domingo, 10 de janeiro de 2010

[Ed. 46#] Discovery Hemp: Sintomas da Dependência em Maconha!

por Dr. Moura Verdini

O principal medo da sociedade, dos médicos, dos pais, amigos, e até mesmo de alguns usuários é a possibilidade de se desenvolver dependência de maconha. Este medo se alicerça sobre o estereótipo do viciado, como sendo aquela pessoa que rouba de casa, que não possui limites e que se torna totalmente excluída da sociedade em que vive. A dependência de maconha é um assunto muito debatido e utilizado como argumento  por aqueles que desejam a proibição eterna da ganja. Porém, o Discovery Hemp pouquíssimas vezes abordou o tema. Isso se deve, principalmente, às incertezas que existem dentro do próprio meio científico quanto à capacidade da maconha em causar dependência.

Geralmente, os autores que defendem que a maconha pode causar dependência também defendem sua proibição, assim como aqueles que defendem a legalização sempre falam das incertezas que se tem sobre o assunto. O fato é que ninguém conseguiu demonstrar que o corpo desenvolve dependência química da maconha, e muito se fala em dependência social ou psicológica, já que a mente pode associar algumas atividades ao uso de maconha, ou como forma de escape de uma realidade difícil, principalmente entre a adolescência e o início da vida adulta. Os defensores da legalização admitem a possibilidade de existir mecanismos de dependência social ou psicológica, mesmo que estes mecanismos ainda não estejam muito bem elucidados e em quais condições possam ocorrer. Não há comprovação ou mesmo indícios de que determinada quantidade de THC na corrente sanguínea seja causadora ou precursora do desenvolvimento de dependência. Os efeitos psicotrópicos responsáveis pelo desenvolvimento da síndrome de abstinência também não são muito bem conhecidos.

O quadro abaixo mostra quais são os sintomas da síndrome de abstinência de maconha. Ele foi elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria e publicado em seu manual de desordens mentais. Podemos ver que, mesmo admitindo-se a existência de uma dependência psicológica, os sintomas não são parecidos com outras drogas, não apresentando nenhum tipo de tremedeira ou espasmos, nem alterações comportamentais agressivas. Teoricamente, este manual prevê a dependência de maconha se o usuário apresentar pelo menos três destes sintomas:

E aí? Depois de ver os sintomas, você se considera um dependente?

51 comentários:

  1. não. :) belo tema a ser abordado.

    ResponderExcluir
  2. aham, muita gente diz nao ser dependente.
    Mais quando acaba, sempre sai atrais de um amigo ou pra compra msm.
    eu sou dependente sim. mais nem por isso vou roubar pra fuma pow.
    na real msm acho q uma grande parte da galera eh assim tbm.

    ResponderExcluir
  3. Eu me considero viciada, não dependente. Não sei se isso faz muito sentido, mas é o hábito, não a fissura.

    ResponderExcluir
  4. "Mais quando acaba, sempre sai atrais de um amigo ou pra compra msm"

    querer ficar chapado não é sinal de vício, e sim que o fumo é ruim.

    Ainda to pra conhecer alguém que fique se batendo pra fumar um baseado.

    ResponderExcluir
  5. sim sou dependente, tbm sou dependente de agua, ar e comida. faz parte do direito de cidadão ter acesso a o q ele precisa pra viver.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o que o Zechs disse. Tá pra chegar alguém que se bata pra fumar um baseado.

    O máximo que eu já vi foi ansiedade, em pessoas acostumadas a fumar pelo menos um baseado por dia, quando o uso foi interrompido. Mas isso é absolutamente normal, é parecido com o que ocorreria com uma pessoa que estava acostumada a beber café todos os dias e de repente interrompe o uso.

    Mas o fato é que após um tempo, os sintomas de abstinência passam. A dependência em maconha não existe como existem com outras drogas. A dependência em maconha é provavelmente uma das mais fáceis de se curar pois não envolve uma necessidade química do corpo pela droga.

    ResponderExcluir
  7. "sim sou dependente, tbm sou dependente de agua, ar e comida. faz parte do direito de cidadão ter acesso a o q ele precisa pra viver."

    Quer dizer então que quando sua maconha acaba você fica nervoso e não consegue se concentrar em outra tarefa que não seja conseguir mais?
    Eu consigo viver sem tranquilamente.

    Não confundam costume com vício ou dependência.

    ResponderExcluir
  8. caramba eu nao vou mentir, so em pensar ficar sem fumar um,ja bati a noia.
    tipo pra mim,acho que sim,causa dependencia e vicio,mais claro bem "melhores" do que outras drogas!
    Entao LEGALIZE JAH!
    VLW HEMPADAOOOO _\|/_

    ResponderExcluir
  9. Maconha pra min eh uns dos meus hobbys favorito.! =]

    ResponderExcluir
  10. já vi abstinência de crack( o maluco chega a se quebrar ,bater, vira um bixo demonhado , no CAPS eles comem áçúcar puro pra tirar a fissura ) e álcool é foda , tivemos que amarrar o paciente pois ele teve uma crise convulsiva no ps ( tava sem beber desde domingo ) e era SEGUNDA .



    uso a cannabis a 2 anos , as vezes fumo mto , ai paro umas 3 semanas , nunca tive nenhum sintoma de depência , só ansiedade e insônia na primeira noite , além de não comer o tanto eu comia ( por falta da larica) descobri o pq da ansiedade . é o seguinte você não pode parar de usar de uma hora pra outra , tem que diminuir o ritmo aos poucos ) .

    sobre a dependência/abstinência da cannabis ela é mínima , oque se tem é o hábito .

    e como dizia o mestre bezerra ,"se segura malandro ,pra fazer a cabeça tem hora "

    primeiro suas responsabilidades , depois a viagem heuehuh

    ResponderExcluir
  11. vou confessar que quando não fumo um marlonbrando eu fico um pouco nervoso..não no sentido de agressivo..mais sim de ficar mal humorado e maos e pés suando um pouco mais q o normal e dai fumo mais caretas..na verdade em 2 anos conto nos dedos os dias que passei batido sem dar uns tapas..sou viciado em maconha mais sou viciado em tabaco tb..nd como fumar um ciga depois do jack ow depois dum coffee..
    agora parar de fumar eu soh quero parar de fumar tabaco msm..foda eh a fissa que da depois de dar uns tapa kkkk

    ResponderExcluir
  12. Seguindo os que trata no quadro
    sou dependente... como qse todos aqui, mas, também como a maioria, eh algo controlável!

    ResponderExcluir
  13. "se segura malandro ,pra fazer a cabeça tem hora "

    ResponderExcluir
  14. eu sou um dependente!
    heiuaheuiaheuihaui

    ResponderExcluir
  15. até vivo sem mas o bom humor já era.

    ResponderExcluir
  16. r: já corro atraz antes d acabar pra ñ chegar a ficar d cara nuncaaaaaaahhhh.

    ResponderExcluir
  17. alguem sabe se a FALTA de larica é um sintoma de dependência.?????? eu comia muito no inicio mas fumava pouco, hoje fumo todos os dias em média uns 2 baseados e não sinto vontade de comer.

    ResponderExcluir
  18. Eu não me considero dependente!
    to 5 dias sem fumar e to totalmente normal, claro que tenho vontade de fuma mas posso me segurar o tanto que eu quiser.
    Antigamente fumava todo dia e hj em dia fumo de 3 em 3 dias ou 2 em 2.
    Tem gente que não consegue ficar um dia sem tomar cafe que já fica com abstinencia.
    Então maconha é menos viciante que a propria cafeina se parar pra pensar!
    Mas que amanha eu darei um dois Ah sim darei ahshuasuhsausauhas

    ResponderExcluir
  19. Normalmente os maconheiros conseguem ficar sem a ganja. O foda é que o bagulho é mto bom, então pq ficar sem? hehe

    ResponderExcluir
  20. fumo Bagarai e quando acaba ou antes de acabar ja to correndo atraz. Não considero vicio, pois tem épocas em que fica dificil de achar e ai quando num tem, num tem e pronto.Porém quando tem dar aquela relaxada me faz bem demais, alivia o stress e passo por todos os problemas na boa, (sem esquecer que eles existem! viu ow senhores "fugir da realidade"), mas certamente com muito mais calma e cabeça fresca para pensar neles e resolve-los.

    ResponderExcluir
  21. Num tem como, pode falar ai que o nosso organismo num foi feito pra fumar, mas só quem fuma, o que quer que seja que sabe o quão prazeroso que é o habito de fumar.

    ResponderExcluir
  22. é tenso... tenho q estudar pra oab e sinto falta da erva antes de dormir hehe
    e antes de acabar sempre tento arrumar uma 1 pra 1 decente (ou no max 2 pra 1) pra n ficar sem

    fico de cara, fico irritado e etal

    ResponderExcluir
  23. Não me considero dependente.

    Apesar de ter há mais de um ano o hábito de fumar quase todos os dias, ja passei por fases de ficar sem durante 2 semanas , ou fases de diminuir o ritmo, por exemplo, ao inves de fumar 1 ou 2 por dia passar a fumar 1 a cada 3 dias. Já senti ansiedade por deixar de fumar, porém quando a parada é muito brusca, exemplo fazer uma trip fumando o dia inteiro e voltar pra casa e ficar sem ter o que fumar. Tolerancia como todo bom maconheiro sabe é o msm caso, vc até pega uma certa tolerancia a maconha, mas isso é diretamente proporcional a frequencia em que se fuma.

    Tenho amigos pessoais que antes fumavam 5 ou 6 baseados por dia e hoje só fumam em um fim de semana ou outro, então não acredito em dependencia realmente grave em maconha.

    A verdade é que fumar um baseado é um hábito bom pra caralho... hahaha. Então parar é foda pra qualquer maconheiro

    ResponderExcluir
  24. não me considero dependente, sempre tenho vontade de usar e tal, mas não me considero dependente porque quase nunca vou busca-la a preguiça eh maior ashuasuh ou seja não tenho akela necessidade. mas curto pra caralho ;D

    ResponderExcluir
  25. Assunto polemico... Não me considero dependente pois consigo ficar um bom tempo sem fumar de boa... Mas se tiver chance fumo todo dia o dia inteiro por gostar demais da erva... mas não dependente

    ResponderExcluir
  26. fumo de 3 à 5 beck´s por dia \o//
    _\|/_

    ResponderExcluir
  27. diferente da dependência do tabaco, fumar maconha é sempre um prazer imenso. As vezes me deparo pensando em parar de fumar, pq agt fica stressado ouvindo tantas críticas do pessoal desinformado.

    Mas graças a Deus não sou uma pessoa influenciável
    (como falam dos jovens) e penso dua vezes antes de parar; se é por necessidade ou por críticas ...

    Antes de acabar o fumo saio parar comprar mais.(X)

    Fumo por prazer,quando tenho um tempo, sem me prejudicar no trabalho ou nos estudos. (X)



    GOOOSTOO° MUITOO° !!! (X)

    ResponderExcluir
  28. fica sem coca-cola da resultados piores!!! FATO! sauashushuauhsauhsauhasuhhuas

    ResponderExcluir
  29. (ok) Tolerância
    (x) Abstinência (fraquíssima)
    (x) Consumo maior que o pretendido (eu nunca pretendi consumir pouco)
    (x) Tentativas frustradas de interrupção (apesar de ter parado poucas vezes, fiquei abstêmio sem grilo)
    (x) Tempo gasto com a droga (gasto mais tempo por mês almoçando)
    (x) Droga como prioridade (não deixo de fazer nada pra fumar um: fumo e vou pro compromisso)
    (x) Uso da droga a despeito dos problemas por ela causados (pessoalmente ela não me causa maiores problemas)

    E aí galera... Será que sou dependente?

    ResponderExcluir
  30. Fiquei dois meses sem fumar este ano por que não tinha fumo aqui onde eu moro nem em cidades vizinhas ou não tão vizinhas assim e a situação foi sinistra, principalmente aquele mau humor fdp... A vantagem é que passei a fumar menos, o que economiza grana e diminui o estress de ficar sem fumo. O grande lance de para um pouco é que fumar depois lembra os priomeiros baseados coisa que não acontecia há dez anos. Nunca deixei de fazer nada por causa do beck. Agora o fumo anda meio escasso, mas tem, e o grande problema é que os traficantes aqui da região oeste do Rio Grande do Sul pararam de vender fumo pra vender crack ao mesmo tempo em que as autoridades intensificaram a repressão à maconha e parecem fazer vista grossa pra pedra. Já ouvi polícia dizer que "drogado tem que morrer", por isso não investem na repressão ao crack. Sinistro...

    ResponderExcluir
  31. EU NÃO GOSTO DA PALAVRA VICIADO, POIS CARREGA MUITAS COISAS RUINS !
    Mas sim, sou dependente da cannabis, tenho que fumar todo dia para me acalmar, botar a cabeça no lugar, refeletir ...
    É UM DIREITO MEU.

    TUDO POR UM BASEADO HÓ, TUDO POR UM BASEADO HÓ !
    SEEEM A PLANTA , SEEEM A PLANTA, SEEM A PLANTA NÃO DAMAIS !
    COM A PLANTA, COM A PLANTA EU TO NA PAAAZ !

    C.O.N.E.

    ResponderExcluir
  32. verdade, começa a causa dependencia apartir que entra em termos de sociedades porque cada um começa a ver que é livre para fazer o q bem quer e começa a ve a situaçao do pais e pá ... o cara começa a fica paranoico mesmo... acho q cada um tem que ve bem o q quer e nau dedica mais a maconha do que outras atividades , um fuminho ali e pá , antigamente eu fumava todos os dias se ficasse 1 dia sem fica loco , hj consigu me controlar mais , 1 vez na semana e pá, e tbm nau exagero na dose. mas ae galera tome cuidado com isso pois pode sofrer as consequencias depois ... veja bem o q voce quer e nau deixe a se levar ...

    ResponderExcluir
  33. Tenho fumado todos os dias há mais de 10 anos e, as vezes que nao fumei, no primeiro dia nao consegui dormir, no segundo um mal humor danado e pouca tolerancia com coisinhas banais. A coisa só melhora com 1 semana sem fumar, aí sou um careta como qq outro. Acho q é uma dependencia sim, mas q se cura em uns 10 dias, no máximo. Já deixei de ir em batizado, primeira comunhao pra surfar e fumar maconha, já deixei de ir em festa de familia pra casa ficar sozinha e eu poder fumar maconha e transar tb. Várias vezes. So digo q pra estudar com um bagulho bom em casa é tarefa para poucos ou ninguém, dificílimo. A erva é boa, mas é sem-vergonha, faz malandro se atrapalhar.

    ResponderExcluir
  34. concordo com os dois anonimos do ultimo post ! ;x

    ResponderExcluir
  35. Sou dependente,mas consigo ficar uns dias sem fumar...hoje uso com moderação,até porque só fumo coisa boa,e o bagulho é caro bagaray...

    ResponderExcluir
  36. Desculpe, estou fazendo pós graduação em engenharia de software, assunto complexo, e não fui a 1 aula de cara, só chapado. Estou com boas notas! Você tem que aprender a se organizar chapado se não quiser se "atrapalhar".

    ResponderExcluir
  37. ah po, já to a 1 semana sem fumar aqui e to como qual qer careta, nem acho que sou dependente.. é só saber a hr de fumar e a hr de não fumar ;]

    ResponderExcluir
  38. sentir falta é normal, tudo que gostamos sentimos faltaa né, isso nao eh dependencia ^^
    mas tudo que é demais faz mal...
    aqui em casa as coisas sao dificeis, maior luta com os pais, quando nao da pra eu fumar nao fumo,
    fico sem fumar quantos dias precisar, mas tambem nao deixo de pensar na erva todos os dias uhAHa eh uma coisa que eu gosto, dpois eu tiro o atraso.

    ResponderExcluir
  39. Não sou dependente, fumo uma vez perdida 1 baseado no meio da semana, não curto fumar todos os dias e nem ficar 24h chapada. Nos fins de semana (nem todos)fumo com as amigas. Todas trabalham e estudam e todo mundo leva uma vida normal não atrapalha em nada o cotidiano.

    ResponderExcluir
  40. Essa questão do vício é bem complicada, existem pessoas que viciam em sexo, em jogo, em mentir, etc... Coisas que sequer são consumidas, mas que mesmo assim viciam. O vício é mais a relação que a pessoa tem com determinada coisa, do que você ter ou não reações físicas na abstinência. Vício é hábito!

    ResponderExcluir
  41. sim totalmente viciado...

    ResponderExcluir
  42. eu fumo pq eu gosto, nada de vicios...
    tanto q ja fikei uns 2 anos sem fuma, dps voltei pq tava afim... parei uns meses e voltei de novo, do uns tempo assim só pra controle ;D maconha n vicia assim, relaxae

    ResponderExcluir
  43. Tipo o que eu penso.
    Fui viciado no crack durante um ano,
    ninguem imagina o que eu fazia, as vezes ficava meio pirado, o que eu penso da maconha: quando fumava maconha, ficava tranquilo.
    Dai entao peguei o costume de quando estava meio "fora da casinha" dava uns tapa na maconha.
    Agora parei com tudo nem cigarro nao fumo mais,
    o que sempre falo para as pessoas que dizem que maconha causa dependencia: MACONHA nao causa dependencia nenhuma, simplesmente deixa vc mais tranquilo ( claro em alguns casos eh diferente mas sao raros) pra mim a maconha foi uma experiencia boa, ao inves de estar correndo atras do crack ficava tranquilo com apenas 1 Real, bom galera isso eh o que penso sobre tudo isso, nao seja um viciado simplesmente
    fume um de vez enquando
    de vez enquando um faz bem pra mente...
    abraços

    Shadow Mc.Maia

    ResponderExcluir
  44. A minha experiencia é a seguinte:
    Fumei, por 6 anos seguidos, pelo menos 3 baseados por dia. Esse número podia chegar a uns 6, 7. Na média, eu e minha esposa fumávamos cerca de 75 gramas por mês. Por seis anos seguidos, sem interrupção.
    Depois desses seis anos, não conseguia mais controlar a quantidade de maconha que fumava. Não conseguia ter 50g em casa e fumar só a noite, por exemplo. Fumava o dia todo. Acontece que houve um momento da minha vida que eu precisei parar. Trabalho em casa, como pesquisador, e a maconha estava atrapalhando meu rendimento no trabalho, que, na época, deveria ser máximo. Bom, como não me controlava, resolvi parar. Achei que seria muito dificil, pois, fumando 75g por mês durante 6 anos, já era para eu apresentar um quadro de dependência grave, caso isso ocorresse com a canabis. Acontece que isso não aconteceu. Fiquei 3 dias com insonia leve e mal humorado, depois passou. Foi muito tranquilo. Depois de uma semana careta, parecia que eu nunca tinha passado 6 anos chapado.
    Bom, não parei de fumar totalmente, mas nunca voltei para o estado cronico que eu estava. Isso por opção e porque os efeitos individuais da canabis em mim não condiziam mais com minha rotina (não dava mais pra fazer tudo chapado). Mas vira e meche eu compro meus 10 contos e passo um fim de semana lagartando... Bom, é isso, por experiência própria, maconha não causa dependência. Sou viciado em nicotina, sei bem o que é dependência e vício.

    ResponderExcluir
  45. fumo e só falto comer a casa

    ResponderExcluir
  46. Aaaah... qualé galera?

    que papo é esse de vício?
    Fumo maconha porque gosto e me sinto bem, e é óbvio que tenho uma frequência de curtir a erva.

    Creio que não colocando sua vida profissional e social em 2º plano para aproveitar a ganja não existe nenhum problema.

    Trabalho o dia inteiro e fumo quase todos os dias logo que acordo ou na hora de dormir, e realmente isso não me atrapalha.

    Tenho amigos que gostam e não gostam e sempre estou com eles.

    Minha família também sempre está presente.

    Pratico esportes todos os dias e me sinto bem.

    A ganja é benéfica para mim, e muitas pessoas que conheço também.

    Por isso está na hora de tratar essa planta como uma planta que faz bem psicologicamente e fisicamente, não como uma substância como cocaína, cigarro ou álcool.

    LelalizaJah!

    ResponderExcluir
  47. Não me considero um viciado, quando rola uma seca na regiaão fico sem numa oa. Mas eu confesso que sinto falta, mas quem não sente falta de algo que lhe faz bem!??! Quem não gosta de um sexo bom? Quem não gosta de um churrasco bem gorduroso(isso sim mata rs)? Mesma coisa com o Beck!
    Mas o melhor de ficar sem fumar é a inexistência da larica, que pra mim, é o pior da maconha
    LARICA=ENGORDAR

    ResponderExcluir
  48. Bem, não tenho vício.

    Atuo como conselheira para usuário e suas respectivas familia. Exerço a função em terapia de familia e sou psicopedagoga.

    Se desejarem ajuda é só acessar.

    katiarumbelsperger@ig.com.br

    http://katiarumbelsperger.blogspt.com

    ResponderExcluir
  49. sabe oque é eu fumo pq meus amigos tão fumando e eu quero ficar na mesma vibe que eles, esqueçer um pouco dos problemas, mais o ruim é que depois de curtir o baseado eu fico pensando que eu já so um viciado e tal e fica me martelando na minha cabeça isso, tava a 5 dia sem fuma e quando ve fumei e agora to tri deprimido mt mesmo, seila eu acho que se tu ficar mais de 2 dia sem fuma tu n sente vontade, tu só volta a fuma quando tu ve que n vai ter nada de importante pro outro dia dai tu pensa azar amanhã eu n tenho nada mesmo e fuma e começa tudo denovo..

    ResponderExcluir
  50. Já fui viciado/dependente de cocaína e se tem um assunto que eu entendo é DEPENDÊNCIA. Até hoje tenho cicatrizes de cortes nos pulsos por causa dessa maldita droga que quase me matou.

    Aos poucos fui percebendo o mundo em que eu estava caindo e, com muito esforço, fui substituindo a cocaína pela maconha.

    No começo foi difícil porque eu nem sabia fumar e nem bolar um baseado, mas hoje estou há 2 anos limpo da cocaína e muito feliz fumando e comendo minha maconha.

    ResponderExcluir