quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

[08] Hempovão: 30% das favelas cariocas serão ocupadas pela polícia até 2010!

enviado pela leitora Bruna Cardoso

Mesmo aqui de Porto Alegre, há  mais de 1.500km do Rio de Janeiro é impossível não se envolver com a situação das favelas cariocas. O tráfico de drogas é sim um problema do Brasil e do mundo. Mas aqui nas terras tupiniquins o estado que mais sofre as conseqüências disso é o RJ. 

Já nos acostumamos com notícias sobre a guerra entre a Polícia Militar e os traficantes de algum morro carioca. E cada vez que isso acontece, temos ainda mais certeza de que os principais afetados por essa guerra são os inocentes. O Secretário Estadual de Segurança Pública, Jose Mariano Beltrame, segundo reportagem da Folha de S. Paulo, diz que a polícia irá ocupar pelo menos 30% das favelas do RJ até 2010.

Ainda segundo a reportagem, "Essa proposta não vai parar. É um aceno concreto de que nos preparamos para fazer isso e vamos continuar fazendo. E teremos um grande número de pessoas beneficiadas até o final do ano que vem. Pretendemos chegar a 30% das comunidades, que sofrem hoje a lógica do território imposto pelo fuzil, livre dessa arma, livre do comando desses marginais", disse Beltrame.

Essa é uma clara medida de maquiar o problema para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Beltrame só esquece de citar que civis precisarão morrer para o estado fingir que resolveu o problema.

Na segunda-feira (30), começou a ocupação na favela Pavão-pavãozinho, essa comunidade é a próxima a receber a Unidade de Polícia Pacificadora. No primeiro dia já houve tiroteio, o suficiente para percebermos o quão pacífica será essa ocupação. Hoje, no segundo dia, o saldo é de um morto, que segundo a polícia é suspeito de tráfico de drogas.

Como resposta os traficantes, não satisfeitos com a ação da polícia, incendiaram um ônibus em Copacabana. Ainda não há notícias de feridos.Essa é apenas a primeira. Se até 2010 de fato ocuparem 30% das favelas cariocas, haverá  quantas “respostas” como essa?

Quantos inocentes precisarão morrer para perceberem que a polícia é despreparada, e muitas vezes os policiais são até mais sanguinários que os traficantes? Quantas mães desesperadas, chorando a morte de seus filhos, devido uma bala perdida, a sociedade precisará  ver para realmente enxergar que a repressão armada nunca resolveu e nunca resolverá o problema?

Um Brasil sem drogas é impossível. Já um Brasil sem o tráfico violento só necessita de mudanças na legislação.

se quiser publicar no Hempovão basta enviar e-mail para:

redacao@hempadao.com

9 comentários:

  1. De fato, não tinha pensando em como o Estado vai resolver o problema da violência pra Copa e para as Olimpíadas.

    O tráfico controla praticamente todas as favelas do Rio, mas a maioria das pessoas que moram nessas favelas são famílias de bem que não tem alternativa senão construir um barraco por lá, e eles são os que mais sofrerão com essa represália.

    Para agravar o fato do despreparo da polícia, creio eu que uma boa parcela dos policiais estão envolvidos, de alguma forma, com o tráfico, já que o salário que recebem não vale o risco de subir os morros.

    É uma situação bastante delicada, mas que a legalização se mostra uma forte medida para diminuir a violência e enfraquecer o poder do tráfico.

    ResponderExcluir
  2. isso é surreal mesmo. o problema é muito maior que isso, mas nao podemos exigir q um povo sem educaçao e sem expectativa de vida abandone o tráfico assim tão rapidamente...
    o que é triste é ver essa violência toda sabendo que há lugares no mundo onde a machonha n é legalizada mas é entendida e tolerada e que quem quer fumar fuma, quem n quer respeita e ngm morre assim de bobeira...
    eu moro a maior parte do tempo no exterior, mas quando volto pro Rio eu fico triste com esse caos que foi instaurado aqui... dá até pena em ver...

    ResponderExcluir
  3. Pelo simples fato de termos um governo de intolerantes ja é um basta para todos descansarem suas mente e começarem a perceber que, do mesmo jeito que atitude gera voto,o voto exigirá atitude!

    certo!?

    Tambm não posso descartar que são muitas delas, atitudes tolas!- sim como noticiado pelo post da editoria hempovão.

    parabéns para a bruna, um bom e interessante post!

    A PAZ!

    q briz.a.

    ResponderExcluir
  4. Bom irmãos, ano que vem as eleições estão aí. Basta a nós decidirmos quem deve ter o controle do país. Pois não adianta nada reclamar e não fazermos a nossa parte.

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  5. Vai rolar conivência entre policia e bandido,como rola em várias favelas cariocas.

    ResponderExcluir
  6. GUERRA NUNCA TEM FIM! LEGALIZAR É O CANAL!
    PAZ E AMOR PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  7. TEXTO MTO BOOOOOOOM!!!
    essa frase me emocionou quase :)
    "...civis precisarão morrer para o estado fingir que resolveu o problema."

    ResponderExcluir
  8. Aos amigos que não são do RJ. Primeiramente, as milícias atualmente já controlam um número maior de favelas do que o tráfico. Segundo, o trafico da região dos lagos praticamente acabou, sendo hoje bem artesanal e de ocasião. As milícias estão dominando atualmente a cidade de Búzios(Tucuns) e Cabo Frio. Terceiro, a principal guerra atualmente é entre a facção da Rocinha (maior lucro do RJ) e o CV. Só tem crack em favela do CV. A facção da Rocinha tá tão fortalecida que as guerras na Tijuca são por causa do interesse da Rocinha em disputar mercado nesse bairro que há muitos anos é colonizado pelo CV. Quarto ponto, está em andamento um projeto de lei que equipara os salários da PM do RJ com os do DF (em torno de R$4.000,00), os delegados passarão a ganhar o equivalente ao delegado da PF. Uma clara tentativa de melhorar a condição da polícia. Quinto ponto, infelizmente no RJ, a cultura da falsa malandragem atrapalha muito, pois o maconheiro ativista paga propina pro guarda não rebocar o carro, o coroa careta idem, a dona-de-casa conservadora idem, o empresário ou alto escalão do funcionalismo público ainda se valem do "sabe com quem tá falando" ,e aí não há gestão que dê jeito.
    Para completar, as milícias são mais cruéis que os próprios traficantes, pois agem de "cara limpa", sem drogas. O corporativismo dificulta a erradicação desse problema, o que gera um guerra entre a polícia civil e militar, pois os milicianos são, em sua maioria PM ou Bombeiro e a Civil é designada para prender essa turma.
    Humildemente espero ter passado um pouco da visão do carioca sobre o assunto e a raíz do problema.

    ResponderExcluir
  9. Grande parte da sociedade e dos politicos quer insistir no modelo atual de "guerra as drogas" que ja provaram que e um modelo antigo e falido...... Entao que continue a "guerra", so vo trocer para nenhuma bala atingir pessoal de bem, maconheiros ou nao, mesmo sabendo que elas atingirao...
    Um dia eles perceberao que pessoas como eu que plantao maconha para consumo pessoal, nao fazem mau a ninguem.... enquanto isso fico no meio da guerra, trabalhando, pagando imposto e fumando minha erva....

    ResponderExcluir