O Chapa2 de hoje reverbera uma ferramenta que deu muito certo: O Clipadão, a clipagem de notícias relacionada a todo universo das drogas, buscando informação e reflexão sobre o assunto, sendo ele pautado em qualquer veículo que o distribua, mainstream ou blog. E por lá se encontra inclusive as novidades mais fresca que ecoam no universo internacional da cannabis. Ontem postamos em inglês o artigo indicado pelo leitor Rafael Braz e um outro leitor, Hugo Baés, entrou na roda e traduziu a matéria.
O assunto é interessante e a oportunidade nobre, já que colaborativa. Segue abaixo o texto traduzido, original da BBC. Infomania é pior do que Maconha, disse logo no título.
"Funcionários distraídos com e-mails e celulares sofrem uma queda de QI maior que o dobro dos fumantes de maconha, aponta a nova pesquisa.
O estudo feito para a empresa de informática Hewlett Packard alerta para o aumento da "infomania": pessoas que se tornam viciadas em ler e-mails e mensagens de texto.
Os pesquisadores descobriram que 62% das pessoas lêem mensagens relacionadas à trabalho em casa ou em feriados. A empresa afirma que as novas tecnologias podem aumentar a produtividade, mas os usuários devem aprender a desligar seus computadores e celulares.
Perdendo o sono
O estudo, conduzido no Instituto de Psiquiatria, descobriu que o uso excessivo de tecnologia reduz a inteligência dos funcionários.
Quem se distrai com e-mails e chamadas de celulares teve uma queda de 10 pontos no QI - mais que o dobro apontado por estudos de impacto do uso de maconha, diz os pesquisadores.
Mais da metade dos 1.100 entrevistados disseram que sempre respondem aos e-mails "imediatamente" ou assim que possível, sendo que 21% admite que interromperia uma reunião para responder.
O psicólogo da Universidade de Londres que conduziu o estudo, Dr. Glenn Wilson, disse ao Daily Mail (Jornal Britânico) que a infomania sem controle pode reduzir a clareza mental.
Aqueles que constantemente param tarefas para responder e-mails ou mensagens de texto sofrem de efeitos mentais similares àqueles que perdem uma noite de sono, ele afirma."
nusssssssssssss tenso!! MEDO! mas a verdade é que tudo em excesso prejudica! todo mundo tem vícios,nen que seja chocolate,ou novela,cafeína,sexo,bulimia,video-game,internet!;ou o vício de procurar não ter vício!a única diferença entre elas é ser ou não aceita pela maioria da sociedade,lícita ou ilícita!conheço várias pessoas que poderiam se encaixar nessa quadro de viciados em tecnologia!
ResponderExcluirahsuahsu
ResponderExcluirtava vendo meus email no celular, decidi entrar aqui para ver se tinha atualização e me deparo com este texto.
ironias do destino a parte, eu nao acho que a pessoa que veja seu email todos os dias a todo instante sofra uma perca considerável de Q.I, na minha opniao isso é indiferente.
se estiver errado, então eu to na bad fico o dia todo na espreita dos meus emails.
Onde está o link do ESTUDO? Eu gostaria de ver a metodologia que eles (Hewlett Packard) usaram, quantas amostras foram feitas, etc.
ResponderExcluirVocê pode colocar a FONTE DO ESTUDO? Você pode confirmar o estudo?
A BBC também não aponta o link para o estudo.
Então, isso é blá blá blá.
Eu sei de "um estudo" de "uma universidade" que diz que "usar drogas" deixa "todo mundo" mais "inteligente".
Legal, né?
caguei.
ResponderExcluirConcordo com o BomConheiro.
ResponderExcluirso é saber usar a tecnologia no meu ver
ResponderExcluirse vc usar pra botar o tico e o teco pra funcionar pra mim nao existe isso de regredir ou qualquer outra coisa ruim... pode vim varias pesquicas cientificas dizendo o contrario mas acredito no que eu penso!
valeu hempadao
ahahhaa, fico mó feliz quando postam o que eu mando!! :D
ResponderExcluir@Se liga
ResponderExcluire aí cara, blz? achei sua crítica muito pertinente e fui dar uma bongada, ops, googlada e acabei achando isso:
http://www.drglennwilson.com/Infomania_experiment_for_HP.doc
tem 2 páginas e explica o procedimento da pesquisa... espero que vc leia esse comentário!
Concordo com o "Se liga", o BBC não aponta as fontes.
ResponderExcluirInclusive tem uma blogueira que faz uma crítica interessante sobre essa notícia da BBC, dizendo que o experimento é duvidoso: http://scienceblogs.com/retrospectacle/2007/02/hewlett_packard_infomania_stud.php (só q tá em inglês)
concordo com o bomconheiro ! [2]
ResponderExcluirSeeerah?!
ResponderExcluiraxo q não hein Oo.
poaskdopask
paz.
essas coisas deixam as pessoas doidas mesmo
ResponderExcluirfumar maconha reduz o Q.I?
ResponderExcluircaralho mano , eu achava q era mentira?
mais ai hempadao eh verdade q maconha reduz o Q.I?
Agora imagina os "Funcionários distraídos com e-mails e celulares" e que fuma maconha
ResponderExcluirahsuhuhuashuhashusa
:p
huahuahuauhauha, eu to falando, eu prefiro passar meu tempo apertando uns bases do que ficar fissurado na porra dum pc, é por isso que falo, a erva sempre nos faz bem, eu particularmente quando fumo, sempre abro minha mente a coisas novas, das ultimas vezes que fumei e fiz coisas produtivas, aprendi a tocar gaita, voltei a tocar violao, e por ai vai, a gente que faz a onda, a gente q faz a gente, nao adianta, quando vc quer ficar morgado vc fica com ou sem maconha, quanto querer abrir sua mente a algo novo, isso so depende de vc! huauha :P
ResponderExcluiro mano aqui de cima disse muite bem tbm como penso.. se souber o que esta fazendo, vai te ajudar, abrcs
ResponderExcluirMaconha só te deixa distraído na hora da chapação. Vc só fica lesado se já for naturalmente lesado. Vc só fica desleixado se vc já for um desleixado. E por aí vai. E ainda há pessoas que conseguem desempenhar todas as suas tarefas chapadas (tarefas difíceis como estudar!). Álcool é muitoooo mais danoso para o cérebro que a maconha(se é que a maconha produz danos cerebrais, como alguns falam... eu descarto essa hipótese baseado na farsa do experimento Heath/Tulane). É uma planta enteógena que não está aqui de bobeira. Talvez possa até ser um marco na história a legalização universal da maconha (ou pelo menos do eixo Europa e Ocidente). Se usada da forma certa, ela lhe trás vários benefícios. Todo ser humano deveria ter o direito a correta informação sobre a erva num contexto integral (história da própria erva; origem, fundamento, consequências e resultados da proibição e etc.). Todo ser humano com capacidade civil plena deveria ter o direito de experimentá-la de forma livre, à margem do retrógrado preconceito, sob quaisquer razões, sejam elas religiosas, medicinais ou recreativas . Todo ser humano com um pouco de inteligência e cultura já sabe está mais do que na hora de legalizarmos!! Precisamos de mobilização já!
ResponderExcluirACORDA MUNDO!!!
O BAGUIO é LOCO.
ResponderExcluirLegalize !