sábado, 24 de abril de 2010

[Ed. 60#] RastaFórum: Germinação do The Wailers!

Hoje o RastaFórum vai voltar ao eixo da biografia do Rei. Estamos no ponto em que Bob começava a gravar suas primeiras experimentações musicais. Enquanto gravava seus singles inciantes para Leslie Kong, ele continuou a colaborar com Bunny Livingston. Ele e Bunny também se uniram a outro músico que morava a poucos quarteirões de distância, Peter McIntosh. Os três começaram a sair por volta da casa de Joe Higgs na Third Street, perto da casa de Bob na Second Street.

Higgs era um músico já conhecido em Trench Town. Em 1960, como parte de uma dupla chamada Higgs e Wilson, ele emplacou um hit com uma música chamada “Manny-O”. Ele também era bem informado sobre uma grande variedade musical, incluindo Jazz e R&B. As crianças ficavam até tarde em seu jardim para ouvir música e seguir seus passos, particularmente sobre canto e harmonia.

Bob, com apenas 18 anos, se tornou proficiente no violão e Higgs, como Leslie Kong antes dele, pegou a voz de Bob imediatamente. Depois do lançamento de seu terceiro single, Bob cortou suas relações com Kong pois este não lhe pagou. Mas o otimismo não ficou por lá e ele decidiu continuar em formato de grupo com Bunny e Peter. Eles juntaram duas cantoras das sessões de música de Higgs, Beverly Kelso e Cherry Green, como também mais um cantor, Junior Braithwaite.

Desmond Dekker, amigo antigo de Bob, os encorajou a continuar aprimorando suas habilidades e Higgs continuou a orientá-los, ensinando Bunny e Peter a mesclar suas vozes com as de Bob e Junior. “Eu e Bunny juntos tínhamos um tipo de voz que decorava a música de Bob e fazia bela,” Peter se lembrou numa entrevista. “Então nós apenas fizemos com sinceridade”. Os membros do grupo começaram a se chamar de os Adolescentes (Teenagers). Pouco depois eles mudaram para the Wailing Rudeboys, depois, the Wailing Wailers. Finalmente, eles decidiram diminuir o nome para the Wailers.

4 comentários: