quarta-feira, 19 de maio de 2010

Atenção Galera de São Paulo! "Abrindo o debate da Cannabis no Brasil" [GrowRoom]

Atenção paulistas... evento imperdível! Parabéns aos organizadores! Grande seleção de nomes importantes na nossa luta! Apareçam, galera... 

"O Growroom e a Matilha Cultural convidam para o ciclo de debates “Abrindo o debate sobre a Cannabis no Brasil” – Liberdade de expressão, Segurança Pública e Uso Medicinal, que será realizado no dia 19 de maio. O objetivo do evento é estruturar um debate democrático e transparente sobre as políticas de regulação da Cannabis no Brasil, lidando com a questão de forma pragmática e coerente com a realidade social do país.

Com a presença de pesquisadores, advogados, ativistas, agentes redutores de danos e cidadãos, os debates não pretendem defender ou condenar a discriminalização da Cannabis no Brasil, mas trazer luz à questão ao promover a pluralidade de opiniões e colaborações de especialistas e cidadãos.

O evento será gratuito, aberto ao público e transmitido pela internet pelos endereços http://www.matilhacultural.com.br e http://growroom.net.

Pano de Fundo

No Brasil, em 1932, por decreto, o então presidente Getúlio Vargas tornou crime o cultivo, o comércio e o consumo da planta e criou restrições severas ao seu uso como medicamento.

A rigidez da proibição transformou o comércio em narcotráfico e a Cannabis passou da esfera da saúde, para a criminal. O uso medicinal da planta no país foi, assim, transformado em crime e oficialmente desqualificado e perseguido.

Mesmo reprimida e criminalizada há décadas, a Cannabis continua sendo uma das plantas mais cultivadas pela humanidade em todo o planeta, como acontece há mais de 15 mil anos. Estima-se que os negócios em torno da planta movimente bilhões de dólares, abastecendo milhões de consumidores em todo o mundo.

A proibição, por sua vez, transforma esse comércio em fonte de renda para pessoas já envolvidas com atividades criminosas, muitas vezes violentas extinguindo a possibilidade de controle oficial do governo sobre a questão.

Em países como Espanha, Argentina, Reino Unido, Canadá e até estados norte-americanos, o debate em torno da regulamentação do uso medicinal e recreativo da Cannabis tem sido ampliado com novas perspectivas, ideias e experiências práticas sobre o tema.

No Brasil, a discussão vem acontecendo graças a profissionais de diversas áreas que adotaram posturas mais humanitárias com respeito as especificidades culturais, econômicas e as liberdades individuais na questão da Cannabis.

PROGRAMAÇÃO:

19 DE MAIO – 15 às 19hs

15h às 17h – Antiproibicionismo: Um debate autorizado!
Mediador: Alexandre Youssef – Sócio do STUDIO SP, fundador de Instituto Overmundo e colunista de política da revista TRIP, foi Coordenador de Juventude da cidade de São Paulo entre 2001 e 2004
Marco Magri – Cientista Social. Coletivo Desentorpecendo a Razão (SP)
Gerardo Santiago – Advogado. Nova Sociedade Libertadora (RJ)
Leonardo Sica – Advogado. Coletivo Marcha da Maconha São Paulo
Maurício Fiore – Antropólogo Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Psicoativos (NEIP)
Sergio Vidal – Antropólogo, membro do Growroom, Representante da União Nacional dos Estudantes no CONAD e no Grupo de Reforma da Lei 11.343
Marisa Fefferman – Doutora em Psicologia e pesquisadora do Instituto de Saúde SES/SP; autora do livro Vidas Arriscadas – “O Cotidiano dos Jovens Trabalhadores do Tráfico”

10 min por componente da mesa e 1h de debate

17h às 17h30 – coffee break

17h30 às 19h – Horizontes para um mercado regulamentado de Cannabis no Brasil
Mediador: Alexandre Youssef
Domiciano Siqueira – Presidente da Associação Brasileira de Redutoras e Redutores de Danos (ABORDA);
Renato Filev – Biomédico Pesquisador, doutorando no Programa de Neurociências da UNIFESP, com ênfase ao sistema endocanabinóide e sua relação com transtornos psiquiátricos;
Cristiano Maronna – Advogado NEIP/IBCCRIM
Mônica Gorgulho – Psicóloga, Representante do Conselho Federal de Psicologia no CONAD e no Grupo de Reforma da Lei 11.343 no CONAD e no Grupo de Reforma da Lei 11.343
Edward MacRae – Antropólogo, prof. da Universidade Federal da Bahia, presidente da Associação Brasileira de Estudos Sociais sobre o Uso de Psicoativos (ABESUP) membro do CONAD e do Grupo de Reforma da Lei 11.343
Monica Cavalcanti – Assessora de Imprensa da Comissão Brasileira Drogas e Democracia.
Luiz Paulo Guanabara – Diretor da Psicotrópicus.

10 min por componente da mesa e 50 min de debate

Filmes

19h30 O Sindicato – o negócio por trás do barato (2007) – 100’ – Canadá
Direção: Brett Harvey

Título Original: The Union – The Business Behind Getting High
Site Oficial: www.theunionmovie.com

21h30 Esperando para tragar – A vida de pacientes não-regulamentados de Cannabis (2005) – 74’ – EUA
Direção: Jed Riffe

Título Original: Wait to Inhale
Site Oficial: www.waitingtoinhale.org"

Veja o post original Aqui!

7 comentários:

  1. vou mandar muitas vibrações positivas, fico feliz em saber ue um evento desses esta acontecendo...mais aonde vai ser?

    ResponderExcluir
  2. Cara, sou fã do sérgio vidal, ele é foda. gosto dele de graça.

    ResponderExcluir
  3. show de bola é a transmissão pela net!

    ResponderExcluir
  4. haha ontem eu estava assistindo a um jornal junto com minha mae no canal da band passou uma reportagem sobre uma mulher que tinha esclerose multipla onde o medico contou amulher sobre os beneficios da cannabis sobre a esclerose ,a mulher disse com um tom de piada "só tenho medo de vicia nesse trem" hahaha legaliza logooo

    ResponderExcluir
  5. a transmissao na net , ve em qual site?

    ResponderExcluir
  6. foi otio o debate e a galera do martilha falou que é o primeiro de muito que vao rolar

    ResponderExcluir
  7. legal, show de bola.. isso é bom, pelo menos está se falando no assunto!

    ResponderExcluir