitualmente menos propensas, não? Imagina, cálculos milimétricos que exijam precisão a fio, deve ficar complicado depois de queimar até a ponta. Na medicina, imagine, lembrar milhares de nomes complexos e detalhes… se bem que na biologia não falta a galera que faz fumaça sem parar. Ora, o Hempadão levanta a bola para que você conte sua experiência, entrando na roda, aproveitando o bom ar da Hempada.
A mesma coisa se diz do trabalho. Enquanto o The Sun vai dizer que o carteiro queimou todas as cartas por causa da leseira provocada pela maconha, o Hempadão vai lembrar daquele roteirista que fumava a executava seu trabalho com primor e originalidade. Nossa redação você sabe… e nem por isso falta competência. A ciência já percebeu e o povo também, só faltam os legisladores. Em 76 Gilberto Gil foi preso por porte de maconha, em 2006 ele assegurava a cadeira de Ministro da Cultura. Chega de contradição, o papo é reto: Legalização!
Fiz os meus 5 anos da faculdade de direito fumando quase todos os dias (PUC, sabe com é). Fiz várias provas chapado, inclusive de direito penal sobre a lei de entorpecentes.
ResponderExcluirMe lembro q no último período, eu esqueci de fazer um trabalho final de metodologia, o professor meu deu 24h pra apresentar o trabalho. Fui pra casa, apertei uma morra, e virei a noite no teclado num trabalho sobre lógica juridica. Quando chegou o 10, fiquei amarradão, e acendi outra morra pra agradecer a luz q a erva me deu.
Mas realmente, chapado não dá pra fazer conta, não da pra saber quanto é 2 + 2 depois de fumar um do bom.
KKKKKKKKK bem capaz de fazer uma filosofia do 2+2!
ExcluirTenho umm pouco de receio de fazer prova chapado. Mas já apresente seminário depois de fumar um e uma vez fumei um fininho antes da aula de estatística. Interessante que eu, que sou de humanas, consegui entender as equações daquela aula sendo que nunca tinha entendi do antes. hehe
ResponderExcluirFaço engenharia florestal e sem a erva não rola. E me dou muito bem nas provas, principalmente algebra e calculos.
ResponderExcluirCaraca... 2008 e eu entrando no curso de eng Florestal!!! E ai, como éno curso no geral?
ExcluirProvas lombrada só as de ecoturismo e responsabilidade social.
ResponderExcluirBons tempos de facu...
Agora, já tive branco em um seminário, e eu que fiz tudo, mas me deu um apagão mental na hora da apresentação, que até a professora ficou surpresa.
kskskasksakak
Po eu faço engenharia civil...
ResponderExcluir4o ano. Eu já pude constatar que o que rola é indiferente pra qual curso você faz; se você tiver manjando a matéria (ou seja, não bolou muita aula, e estudou pelo menos o necessário pra todas as provaS) você desempenha um estudo até melhor. Exemplo: Cálculo 2... dp do primeiro ano... hahah 2o ano aloprei na erva, e rodei tentando fazê-la novamente. Já no 3o ano, fui fazer novamente a matéria, e a 1a prova não estudei muito (era tranquilo, é a base de cálculo, coisa que eu até tenho) mas fiz questão de dar umas bolinhas num hashzinho com um amigo meu. Resultado? 7,5 - média da sala? 5,6.
Pra quem é realmente um usuário da erva, sabe que é capaz de se estudar na lombra. Mas matérias mais cabulosas aonde eu não estou muito enquadrado... daí nem acendo hehehehe deixa pra noite antes de durmir!
Estudar tudo bem, faço informática e faz parecer a explicação absurda do professor até mais lógica, entendi o conceito de multiplas dimensões chapadaco... Mas fui fazer uma prova, achei que tinha tirado 11 de 10 e tirei 2,5. Cada um com a sua vivência, a experiência é individual.
ResponderExcluirja fiz uma prova de portugues chapado no colegio tirei 3, mas nao tinha como tirar mais do que isso, pois era so decoreba de nomes de autores e obras, mesmo sem fuma nao sabia nada.... ja a fuvest estudei e pra diminuir a tensao antes da prova fumei um, resultado tirei 62 e fui pra segunda fase!! uahuhauhauhauhauhauha, eu acho que c vc sabe a materia e tem tempo de sobra pra fazer as questoes fica de boa fuma um antes!!
ResponderExcluirfumei um antes de fazer o exame para entrar no Instituo Federal de Goiás, fumei pouco,Saí bem na prova,só nas questões de matemática que tive que chutar todas!!!
ResponderExcluircaralho meu, historia sobre estudar chapado eh o que mais tem.
ResponderExcluireu tbm ja tinha chegado nessa conclusao, eh IMPOSSIVEL fazer prova de exatas chapado.
( acho que por isso que eu faço direito AUEHUAEUIOA )
alias, eu comecei a fumar, fumando no colegio, segundo ano.
tdos os dias, antes da aula, sagrado, no mesmo lugar. gurizada ia direto la, antes das aulas.
fiz todo o medio fumando TODOS os dias, agora na facool, nao pode ser diferente neh, mto arregado fumar na faculdade.
mas o bagulho mais afude foi no vestibular desse ano.
galera do cursinho, se juntava tdo dia em uns 7 loco pra fumar, cada um botava um, tava fumando qse 10 beck por dia na epoca da UFRGS, que eh em janeiro, pleno veraozinho.
e os loco tiveram a genial ideia de fumar na folha de redaçao da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.
fuchamo um beck de umas 7/8 gramas e fumamos demanha cedo, pelas 7h da manha, antes de entrar pra fazer o ultimo dia.
ainda toquei a ponta no lixo da sala AEUHAEYGYAEGAE
querem saber o resultado ? 583 pontos, mais que o primeiro colocado negro, mas no acesso geral, fiquei sem vaga e hj, pago pra fazer facooldade.
Po galera eu faco Relacoes Internacionais, area das humanas, e eh SAGRADO sempre quema uno antes de estudar... alias adoro da umas bola e ler... fico vidrada no assunto! O pior eh ver algumas pessoas que estudam comigo discriminando usuarios da nossa Erva, sendo que as suas notas e rendimento sao muitos inferiores ao meu!
ResponderExcluirMais tudo bem... prova ainda nao fiz chapada, mais tenho certeza que nao faltara oportunidade... ;D
mas*
ExcluirVéi, tu me escreve um enredo tão gostoso de ler, pois estou lendo chapado e viajando nos outros comentários; e tu, falando de estudos e que os outros alunos que falavam da erva tinham rendimentos menores que os seus, termina o seu comentário trocando o "Mas" pelo "Mais".
ExcluirMe fez rir "Mais" ainda!!!!!!!!! ahuieuheuhehuehuheuh
depende mt da erva tbm
ResponderExcluiresse lixo q se compra em qualquer canto num tem condiçoes
agora um do verde, bem pró, vixxx
hoje fui pro curso chapada, a aula era de matematica e eu fiquei perdida, anotei tudo e vou estudar amanhã, porque na sala não rolou, fumei um verdinho doido! fiquei daquele jeito e o professor não parava de fazer piada, ri muito. :P mas realmente nas outras matérias até ajuda, faço prova chapada dependendo da matéria o foda é calculo... :P
ResponderExcluirnunca fiz prova chapado, até porque quando bate a morgação chega fica complicado examinar, mas depois, pra aliviar a tensão sempre rola
ResponderExcluirDOS 14 COMENTÁRIOS
ResponderExcluir43% 6 FORAM A FAVOR DE UM BECK P/ QUESTÕS LÓGICA
50 % 7 FORAM CONTRA UM BECK P/ QUESTÕS LÓGICA
7% 1 NÃO OPINARAM POR FALTA DE EXPERIÊNCIA PRÁTICA
EU SOU MAIS UM A FAVOR FAÇO CONTABILIDADE E TIVE A EXPERIÊNCIA POSITIVA DE FAZER UMA PROVA DE CONTABILIDADE DE CUSTOS , “DAQUELE JEITO” SABENDO QUE EU ESTAVA RUIM NA MATÉRIA E NÃO IRIA ADIANTAR NADA EU ME ESFORÇAR , EU FUMEI E FUI P/ BATALHA . PORÉM FUI SURPREENDIDO C/ A NOTA MÁXIMA P/ MIM ESTÁ PROVADO QUE APERTAR ANTES DE CALCULAR FAZ DESPERTAR !
acho que tudo depende do seu foco.
ExcluirAcabei de fazer uma prova de sociologia chapada, e acertei 90 por cento da prova. Realmente na área de humanas é muito mais fácil fazer uma prova chapado, porque abre a mente e nosso fluxo de pensamento é muito maior,do que quando estamos caretas. É isso, paz sempre e muita ganja pra nós... rsrs
ResponderExcluirFiz a prova do vestibular chapado. Passei.
ResponderExcluirEu não consigo, se eu fumo um, eu fico completamente lezado, não consigo estudar, mais quando não estou chapado eu procuro estudar bastante, e mesmo que eu estude chapado eu esqueça a metade do que eu estudei.
ResponderExcluirFiz enem 3 anos consecutivos. No começo do último ano comecei a fumar minha ganja todos dias, não estudei nada, só pratiquei redação involuntariamente escrevendo minhas noias da chapa. Resultado: Passei no enem com minha melhor nota de todos anos e garanti meus 890 pontos na redação e uma vaga na faculdade.
ResponderExcluirDigam o que quiserem, mas meu remédio pra déficit de atenção e todas essas merdas vem de uma das espécies mais interessantes e injustiçadas desse mundo e hipócrita é quem me aponta com uma mão e com a outra quer prescrever alguma porcaria sintética.
Irmão, que belo comentário de se ler. Tive uma viajem absurdamente louca e maneira no seu comentário.
ExcluirFlw! Abraços!!
Faço Eng Civil, tinha parado de fumar pra tentar ir bem nas provas, na real fiquei tri mal então no segundo semestre voltei a fumar. Tipo só que quando eu ia estuda eu não fumava, mas depois que eu ficava umas 4 horas estudando eu fumava um pra dormir. No outro dia ia fazer a prova e fazia de boa, sabia tudo que ia cair.
ResponderExcluirMe dei mal na prova de portugues chapada. Mas a maconha me deixa muito mais criativa,penso muito mais longe,vejo varias possibilidades no mundo,e percebo muitas coisas quando estou chapada,mais do que quando estou de cara
ResponderExcluirJa ja farei uma prova de sociologia com meu amigo,logo apos iremos fumar um baseado pra relaxar a mente que ja ta cansada de tanto estudar haha
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom galera, eu estudo na UFMG na área de exatas. Já me arrisquei indo fazer algumas provas chapado e digo uma coisa: Não tem a ver com o uso da erva e sim com o seu preparo (ao menos pra mim).
ResponderExcluirEu (e Jah) estudamos usando alguns métodos mnemônicos. Com isso, na hora da prova, basta usar as palavras certas ao perguntar ao seu cérebro que ele te dará a resposta certa.
Exatas não são só contas. Uma vez que você aprendeu (e armazenou) a teoria, como o cara pensou nas contas, qual foi o raciocínio dele para chegar a tal resultado e qual o problema ele buscava resolver, a fórmula é o de menos, porque se você esquecer ela (que não acontece muito), você deduz na hora.
Claro que o seu preparo tem a ver com sua afinidade com a área, mas mesmo para matérias que não sejam do seu gosto, você pode tentar abrir sua mente, porque ai, mesmo a matéria sendo chata e/ou cansativa, você ao menos estará chapado e mais aberto a fazer coisas não tão legais assim.
É interessante pensar em usar esse estado induzido do cérebro à seu favor com métodos e técnicas que te ajudam a organizar e otimizar seus estudos.
Caraca que comentário louco o seu! hahahaha
ExcluirMuito Bom
Bom moçada, sei lá! Estou na metade do curso de odontologia e fumei quase todos os dias de lá pra cá. Já fumava antes, porém após ingressar a graduação virou crônico =) A ganja me ajuda na hora de estudar, consigo me concentrar apenas naquilo. Curto começar estudar, fazer uma pausa para um café, um cigarro e um trago do verde tipo, uma hora após começar e vou nesse combo de 50 em 50 minutos. Já antes da prova, não curto fumar não, fiz no primeiro ano uma vez chapado e me atrapalhei, implicando numa R.E. No quesito aulas, poderia dizer que fui 50% chapado e 45% careta e 5% morrendo de ressaca nível russo.
ResponderExcluirUse a ganja para brisa positiva e produtiva! Fume e faça, seja sua obrigação, seja um hobby ou brisa que queira fazer.
Faço Eng Civil numa Federal e é impossível não fumar 1 todo dia! Seja pra estudar ou pra relaxar. Várias vezes já aconteceu de cair várias provas no mesmo dia e eu ter que passar mts dias estudando loucamente. A cabeça começa a doer, o concentração começa a ir embora e só um beck salva! Fumo, descanso 20 minutinhos e recomeço! Zerada! :)
ResponderExcluirFísica Computacional, Usp. Rola altos becks com o pessoal do instituto; antes das aulas e provas, de cálculo, física, computação, etc... Bem de boa até agora. Meus amigos que fumam, e eu, temos ido bem. Fé a todos.
ResponderExcluirFaço faculdade de Filosofia e tenho dificuldades, mas não incapacidade, de estudar enquanto estou nas primeiras horas da panca. Absorver as informações fica mais complicado, porém jogá-las no papel torna-se muito mais fácil pela expansão de criatividade, acredito.
ResponderExcluir