sábado, 1 de maio de 2010

[Ed. #61] Discolized: Clássico - Legalize It, do Peter Tosh!

por Várzea Crew

Hoje voltamos ao reggae e com mais um dos clássicos! Dessa vez falaremos um pouco da história de Peter Tosh em sua carreira solo, após o sucesso que obteve com o The Wailers.

Nascido na Jamaica em 1944, Peter Tosh tinha uma personalidade muito complicada. Em 1960 conheceu o Rei, Bob Marley, e depois de um tempo começaram a gravar e fizeram o enorme sucesso que todos conhecem com o The Wailers, mas como já foi dito, hoje vamos falar especificamente de sua carreira solo e suas loucuras.

Falando um pouco dele, foi preso diversas vezes. Em uma delas, de tanto apanhar dos policiais ele foi dado como morto (pra gente ver que é tudo a mesma coisa). Peter Tosh, como muitos diziam, era uma pedra no sapato, falava mais que a boca, agitava a massa e um desdém pela política que assustava o poder.

Tosh gostava de fumar maconha em público, em qualquer público, era faixa preta de karate e com seu 1,90 de altura, trazia atrás um exército de “seguidores”. Costumava passar gritando frases como “Eu vivo em guerra com a Babilônia e não quero paz. Quero direitos iguais e justiça. Paz é o diploma que você ganha no cemitério”.

Como foi dito, Tosh tinha suas manias de louco, teve uma época que ele decidiu narrar toda sua vida e gravar em fitas K7, para que alguém escrevesse uma biografia quando morresse. Outra brisa que ele teve foi após a morte de Bob Marley. Ele decidiu queimar todas as fotos dele que tinha em casa, pois disse que não teria um homem morto em sua casa.

Em 11 de setembro (que data!) de 1987, Tosh foi assassinado com seis tiros na cabeça, disseram que foi uma tentativa de assalto, mas nada foi roubado, a policia prendeu um tal de Leppo e não se falou mais disso.

Após um breve resumo de sua vida vamos ao seu melhor álbum (na nossa opinião). É o primeiro álbum de sua carreira solo e foi gravado em 1976 pela Treasure Isle. A música “Legalize it”, que deu origem ao nome do álbum, foi considerada pela revista High Times a primeira música na lista de sons que só falam de ganja e virou um hino na época do movimento pró-cannabis. Bom, sem mais enrolação (ou apenas começando) aproveitem o som e good vibes. Legalize It!!!

Clique na Capa para baixar!

1- Legalize It
2- Burial
3- What'cha Gonna Do?
4- No Sympathy
5- Why Must I Cry
6- Igziabeher (Let Jah Be Praised)
7- Ketchy Shuby
8- Till Your Well Runs Dry
9- Brand New Second Hand

11 comentários:

  1. Muito Bom o Som !!!!

    Legalize It

    abraÇos

    ResponderExcluir
  2. Uma pedreira clássica,com uma das capas mas legais!

    ResponderExcluir
  3. Legalize it!!!
    Ja ta no celular pra incomodar muitos busoes rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Show de bola, clássico obrigatório!

    Queria deixar como sugestão uma reggaera muito boa, o album The Harvest do Tribal Seeds, também fala muito de ganja!

    Peace!

    ResponderExcluir
  5. Mais 'UM'(homen) por lutar pelos ideais, nao so os dele mas de todos que desconheçe,pela paz tem milhares,mas oq lutam por ela sao poucos! so querro liberdade! Peter tosh q esteja feliz num mundo melhor! acendendo a esperança!para nos.

    ResponderExcluir
  6. P.T...

    São poucos os homens que ainda tentam tirar a corrente na qual nossa sociedade "fraca" deixou no tempo, porem, existem "anjos" no qual lutam
    sem se cansar para que um dia... um dia... tudo isso mude.. Salva mais um homem!!!

    hempadao sempre mandado mto bem!!!

    ResponderExcluir
  7. magistral esse cd..
    burial e igziabeher, simplesmente perfeitas..

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post deste fabuloso disco. Tosh para sempre.

    ResponderExcluir