domingo, 6 de setembro de 2009

[Ed. 28#] DiscoveryHemp: Maconha, Memória e Aprendizado!

por Dr. Moura Verdini

Após o descobrimento do sistema endocanabinóide e o seu funcionamento, se tornou possível a realização de estudos que pudessem responder de forma mais correta como o uso de maconha pode afetar o funcionamento das atividades neurais em nosso organismo, analisando funcionalmente as alterações ocorridas após o uso de maconha. Uma questão importante a ser tratada é a respeito da memória e como o uso da cannabis pode afetá-la. Antes porém, é necessário dizer  que existem diferentes tipos de memórias que são controladas por diferentes regiões do cérebro. Hoje falaremos sobre a memória responsável pela manutenção e direcionamento da atenção (“Working Memory”) e sobre a memória episódica, responsável por lembrança de fatos que ocorreram em um passado recente, mesmo após alguma distração ou após alguns poucos dias.

As regiões do cérebro responsáveis pelo controle destas atividades são os lobos Frontal e médio-temporal. Estas duas regiões possuem receptores canabinóides em grande quantidade, sugerindo que o uso de maconha pode interferir no funcionamento dessas atividades.

Em estudos realizados com voluntários foi demonstrado que ocorre um deficit em algumas atividades relacionadas a estas duas memórias logo após o uso de maconha. Alguns usuários, por exemplo, apresentaram dificuldade de aprendizado em testes que forneciam novos desafios após o uso de maconha. Porém, nenhuma diferença ocorreu em testes que apresentavam desafios já aprendidos pelos voluntários alguns dias antes. Ficou claro também que ocorre um deficit no controle da atenção, sendo mais fácil desviar a atenção após o uso de maconha. Além disso, os testes mostraram uma velocidade menor de raciocíno quando os voluntários deveriam responder rapidamente a questões já aprendidas anteriormente.

A interferência dos canabinóides no nosso sistema nervoso já é bem comprovada. Porém, os estudos sugerem que os efeitos do uso da maconha em usuários leves e ocasionais são reversíveis e duram somente o tempo de atuação dos canabinóides no nosso sistema nervoso, que pode durar de 12 a 24 hrs dependendo da dose. Portanto, o uso recreativo de maconha não causa nenhum tipo de dano permanete ao nosso organismo. Além disso, obviamenete, a intensidade e duraçào dos efeitos referente a maior desatenção e a dificuldade de aprendizado de questões lógicas, assim como de memorização de fatos recentes, dependente da dose a qual cada usuário se submete.

8 comentários:

  1. muito bom xD
    me siguam la no twitter AntraX420 ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor!
    Muito bom hempadao!

    ResponderExcluir
  3. dsadgsadagsuy , falar nisso , cabei de perdeer 2 real :/

    ResponderExcluir
  4. MKOSAKE( BURNING UNTIL THE LAST POINT)6 de setembro de 2009 às 18:46

    rsrsrsr..ISSO É MEIO OBVIO É LOGICO QUE DURANTE O EFEITO O USUARIO SE TORNA MEIO PASSIVO A SITUAÇAO..MESMO ASSIM ACHO QUE A MOCONHA DETÉM O MENOR DANO, COMO EXPERIENCIA TENTE FAZER BALIZA DOIDO DE BAGULHO ...ACHOU DIFICIL????
    AGORA TENTE SOBRE O EFEITO DE ALCOOL....RSRSRSRSRS
    COM CERTEZA MUITO PIOR..

    ResponderExcluir
  5. TWITANDO AI EM GALERA..@MKOSAKE APROVEITANDO PRA DESEJAR A TODO UM FELIZ DIA DO SEXO..PQ SEXO COM BAGUKHO É MUITO MELHOR..!!

    ResponderExcluir
  6. esse texto explicou claramente o que eu suspeitava e meio que sabia, muito bom galera da HEMPada!

    ResponderExcluir
  7. "Porém, os estudos sugerem que os efeitos do uso da maconha em usuários leves e ocasionais são reversíveis."

    E os pesados? Q q vai acontecer com meu cerebro???

    hauahauhauhauhauahuahua

    ResponderExcluir
  8. otimo texto ;D
    queria saber tamem quais os danos cientificamente provados que ocorrem no cerebro dos usuarios pesados...
    dudhdshudshuasuh

    ResponderExcluir