domingo, 21 de junho de 2009

[Ed. #17] DiscoveryHemp: Maconha na Medicina Milenar!

por Dr. Moura Verdini
Esta é a terceira postagem do Discovery Hemp e a viagem histórica continua através de impérios e dinastias, democracias e ditaduras em busca de evidências médicas do uso farmacêutico da Cannabis. Desde muito tempo a maconha é considerada uma planta para usos medicinais e, ainda hoje seus princípios ativos são utilizados para a preparação de remédios e uma itensiva pesquisa vem sendo realizada com o intuito de desvendar os reais efeitos de seus princípios ativos sobre o nosso organismo. O debate sobre a utilidade médica da Cannabis está no cerne do debate sobre a legalização da maconha visto que esse fator é utilizado como argumento tanto por defensores da legalização, que apontam os usos benéficos da planta para tratamento de diversas doenças, como por quem defende a proibição, alegando que a liberação do uso da droga traria prejuízos para a saúde pública.Shen Nung

O uso medicinal da Cannabis está documentado na mais velha farmacopéia do  mundo, a Pents’ ao ching que foi compilada no primeiro século da era cristã baseada em tradiçoes orais passadas desde a época do imperador Shen-Nung que viveu cerca de 4.700 anos atrás, em 2.700 a.c.. Dentre os usos da maconha citados nesta farmacopéia podia se encontrar tratamentos para dores reumáticas, constirpação intestinal, malária e desordens no aparelho reprodutor feminino. Hua T’o (110-207 b.c.), o fundador da cirurgia chinesa utilizava uma mistura de maconha e vinho para anestesiar os seus pacientes. Os chineses se utilizavam principalmente da semente da maconha para a preparação de seus remédios. A semente é particularmente pobre em THC e rica em ácidos graxos e proteínas. Alguns desses ácidos são  hoje conhecidos pelo seu importante papel medicinal no combate a osteoporos e, artrites e outras doenças inflamatórias. Nesta mesma farmacopéia  é citado o uso psicoativo da droga alegando que um uso excessivo permite ao usuário conversar com espíritos e tem o seu corpo iluminado.
O uso da Cannabis na Índia foi muito mais intensivo do que na China, e a planta era largamente utilizada como droga recreacional e como medicina tradicional. O maior uso da maconha na Índia pode estar relacionado com a forte relação que a erva tinha com a religião, sendo considerada sagrada. O uso medicinal da maconha na Índia começou por volta do ano 1.000 a.c. e era usada em uma larga variedade de tratamenos como: analgésico (dor de dente, dor de cabeça), anticonvulsionante(epilepsia, tétano), hipnótico, tranquilizante (ansiedade, histeria) anestésico, anti-inflamatório(reumatismo), antibiótico(infecções na pele, tuberculose), antiparasita(vermes que parasitam tanto internamente como externamente), antipasmódico (combatendo diarréia e cólera), digestivo, estimulador de apetite, diurético, afrodisíaco, anti-tosse e expectorante (bronquite e asma).
A Cannabis era também largamente utilizada por outros povos como tibetanos, assírios, persas e europeus que viviam entre a Ásia e o mar mediterrâneo, tanto do ponto de vista medicinal como religioso. Os assírios utilizavam a Cannabis para tratamentos de inchaços e contusões, depressão, impotência, artrites, pedras nos rins, indisposição feminina (provavelmente desordens em seus aparelhos reprodutores). Nas civilizações romanas e gregas referências ao uso da cannabis são escarsas, mas há indícios do uso da maconha para tratamento de dores no ouvido. Esse tratamento era realizado a partir de um suco feito de maconha.
Hoje o Discovery Hemp termina por aqui. Contamos resumidamente como a cannabis era utilizada medicinalmente por diferentes povos que viveram antes de Cristo e o seu uso nos primeiros momentos da era cristã. Na próxima postagem mostraremos como o uso medicinal ocorreu e evoluiu nos séculos que se seguiram ao início da era cristã até os dias de hoje, com ênfase especial para o uso da Cannabis na medicina ocidental moderna a partir do século XIX.
Qualquer dúvida, sugestão ou aprofundamento sobre o tema, escreva um e-mail para discoveryhemp@gmail.com que o Dr. Moura Verdini tem um grupo de estagiários chapados 24 hrs por dia para responder a suas dúvidas!

Um comentário:

  1. Hoje mesmo eu estava morrendo com cólica e resolvi com -maconha-, fumar um resolve o problema, a dor passa rapidinho. Santo remédio ♥

    ResponderExcluir