por Lisa Lótus
Já falamos sobre isso: mulheres dificilmente rodam na mão da polícia. Mas e se rodarem? No Brasil, ninguém mais vai preso por fumar maconha. Mas ao redor do mundo, em países variados, cujas leis também variam, isso pode acontecer.
Só que os casos só caem nos ouvidos do povo quando são peculiares - por exemplo, o de uma mãe de Oregon que fumou maconha com o filho de 13 anos e foi presa por isso. Na última semana, o suplemento adolescente do jornal Folha de S. Paulo, a Folhateen, deu na capa uma matéria justamente sobre pais e mães que fumam com seus filhos adolescentes.
Claro que essa é uma situação delicada. A maconha, está comprovado, pode prejudicar o desenvolvimento cerebral se usada durante a adolescência. Mas existe sempre o outro posicionamento: há mães que preferem garantir que seus filhos fumem maconha em casa, ao lado delas, do que na rua.
Longe de discutir quem está certo ou errado, sabemos que qualquer Estado reprova veementemente que o pai dê droga ao filho. Em alguns casos, pode ser motivo para a perda da guarda. No Brasil, a cantora Rita Lee fez algo ainda mais reprovável - foi presa por porte de maconha durante sua gravidez.
A cadeia é, provavelmente, um ambiente hostil para alguém que fuma um baseado e não faz nada além disso, e com as mulheres não seria diferente. Misturar-se com as verdadeiras criminosas pode causar danos irreversíveis em várias instâncias no indivíduo - imagine no caso de mulheres, que costumam ser mais sensíveis. Ainda bem que a legislação brasileira já evita situações assim, na maioria das vezes.
Sou completamente contra o sistema carcerário. Nunca vou conseguir enxergar uma prisão como solução para algum problema, drogas, violência, roubos, qualquer que seja.
ResponderExcluirReclusão não corrige as pessoas, não as preparam para retornar à sociedade e só as deixam com mais ódio e revolta. Além disso, as prisões são faculdades de bandidagem, quem vai pra cadeia por simples porte de maconha, sai de lá sabendo traficar e matar.
Eu ainda tenho esperança de viver numa sociedade onde não existam leis de repressão, todos tenham direito à vida e à liberdade, e as cadeias sejam um passado sombrio dessa época que vivemos.
Concordo. Prisão educa bem desse jeito, espero nunca precisar aprender nda.
ResponderExcluirmas diferente de você eu não tenho nenhuma esperança de viver, vou morrer muitoo antes disso.
Cara com minha mãe nunca fumei!
ResponderExcluirmais com o meu avo uma vez ele me pegou no flagra bolando o beck! meu coração saiu pela boca,ele me olhou com uma cara mais depois soltou um sorriso maroto e me explicou uma real!
mais acabamos fumando akele beck juntos!
melhor que qualquer coisa é fumar em familia!
hj todo final de semana no sitio agente fuma um!
still belive in anarchy (Y)
ResponderExcluireu li esse documento da folha, no folhateen.
ResponderExcluirAchei q eles pesam um pouco, escondem algumas coisas, mas a matéria em si, até que é boa.
Queria eu fumar com meus pais, aí eles iam entender.