domingo, 11 de outubro de 2009

[Ed. #33] DiscoveryHemp: Maconha e Depressão – O Risco!

por Dr. Moura Verdini

Quando procuramos nas revistas científicas trabalhos relacionados aos efeitos da maconha é muito comum encontrarmos artigos que tentam explicar a relação entre uso de maconha e depressão. Estes trabalhos lidam principalmente com adolescentes ou jovens, já que é nesta idade que ocorrem a maioria dos casos de  depressão. Uma pergunta que sempre fica no ar é se o uso da substância é anterior ao aparecimento dos sintomas de depressão ou se o uso da droga funciona como uma automedicação. Outra questão é se mesmo ocorrendo antes, o uso de substâncias psicoativas tem alguma relação com o surgimento de quadros depressivos.

Já é bem corroborado que o uso de substâncias psicoativas durante a adolescência é um fator de risco para desenvolvimento de depressão. Porém, a regra quase geral é que algum outro fator social ou psicológico ocorra juntamente com o uso desse tipo de substância para que haja o aparecimento de quadros depressivos. Mas ainda assim, o uso de maconha, por exemplo, é perigoso, já que durante a adolescência são muitos os fatores que podem aumentar as chances de depressão, visto que nesta época da vida estamos muito sensíveis a acontecimentos sociais e ao mesmo tempo estamos nos experimentando verdadeiramente como seres sociais. O uso de maconha então aumentam as chances de se desenvolver depressão nessa faixa-etária.

Em alguns casos porém, o uso de psicoativos ocorre após ou simultaneamente o aparecimento de quadros depressivos. Nestes casos, a substância pode ser usada como uma automedicação pra se “fugir” dos problemas do cotidiano. Uma questão comum sobre a maconha é se ela é capaz de viciar quimicamente. O Discovery Hemp ainda não encontrou artigos confiáveis sobre o assunto, mas em breve talvez esta resposta seja dada com mais clareza para os leitores do Hempadão, de forma que possamos explicar como e quando a maconha pode causar dependência. O que se sabe é que ocorrem alguns poucos casos de dependência, social ou química; sendo que a taxa de dependência da maconha é uma das mais baixas dentre as drogas mais utilizadas no mundo. Voltando aos casos de depressão, quando o uso de maconha ocorre como automedicação existe um aumento na probabilidade de desenvolvimento de dependência, neste caso uma dependência psicológica, uma vez que a substância será vista sempre como sinônimo de fuga de uma realidade difícil.

No post passado foi dito que as mulheres têm maiores chances de desenvolver  depressão. Alguns motivos que podem explicar o porque disso é que além de serem psicologicamente mais sensíveis, o que as torna mais vulneráveis a casos de separação entre os pais, por exemplo, são também mais vitimadas durante a infância e a adolescência. É absurdamente maior o número de casos de abusos sexuais e violência física em mulheres. Além disso, em nossa sociedade tipicamente paternalista, nossas meninas são muito mais cobradas para que sejam inteligentes e ao mesmo tempo belas. É comum desenvolvimento de depressão em mulheres por auto-insatisfação, principalmente com o próprio corpo.

Talvez o não desenvolvimento de depressão se dê quando se inicia o uso de maconha mais tardiamente, durante a vida adulta, seja não somente a melhor formação do nosso organismo, mas também por ser uma época em que estamos mais seguros de nós mesmos e menos sensíveis a situações de estresse emocional. Desta forma existem poucos fatores para que o uso de maconha aumente os riscos de desenvolvimento de depressão.

10 comentários:

  1. acho que é claro que qualquer pessoa psicologicamente instável e sensível que for usar qualquer tipo de psicoativo pode ser perigoso, independente de ser a santa maria ou não.

    ResponderExcluir
  2. Evidente. Mas esse blog fala de que mesmo?

    ResponderExcluir
  3. eu mesmo já tinha problema de depressão antes de começar a fumar e tal...
    uso pra relaxar rir pra dizer adeus a depra.

    ResponderExcluir
  4. confesso q as vezes uso maconha pra me sentir melhor diante de alguns problemas, eu sempre consigo ficar mais calmo em qualquer situação, e refletir melhor, mt vezes ate consigo achar soluçoes... outras vezes, porem, me sinto pior doq me sintia antes :S

    ResponderExcluir
  5. eu so num posso fumar um com estomago vazio, se não eh depê na certa hehehe

    ResponderExcluir
  6. correção : "deprê" xD

    ResponderExcluir
  7. Só fumo se estou em paz, os meus problemas eu resolvo fora da maconha.

    ResponderExcluir
  8. qnd eu to naquela deprezinha ow pensando em algo q me deixo triste eu fumo um.
    mais nao para "fujir dos problemas"
    pq qnd eu fumo um e to meio assim eu simplismente começo a pensa.
    e vejo q oq tava me deixando triste é uma besteira.
    q agnt tem muitas coisas boas na vida mais qnd acontece uma coisinha de nada agnt jah se doi jah.
    logico q se for um problema serio ai nao vai ser isso q vai me ajudar.
    mais com coisas tontas maconha é oq me faz indireitar meus pensamentos e botar minha cabeça em ordem.
    Marcela

    ResponderExcluir
  9. esta tal depressao talvez esteja vinculada com o fato da cannabis ser uma plantinha que faz voce observar coisas que voce normalmente (sobrio) nao enxerga. Assim podendo induzir a observacoes e questionamentos que podem criar uma certa inseguranca quanto ao seu futuro ou a vida social-familiar (ainda mais atenuado em jovens). podendo acarretar uma tristeza momentanea ou depressao leve. mas este caso esta mais vinculado com a propria estabilidade psicologica do individuo do que com a MACONHA propriamente dita.

    ResponderExcluir
  10. Fumem maconha, mais nao abusem de usar isso todo dia. q vai chegar uma hora q vai foder a sua vida social. nao sou contra a maconha pelo contrario,mas estou vivendo e aprendendo q isso nao eh bom EXAGERADAMENTE.
    fume com os colegas no final de semana, mais se vc esta numa plena segunda feira fumando sozinho esta na hora de vc comecar a pensar nos seus atos e se eh esse o futuro q vc quer mesmo.

    ResponderExcluir