sábado, 2 de janeiro de 2010

[Ed. 44#] Discolized: A Malandragem do Samba - Bezerra da Silva!

O nome do primeiro Discolized do ano é famoso e respeitado: Bezerra da Silva. Cantor, compositor e violonista. Considerado o embaixador dos morros e favelas, Bezerra cantou sobre os problemas sociais encontrados dentro das comunidades, se apresentando no limite da marginalidade e da indústria musical.

Durante sete anos viveu como mendigo nas ruas de Copacabana, onde tentou suicídio e foi "salvo" por um Santo da Umbanda, onde ele se tornou um praticante até que ingressou na Igreja Evangélica. A partir daí passou a atuar como compositor, instrumentista e cantor, gravando o primeiro compacto em 1969 e o primeiro LP seis anos depois.

Inicialmente gravou músicas sem sucesso. Mas a partir da série Partido Alto Nota 10 começou a encontrar público. Bezerra notabilizou-se por um estilo "sambandido". Antes do Hip Hop brasileiro, ele passou a mostrar a sua realidade em músicas como: "Malandragem Dá um Tempo", "Seqüestraram Minha Sogra", "Defunto Cagüete", "Bicho Feroz".

Em 2001 retornou à fé evangélica através da Igreja Universal do Reino de Deus e em 2003 gravou o CD Caminho de Luz com músicas gospel. Em 2005, perto da morte, mas ainda demonstrando plena atividade, participou de composições com Planet Hemp, O Rappa, Velhas Virgens e outros nomes de prestígio da Música Popular Brasileira.

Morreu em 2005, aos 77 anos de idade, perto de completar 78, eternizando-se no mundo do samba. Temos aqui o download de um excelente álbum do artista do morro. Downdois:

1. A Semente
2. Meu Bom Juiz
3. Garrafada do Norte (erva Proibida)
4. Bem Melhor que Você
5. Produto Importado
6. Minha Sogra Parece Sapatão
7. Trem do Futuro
8. Zé Fofinho de Ogum
9. A Fumaça Já Subiu pra Cuca
10. O Malandro Era Forte
11. Parabéns pra Você Meu Brasil
12. Defunto Caguete
13. Notícia
14. Fui Obrigado a Chorar
15. Pega Eu ( o Supra-sumo da Honestidade)
16. Em Seu Lar

Download AQUI!

14 comentários:

  1. SALVE SALVE MESTRE BEZERRA! "se Leonardo da20 porque eu não posso dar 2"

    ResponderExcluir
  2. pow nem sabia q ele tinha morrido.

    ResponderExcluir
  3. Legal. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  4. Nem sabia que ele tinha morrido!(2)

    ResponderExcluir
  5. só os bem informados, nãao saber que bezerra morreu, é um insulto ao samba, asim como não saber do michael jakson é para o pop ... lols

    ResponderExcluir
  6. Insulto??? Nem de samba eu gosto! Ms respeito o trabalho do velinho ai pq ele tem uma experiencia de vida enorme. Agora Michael oque? quem é esse?

    ResponderExcluir
  7. salve salve bezerra da silva =D

    ResponderExcluir
  8. po nao saber que o bezerra morreu e foda hein,mais cultura ai galera,sai do orkut e vai fazer algo de bom

    ResponderExcluir
  9. um dos verdadeiros arquitetos da musica brasileira!

    `quando a malandragem eh perfeita, ela queima o bagulho e sacode a poeira.`
    ja ensinava o véio

    ResponderExcluir
  10. Quem não conhece as musicas, tem que conhecer...
    Isso não é apenas "samba" como foi falado ai em cima, esse é o mestre dos mestres...

    Salve os 3 malandros, bezerra, moreira e dicró

    ResponderExcluir
  11. meu vizinho plantou, uma semente no meu quintal!

    salve, saaaaalve bezerra, grande!

    ResponderExcluir