quarta-feira, 28 de outubro de 2009

[Ed. #35] HempTube: Descriminalização da Maconha: Diga Aí!

O HempTube se alimenta semanalmente do que há de mais legalizado no mundo do audiovisual. E é só viagem. Políticas, culturais, musicais… documentários ou matérias. Hoje temos o programa Pé na Rua tem o quadro Diga Aí que falou especialmente da descriminalização do consumo de maconha. Ótimas entrevistas e uma visão parcial inteligente, evidentemente a favor do progresso. E quem dita a voz do movimento informativo militante guerrilheiro é mais uma vez Neco, do Filipeta da Massa, lá de Pernambuco onde o vídeo foi feito.  Dá o play depois clica no leia mais, pra ler os comentários…

Olha a opinião da Delegada do DENARC:

“Nós trabalhamos com a repressão da droga, né? Então evidentemente a gente não tá de acordo com descriminalização da maconha.”

Claro! Assim como ela, muita gente sobrevive desta guerra. Além de autoridades, marginais envolvidos diretamente com o tráfico. Depois ela cia o álcool, que já faz mal e nós não precisamos de outra droga. Ora, eu não posso escolher que droga devo tomar? No final do pronunciamento ela questiona: “porque legalizar a maconha?”, diz ela confirmando a tese de que nunca leu o Hempadão. Nunca é tarde, pensar diferente é possível.

A legalização da maconha deixa inclusive na mão do departamento missões mais inteligentes como a desarticulação de traficantes internacionais ou de drogas letais. Aonde estão os grandes carregamentos de crack?

E o Jadeval de Lima! Cinco segundos no vídeo, mas mereceu destaque no texto. Visual peculiar, o vereador de recife soltou a frase: “Os governantes aí podiam achar alguma forma de ser penalizado também essas pessoas que são usuárias”. Sim, os governantes aí podiam construir presídio e encarcerar 16 milhões de pessoas que fumam ou já fumaram maconha! Se fosse em escala global, talvez cerca de de 5% da população mundial devesse estar atrás das grades, pelo consumo de uma erva.

Roteiro bem feito, personagem bem escolhidos. Até os que usam argumentos com os quais respeitosamente discordamos, já que cada vez mais o discurso proibicionista perde suas forças.

Alguém mais tá sentindo esse cheiro? Marola histórica… os ventos da Jamaica na curva planetária descendo pelo nordeste: inconteste!

17 comentários:

  1. Ótimo video!é um video pra todo mundo ver como qualquer pessoa a favor da descriminalização/legalização tem muitos motivos a mais para isso do que quem é contra! também nem tinha como alguém arranjar um motivo contra... se existiam antes, hoje ja nao existem mais :)

    LEGALIZE GANJA!

    ResponderExcluir
  2. chega de tanta hipocrisia..
    os argumentos dos preconceituosos estão acabando...
    e os nossos aumentando...

    "a culpa é de quem?"

    Jah Bless!

    ResponderExcluir
  3. hemptube hempresenta!

    antes de mais nada, preciso dar os créditos à produção cuidadosa de aracelly fonseca e toda a equipe de entrevistadores do programa (marcos e o outro cara, ô equipe interessada :-D ) e à edição precisa de ivan, o apresentador carismático

    fico muito feliz de fazer parte dessa causa e ver a repercussão - a jato - dos debates que vão sendo levantados e aprofundados.

    desconfio que essa velocidade tb ajuda a deixar os adversários tontos (eles não tavam acostumados com tanta informação disponível para o brasileiro médio... nem com a vontade de trocar ideias de tanta gente inteligente - esses maconheiros lerdos e sequelados :-D)

    mas não é porque a batalha no campo das ideias parece fácil que a gente deve se acalmar. leia, informe-se. o próximo programa pode lhe entrevistar, e como é que você vai se posicionar?

    para ficarmos todos mais sabidos, recomendo a leitura dessa matéria aqui, publicada no Le Monde Diplomatique www.migre.me/a6VF

    vamo que vamo
    à legalização e além!

    ResponderExcluir
  4. boa essa idéia de transcrever as falas da matéria, viu mestre cuca? me ajudou a refletir enquanto fazia esse textinho

    ESTUDANDO O INIMIGO - o que os proibicionistas disseram -

    "nós trabalhamos com a repressão da droga, né? então, evidentemente a gente não tá de acordo com a descriminalização da maconha.

    já é suficiente a droga, o álcool que já provoca tantos malefícios à sociedade... então porque descriminalizar a maconha?

    - sobre a lei 11.343/06 - enquanto (para) o usuário ela é benevolente, não existe pena de reclusão... existe essa medidas que eu falei, essas prestações de serviço à comunidade... que ele pode fazer ou não, se ele não fizer não tem penalidade nenhuma pra ele.

    já o traficante, ele tem uma penalidade, uma pena de reclusão que varia entre cinco a quinze anos"

    maria helena fazio - delegada do dnarc, departamento de repressão ao narcotráfico

    o dnarc (e os órgãos relativos das polícias federal e militar) representa o órgão do estado que mais "age" junto aos usuários de drogas.

    são delegados e agentes designados por lei para prevenir e reprimir os crimes de tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes, ou que determinem dependência física ou psíquica


    "E o Jadeval de Lima! Cinco segundos no vídeo, mas mereceu destaque no texto. Visual peculiar*, o vereador de recife soltou a frase: “Os governantes aí podiam achar alguma forma de ser penalizado também essas pessoas que são usuárias” - hempadao

    ou seja, o representante da Câmara de Vereadores do Recife recomenda um passo atrás, um retrocesso na lei.

    Não custa lembrar que um dos papéis do vereador é conhecer as leis federais e elaborar leis de interesse público para os municípios, especialmente assuntos de interesse local.

    *é o Jackson Antunes da Câmara. mas ao invés de marido ciumento de novela das oito, o nobre parlamentar atua como vereador :-D

    ResponderExcluir
  5. a verdade ta chegando a tona

    ResponderExcluir
  6. Parabéns para o neco e para a produção do programa. Muito bom o trbalho de vocês!

    ResponderExcluir
  7. Pois bem, BAD LIST nesse Jadeval de Lima, e tenho dito!

    ;D

    ResponderExcluir
  8. Por isso que eu amo a minha terra!!!!

    "Salve! Ó terra dos altos coqueiros!
    De belezas soberbo estendal!
    Nova Roma de bravos guerreiros
    PERNAMBUCO, imortal! Imortal!"


    A MELHOR GANJA QUE EU JA FUMEI É DAQUI;
    A CIDADE MAIS LIBERAL PRA TOCAR FOGO É DAQUI (OLINDA)!!!



    -a culpa é de quem?-

    ResponderExcluir
  9. interessante perceber que a população pobre que mais sofre com essa guerra urbana diária do narcotráfico é aquela que é TOTALMENTE contra legalização/descriminalização . Para essas pessoas o modelo repressivo deve ser ainda mais intensificado!

    uma pena!

    ResponderExcluir
  10. Calma gente, já faz tanto tempo, esta era de trevas está terminando.

    Vamos continuar lutando, debatendo e mostrando ao mundo que eles vivem uma farsa, com paciência, paz e amor é impossível se perder uma guerra.

    Fernando.

    ResponderExcluir
  11. Eu to fumando um agora :D

    ResponderExcluir
  12. Acabei de tostar uma ponta,tô meio que a 2ooo anos luz da Terra agora,nem sei o que dizer...

    ResponderExcluir
  13. vamos repreender ignorancia,leis irracionais e politicos.

    vamo sair por ai fumando e jah era,vao prender milhoes em um dia soh?

    ResponderExcluir
  14. Pqp, que papo eh aquele da Delegada doida la?

    Se contentem com o alcool amigos!

    hahahahahaha

    PQP!

    ResponderExcluir
  15. cara, até ler os comentarios dessa gurizada ai me faz bem! nao tenho duvidas que a maconha será legalizada, parabéns hempada e seus leitores pra lá de prensadores!

    ResponderExcluir
  16. ele diz se o cara for um favelado descamisado de bicicleta o cara tem que ser enquadrado como traficante @@ fumar maconha tem classe social!!!

    ResponderExcluir