sábado, 16 de janeiro de 2010

[Ed. 46#] Ervamundi: Cultura da Maconha em Cabo Verde!

Hoje o Ervamundi inaugura mais uma letra do alfabeto. Passamos por todos os países de letra A e B, agora vamos percorrer a cultura da cannabis por todos as nações com a letra C, e começamos com uma bandeira de tamanha vastidão azul que ninguém diria estar desembarcando em Cabo Verde!

O nome dá ânimos e o visual também. O país é constituído por um arquipélago de  10 ilhas, localizadas na costa africana.  A pobreza e posição geográfica fizeram do país uma rota essencial para o tráfico internacional, o que difundiu por lá a cultura da droga associada a todo tipo de mazela social. Mas largando de mão o mundo das drogas, vamos a procura da erva, que por lá recebe o apelido carinhoso de "padjinha".

Apesar de falarem português, os cabo-verdianos também tem como idioma não oficial o crioulo. Durante muito tempo há um esforço internacional para que a questão do tráfico neste país seja resolvida, e isso significa sobre tudo um combate intensivo ao crime. No ano passado um escritório das Nações Unidas apontou que o país sofria com as drogas ilegais por elas serem a causa do  número crescente de delitos. Mas quando dissemos sobre esquivar do mundo das drogas, quisemos era mudar o rumo dessa prosa já que a erva é habitualmente consumida e muitas vezes plantada por lá, com clima quase agradável, caso não fosse a escassez de chuva.

De acordo com quem assiste a rota de funcionamento da máquina, "Cabo Verde é  um país que recebe muito turismo, sobretudo turismo europeu. Alguns destes turistas se transformam em traficante de drogas levando a cocaína de Cabo Verde para a Europa". A intensificação de operações para inibir o tráfico resultou em melhorias consideráveis, porém um diretor executivo da ONU fez com que os cartéis fossem transferidos de Cabo Verde para Guiné-Bissau.

Enquanto isso a maconha parece ser peixe pequeno, tendo seu consumo controlado sem alarmes, com possibilidade de despenalização de porte e consumo, perante a necessidade de formas mais inteligentes de combate ao tráfico. O assunto drogas é tratado talvez com silêncio mórbido, mas a erva se consome por nichos sociais ligadas algumas vezes ao reggae ou outras vertentes culturais. Alguns guias internacionais apontam a Rua Marginal, a Rua da Praia - nome da cidade mais populosa do país - se a tentativa for achar uma alma solidária afim de compartilhar um beque. 

Cabo Verde

Semana que vem a gente continua pela África. Vamos aos Camarões! Vem junto?

6 comentários:

  1. eu fumei em mindelo, na rua, diante de uma vista espetacular, com a galera numa roda imensa, na paz!

    ResponderExcluir
  2. Minha familia mora lá:

    Sobre fumar no mindelo é verdade, pelo fator legal a policia não vai te prender.

    O problema é que o povo é MUITO católico então socialmente a Maconha não é bem vista.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. eu sou daqui e digo o que se fuma aqui e de primeira qualidade

    ResponderExcluir
  4. e onde se arranja em santa Maria? Quero provar sem ir embora

    ResponderExcluir