sexta-feira, 26 de março de 2010

[Ed. 56#] THCélebre: John Lennon - Paz, Amor e Maconha!

Essa não é necessariamente a história de uma banda. Mas é melhor começar por ela, já que é praticamente impossível dissociar o ídolo do quarteto de Liverpool. Muita gente diz que os Beatles foram apresentados à Santa Maria por nada mais nada menos do que Bob Dylan. Isso não é bem verdade. Já que os garotos teriam experimentado a erva já em Hamburgo, embora não tivessem curtido muito. Eles teriam, na primeira vez, ficado rindo à toa, o que não teria, segundo eles, levado a nada. Mas essa noção mudou quando ritual foi feito com a brenfa apresentada por Dylan, num quarto de hotel.

Dylan ofereceu o beck, caso estivessem interessados. John Lennon, os outros três integrantes e mais alguns amigos, não tinham porque rejeitar. Então Bob pediu para que as portas fossem trancadas, luzes apagadas e incensos e velas acesos. Ele explicou a forma correta de inalar a fumaça e pronto, a conversa fluiu solta pela madrugada adentro. Desta vez os garotos ingleses relaxaram e se divertiram e por isso a cannabis passou a fazer parte dos acessórios de recreação da banda.

Antes disso, John e os outros integrantes usavam somente anfetaminas, pílulas responsáveis pelo pique de um show atrás do outro. Antes do baseado, eles até ofereceram o remédio aos presentes, mas Bob Dylan negou com sagacidade, apresentando a todos o poder da natureza, que viria a causar problemas na vida deles futuramente. Em 18 de Outubro de 1968, o apartamento de Lennon foi invadido em Londres. Os cães farejadores encontraram nada mais que 200 gramas de haxixe, meio grama de morfina e um aparelho de enrolar cigarros que continha ainda um rastro flagrante de maconha. Acompanhado de Yoko Ono, eles se declararam inocentes, embora mais tarde tivessem assumido a culpa, sendo obrigados a pagar multa e ficar sob aviso de que, se tornasse a acontecer, poderiam ser presos por um ano.

Durante algum tempo John Lennon permaneceu proibido de entrar nos EUA devido a ficha suja por causa desse caso. Mas em 71 ele estava presente na Universidade de Michigan para protestar a liberdade de John Sinclair, que teria sido condenado a 12 anos de prisão pela posse de um único baseado. Dá pra notar aqui a diferença brutal da justiça inglesa para a norte-americana. O organizador do evento foi Jerry Rubin. Participaram também artistas nativos como Stevie Wonder, Phil Ochs, Steve Miller, o poeta Allen Ginsberg, dentre outros. John faria ali sua primeira apresentação na américa sem a banda, mas com Yoko.

Ao chegar no microfone a primeira coisa que Lennon gritou foi: "O papa usa drogas!" e logo em seguida tocou uma composição sua chamada "The Ballad of John Sinclair", seguida de mais quatro canções inéditas. Antes deles, Stevie Wonder teria subido ao palco, com apenas 21 anos, dizendo: "isto é para qualquer agente secreto na multidão", antes de tocar "Somebody's Watching You". Ele estava certo, o evento estava mesmo cheio de agentes do FBI anotando cada palavra.  Valeu a pena, já que Sinclair foi solto dois dias depois mediante pagamento de fiança.

Após esse evento, desenvolveu-se um longo procedimento por parte da justiça americana com o intuito de deportar Lennon ainda por causa da apreensão de maconha feita na Inglaterra. Mas isso não chegou a acontecer, embora tenha o atrapalhado de tocar por causas políticas. Em 68 John teria sido procurado pelo "Papa do LSD", Timothy Leary, para que lhe ajudasse na campanha para governador do Estado da Califórnia. Leary pediu uma canção com o slogan "chegue junto, filie-se à festa", aproveitando o duplo sentido em inglês da palavra "party", que pode ser tanto festa quanto partido. Lennon pegou a guitarra e em poucos minutos estava pronta a primeira versão de "Come Together", que em pouco tempo estaria tocando nas rádios da Califórnia. Leary não conseguiu se eleger e a explicação é a basicamente a mesma, o estado conseguiu brecá-lo por acusação de porte de maconha. Mas isso já é outra história...

O psiquiatra Lester Grinspoon, de Harvard e autor do livro Marijuana Reconsidered, teve também um encontro com Lennon. O doutor estudou a maconha por anos e, após duas constatações, passou a fazer uso deliberado da planta. Ele teria dito a Lennon que a erva fez com que ele tivesse ouvido as músicas de John pela primeira vez. E o mesmo Grinspoon escreveu: "John respondeu rapidamente que eu tinha experimentado apenas uma faceta do que a maconha podia fazer pela música, que ele achava que ela poderia ser muito útil para compor e fazer música assim como para ouvi-la".

Outras personalidades assumem ter fumado maconha com John Lennon. É o caso de Paul Krassner, jornalista influente da contracultura norteamericana. Com uma morte absolutamente inesperada, John poderia ter feito ainda muito mais pela música e pela libertação cultural da erva. Ele foi morto com apenas 40 anos, recebendo 5 tiros dados por um fã em Nova Iorque. O assassino disparou os tiros e permaneceu ao lado do corpo do cantor, esperando a polícia chegar. Apesar de ter sido levado ao hospital, John não resistiu já que teria perdido cerca de 80% do sangue. O fã pediu desculpas aos policiais pelo transtorno causado, mas disse que tinha recebido a ordem de cometer o crime do livro que estava lendo, em mãos, "O Apanhador no Campo de Centeio". O criminoso permanece na prisão perpétua, sozinho na cela, já que recebeu diversas ameaças de morte.

Mas a memória de John vive, como um maconheiro convicto, mais do que isso, com a imagem de alguém que viveu e lutou pela paz. Na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno em 10 de fevereiro de 2006 em Turin, Itália, Yoko apresentou Peter Gabriel que cantou “Imagine,” uma música que se tornou o hino da paz mundial. Hoje em dia sobram memórias do artista em sua relação com a erva. Yoko Ono proibiu, através de batalha judicial, que um vídeo de John fumando maconha e compondo fosse publicado. Além disso, Lennon aparece no vídeo especulando sobre a idéia de colocar LSD no chá do então presidente dos EUA, Richard Nixon.

Em 2002, a caixa onde John Lennon costumava guardar maconha foi leiloada em Londres. A caixa foi vendida por nada mais que 24 mil dólares, o mesmo valor dado à letra escrita à mão da música "Steel and Glass". A mais engraçada história que envolve a banda é contada na biografia da mesma, que chegou a chocar a sociedade britânica. John afirmou que os quatro integrantes, minutos antes de receberem das mãos da Rainha da Inglaterra a medalha de Ordem do Império Britânico, teriam ido ao banheiro para... "Ríamos feito loucos porque tínhamos acabado de fumar um baseado nos banheiros do Palácio de Buckingham… Estávamos tão nervosos!", diz Lennon sem vergonha do ato.

14 comentários:

  1. Cara, ótimo post heiin..

    O Lugar mais doido qe alguem ja fumou um..
    "Ríamos feito loucos porque tínhamos acabado de fumar um baseado nos banheiros do Palácio de Buckingham… Estávamos tão nervosos!"

    ahseuhasuiehiuasehuiashe

    John Lennon - Paz, Amor e Maconha! _\|/_ (L)

    ResponderExcluir
  2. eu gosto MUITO do hempadão cara, mas preciso fazer essa crítica

    não custa nada antes de postar, colar o texto no word e dar um jeito nas palavras sublinhadas com vermelho (ou dar uma lida)... já vi muito erro de digitação de esbarrar em tecla errada..

    eu achei o texto muito foda e bem escrito e tal, mas:

    "slogam" , "envadido" , "morifna" , "meia grama", "chege" , "vesão" , "come togheter"

    esse tipo de comentário é chato, mas é construtivo

    o conteúdo do blog é nota 10, adorei ler esse post e não queria ter terminado, mas se vcs corrigirem esses erros, fica mais profissional ainda

    só pus anônimo pq não quero ser visto como chato hehe...

    ResponderExcluir
  3. Além disso, Lennon aparece no vídeo especulando sobre a idéia de colocar LSD no chá do então presidente dos EUA, Richard Nixon. "imagine" se ele faz isso hein???kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk q texto loko mt maneiro ri demais pacas eles eram doidoes msm kkkk

    ResponderExcluir
  5. rapaz, se fosse eu fumava um no banheiro e depois dava um cano na rainha. esses títulos são mto nada a ver! hehehe

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! Minhas preces foram atendidas!

    Finalmente um espaço para o meu maior ídolo maconheiro!

    VLW HEMPADAO!

    ResponderExcluir
  7. Duas coisas muito boas de se notar aqui: 1- John Lennon foi o tipo de cara que incomodava por falar oq pensava e por agir como queria agir. Até hoje, nos EUA e em muitos outros países, a repressão (além da regente ditadura neoliberal) em relação a maconha é grande. Aqui no Brasil, por exemplo, tem gente que fala que cocaína é menos prejudicial. Dá pra entender?
    2- Um anônimo relatando erros de gramática. O que é totalmente válido, afinal maconheiro também tem direito a educação, certo?

    Muito bom, THCélebre sempre chamando minha atenção e mandando bem demais.

    PAZ

    ResponderExcluir
  8. Caaraleo broder, ai eu paguei pau fi, os caras fumaram no palacio irmao, velho, deve ter sido a trip mais frenetica do mun, que demais velho, os caras tavam com a mente mto positiva entao, com certeza no auge que eles estavam e na vibe tbm, eles devem ter mandado pros diabos todo esse paradigma fresco da familia real e todas essas tradiçoes futeis e sem nexo. cara e so de pensar disso tudo naquela época, é demais pra um maconheiro broder huahua

    ResponderExcluir
  9. Hey John, tá lembrado?
    Do intervalo livre no colégio,
    Aloprando as minas, fumando escondido.
    E da pelada depois das aulas?
    Você estava sempre lá, claro que você lembra.
    Meus cabelos longos, a fita colorida amarrada.
    Copiei de você John.
    E os bate-coxas John? Mó breu. Estávamos em todos.
    Sabe John, um dia me contaram que você usava drogas;
    Maconha meu!
    Minha família gostou nada, brother.
    Nem te contei isso.
    Lembra da Rolling Stones que você me emprestou?
    Era você lá. Capa da primeira edição do tablóide.
    Lembra do basta amigão. Faça o que tu queres e o escambau.
    Caímos! Mochila, caminhão...pé na estrada.
    Eu não entendia muito que você me dizia,
    Mas tuas canções me enlevavam.
    Flutuávamos John.

    ResponderExcluir
  10. http://www.youtube.com/watch?v=GYzYGDk2lIA

    Parte 1 desse show ai !

    Nem vi ainda, acabei de achar

    ResponderExcluir
  11. só quem ta careta ve os erros ..

    ResponderExcluir
  12. esse maluco ai foi foda, e além de fumar um ganjah ele tambem curtia um LCD que eu to ligado, recomendo a música dos beatles para voces ouvirem, Lucy in The sky with Diamonds (LCD)

    ResponderExcluir