sexta-feira, 21 de agosto de 2009

[Ed. #25] bONG: Rumo à legalização: Esquentando o Debate!

por Marco Hollanda

A luz que estava no fim do túnel e parecia tão distante está cada vez mais próxima de nós. O debate sobre a necessidade de uma nova política de drogas no Brasil é cada vez mais quente. Uma opinião comum a quase todos que entram nessa roda é de que o enfrentamento armado ao tráfico e o encarceramento de usuários foi um fracasso. Mas na hora de apontar soluções para o futuro ainda encontramosRubem Cesar Fernandes algumas opiniões divergentes entre os especialistas no assunto. Foi nesse clima que se deu o encontro "Muda no mundo a política de drogas", organizado na noite da última quinta-feira pela fundação Viva Rio.

A escalação do time que participou do debate mediado pelo – foto ao lado – Diretor Executivo do Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, é a seguinte:

  • Mike Trace, ex Czar das Drogas do Reino Unido, diretor executivo do The Reabilitation for Addicted Prisoners Trust - RAPT e presidente do International Drug Policy Consortium – IDPC.
  • Peter Reuter, economista doutorado em Yale, coordenou o Relatório da União Européia sobre a Política Internacional de Drogas, apresentado na ONU em março de 2009
  • Celia Morgan, autora de vasta obra sobre a bioquímica das drogas psicotrópicas.

Na platéia estavam presentes representantes do alto escalão do governo federal,  pesquisadores dos efeitos da atual política de combate as drogas, além é claro da equipe do Hempadão!

Peter ReuterAinda no início Peter Reuter lembra que não é preciso nenhum estudo mais elaborado para confirmar o fracasso dos últimos anos. Em qualquer canto do planeta foi registrado o aumento do consumo de drogas e um inchaço do sistema prisional de indivíduos que poderiam estar sob os cuidados do sistema de saúde e de assistência social.

Partindo para o viés econômico, Peter acredita que a legalização do auto-cultivo pode reduzir o peso do mercado negro da maconha. “Não podemos acabar com as penas para o usuário sem proporcionar meios legais para que ele possa adquirir a maconha”, disse Peter. Apesar disso o economista criticou o sistema de comercialização da cannabis para uso medicinal na Califórnia. Para ele, o sistema de emissão de carteiras para pacientes que precisam da Santa Erva para tratamento médico está sendo burlado por quem deseja usá-la para fins recreativos.

Mike Trace Em seguida, Mike Trace entrou na roda e colocou mais lenha na fogueira ao citar o insucesso na tentativa de construir um mundo livre de entorpecentes ao custo de orçamentos bilionários. Para Mike, “a legalização do auto-cultivo da maconha pode afastar as pessoas do mercado negro.”

Na hora de comparar “casos de sucesso” na política de legalização, Mike prefere ser mais cauteloso e afirmar que é impossível desenvolver uma política global sobre drogas. “Cada país possui uma estrutura única no que diz respeito ao comércio de drogas e ao perfil socioeconômico do usuário. Além disso, é fundamental a existência de dados estatísticos para desenvolvermos um novo planejamento”, afirma. Segundo ele, países como Brasil e China precisam trabalhar na obtenção de dados mais profundos sobre o tema.

Em busca de um entendimento maior desta questão está a pesquisa “Tráfico e Constituição: um estudo sobre a atuação da Justiça Criminal do Rio de Janeiro e do Distrito Federal no crime de tráfico de drogas”. O trabalho coordenado por Luciana Boiteux e Ela Wiecko, foi encomendado pelo Ministério ao Núcleo de Política de Drogas e Direitos Humanos da UFRJ. Você pode conferir os dados do estudo no blog SobreDrogas, do jornal O Globo.

No final do debate, a equipe do Hempadão conversou com a Dra. Luciana, que é professora adjunta de direito penal da UFRJ. É só apertar o play e conferir o que ela tem a dizer:

4 comentários:

  1. Incrivel o trabalho de divulgação de vcs, estão de parabens. Estou acompanhando o blog e não tive decepções, se poder ajudar em algo podem me comunicar.

    Novamente meus parabéns.

    Huillian M. Barbosa Rio Grande do Sul - Porto alegre

    ResponderExcluir
  2. Mano o blog ta cada vez mais foda!! Parabens hempadao!!

    ResponderExcluir
  3. Temos que inserir o debate sobre a legalização da maconha em nossos circulos diários, universidades,etc.. assim poderemos combater a hipocrisia e a falta de informação. To com o HEMPAdão, muito bom galeraa, positivas energias e força.!

    ResponderExcluir
  4. O problema e ser aprovado no congresso nacional!!
    Acho que nao passa nao por causa da crise no senado! esses porras desses deputados nao vao querer se envolver com temas polemicos para nao queimar o que restou do filme deles!

    ResponderExcluir