sábado, 12 de dezembro de 2009

[Ed. #41] Discolized: Reggae Jamaicano com The Pioneers!

por Várzea Crew

De volta à Jamaica no Discolized dessa semana, com o verdadeiro e original roots reggae! O Pioneers foi um trio jamaicano de reggae formado no começo dos anos 60 por Winston Hewitt e pelos irmãos Sydney e Derrick Crooks. Como o próprio nome sugere, realmente foram um dos pioneiros no roots reggae.

A banda também foi muito popular no Reino Unido, principalmente entre os skinheads. O single "Long Shot Kick de Bucket" tornou-se um marco no 'skinhead reggae' (pra quem não conhece, esse termo realmente existe). O 'skinhead reggae' é pra muita gente o melhor período do reggae. Durante esses anos (final dos anos 60), produtores jamaicanos faziam música comercial pra agradar o seu novo público inglês, os tais Skinheads, e justamente por isso passou a se chamar, muito tempo depois, de Skinhead Reggae.

Pra quem não sabe novamente, a cultura Skinhead em seu começo, então, nada tinha a ver com racismo ou qualquer forma discriminatória, mas sim com o amar a música jamaicana, dançar mais do que todo mundo e ter uma forma peculiar de se vestir, é até irônico que uma cultura que surgiu assim tenha nos anos 80 se transformado em "skinheads neo-nazis", totalmente o oposto, mas enfim.

Logo após esse período de 'skinhead reggae', a Jamaica percebeu que estava exportando muita música e esquecendo até de seu próprio público, foi aí que surgiu o roots reggae. Roots(em Português, raiz), é o som feito pelos jamaicanos para os próprios jamaicanos. O Pioneers passou por todas essas fases do reggae, fazendo um som único, tanto pra Jamaica quanto para outros países.

Voltando a falar do Pioneers no começo da cena roots reggae, segue o álbum "Pusher Man" deles, lançado em 1978. A capa fala um pouco por si só, "Pusher Man" é um termo que significa traficante. E vale a pena destacar vários sons desse álbum, alguns em vídeos para quem quiser conferir antes de baixar. ♫ "Every cop looking for the pusher man.... The pusher man!" ♫ ou quem sabe ♫ "Feeling high, so high, I wanna touch the sky!" ♫

 

 

 

 


 

 

.

Tracklist:
01 - Bust Them Shut
02 - Pusher Man
03 - Riot In A Notting Hill
04 - Ohoi
05 - Tears On My Pillow
06 - Bad To Worse
07 - Ahuma
08 - Feeling High
09 - The Ghetto
10 - Goodnight My Love
11 - Sabotage
12 - Them A Wolf

DOWNLOAD AQUI!

5 comentários:

  1. nao tinha essa album dos cara, valeu gurizada da hempada!

    ResponderExcluir
  2. De fato, skin nazis totalmente o oposto, pregando o preconceito e discriminação social, mas como bem foi postado, a origem skinhead não tinha disso.

    Muito bom o som dos caras, curti, vibe boa e pura.

    Paz _\|/_

    ResponderExcluir
  3. otimo post! muitas bandas boas no early reggae de 69, the Pioneers é um classico!

    abraços!

    ResponderExcluir
  4. nem flagrava essa cena
    dos skin do reggae e pa
    loco essa fita
    ahahahah
    podia sai mais post sobre essas parada no hempadao
    do skin reggae
    _\|/_ PAZ vlw flw abrç

    ResponderExcluir