sexta-feira, 16 de outubro de 2009

[Ed. #33] bONG: Pela Legalização e o cumprimento da Lei!

Por Marco Hollanda

Hoje o bONG não fala dos Porcos Fardados. Uma pequena pausa nos relatos de abuso de poder é necessária para uma prestação de serviços à comunidade canábica. A estratégia é mostrar como é possível, em grande parte dos casos, evitar os ataques da negligência da guarda apenas com o uso da palavra.

A Lei 11.343 de 2006 não descriminalizou o consumo de maconha, mas proíbe a prisão de qualquer pessoa pega consumindo a erva. Essa lei determina a aplicação de penas alternativas que vão de uma simples advertência até a prestação de  serviços à comunidade ou obrigação de freqüentar cursos educativos sobre drogas. Uma pessoa que apenas aparenta estar sob o efeito de drogas sequer pode ser levada até a delegacia. Crime é adquirir, portar, guardar algum tipo de substância ilícita.

No papel parece tudo muito bem claro e definido. Mas a fracassada política de segurança pública do Estado brasileiro permitiu a consolidação de uma polícia corrupta e cruel. Neste ambiente o usuário de drogas serve de presa fácil para o exercício da corrupção e do abuso de poder. Basta analisar a maioria dos casos já narrados nesta editoria. São inúmeras as histórias de bote policial na roda do baseado em que o fim é tapa na cara e extorsão, ao invés de conversa com o juiz. 

Ao ser abordado por um policial, tentar fugir é a pior das alternativas. Um PM, por mais que mal intencionado, está fazendo o seu trabalho. Nessa hora é fundamental tentar manter a calma para estabelecer um diálogo pacífico. Se o flagrante for  encontrado, corte qualquer tipo de provocação ou brincadeira com a guarda. Insista para que o policial te leve imediatamente para a delegacia.

Na DP, o sentimento de revolta pela repressão dificilmente funciona. É importante deixar claro que você é um usuário de drogas e toda erva que portava era para consumo pessoal.

É claro que esse momento costuma ser recheado de humilhações públicas e crises familiares. Porém, a busca pelo cumprimento da lei a qualquer preço é um passo importante na desconstrução da sociedade corrupta que aprendeu e se acostumou a encontrar uma brecha ou um viés para fugir das obrigações de cidadão ou mesmo se aproveitar financeiramente.

Tudo isso pode doer um pouco, mas se lutamos pela legalização da maconha é fundamental mostrar que não lutamos pelo ‘liberou geral’. A legalização deve passar pela criação de normas para quem deseja queimar a erva na paz de Jah. Mostrar que temos o mínimo de conhecimento das leis do país pode ser um dos maiores Baques de Oposição à Negligência da Guarda.

.E você? Passou por maus momentos na mão da Guarda Negligente? Conte a sua história para que possamos dar continuidade ao nosso Baque de Oposição. Entre na roda dos comentários ou mande um e-mail explicando o caso para hempadao@gmail.com

15 comentários:

  1. Eu carrego isso como lei. Nunca passei por isso, mas espero estar preparado para manter a calma e buscar um bom cumprimento da lei e respeito! Valeu a galera do Hempadao pelo texto esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade só fui abordado diretamente uma vez, uns PM's a paisana em um parque quando eu e um amigo estavamos tentando acender um beck (muito vento no dia e estava quase chuviscando). Ai perguntaram o que nós tinhamos, como só tinhamos 2 becks, e os 2 estavam nas nossas mãos, um ainda sendo bolado, rasgamos e jogamos no chão. Depois nos liberaram sem revistar nem nada, talvez por estarmos vestidos normal, e ser um bairro bom. Quando tiver uma quantidade maior como umas 10 ou 15 g, o que não pretendo fazer muito, mas pode acontecer, vou pedir pra ir pra DP mesmo, porque por 1 ou 2 beck nem vale, se os caras começarem a achacar ai tem que usar o nosso conhecimento da lei.. Abraços galera do Hempada!

    ResponderExcluir
  3. Olá filhos e filhas de Jah _\|/_

    Realmente quando abordados temos que praticar o dom da paciência e humildade.
    Temos que usar de nossa malandragem adquirida para levar eles na conversa, de boa praça.
    Falar que eles estão errados, pedir para não por a mão em você, falar que você não é bandido, resmungar baixo, fechar a cara, sinceramente nada disso adianta, pelo contrario vai piorar, pois ai eles crescem e te tratam como inimigos.

    O que pode amenizar esta fita errada é, procurar manter a calma e tentar dispensar o flagrante, caso não for possivel, assumir que é seu e é para seu uso. Falar para o gambé que você trabalha ou estuda. E responder tudo que ele te perguntar com extrema educação, isso é muito importante, pois eles são treinados para coagir e te forçar a ser estupido, como a maioria deles é...

    Nunca confrontar eles, sempre agir na Paz, mesmo que isso signifique abaixar a cabeça por um momento, em sinal de respeito, mesmo que internamente sabemos que muitos não merecem.

    No mais procurar sair de casa com o beck já bolado, ou uma "carinha" apenas.

    Bom há muitas outras dicas mais depende de cada situação.
    Um conselho que deixo é, seja o mais educado possivel e mantenha a calma, na maioria das vezes eles te liberam.

    Legalize-jah

    Paz e Bem
    Mr BeckBrazil

    ResponderExcluir
  4. "...Os moleque tem instinto e ning amarela,
    Os coxinhas cresce o zoio na função e gela..."

    ResponderExcluir
  5. Eu me fodi com Pms sim, e por experiencia propia posso dizer que nunca vi alguem que foi levado para delegacia portando maconha ou fumando na rua. Tentei mostrar que era informado da lei e sobre a "pena alternativa" mas o que eu ouvi foi: "Isso q você tem na minha mão pode virar 1kg, e vc vira traficante, então cala a boca". Jogaram meu Pipe no bueiro, fizeram eu ficar ate descalço, pegaram uma pasta de dente que tava na minha mochila e espalharam por toda a mochila. Enfim, eles são a lei... O que eu ando pensando em começar a fazer, é gravar com o celular(audio) sempre que eu estiver prester a ser abordado por um Homi, e depois entrar em contato com a corregedoria, que provavelmente não vai fazer porra nenhuma, mas não custa nada tentar conseguir um pouco de racionalidade

    ResponderExcluir
  6. Leonardo


    To ledo essa tua ideia de gravar o audio, quando eu fui abordado, depois de um tempo, me perguntaram se era pegadinha e se eu tava filmando alguma coisa. UAauuhauha

    Porem nem tava, foi meu primeiro e inesquecivel contato com eles. Infelizmente, depois dessa, eu perdi certo respeito que tinha com eles.

    Descobri que tenho mais educação que esses que "representam" a lei.

    ResponderExcluir
  7. Dúvida: Mas quando voce é levado pra delegacia (pelo visto é raro), mesmo sendo maior de idade, sua familia é chamada?

    ResponderExcluir
  8. porra, eu ja fiquei prezo 2 dias na CADEIA

    porque me pegaram com 50g na pochete
    UHAEHUAUHEUHAEUHHAE

    até eles se darem conta que eu era usuário, porque acharam tambem meu colírio e minhas sedas na pochete...eu passei 2 noites na cela, no meio de um bando de marginal ¬¬

    ResponderExcluir
  9. Ainda nao passei por um enquadro tenso, desde tempos que fumo só tomei um enquadro, que ainda é meio recente, e da guarda municipal de moto(um senhorzinho podró e uma mulher inexperiente), o que isso me rendeu foram boas risadas depois, por eles nao terem achado o tanto que eu tinha guardado comigo dentro da cueca atras da fivela da cinta. O ruim desse enquadro é que eles passaram a fazer rondas no pico onde fumavamos de tarde e ate aquele dia era legalize. ;S
    Mas a vida segue, eu soube manter a calma mesmo com um tanto de porte comigo e percebi que isso foi bom, mas sempre que estou dando meus roles de madruga com os parceiros e temos um tanto de flagrante com a gente, sempre tento dispensar, mas bem de nice, sem deixar os home nota que foi jogado.
    É isso, nas duras dos home da bota é só voce manter a calma, e responder o que te for perguntado numa boa.
    Valeu. ;D

    ResponderExcluir
  10. Galera, manda essas histórias pro e-mail do pessoal do blog! quem sabe a história nao entra pro bONG! hempadao@gmail.com

    eu, ainda bem, não tenho nada pra contar! =]

    Abraço ae!

    Flw!

    ResponderExcluir
  11. dependendo do lugar que você está nada adianta falar sobre leis, eles são frios e mentirosos, "1 mentira deles 10 verdades"

    acho que se legalizar temos que respeitar mais ainda, fumar apenas em locais mais reservados, longe de crianças e senhoras, onde policiais não poderiam fazer as histórias do bong...

    ResponderExcluir
  12. Varias são as experiencias,certo mesmo eh q quem nunca foi pego e continua queimando,um dia será.
    Ja fui levado sendo de menor por um simples fininho,tomei tapa na cara e ainda chamaram minha mãe e ainda falaram pra ela q me bateram e q eu era "viciado de merda"...
    Ja perdi dinheiro pra nuam perder noite de diversão, sendo abordado a caminho da balada...
    Mas tambem ja fui pego no flagoroso e fui embora no amor...
    Apenas confirmo o já dito anteriormente: na presença dos vermes da lei,haja com calma,extrema educação,ligeira "ingenuidade",e sempre fale a verdade,nunca minta pro policial pq ele descobrindo será muito pior(experiencias propria),afinal somos o elo mais fraco dessa corrente q sustenta todo um mercado de INsegurança...(Hector/rj)

    ResponderExcluir
  13. Faco as minhas palavras a de Mr. Beck!!!

    ResponderExcluir
  14. ae,ta aparecendo uma rapaziada mais experiente ae.
    altos comentarios.
    mr brck e hector, eh isso ai.

    foda eh quando tu ta de galera, sempre tem um gurizao imbecil pra comecar a tremer, gritar, responder, tirar o policial.
    ou que ta com o beck na mao e se desfaz do flagrante na caruda, tudo que eles querem.
    ou pior, que responde daonde pegou o beck e arruma confusao com o traficante ainda ( aconteceu comigo, e alias eu vo mandar pro bong essa historia, que eh curiosa. )

    tenho pavor de nego que fuma e fica todo atucanado, coisa de guri novo.

    ResponderExcluir
  15. ae rapaziada, eu me dei mal, os gambé me pegaram com um parada e eu fui falar que entendia de lei, pdi para ir para a DP, e sabe oque eles fizeram? me colocaram no banco de trás da viatura, foram até uma boca de fumo, deram um enquadro em todo mundo na bocada, quebraram acasa do traficante, encontraram as parada, e os traficantes da area pensa que fui eu que dedurei a bocada, agora estou fugindo, pq os traficantes que ficaram solto querem me matr.

    ResponderExcluir