quinta-feira, 17 de setembro de 2009

[Ed. #29] Hemportagem: A Colômbia, coitada! Um dia vai…

Permitam-me introduzir esse texto com um curioso relato pessoal. Há alguns anos tive a experiência de viver durante um mês numa das cidades mais loucas do mundo, Nova Iorque. Mas não era só isso. Na verdade habitei uma casa de pessoas que faziam intercâmbio, e dentre todos havia um colombiano. Já mais velho, sem falar sequer uma palavra em inglês, ele logo adotou os brasileiros não só como professores, mas amigos. A estadia foi breve, e na despedida Rover fez questão de bancar um típico almoço “norte-americano para latinos”, o Mc Donalds. Na época fiz a pergunta que viria a enganchar esse post.

Entre um nugget e um gole na coca meio sem gás, a conversa sobre a cultura de Brasil e Colômbia foi a pauta. Perguntado sobre a postura da população colombiana quanto ao uso de drogas, ele disse que em seu país era permitido até mesmo o plantio para consumo  próprio, assim como o porte de pequenas quantidades. E a explicação foi tão simples quanto lógica: o povo sofre tanto com a repressão que tem postura completamente contrária à política de guerra que, de ineficaz, só faz mais forte o terrorismo. E sobre a Colômbia, estamos falando de guerrilheiros profissionais, lembrem-se.

Pois então, esta informação dada por nosso amigo Rover estava correta perante a constituição de seu país, que desde 1994 descriminalizou o porte e o uso de drogas. O Estado na verdade alegou que o consumo de drogas "gera na pessoa problemas de dependência e escravidão que a transformam em um paciente compulsivo, mais merecedor de receber tratamentos médicos terapêuticos do que um castigo, pena ou redução a um estabelecimento carcerário".

Ora, para o ano de 94 foi uma decisão verdadeiramente sábia, mas não durou muito. Nós poderíamos prever naquele dia, mas àquela hora estávamos ingerindo drogas pesadas e gordurosas que comprometem o intelecto. Apesar da indicação da Suprema Corte, o governo do atual presidente Álvaro Uribe, é totalmente contra e prega uma reforma constitucional para penalizar a posse e o consumo das substâncias “perigosas”.

Então o brinde desse Mc Papo feliz é perceber que lá o intuito é re-criminalizar, mas a Suprema Corte não deixa, e já emitiu uma decisão judicial dizendo e reafirmando a descriminalização do usuário. Aposto que nas próximas eleições ganha um candidato a favor e pronto, fica tudo limpo.

5 comentários:

  1. uma piada pra descontrair!
    o quê é que quanto mais vc come mais vc sente fome?
    HEMPADA! aheuAHEuaHEEaEAHEuhE

    ResponderExcluir
  2. haha uma boa noticia pra começar a queimar um ..

    ResponderExcluir
  3. é o que precisamos por aqui...

    ResponderExcluir
  4. po manero!
    sem querer ser indiscreto, ja sendo indiscreto.
    o que vc fazia em nova york?

    ResponderExcluir