sábado, 3 de abril de 2010

[Ed. #57] Discolized: O Expresso de SpeedfreakS!

por Várzea Crew

A bruxa está solta. Como muitos sabem a rapper Dina Di morreu na madrugada do dia 20/03. Depois de exatamente uma semana o corpo do mestre SpeedfreakS foi encontrado em uma vala jogado com mais um homem e ambos baleados, foi mais uma grande perda para a cena do Rap nacional. Como nossa editoria é finalizada na sexta-feira, pedimos desculpas por semana passada não ter sido uma homenagem a ele. Porém, como seria impossível passar invisível essa semana estamos aqui pra falar um pouco mais dele e de seu trabalho.

Há 15 anos na cena, Speed é considerado um dos pioneiros da nova escola de Rap e até hoje um dos mais respeitados rappers do Brasil. Desde 90 vem se apresentando e dividiu palco com grandes nomes como: Beastie Boys, Chad Smith (Red Hot Chili Peppers), Roberto Menescal, Marcelo D2, Jorge Ben, Sandra de Sá, Seu Jorge, Racionais, Grand Master Flash, Rhazel (The Roots), Negra Li, e muitos outros.

Entre temas macabros e descontraídos, Speed faz jus ao estilo definido por ele como "sem capa", que "não precisa de maquiagem", como cita em uma de suas letras. A produção de batidas no estilo tradicional, fica por conta de sua habilidade com ProTools, programação de beats, mixagem, contra-baixo, guitarra, teclados e scratches.

O primeiro rap intitulado "Sinistro" foi escrito em 1990 e gravado em 1992. O segundo foi "Eu Sou o Capeta". Em 1993 lançou o grupo SpeedfreakS com a Demotape. Fez shows com Planet Hemp em São Paulo junto com Black Alien e no Rio de Janeiro com Nação Zumbi. Formado por Speed, Black Alien e DJ Rodrigues, por volta de 1998, o grupo mudou de nome para Black Alien & Speed.

Pra disponibilizar aqui para vocês, fomos em busca dos álbuns que foram de sua “carreira solo”, não conseguimos achar todos, mas estamos postando dois dos álbuns “Expresso” e “Meu nome é velocidade”.

O álbum "Expresso" (2001) foi apontado pela crítica paulista especializada como "o melhor disco de Rap de todos os tempos". O álbum tem participações de Rappin' Hood, Black Alien, Paulo Napoli, Bnegão e Otto.  Em 2001 a música "Quem Que Caguetou", de Black Alien & Speed entrou em uma das coletâneas da revista Trip com tiragem de 80.000 cópias. Ganhou nome em inglês "Follow me Follow Me" e se tornou um hit na Europa. Fez sucesso na França em um comercial de TV do carro Nissan X-Trail. Na Alemanha foi lançada no mercado fonográfico com grande retorno em vendas. Rendeu ainda remixes por artistas de renome internacional como Afrika Bambaataa e Fat Boy Slim. SpeedfreakS, antes nome de seu grupo, agora é seu nome artístico.

Em 2008 lançou o disco "Meu Nome É Velocidade". O álbum conta com participações de Bnegão, Tigrão Big Tiger, Victor Binghi-I, Rhossi, Gilbert-T e Daniel Sydens. Quanto ao lado escritor, Speed fala de sua vida e descreve situações em que estava no local apenas como observador. Por onde passa, SpeedfreakS deixa evidente um estilo dinâmico e libertário, facilmente refletido nas rimas.

Já vimos que o mestre Speed faz parte da história do Rap nacional, merece nosso total respeito e nossa pequena homenagem. Descanse em paz irmão!

Clique nas capas para Baixar!


Expresso - SpeedfreakSMeu Nome é Velocidade - SpeedfreakS

11 comentários:

  1. "Em viagem pelo espaço quem precisa da NASA?
    O que a gente quer é paz daqui até a faixa de Gaza."

    Precisa dizer mais nada.
    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Ae hempadao valeu pela consideraçao e desculpa pelo pedidos feitos durante a semana mas é q ele vai fazer muita falta...valeu mesmo paz ate a faixa de gaza...marihuana é o mesmo q perguntar se macaco quer banana...

    ResponderExcluir
  3. Adeus Speed nunca mais vamos te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer!!

    Cara.....músico bom de verdade não dura pra sempre mesmo né!

    ResponderExcluir
  4. aew valew hempadao pela homenagem ²
    ke Jah esteja com speed

    ResponderExcluir
  5. Dom romao, fazendo efeito
    Joao donato, fazendo efeito
    Marcelzinho, fazendo efeito
    As gatas, fazendo efeito
    Jotinha, fazendo efeito
    Ubertrame, fazendo efeito...
    Ei crianças nao tentem isso em casa, mpcsp é sinal de fumaça, eu e meus camaradas levando um som, soltando o verbo e só queimando um do bom...
    Black Alien, está em casa
    Andrehinha, está em casa
    Zé gonzales, está em casa
    Bertrame está em casa
    Beed e Solsi estão em casa
    Davi o marroquino está em casa
    Tomy e o seu baixo estão em casa
    Marioci está em casa
    Eu misturei hip-hop com samba, diz o dito popular, morre o homem fica a fama, essa é daqui é pros que estao sempre do meu lado, é isso aí, muito obrigado.
    Na moral, está em casa
    Jackson está em casa
    Carlos beiço está em casa
    Dz Cuts está em casa
    Dj Nuts está em casa
    SPEED......... vai deixar saudades!

    ResponderExcluir
  6. Adeus Speed nunca mais vamos te esquecer, Deus que te ponha no lugar que merecer!!

    Cara.....músico bom de verdade não dura pra sempre mesmo né!
    falo e disse !

    ResponderExcluir
  7. O acaso não existe. Tudo é causal. A civilização é uma conspiração.(L. Powel & J. Bergier)

    ResponderExcluir
  8. "supra sumo no suco de laranja espremida fumegando fumo na varanda me toca da relevancia da ganja em minha vida!"

    ResponderExcluir
  9. eai irmão ele ja sabia da realidade escuta este som dele :
    VC MORREUhttp://dc102.4shared.com/download/83579984/ec77f4ea/MEU_NOME_E_VELOCIDADE__Speed_f.mp3?tsid=20100408-172947-bdea16c8

    ResponderExcluir
  10. escuta ai depois vc me fala

    ResponderExcluir