domingo, 17 de janeiro de 2010

[Ed. #47] Discovery Hemp: Maconha Porta de Entrada?! Porquê?

por Dr. Moura Verdini

É comum ouvirmos que o maior perigo para o usuário de maconha é que esta droga funciona como uma porta de entrada para drogas mais pesadas como a cocaína e o craque. Sendo assim, o uso de maconha seria uma causa direta e o efeito posterior seria o uso de outras drogas. Desta forma, teríamos uma relação de causa e efeito. É fácil notar que se trata de uma argumentação falsa e fraca, pois necessitaríamos de mecanismos bem explicados de como o uso de maconha leva ao interesse pelo uso de outras drogas. Estes mecanismos poderiam ser de dois tipos diferentes, químicos-biológicos ou sociais.

Para que, em uma interação de componentes químicos com organismos biológicos a maconha levasse à procura de outras drogas seria preciso que os canabinóides encontrados na maconha tornassem necessária para o organismo a ingestão de compostos químicos presentes em outras drogas que não estão presentes na própria maconha, daí a necessidade de procurar em novas drogas o que a maconha não pode oferecer. Isto seria um caso de dependência química de uma determinada substância nunca experimentada pelo organismo. Logicamente, o organismo só se torna dependente de alguma substância química se já tiver experimentado o contato com esta substância. Além disso, mal estão elucidados os meios pelo qual a maconha causa dependência de seus próprios canabinóides, podendo ser que esta dependência química nem ocorra.

Outra argumentação que poderia ser usada é de que o uso prolongado de maconha torna seus efeitos menores. Sendo assim, os usuários buscariam doses cada vez maiores e, possivelmente, após algum tempo procurariam drogas mais pesadas para substituírem a maconha. Não consigo, porém, imaginar como isto poderia ser verdade. Ora, os efeitos da maconha sobre o organismo são claramente diferentes do efeitos de outras drogas mais comuns consideradas pesadas. A maconha causa, para resumir, um maior relaxamento enquanto as outras drogas causam agitação, euforia, como se diz na gíria, “fissura”. Como então um usuário de maconha poderia passar a usar outras drogas para substituir a maconha se seus efeitos não são apenas diferentes, mas opostos. Seria necessário que o usuário tivesse uma certa curiosidade para experimentar efeitos diferentes e não substituir os efeitos da maconha.

Portanto, biologicamente falando, é improvável que a maconha sirva como porta de entrada a outras drogas visto que a maconha é completamente diferente de outras drogas, tanto em termos de substâncias como em termos de efeitos. Novamente, é mais provável que o indivíduo tenha uma curiosidade em buscar diferentes sensações alucinógenas e, por isso, experimente os mais variados tipos de substância. Porque, então, grande parte dos usuários de drogas pesadas começaram com a maconha?

Paramos hoje por aqui e semana que vem tentaremos abordar a questão social para que tenhamos um quadro mais bem elaborado para absolvermos a maconha da culpa de ser porta de entrada. Até lá!

51 comentários:

  1. Escolheram um tema muito legal para ser abordado. Estou aguardando pra ver o da questão social.


    Sir Smoka Lot

    ResponderExcluir
  2. Acho que uma das causa que podem explicar o fato da maconha "ajudar" a entrar em outras drogas, é o que quando se vai comprar a maconha se tem acesso muito facilitado a outras drogas...

    _\|/_

    ResponderExcluir
  3. pois eh... uma vez pedi pra um amigo ir comprar canabis mais nao tinha ele trouxe crack -.-... ai fazer oque exprimentei mais nao achei graça. muito podre prefiro minha canabis mesmo :)

    _\|/_

    ResponderExcluir
  4. Concordo 100% com o anonimo de cima...
    Lembro de ler que pesquisas de outro países mostravam que os usuários de maconha na sua grande maioria (acho que mais de 80%) não consumiam outras drogas... Enquanto quem fumava cigarro ou consumia alcool estava mais propenso a usar drogas pesadas... Além da erva ser muitas vezes utilizadas como tratamento para dependentes quimicos...
    Então o unico motivo para ser porta de entrada é o fato de ser proibida e para comprar é necessário ir em locais que costumam vender outros tipos de droga... A proibição faz isto!

    ResponderExcluir
  5. Concordei com o anonimo que disse:
    "Acho que uma das causa que podem explicar o fato da maconha "ajudar" a entrar em outras drogas, é o que quando se vai comprar a maconha se tem acesso muito facilitado a outras drogas..."

    ResponderExcluir
  6. cara eu vi uma entrevista na marcha da maconha de salvador com um professor da UFBA que trabalha com usuarios de drogas que pra mim ele falou tudo. ele falou da questao de se colocar todas as drogas no mesmo saco, se um menino cresce ouvindo que e tudo droga que e tudo a mesma coisa e ele fuma maconha e nao tem maiores problemas por isso pq ele vai achar que tera problemas com a cocaina?

    ResponderExcluir
  7. partir para outras drogas esta mais relacionado ao ato de usar drogas, muitas pessoas fumam maconha pelo interesse em experimentar uma droga e por esse mesmo motivo usam outras drogas, eu sei disso porque usei todos tipos de drogas, e quando usava não era porque os efeitos da maconha ficaram fracos, mesmo pq eu nem usava muita maconha, eu simplesmente queria sentir o efeito da cocaina, lsd, benflogin seja qual for a droga, eu usei porque queria sentir os efeitos... Hj em dia não uso nenhuma droga a não ser a maconha e o alcool, estou confortavel assim a mais de 3 anos, e não desejo mais partir para outra droga e nem o uso constante de maconha pede que eu volte a usar lsd por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. "pois eh... uma vez pedi pra um amigo ir comprar cannabis, mas nao tinha ele trouxe crack -.-... ai, fazer o que? experimentei.."

    RACHEI

    KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, foi constatado que quase 100% dos usuarios de drogas pesadas ja haviam consumido maconha.

    Ora, e o contrário?? Quantos usuários de maconha chegaram a usar drogas mais pesadas?

    Senao, fica facil afirmar que o pão de forma é porta de entrada. Aposto que 100% dos viciados em Crack começaram comendo pao de forma.!

    ResponderExcluir
  10. So tive contato com cocaina, crack , doce, bala etc quando eu fui na boca!
    Se a maconha fosse vendida em um local onde nao existem essas drogas eu nunca teria visto, nenhuma delas,na minha vida!!
    quando eu fumo maconha nao tenho NENHUMA vontade de experimentar outras drogas, eu ate bebo menos quando fumo um!!
    PORTA DE ENTRADA SAO AS LEIS QUE NOS OBRIGAM A TER CONTATO COM OUTRAS DROGAS!

    ResponderExcluir
  11. Esse lance de falar que só viu outras drogas na "boca" é mentira, se você sair de casa para ir em qualquer evento/festa/show ou algo do gênero em QUALQUER cidade de médio/grande porte vc vê a ingestão de outras drogas!!

    A maconha é vista como porta de entrada muito mais pelo fato dos usuários de outras drogas terem "iniciado" na maconha (o que é um erro, como foi comentado, aposto 100% tb que começaram com cerveja ou cigarro já que são de acesso mais fácil).

    ResponderExcluir
  12. eu acho que a proibição e aquela cultura dos pais dizerem " se eu descobrir que vc mexe com droga, vou te internar" isso é um tipo de educação faz as pessoas acharem que usando maconha ou crack, tá pecando do mesmo jeito e não tem diferença, é algo assim e bebedeiras que efetivamente incita as pessoas a fazer coisas sem pensar muito bem, isso leva a outras drogas, Maconha não.... acho que nem tem uma relação social com isso, de uma pessoa começar a fumar tanta maconha que a vida dela ficar tão inútil e sem graça, que ela passa a querer outras drogas pra aumentar o perigo e a adrenalina da vida dela uAHEuAEuha eu não acredito nisso... todo mundo que fala isso, não sabe de nada.

    ResponderExcluir
  13. eu acho que a proibição e aquela cultura dos pais dizerem " se eu descobrir que vc mexe com droga, vou te internar" isso é um tipo de educação faz as pessoas acharem que usando maconha ou crack, tá "pecando do mesmo jeito e não tem diferença, é algo assim e bebedeiras que efetivamente incita as pessoas a fazer coisas sem pensar muito bem, isso leva a outras drogas, Maconha não.... acho que nem tem uma relação social com isso, de uma pessoa começar a fumar tanta maconha que a vida dela ficar tão inútil e sem graça, que ela passa a querer outras drogas pra aumentar o perigo e a adrenalina da vida dela uAHEuAEuha eu não acredito nisso... todo mundo que fala isso, não sabe de nada."

    WTF?

    ResponderExcluir
  14. setimo anonimo viajou legal nessa heuaheauehauehau

    ResponderExcluir
  15. Na verdade o que eu acho por esse dito "Maconha é porta," so significaria uma possível 'flexibilidade' na forma de pensar, pois usando uma vulgo erroniamente dito "droga", para exclusivamente ela, a pessoa se desprende já do caretismo e já passa a ser possivelmente estigada pela curiosidade de outras viagens novas e diferentes do boldin,uahsuahsuahs

    Mas acredito realmente que só faça isso quem é pinto novo na area e nessa anciodade de outras acaba não sabendo lidar com tal e cai infelizmente no vício causado por outras drogas pesadas...

    Maconha é um gosto, nada nem ninguem pode dizer que tem alguma possivel relacao essa ideia, ja experimentei diversas drogas, mas maconha e a unica que faz parte do meu dia a dia, como o surfista gosta de surfar, um musico tira um tempo de seu dia pra fazer um som, ou como o politico tem vontade de pedir uma pizza em seu expediente, uAHSuahsUASH

    Isso é o que eu acho, na minha opnião huashaushausha.

    GANJALIZE IT!!! _\|/_

    ResponderExcluir
  16. É isso que minha velho falou quando axou minha erva :(!!!, vou dar pra ela ler, ela vai quebrar a cara!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. A porta de entrada é o ÁLCOOL. Mas ninguém acha.

    ResponderExcluir
  18. Eu só acho que independentemente de ser ou não porta de entrada, o adulto é livre para decidir sobre sua vida. Desde que não colida com outras leis e não cause transtornos a outrem, a maconha pode ser consumida e o fato de ser droga ou não, viciar ou não, isso é irrelevante quando se percebe que a guerra contra as drogas mata muito mais do que a overdose (palavras de C. Minc na Marcha de 2008 - RJ).

    ResponderExcluir
  19. Nunca usei outra droga a nao ser o LSD, e nao tenho o menor interesse em usar..

    Nao fumo cigarro, nao bebo... So um baseado e um docinho de vez em nunca...

    Fumo Cannabis diariamente e estou ha alguns dias sem, e pra mim tudo continua na mesma, ate agora nao sai pra comprar mais, e nao tive vontade de usar outra droga para substituir.

    ResponderExcluir
  20. Para o Pedro!
    Desculpa Pedro mas no meu comentario estava falando da minha vida, e acredito que voce nao tem o direito de falar que eu estou mentindo, pois voce nem me conhece!
    Quando eu disse que EU, so tive contato com outras drogas na boca nao estou mentindo,as unicas drogas com que eu tive contato nas situaçoes sitadas por voce, foram alcool, tabaco e maconha!
    "evento/festa/show ou algo do gênero em QUALQUER cidade de médio/grande porte vc vê a ingestão de outras drogas!!"
    Voce ja parou para pensar que nem toda festa e uma rave, nem todo evento e show rola o consumo de drogas?
    Eu ja fui numa balada na Augusta que era gospel!(nao que eu seja religioso, mas eu tava tao loco que so vi que era esse tipo de festa quando estava dentro e nao vendia nem alcool!)
    Eu nao sei se voce sabe mas nao podemos generalizar nada, e muito menos podemos alegar que alguem esta mentindo, so pq a vida dela e diferente da sua.......Agora, se voce e o dono da verdade,acho que voce devia rever seus conceitos!
    Continuo afirmando: So tive contato com drogas como cocaina, crack , doce, bala etc , na boca!
    Obrigado por respeitar meu comentario, e tente lembra que voce nao e dono da verdade!

    ResponderExcluir
  21. É mais do que obvio que as pessoas que compram maconha em biqueiras encontram outras drogas tbm... Mas na atual circustancia do Brasil encontra-se drogas pesadas em tudo que é lugar.
    O Thiago tem razão quando diz que em qualquer evento, festa, show tem pessoas utilizando e vendendo drogas... Daí vem a questão da educação, nada mais eficaz do que uma politica de prevenção... mas no Brasil está politica assim como a anti-drogas é totalmente ineficaz (veja que a maconha é colocada no mesmo grupo de drogas ilicitas que o crack, cocaina, heroina, metanfetaminas e por ai vai, drogas que são inumeras vezes mais violentas que nossa erva natural).
    Embora só utilize maconha (não uso nem álcool), acredito que uma regulamentação de todas as drogas seria unica solução para coibir o aumento do numero de usuários de drogas pesadas pois o governo controlaria a venda e utilização... Proibir é que não resolve nada!

    ResponderExcluir
  22. a porta de entrada é o álcool.²

    Jah Bless!

    ResponderExcluir
  23. quem tem cabeça fraca vai atras de pessoas fracas.

    ResponderExcluir
  24. na verdade, as pessoas nao começam na maconha e sim no alcool.

    sob o efeito do alcool, a maioria fuma maconha pra se aparecer ou algo do tipo.

    existem as exceções, como eu :D, que comecei fumando, e hoje continuo fumando, nao gosto de beber, só uma cerveja de vez em quando.

    a maioria começa na maconha, porque o acesso é mais facil, a abordagem é diferente, e quando nao querem mais, vão atras de outras drogas.

    ResponderExcluir
  25. mario "fumar maconha para aparecer" (isso ai eh conceito de quem tah na sexta serie e n sabe argumentar contra o amigo maconheiro) fim de carreira, serio. Isso eh coisa de quem tah consolidando sua personalidade e encontra-se numa turma onde todos tem a mesma idade e estao na mesma situacao, um bando de leite com pera.

    ResponderExcluir
  26. Essa idéia besta de porta de entrada começou nos anos 80,quando era mais fácil se conseguir maconha do que cocaina,hoje não faz sentido,em qualquer lugar se acha farinha ou pedra,e baratíssimo...

    ResponderExcluir
  27. Olha... essa questão é um pouco delicada rsss
    Acredito que dependa da "motivação da pessoa" :)

    Em fevereiro completarei 10 anos de uso da santa erva, antes de experimentá-la eu só queria saber de ficar louco, enchia a cara de cachaça, benzina bla bla bla... coisa de moleque. Porém, na segunda vez que fumei um (pq a primeira nem sempre bate haha), meio que mudei a minha "motivação", comecei a fumar pra ficar relaxxx e não pra ficar chapadão.

    Durante esses anos, colegas "do bonde" vão e vem, conhecemos gente nova e etc, alguns tenho amizade até hoje e, meio que de praxe, apareceram convites para usar novas drogas. Alguns amigos embarcaram nessa, cocaína, ecstasy, lsd... A única coisa que experimentei até hoje fora a verdinha, foi um cházinho de cogumelo, quanto ao resto, nunca nem tive curiosidade de experimentar.

    Talvez a maconha seja considerada a "porta de entrada" para novas drogas por se tratar de uma droga social, afinal, você não vê por aí pessoal fazendo rodinha pra dar um tiro ou pra repartir um doce...

    ResponderExcluir
  28. Velho... o que que acontece, a gente ja ta cansado desse blá blá blá que a midia passa de que a cannabis é uma porta de entrada pra outras drogas, é um assunto muito bom a ser discutido com certeza pois temos que ter um conceito consciente do que temos em visao no nosso ponto de vista e nao ficar pagando de sequelado, o foda é que tem muito nego porra loca que realmente fuma maconha, fuma merla, fuma merda, fuma o que lhe derem ta ligado, esses sao tipos de atitude que realmente conprometem o santo nome da erva e tbm o fato da maconha ser traficada juntamente com outras drogas.Na minha opiniao alguns acham dessa forma pelo simples modo de como a maconha foi introduzica na sociedade "atraves do trafico de drogas" nisso contendo drogas altamente pesadas, cocaine, crack, merla e muitos outros, a maconha jamais poderia ser tachada como droga, pois pelo que pesquise nos livros e em todos os outros lugares a maconha é uma erva, originada naturalmente pela natureza, assim como um simples pé de capim santo que vc pega pra fazer um chá, essa onda de falar que a maconha é uma porta pra outras drogas no meu modo de ver é a desculpa mais safada e sem vergonha que ja se viu, pois se o individuo tem curiosidade ou vontade de experimentar outros tipos de drogas isso é originario de sua cabeça, antes ou depois de fumar la marijuana, como aborda o texto a maconha produz totalmente ondas contrarias as das outras drogas, eu particularmente nao gosto de ser taxado como drogado, pois drogas sao diferente de maconha, algo que tem fins tao maravilhosos pra medicina e para os que a apreciam, se faz mal de alguma forma, tudo bem, o que nao faz mal hoje em dia, entao porra podem começar a proibir o uso do bacon, da maminha, da picanha engordurada, que sao coisas muito mais ameaçadoras ao nosso corpo, na minha opiniao crua acho o seguinte, se neguinho quer se drogar fortemente que se drogue, nao é lei ou algo do governo que irá impedir, pois as drogas jamais serao erradicadas totalmente, o trafico jamais vai parar de intermediar drogas, as mortes derivadas disso com certeza tbm serao sempre envao, entao creio que o proximo passo consciente seria a legalizaçao, pra poder tirar o nome da maconha desse meio sujo em que é taxado, maconha nao é droga, maconha é purificaçao, purificaçao mental, psicologica e ideologica, essa de introduzir a nossa generosa maconha nesse termo de porta é furada... abaixo trafico de drogas, salve a legalizaçao e todos nos em nossas casas com nossas belas e verdes plantas, doidas pra brotar a essencia da vida, pra trazer alegria e serenidade pra todos nos, nunca vamos desistir!!! We are souljah's of jah!

    ResponderExcluir
  29. Da Real'Smoker',
    "a maconha jamais poderia ser tachada como droga, pois pelo que pesquise nos livros e em todos os outros lugares a maconha é uma erva, originada naturalmente pela natureza, assim como um simples pé de capim santo que vc pega pra fazer um chá"

    Interessante seu comentário, mas vc viajou na parte em que diz que maconha nao eh droga. Ela ser uma erva, originada naturalmente, nao implica que como substancia nao seja classificada como "droga".

    Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis).

    Dizer que maconha eh uma "droga" nao quer dizer que ela seja algo ruim, simplesmente eh uma definição dada a esse tipo de substancia e se a palavra droga eh sinonimo de coisa ruim pra vc, reveja seu conceito, porque droga significa muito mais que isso.

    Se vc pesquisar rapidamente o conceito de droga pela internet e pelas entidades que estudam e trabalham diretamente com ela, vc ira encontrar o café sendo citado como exemplo. Café eh natural tb, eh legalizado e comercializado nas ruas, mas isso nao tira ele desse grupo.


    Obs: tem um palito de dente na sua boca, arrume um baseado.

    muita erva pra vc!
    xD
    abraco, Nimbus

    ResponderExcluir
  30. Já foi discutido aqui antes, mas vou postar oque diz o wikipedia sobre drogas, tirem suas conclusões:
    "Droga é qualquer substancia, NATURAL ou sintetica que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de minerais. Exemplo da nicotina (tabaco), cafeina (café), opio (papoula) e THC (cannabis)."
    Eu vejo o termo droga como algo que muda o organismo de alguma maneira, ou para melhor ou para pior. Por isso não devemos ficar com a idéia de que droga é somente coisa que faz mal para as pessoas ou que não são naturais. Até um século atrás a espectiva de vida das pessoas era muito baixa e com o advento da medicina e principalmente da farmacia as coisas melhoram, graças as drogas...
    É lógico que a santa erva não deveria ser comparada com drogas pesadas que são proibidas e é nisso que devemos focar, pois este papo que maconha não é droga não vai levar ninguém a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  31. só ressaltando o q foi dito ali em cima, disseram talves possa ser por causa do acesso mais facil, Mas pelo que percebi isso varia muito de estado para estado no brasil, na cidade onde moro a maconha é bem mais facil,em algumas viajems q fiz pelo brasil notei que em alguns estados é totalmente o contrario que aqui, e sim é mais facil eoncotra uma pedra do q um baseado.

    ResponderExcluir
  32. Eu discordo em parte com os fatos citados acima. Infelizmente eu acredito que sim, a maconha pade ser considerada uma porta de entrada para outras drogas. O porque desta minha afirmaçao pode ser confirmado pelo fato que ao usar o que è considerado uma droga, pela sociedade, se torna mais facil para o individuo passar de uma substancia ilicita para outra. E isto nao tem nada a ver com questao bio-quimicas ou socias, no meu ver se trata apenas de falta de informaçao. Conheço muitos amigos meus que começaram para maconha e hoje em dia quando possivel dao uns "tirinhos". Isso porque foi por eles decidido e analizado. Contudo eu acredito, e vcs devem comcordar comigo, que è muito mais dificil ver gente que cheira e nao fuma maconha, ou que cheira antes de antes ter fumado. Ainda sim, existe um jeito logico de ajeitar as coisas. Mais uma vez eu insisto, como grande lutador pela legalizaçao da maconha, que a sua ilegalidade traz mais problemas do que soluçoes. Se esta substancia (porque disso se trata) fosse legalizada averia com certeza uma maior quantidade de informaçoes circulando, atè mesmo no sentido preventivo, para que os usuarios se mantessem o mais longe possivel de outras drogas. Mais uma vez eu repito, se maconha fosse liberada ao passar para outra "droga" (chame como quiser) voce estaria fazendo seu primeiro passo para uma substancia ilegal e potencialmente perigosa para o seu organismo. Coisa que ja concluimos neste site nao acontece com a maconha. Eu acredito tambem que cada individuo è livre de fazer o que quiser com sua vida. Eu mesmo passei a me tornar um exemplo de que a maconha nao è (necessariamente) uma porta de entrada. Se todos pudessem ver que se tratam de dois mundo diferentes, maconha/cocaina, maconha/heroina, etc., estariamos fazendo um bem a nòs mesmos e a sociedade. Nao ha nada mais prejudicial a saude intelectual do que a falta de informaçao e a falta da capacidade verdadeira de escolher, livre de conformidades, que caminho queremos tomar e o que fazer. Porta de entrada? Sim, mas até quando?

    ResponderExcluir
  33. pois eh... uma vez pedi pra um amigo ir comprar cannabis, mas nao tinha ele trouxe crack. Hoje em dia eu to na pedra.

    ResponderExcluir
  34. Uma vez pedi prum amigo meu trazer cigarro do posto de gasolina e ele se confundiu e trouxe cerveja, como estávamos bebendo, eu decidi cheirar tb. Hoje sou toxicômano. O cigarro me serviu de porta paradoxal - como buracos rompendo a linha do espaço-tempo - para outras drogas. Qdo percebi eu já tava viciado!

    ResponderExcluir
  35. Desconcordo carinha ai de cima. Só flw merda.

    ResponderExcluir
  36. A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.

    quer um desenho?

    ResponderExcluir
  37. "desconcordo", acho q vc tentou dizer "discordo".

    ResponderExcluir
  38. Um assunto deste não merece nem um pouco de ironia...

    ResponderExcluir
  39. Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição.

    (requer um mínimo de inteligência pra absorver a critica)

    estou te enviando um desenho por email!

    ResponderExcluir
  40. A ironia utiliza-se como uma forma de linguagem pré-estabelecida para, a partir e de dentro dela, contestá-la.

    ResponderExcluir
  41. resumo pra vc que tah com dificuldade : os caras estao fazendo uma puta critica ao comentar daquela forma, expondo subliminarmente a opinião deles.. e vc nao entendeu porque eh burro/tapado/ignorante/medíocre.

    ResponderExcluir
  42. Ae Zé mané... Ninguém frequenta aqui querendo maiores informações sobre língua portuguesa e suas ferramentas linguisticas... Muito menos para julgar os outros de burro, tapado, ignorante ou mediocre.
    Estamos aqui para debater idéias e não merecemos ficar lendo posts iguais ao seu que acha que está com a razão... Esse lance linguagem que vc está falando é ensinado no colegial, e pelo assunto discutido aqui (para adultos) não é de interesse de ninguém... então fica na sua sabichão.

    ResponderExcluir
  43. Eu 'desconcordo'. Uma vez que vc precisa saber o básico sobre língua portuguesa e suas ferramentas linguisticas pra entrar em uma discussão.

    Ironia.. N espere que todos entendam quando vc a faz Chico. E n precisa ser grosso com os menos favorecidos intelectualmente, n é culpa deles.

    ResponderExcluir
  44. Uma vez eu fui num show de reaggae toda animada! RASTA! JAH e talz! - pensei. Ai, quando eu cheguei lah, o povo tava todo fumando pedra. Acredita? Todas as rodinhas fumando pedra na lata.. Perguntei pros caras o que tava acontecendo e eles me explicaram que foram comprar maconha, mas a maconha tinha acabado, entao eles compraram pedra mesmo. Ta vendo? Se vc fumar maconha, uma hora ou outra vc vai pra pedra. Nao tem jeito.


    (ironia mode on)

    ResponderExcluir
  45. ...tema disvirtuado... infelizmente

    ResponderExcluir
  46. "disvirtuado", acho que vc quis dizer:

    DES.vir.tu.a.do
    adj (part de desvirtuar) 1 Que se desvirtuou. 2 A que se tirou a virtude, o mérito, o prestígio. 3 Mal-interpretado; malsinado, deturpado.

    ResponderExcluir
  47. Quem te perguntou?
    Acho que vc deveria procurar um fórum da lingua portuguesa.... Se for para ficar reparando, a cada post normalmente tem erros de portugues....E daí?
    Vc se acha mais esperto do que os outros por isto?
    Ou não entendeu oque foi dito por ter um I ao inves de E... Na internet usa uma linguagem informal, a ponto de em determinados momentos para escrever rapidamente acontece de cometer erros de gramatica.
    A maioria dos professefores de portugues que tive aula eram gays, deve ser o seu caso... deve queimar a rosca o dia inteiro e nas horas vagas arruma um tempinho para criticar o portugues dos outros...
    ...Ai vai uma dica, ao inves de ficar corrigindo os outros aqui (ninguem quer isto por aqui). Vai ser voluntario em escolas publicas e ensinar quem realmente deve aprender... mané!

    ResponderExcluir
  48. Na verdade, eu so queria tirar um barato com a cara de alguém por puro tédio. Nada pessoal, mas vc caiu direitinho ao ficar irritado e eu n consegui parar. KKKKKKKKKKKKKK. Morri de rir. Beijo!

    ResponderExcluir
  49. crianção mesmo... vai procurar sua turma!

    ResponderExcluir
  50. a porta de entrada é o álcool , mas ninguém acha que álcool é droga só pq é vendida em supermercado e todo mundo bebe ( ritual para começar a tomar uns gorós é sagrado e todo mundo já sabe , se chama comunhão/confirmação( para os luteranos ) . Dúvido que alguém aqui nunca tomou nessa data em que somos "santificados " aos olhos de cristo .

    ResponderExcluir