quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

[Ed. 52#] Hemportagem: O Grande Dia? Gandhia!

Na edição #51 o Hempadão divulgou a respeito de uma manifestação de coragem, o Gandhia! O movimento surgiu com o intuito de abrir os olhos da sociedade para uma parcela resistente e de minoria, mas que quer ter seus direitos de escolha considerados. Já pelo nome, a homenagem é mais do que à ganja, se referindo diretamente a Gandhi devido a política adotada em busca da idenpendência indiana. Vale lembrar que ao contrário do que acontece aqui, a época de Gandhi a grande maioria da população apoiava a idéia, sendo uma forma de proteger o estado indiano diante da ameaça externa de exploração, no caso, a Inglaterra.

O Gandhia surgiu, fez barulho, mas já mudou sua tática. O que seria uma única edição agora pode virar várias, inclusive em outros estados do Brasil. No entanto, oficialmente em São Paulo a primeira reunião do grupo vai ser no próximo sábado, no vão livre do MASP. O novo objetivo não é queimar a erva ilegal, mas sim qualquer uma que dê uma fragância simbólica e legal ao movimento. A intenção é que os manifestantes façam barulho com a causa até atingirem o número de mil participantes, quando enfim será aceso o verdeiro beck.

A concepção do manifesto é um prato cheio para a imprensa. Nada melhor do que aquela boa e velha polêmica para agitar as páginas tantos de jornais quanto portais na internet. Hoje a Folha de São Paulo lançou matéria com aspas tanto de organizadores quanto de oficiais contrários ao movimento. No primeiro parágrafo, a palavra militantes foi substituida por... malucos. Vê só:    

"Você está passeando pela avenida Paulista e de repente sente um forte aroma de orégano saindo dos baixos do Masp. Ué? Agora tem pizzaria por aqui? Nãããão, bró. São apenas uns malucos, fumando orégano com o propósito de defender a legalização da maconha. Se o Ministério Público não encrespar (como já fez com outras manifestações pró-descriminalização da canabis), é isso o que deverá ocorrer no próximo sábado", diz a reportagem de Laura Capriglione. Para ler o texto completo, clique aqui!

Maluquice à parte, nós do Hempadão acatamos razão e damos apoio a todo tipo de movimento que tenha o fim da mudanças nas leis no sentido maiores liberdades principalmente em relação à maconha. Por isso fazemos nossa parte divulgando aqui o anúncio oficial do movimento, como todos cuidados e orientações àqueles que vão poder participar desse ato. Esperamos é claro que a repercussão não seja negativa e que, ao invés de ajudar, essa idéia não seja um forte argumento contra às já tão normais boas vibrações de evolução sobre a causa. Segue abaixo o comunicado do Gandhia:

Como será o ato?
- O primeiro ato do Projeto Gandhia acontecerá este sábado, dia 27/02, às 16h20, com concentração marcada para as 15h30. 
- O ato consiste em às exatas 16h20 todos acenderem seu baseado simbólico (de orégano, chá, etc.) 
- Faremos o ato todo último fim de semana do mês, sempre contando o número de participantes. 
- Estabelecemos uma meta: quando o número de participantes passar de 1.000 faremos o ato simbólico com maconha. 
-
Além do ato simbólico outras atividades serão incentivadas: levem seus instrumentos, poesias, musicais, objetos de arte, revistas, livros, material histórico.

- Haverá  literatura de cordel e Informações sobre as leis serão explanadas

Haverá  uma Bandeira e uma ata para os presentes assinarem. As primeiras 1000 assinaturas ficarão na bandeira que será  levantada no Grande dia do Gandhia.

Manual de Conduta para o Ato:

- Não portar drogas ilegais no evento.

- Filmar tudo! Do início ao fim do seu trajeto até o Gandhia no MASP

- Levar um "baseado" de orégano, chá, etc.. para participar do ato simbólico.

- Caso tenha antecedentes criminais, lembramos que pode haver complicações.

- O Gandhia preza pela não-violência. Não provoque a polícia, não se deixe levar por provocações e não reaja a uma possível repressão.

- O ato simbólico acontecerá  às 16h20. Tente chegar mais cedo, a concentração está  marcada para as 15h30.

- O Gandhia é um movimento aberto e por isso a segurança e condução do evento depende de todos os participantes e deve ser por todos zelada. Colabore!


CARTA DE PRÍNCIPIOS GANDHIA:

- Gandhia é:

O Gandhia é um coletivo pacífico que defende a liberdade individual, a legalização da maconha e a liberdade de expressão de maneira clara, explicita e incisiva. Como um projeto político/cultural queremos a realidade sem hipocrisia no que cerca o assunto e o jeito de lidar com a maconha no Brasil.

- Quem somos:

Somos um movimento de resistência, pautados pelo conceito da não-violência. Um coletivo que não faz apologia ao uso de drogas, mas que está  cansado de aguardar mecanismos jurídicos que se mantem lentos e ineficientes diante de uma realidade perturbadora. Temos um sentimento de emergência que não se contenta com a lentidão e uso oportunista da discussão da legalização.

Somos pessoas insatisfeitas com a atual repressão e manutenção do véu sobre o tema que só  traz atrasos sociais e cria a situação perfeita para o tráfico evoluir, o dinheiro público ser mal aplicado e a repressão a comunidades carentes continuar legitimada por um discurso de guerra às drogas. Somos muitos, somos milhares!

- O objetivo é:

Nosso objetivo é reunir cabeças pensantes que acreditem na mudança através de debates abertos, reuniões democráticas, instalações artísticas, saraus, e palestras. É garantir que pessoas possam se reunir para discutir e se expressar sem medo de repressão. É mostrar que existimos que não deixamos de fumar por ser proibido e que somos responsáveis, produtivos e conscientes. Quando a meta for alcançada, cada um acenderá seu cigarro de maconha, da mesma maneira como milhares fazem hoje no Brasil e no mundo. Esse ato simbólico quer questionar a hipocrisia que ronda o tema: estamos fazendo o que sempre fazemos, no vão livre do MASP ou não, fumamos. Queremos que a sociedade deixe de fechar os olhos para isso e comece a lidar com o problema que é de maior urgência!

46 comentários:

  1. Aí sim! Vou estar lá, certeza

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente nao vou estar pois nao sou de sampa.

    E realmente nao sei o que pensar, nao faco ideia se isto vai ser positivo ou negativo a causa.

    O jeito e arriscar e ver o que da.

    ResponderExcluir
  3. ahhhhhhhh q alegria... eu to saindo de Blumenau e vo aparecer ai! tenho uma feira em SP, mas sábado já comparecerei no 1º Gandhia.

    Só não sei onde fica o MASP, muito menos o vão livre..

    Jah bless

    ResponderExcluir
  4. Tem metro que vai direto ao MASP.
    Estacao Trianon-Masp linha Verde, se nao me engano.

    Boa sorte la, amigo bruno.

    ResponderExcluir
  5. Tb não sou de sampa!....mas axo q a policia não vai gostar nada disso!mas se não fizermos nada...nada irá acontecer!paz!

    ResponderExcluir
  6. o masp fica na av.paulista bruno, eu vou estar lah, grande abraço.


    capitão presença

    ResponderExcluir
  7. Vou dizer q no início eu estava contra, pois a maneira como foi divulgada não deixava mto claro
    agora acho q ta bem claro q naum eh desobediencia publica, acho q não haverá grandes problemas com a guarda negligente

    ResponderExcluir
  8. Vou estar presente, revolução já.
    'Nossa vitória não será por acidente'
    Legalize já, chega de hipocrisia.

    PAZ.

    ResponderExcluir
  9. Isso mesmo galera, maluco são eles que não enchergam que na verdade não somos nós que financiamos o tráfico, mais eles que nos dão a única opção de ajudar quem não merece. GANDHIA NA CABEÇA, vamos lá galera, acender nossos cones de orégano.

    ResponderExcluir
  10. Aeee galeraa , vamos representar essa naçao, exigir a nossa liberdade de expressao,mostrar a todos a que viemos...Quero ver todo mundo la...
    Legalize ganjaa. Vamo fazer barulho, abalar as estruturas do MASP sabado.
    Johnny

    ResponderExcluir
  11. Não é perigoso que ocorra de alguem acender um baseado em vez do simbolico e chame a atenção da policia, ou pior, a policia maldosamente dizer que viu ou sentiu o cheiro do verdadeiro baseado e assim enterferir negativamente no Gandhia?

    ResponderExcluir
  12. Pow!
    O pessoal tinha q fazer no domingo!!!
    sabado eu trabalho
    vou dar um jeito de ir no proximo

    ResponderExcluir
  13. eu ja legalizei no masp com seguranças por perto , nao pega nada!

    ResponderExcluir
  14. Tem que marcar num domigo, uma galera trampa no sabado...

    ResponderExcluir
  15. Irado ein, iniciativa e tanto da galera de Sampa!

    ResponderExcluir
  16. Quem quiser formar um grupo em floripa, pra nós catarinenses, eu sou um integrante e apoio com certeza

    orkut: guilherme kudo
    twitter:guikudo

    ResponderExcluir
  17. Pow não vou poder ir, mas boa sorte galera, gostaria muito de estar lá, talvez no Próximo, e vamos marcar num domingo, pra chegar rapidinho aos mil como quer o pessoal do unzinho.

    ResponderExcluir
  18. Ta certo , de algum jeito precisamos chamar a atenção da sociedade pra isso, num adianta ficar esperando a mídia noticiar o que acontece pelo mundo porque se não num vai legalizar tão cedo, acho que é uma boa esse movimento se for seguido o que está pautado ali emcima, e digo mais, se der certo eu apoio o movimento aqui no rio, participo e seria bom que houvesse em várias outras cidades do país, vamos nos movimentar galera, num adianta ficar só na frente do pc esperando o dia chegar, nós somos a geração que TEM que mudar isso, esse absurdo.
    JAH BLESS!

    ResponderExcluir
  19. Acho uma excelente idéia essa mobilização, finalmente um evento de tamanha grandeza sem ter aquela intenção de apologia as drogas, e sim de descontentamento com a atual cituação do brasil quanto o uso da maconha.
    Infelizmente não poderei ir, mas quando tiver (e acredito que terá)no estado do RJ com certeza estarei lá dando total apoio!

    Tudo de bom.

    ResponderExcluir
  20. Agradeço a toda galera do Hempadão que conseguiu entender a seriedade do movimento. É um ato polêmico que gerou informações obtusas. O Gandhia tem princípios, motivações e estilo diferente ao da marcha da maconha. A nossa causa é convergente.

    Queremos sim a legalização da maconha. Defendemos uma nova estratégia.

    Esperamos fazer um ato bonito no sábado...

    Valeu galera... amanhã vai ser maior
    Amanhã vai ser um grande dia! Gandhia!

    ResponderExcluir
  21. Tamos juntos, Vinisius!
    Sabe que pode contar com a gente...

    No grande dia pode ter certeza que a equipe da Hempada vai estar aí.

    Aliás, nós e boa parte dos leitores, né não?
    #coragem, #coragem...

    ResponderExcluir
  22. podcreeee!
    aqui em manaus montamos um grupo tbm nesse stilo, dia desses saiu uma reportagem nossa no jornal local q gerou muita polemica na cidade, foi bom pq conseguimos enfim iniciar a discussao sobre o uso de maconha por aqui!

    positive vibrations pro Gandhia!

    ResponderExcluir
  23. é a revolução que tanto precisamos
    sou de Brasília
    acho difícil a total legalização
    mais seria um sonho poder curtir sem sem aquela velha paranóia

    APOIO DEMAIS
    e espero que tbm tenham movimentos assim aqui na capital :9

    ResponderExcluir
  24. A Folha de SP muitas vezes deixa a desejar com diversos acobertamentos e negação de informação importante aos seus leitores, como por exemplo o artigo da Sra. Marina Silva falando da saída do líder do acordo mundial sobre o clima;falando muito sobre a necessidade de um substituto, quando omitiu que o motivo da saída foi a descoberta do "Climategate" onde os principais cientistas envolvidos com mudanças climáticas FORJARAM informações com o intuito de provar que o aquecimento global é , de fato, preocupante.
    Na mídia internacional já é sabido por todos que na Idade Média a Terra esquentou muito mais e que não será por isso que seremos extintos.
    Quanto ao GANDHIA é um ato acima de tudo de cidadania, em defesa da liberdade civil. O autocultivo parece não interessar tanto os traficantes quanto a polícia. Ué,mas não era pros interesses de ambos serem excludentes, o que os faz compartilhar da mesma opinião?
    O fato de 1000 pessoas fumarem maconha em local público é uma clara demonstração de um fenômeno que ocorre quando cidadãos estão sujeitos a regimes com viés totalitário; a desobediência civil voluntária! Nâo é crime, mas fenômeno social. Obviamente por não haver dano ao patrimônio público, confronto ou baderna.
    Parabéns pela coragem e ousadia. Maconheiros que ainda nem nasceram agradecem!

    ResponderExcluir
  25. Olha como a mídia já está tratando do assunto. Mesmo que brevemente.
    Marcha do Oxigênio

    FHC elogiou a realização da Marcha do Orégano, a manifestação planejada por universitários para este sábado, 27, para ironizar a proibição da Marcha da Maconha na capital paulista.

    "Em geral sou bem aberto em relação às manifestações. Desde que sejam pacíficas, não vejo por que não deixar que existam".

    FHC defende a polêmica descriminalização do uso de drogas como estratégia para conter o crime organizado.

    fonte: alertatotal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. mto massa... queria ir... mas de fortaleza pra sp eh longe e minha condição financeira não permite essa trip!

    ResponderExcluir
  27. Fica a sugestão para o Hempadão, do Rio, a Ananda da Bahia, e o Princípio ativo de POA, fazerem (eles que podem) uma Gandhia nas suas capitais...E aos outros maconheiros do Brasil, para fazer nas suas cidades...esse é o caminho. Coragem galera, a gente chega lá !!!!

    ResponderExcluir
  28. O Gandhia promete acender os baseados de ervas diversas às 16h20, ou 4 e 20 da tarde. Para os não iniciados na cultura da "nação canábica", 4 e 20 é um símbolo. Era nessa hora que, em 1971, alunos de uma escola californiana saíam das aulas e iam puxar "unzinho". No Masp, será nessa hora que a "nação oregânica" acenderá seus baseados cheirando a pizza.

    ResponderExcluir
  29. Demoro vou colar sim. Aliás, fumar um beck no vão do masp já é rotina, é só levar um cigarro civil dessa vez hahaha

    ResponderExcluir
  30. Eh isso ae galera vamos dar um passo adiante, vamos fazer a revolução a nossa maneira, como já diseram a uns posts acima, somos a geração que tem que mudar isso.

    Nossa vitoria não sera por acidente!!

    ResponderExcluir
  31. Pessoal, o Gandhia já esta começando a repercutir antes msm de acontecer
    http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,52537

    Se vcs pereceberem, no final tem uma correção na matéria. A versão impressa do jornal, q eh distribuida nas ruas de São Paulo, saiu sem a correção.

    ResponderExcluir
  32. O MP de SP acaba de suspender o Gandhia.

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1507674-5605,00-JUSTICA+SUSPENDE+MARCHA+DA+MACONHA+EM+SAO+PAULO.html

    SATISFEITOS BANDO DE JUVENIS!!

    ResponderExcluir
  33. Proibiu, e daí ??? Faz assim mesmo, que que vai dar??? Tão com medo de ir pra delegacia, , de tomar pau dos home...Não vivem tomando a toa ???Se isto é um ato de desobediência, porque temos de acatar essa porra de liminar...Se esperarem e pedirem pra deixar, estes reacionários da justiça de Sampa, num vão fazer nada nunca, quero ver grampearem todo mundo.
    Os ingleses nunca permitiram que Gandhi fizesse suas manifestações, mas ele fez assim mesmo. Vcs vão amarelar galera ????

    ResponderExcluir
  34. Não somos juvenis, o anonimo que não bta a cara, é que esta sendo senil.E covarde!!!!!

    ResponderExcluir
  35. pena q só estou chegando em sampa dia 5. senao, estaria no gandhia, como estive na marcha de salvador (a que rolou - LINDA, e a que nao rolou tb).
    acendendo cigarrinho de chá, pro espaço com a liminar. justo os paulistanos, q sao tao nervosinhos com o ritmo que a cidade tem, que deveriam ser mais firmeza com relaçao à legalizaçao: fumar umzinho pra relaxar da babilonia paulista nao devia ser crime.

    to botando fé, galera! proximo gandhia estarei lá!

    ResponderExcluir
  36. que evento maneiro brothers quando rolar aqui em bsb eu já estou dentro! boto fé!

    ResponderExcluir
  37. Os caras tao misturando tudo... Nao ha justificativa aceitavel, nem leis que proibam esss manifestaçao... Nao estamos fazendo nada contra a lei, os cigarros serao de oregano, somente uma representaçao... O APELO DEVERIA SER MAIOR , A PRESENÇA DE ARTISTAS SERIA MTO IMPORTANTE PARA O MOVIMENTO. Eh pela atitude covarde de pessoas como o anonimo ali em cima que esse pais nao muda... Estarei la pronto pra tudo , seja apanahar , ser levado...nossa liberdade sera conquistada com ousadia somente. Ja tentamos de tudo , eh tudo so oq nos sobrou, infelizmente...
    Um abraço aos homens suficiente para mostrar a cara hj e exigir um tratamento igualitario ao usuario.
    abrçao
    johnny

    ResponderExcluir
  38. A Alegação da Exma desembargadora seria, que seriam acesos cigarros de maconha, e não apenas simbólicos. Desde que realmente, ninguém porte drogas ilícitas, não pode haver repressão ao ato, que será pacífico, ordeiro e sem provocaçoes. Não deveriamos cancelá=lo por conta da proibição conforme já disse mais acima, é preciso ousar e ter coragem, Ninguem pode nos proibir de ir e vir, e ficarmos onde quizermos. Creio que deveríamos nos concentrar onde foi marcado, e ao menos mostrar que não acatamos decisões espúrias e equivocadas, com justificativas desprovidas de verdade. NÃO VOLTEM ATRÁS COMPANHEIROS ...OU NUNVA FAREMOS NADA

    ResponderExcluir
  39. HOJE EU TO LAAA!! SERÁ Q VAI TER ALGUEM PRA SALVAR UNZINHO? rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  40. Como disse anteriormente estou a 100km da terra numa plataforma de petroleo, e não tem como ir, mas espero que hajam bastantes pessoas com a disposição do Rafael, para ir, no Masp... e também lembro a todos, que segundo o próprio Gandhia, essas manifestações serão realizadas, nos ultimos fim de semana de cada mês, e se o pessoal amarelar hoje, mes que vem, quem pede a liminar que sejam os organizadores do evento- embora eu ache que não tem de pedir nada, pois não será comício, marcha, passeata...Será apenas pessoas paradas no vão do Masp, que fumarão ( sem falar nada , apenas filmando) um baseado de orégano. Ninguém pode impedir isto, não tem de ter autorização nenhuma !!!

    ResponderExcluir
  41. simplesmente sensacional essa idéia! já posso vislumbrar, um dia, milhares de pessoas em várias cidades de diversos estados do país acendendo seus baseados! seria emocionante! hehehehe uma mobilização dessas a nível nacional com certeza faria as pessoas refletirem sobre essa hipocrisia de termos que fumarmos nossa erva escondidos como meliantes. façamo-nos ouvir! viva o poder das massas!

    ResponderExcluir
  42. CHEGUEI E VISUALIZEI POUCOS GUERREIROS! Sim estava no MASP hj com mais dois brothers e achei vergonhoso a quantidade de pessoas presentes,pensei que a luta estava por vir mas me deparei com 50 manifestantes, APENAS. Ta na hra de exigir nossos direitos galera, ate FHC apoia , precisamos de mais incentivos?? O clima hj estava tranquilissimo apesar da frota de 10 viaturas policiais no local! Ao invez de combaterem bandidos, estavam mais interessados em flagar um maconheiro desavisado - ve se da pra aguenta isso- VERGONHOSO.
    Espero q daqui a um mes esteja repleto de gente. Vamo cola herbalizers de sampa, num da nada , apesar de ter sido proibido eh perfeitamente tranquilo de realizar o gandhia...
    ESTAMOS NO CAMINHO CERTO , ESPERO ENCONTRAR MAIS MANIFESTANTES DAQUI A UM MES ..
    PAZ , LEGALIZE
    UM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  43. ESTAMOS NO CAMINHO CERTO , ESPERO ENCONTRAR MAIS MANIFESTANTES DAQUI A UM MES ..
    PAZ , LEGALIZE
    UM ABRAÇO
    JOHNNY!!!!

    ResponderExcluir