quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

[Ed. 42#] Hemportagem: Cultivo X Tráfico!

por Henrique Alencar

Uma das principais formas de legitimar a criminalização do usuário vem sendo o discurso que é o usuário quem financia o trafico e, conseqüentemente, toda a violência gerada por ele, daí o pensamento que se não houvesse alguém pra comprar não existiria o trafico. Porém os próprios os usuários de maconha estão provando mais uma vez a falsidade de tal discurso e mostrando que existem formas bem mais humanas e eficientes de se pensar a questão.

Cresce cada vez mais o número de pessoas que plantam sua própria erva como forma de redução de danos (tendo em vista que os maiores danos a que um usuário de maconha se expõe estão relacionados ao seu status ilícito e a sua associação ao crime organizado aos quais ele deixara de se expor tendo sua maconha plantada em casa) e como uma forma de boicotar o tráfico. Em muitos países, como Bélgica e Espanha por exemplo, essa estratégia de auto cultivo foi adotada pelo governo com iniciativas como o cannabis social club, que consiste na formação de associações sem fins lucrativos que organizam o cultivo de quantidades limitadas de maconha, suficiente apenas para cobrir as necessidades pessoais dos membros do seu clube, com toda a produção fiscalizada pelo governo.

Mas como no Brasil nem o debate esta liberado , já que varias marchas continuam proibidas de acontecer por todo país, a iniciativa teve que partir dos próprios usuários que cada vez mais cultivam em seus jardins ou montam um grow em seus armários como é feito em muitos outros países, porém clandestinamente. Vale lembrar também de iniciativas de ativistas como a galera do Growroom que lançou uma campanha que propaga a idéia do cultivo caseiro de cannabis como forma de desarticular o crime organizado. Segundo a lei 11.343/2006 plantar cannabis pra consumo próprio tem pena equivalente a de usuário,porem não estabelece limites de quantidades, deixando a critério do juiz, o que faz com que muitos que plantam pra consumo próprio acabem sendo acusados e presos como traficantes.

Além das autoridades brasileiras não buscarem uma alternativa que efetivamente acabe ou reduza o poder do trafico como a citada anteriormente, ainda prendem pessoas que fazem. Ai ficam as questões:

A quem interessa a manutenção dessa política estúpida de guerra às drogas?

Quem é mesmo que financia o tráfico?

13 comentários:

  1. no rio temos o caso recente do fábio, preso por causa de 10 pés de ganja que o mesmo cultivava.
    daimista, o irmão usa com fim religioso, porém hoje é taxado pelos jornais como "zé-pretinho", traficante.

    a dura realidade de um usuário, que não tem liberdade de plantar a erva de Jah.

    enquanto o fabio vai ter que passar dias na prisão como traficante, o arruda passa boas noites em sua mansão, mesmo com todas as provas lançadas na mídia.

    lamentável...

    Jah Bless!

    ResponderExcluir
  2. Eu curto fumar maconha.... nao sou viciado, direto fico um tempo sem fumar, sinto vontade mas e totalmente controlavel, antes eu comprava, e tinha peso na conciencia por dar dinheiro ao trafico, hoje sou autosuficiente, continuo tirando notas boas na graduaçao que faço na USP(notas maiores do que as de muitos caretas da minha sala), trabalho, tenho namorada.....Agora eu faço uma pergunta!
    Eu mereço ser preso por plantar minha erva??

    ResponderExcluir
  3. A culpa é do sistema, dos secretários de estado, da hipocrisia, da repressão, da falta de informação, da sociedade moldada pelo senso comum, da ignorância e muitos outros fatores que se formos descreve-los aqui, vai longe, mas enfim

    "um dia eles vão ver que a lei estava errada.."

    Ainda não tenho possibilidade de plantar, mas assim que der, pretendo utilizar da minha própria planta, limpinha e até mesmo como os ativistas do ANANDA afirmam, por uma redução de danos, não só pelo fato de não ter mais contato com o tráfico, bem como, por utilizar de um produto 100% natural e puro. AUTO CULTIVO JÁH !

    Um salve a todos leitores, paz!

    ResponderExcluir
  4. Quem financia e lucra com isso é a própria polícia,seja participando direto do tráfico,seja extorquindo usuários ou os pais ,extorquindo grandes traficas também,enfim esse é talvez o motivo número um de não se quere a legalização no Brasil,mantendo o país cada vez mais atrasado e corrupto...

    ResponderExcluir
  5. N precisa dizer mais nada. Solução imediata. Auto-cultivo. Com semente distribuída pelo governo e td. Td cadastrado, limitado e regulado. Certa vez Einstein disse "Nada é mais destrutivo ao respeito de um governo e à lei da nação do que aprovar leis que não podem ser cumpridas."
    Apoiar a redação da legislação atual sobre nossa erva é assinar o próprio atestado de incompetência política.. Além de transformar pessoas de bem em criminosas, dá suporte para a criação de um poder paralelo, que controla a força o que o Estado não controla no papel.
    A gente chega lá.
    Paz!

    ResponderExcluir
  6. sou a favor do auto-cultivo, mas da comercialização tambem. eu nao acho que auto-cultivo seja a solução. pq do mesmo jeito vai continuar existindo trafico nas favelas e tal

    e acho que quem financia o trafico é a legislação brasileira

    ResponderExcluir
  7. em primeiro Lugar queria falar que eu acabei de particitar de um momento que pra mim foi muito importante e assim como todos que estavam presentes na Polinter nesta madruga...
    Fabio o " Agricultor" esta solto..............
    Ele foi liberado, ja deu entrevista para o Growroom e logo logo todos vao poder ver mais uma vitoria deste movimento que esta ganhando forca.
    Espero que mais growers comecem a se juntar para descutir mais ideias e apoiar o movimento que pode lhe ajudar amanha.... nunca pensei q algo seria feito por esse Jovem.... Como nos q estamos sujeitos a ir para tras das grades so por ter alguns pes de cannabis sativa, indica... ou como queira GAnj'a!!!!!
    Por isso que e nao me arrependi de ter ido a reuniao da Marcha que rolou ontem a noite... que dia d mais... fui... estou indo trabalhar agora.. virado para o trabalho...
    Abracos para todos do Hempadao que estavam presente ontem...
    Foi muito importante ter conhecido todos do movimento.. E mais positivo impossivel.. good vibes.... espero que 2010 seja nosso ano...
    ate mais FAB

    ResponderExcluir
  8. Hempadao LArica de iformacaoooo .... Parabens pelo trabalho de vcs...
    Hempada.....
    Abs

    ResponderExcluir
  9. Salve Salve Irmãos e Irmãs em Jah _\|/_

    Este espaço é o retrato de nossa "sociedade" nossa "comunidade" nossa "Irmandade".
    Somos pensadores, estudantes, contribuintes, professores, medicos, psicologos, quimicos, oficeboy, motoboy, taxista, caminhoneiro, advogado e juiz, filosofos e misticos, ateus e de Deus, Pais de familia, filhos de familia, gente do bem que só quer fazer o bem...
    Não somos perfeitos, porém buscamos chegar o mais proximo possível.

    Somos usuarios e conhecedores, sabemos festar, sair na madrugada, andar na escuridão...
    Sabemos beijar e namorar, sabemos respeitar e dialogar, sabemos entrar e sabemos sair _\|/_

    Sabemos que temos que acordar cedo, sabemos que temos que trabalhar, sabemos que temos que ir e voltar _\|/_

    Sabemos beber, sabemos dichavar e bolar, sabemos rezar, sabemos sorrir e chorar _\|/_

    Sabemos de nossas obrigações, temos deveres e responsabilidades _\|/_

    Sabemos mais do que Sabemos....
    E Podemos mais que Sabemos.....

    Não sabemos roubar ou matar, não sabemos estuprar, não sabemos humilhar...

    "A vida é um caminho onde semeamos flores ou espinhos!
    Cuide de sua plantação e regue suas sementes, pois no fim colhemos o que se plantamos"

    Não queremos comprar de traficantes queremos comprar de pessoas de bem.(Não que todos traficantes sejam do mau, tem sim pessoas do bem)
    Mas se não querem nos vender, que nos deixe plantar.

    Legalizar o plantio caseiro.

    _\|/_

    "Nesse ano, espalharei em meu peito sementes de girassol e cobrirei a cabeça
    com ervas aromáticas_\|/_, para que a minha pele transpire Luz e a minha boca profira perfumes.
    Não me privarei de suculentas alegrias_\|/_ e só darei a meu corpo o que empanturra o espírito.
    (Frei Betto in Sementes de Girassol)

    Somos diferentes vamoz fazer a diferença.

    Abraço e Paz a todos
    MrBeckBrazil

    ResponderExcluir
  10. deem uma volta na argentina

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, Beck... Tô lacrimejando. Hehehe! Emocionante. Realmente somos nozes.

    ResponderExcluir
  12. oww bão demais,
    Parabens, sou novo por aqui, mas Gostei muito do site.
    pode dexar que vo divulgar o trabalho de vocês.
    abraçãooooooooo!
    jah jah.

    ResponderExcluir