por Várzea Crew
Seguindo com o rap nacional essa semana no Discolized, sobre a discussão gerada rap nacional x rap gringo, não vemos o porque de ter essa rivalidade, além do mais, nossa cena de rap e hip-hop do Brasil, é uma das mais verdadeiras no quesito rua. Temos uma cena com uma personalidade bem única, que representa bem o nosso país. Essa é uma pequena homenagem a essas pessoas que cantam a verdade do nosso país em suas letras, que não é nada bonita comparada ao luxo de alguns rappers estadunidenses. De qualquer modo, ambas cenas possuem a essência contra a babilônia que quer sempre ditar o nosso modo de viver. E é por isso que a música como forma de protesto deve sempre invadir o mainstream. Aqui no nosso país, o rap e hip-hop sobrevive em sua maioria de forma alternativa, então, por cada um que faz isso acontecer, eles merecem que façamos também essa subcultura crescer.
Vamos aproveitar pra encerrar esse assunto (mas não deixar de postar rap hahaha) com uma homenagem a um dos artistas mais importantes do rap/hip-hop brasileiro, que representou também, além de tudo, como um importante apologista da nossa Maria, principalmente dentro do rap. SABOTAGE, mestre, rapper brasileiro que infelizmente foi morto no auge de sua carreira, mas nem por isso a gente esqueceu do trabalho genial desse neguinho que ainda adolescente, no final dos anos 80, participou de um concurso de rap no salão Zimbabwe, em São Paulo. Estavam presentes Mano Brown e Ice Blue, dos Racionais MC's, que ficaram entusiasmados com sua apresentação. Esse foi o impulso para iniciar sua brilhante e infelizmente curta carreira... Vamos destacar UMA (das inúmeras) citações de Ganja que Sabotage faz em suas letras, ficou até difícil escolher... "Conosco é mais embaixo, bola logo esse fininho, bola logo esse fininho e vê se fuma até umas horas sem miséria, do verdinho, se você é aquilo, tá ligado no que eu digo, quando clareou pra ele é de 100 gramas à meio kilo" (...) "Ah! POLÍCIA SAI DO PÉ, POLÍCIA SAI DO PÉ, que eu vou dar um pega no...".
Nesse post, estamos disponibilizando o primeiro e único álbum de estúdio lançado por Sabotage, "O Rap é Compromisso", além de uma coletânea póstuma lançada que conta com músicas inéditas do Sabotage e participação de vários artistas como: B Negão, Instituto, RZO, e até mesmo a banda Sepultura, e outros.
Não caberia citar aqui todos os nomes que representam o rap nacional, mas essa é uma homenagem para TODOS que fazem isso acontecer. E em memória de Mauro Mateus dos Santos a.k.a. Sabotage.
Tracklist:
1. "Introdução"
2. "Rap é Compromisso"
3. "Um Bom Lugar"
4. "No Brooklin"
5. "Cocaína"
6. "Na Zona Sul"
7. "A Cultura"
8. "Incentivando o Som"
9. "Respeito é Pra Quem Tem"
10. "País da Fome"
11. "Cantando Pro Santo"
"Uma Luz que nunca irá se apagar"
Tracklist:
01 - Introdução Ser humilde
02 - Mun-Rá
03 - Dorobo(B.Negão e os Seletores de Frequência)
04 - Segue sua rota(Quadrilatero.Dj Deco Murphy)
05 - Vira lata S.A(Difunção)
06 - Preza fácil(Instituto)
07 - Piripac(RZO & DBS)
08 - Ti,ti,ti (RZO)
09 - Enxame(SP Funk)
10 - Dj Cia(RZO)
11 - Blac steel in the house of choas(Sepultura)
12 - Improvisação ao vivo(Paulo Miklos)
SABOTAGE É FODA IRMÃO! RAP BRASILEIRO É MUITOOOOOOOOO MELHOR!
ResponderExcluirSABOTAGE REPRESENTA!!! SEM DUVIDAS O MELHOR RAP NACIONAL QUE JA EXISTIU!!
ResponderExcluirCezinha
Sabotage neles!
ResponderExcluireterno sabotage! sem dúvidas, o MELHOR!
ResponderExcluir"Um bom lugar, se constroe com humildade, eh bom lembrar." Genio do rap nacional, de longe o melhor...
ResponderExcluirJohnny
se liga na fita os otário estaõ maquinado abre olho cada piolho é sempre uns irmãos do nosso inimigo usa a barca´´ blaizer e ainda tem moto,mas apé´eu vou sequir ´´de manhã na rua na intensão de um beck na seda,só verdin meu,compromi ´´sabotage esteja em paz´´
ResponderExcluirDown.. PAZ
ResponderExcluirRepresentando a Zona Sul de São Paulo, um grande abraço ao Maestro do Canão. Eterno Sabotage.
ResponderExcluirSOU MALOQUEIRO SOU E LÁ VOU EU JOW, EH UM DOIS PRA PEGAR ENTÃO POLICIA SAI DO PÉEE,PRA MEU ALIVIO EU QUERO UM BECK!
ResponderExcluirSABOTAGE PRA SEMPRE MERMAO SEM PALAVRAS MESMO
ResponderExcluirQ DEUS O TENHA...SEMPRE FICARÁ em NOSSOS CORAÇOES
"...e o respeito de um por um faz a paz prevalece..."
BrUnInHo
Cara, eu até curto rap e sabotagem e tal.
ResponderExcluirMas eu acho que voces ai do hempadao divulgam muito rap e hip hop nas editorias musicais. Devia ter maior variedade, com reggae, dub, musica brasileira(tim maia, chico science, ultramen), jazz, entre outros diversos tipos de musica enfumaçada que existe por ai.
Po, reggae e dub é o que mais rola sempre, principalmente se o assunto for fumaça, tem de monte... a gente tenta variar ao máximo e até justamente fugir um pouco disso, agora só foi uma sequencia de rap mas logo menos mandamos mais dos outros estilos. Já postamos reggae, dub, rap, hip hop, coisas nacionais, o le peuple por exemplo que tem muita coisa eletrônica. Com certeza a intenção é variar o máximo possível, mas o mais importante é a galera dar opinião também, do que gostaria e se tá curtindo ou não, acho muito essencial. Valeu aí! :)
ResponderExcluirbola logo esse fininho
ResponderExcluir'não sou a bola da vez mas vo fala que sim já dei uns doisim, to devagar, to satisfeito, trombei meus parceiros de manhã cedo lá na ruuuua, na intenção de um beck com a seeda'
ResponderExcluirfica a dica pro prox discolized:
ResponderExcluireasy stars all stars - the dub side of the moon
rap brasileiro realmente representa.. como vcs do blog ja tinha ressaltado !! so alguns rappers antigos ( principalmente da decada de 80 e 90) ainda mantinha as rimas mais originais.. realmente com significados e razoes criticas.. RAP NACIONAL QUEBRA, NUNCA LARGA SUA RAIZ....
ResponderExcluirTa pancada o blog broder !! mt conteudo positivo... sem mazelas !! abs
eita no post anterior qnd mencionei os rappers antigos dos anos 80 e 90 me referi aos gringos !! abs
ResponderExcluirPolicia sai do pé que eu vou fumar um beck,vou fumar um beck
ResponderExcluirTupac ouvia Sabotage ;)
ResponderExcluir"representei, com um do verdinho na mente, OK"
ResponderExcluir