Para quem não sabe, a Marcha da Maconha é um evento global que acontece em mais de 300 cidades pelo planeta. Na verdade, esse nome que damos não é universal, pois originalmente ela é chamada de Global, ou Million March Marijuana. A data marcada na origem do movimento é o primeiro sábado do mês de Maio. Nem todas as cidade tem disponibilidade, por isso a mudança e aleatoriedade das datas fez com que houvesse, pelo menos no Brasil, a criação do termo Maio Verde, já que o mês é repleto de Marchas por todo o país!
Nos EUA e no Canadá a tradição foi respeitada em algumas cidades, assim como na cidade do Rio de Janeiro, em Porto [Portugal] e em Lyon [França]. Dentre todas, é possível que muitas outras também tenham realizado a Marcha no sábado ou mesmo no Domingo, como foi o caso de Recife. O Chapa2 de hoje traz alguns registros encontrados na internet das Marchas realizadas por ae.
A maior e mais marcante de todas certamente vai para Toronto. Dá pra acreditar que participaram do evento cerca de 40 mil pessoas? Pois é, segundo pessoas que estiveram in loco no evento, isso também se dá porque a manifestação ocorre o dia inteiro, após finalizado o percurso. Sendo assim, muita gente frequenta a festa não necessariamente militando. Mas de qualquer forma, é bonito de se ver a tamanha multidão, além de carro de som gigantesco e algumas bandeiras da Jamaica. Assista:
Uma fatalidade envolveu um brasileiro durante a Marcha canadense. A notícia dada foi que uma brisa o teria derrubado da árvore. Mas nós podemos imaginar que brisa é essa, não? A imagem transmite o pânico de quem presenciou o ocorrido. Clique AQUI para ver o acidente.
O vídeo extremamente curto mostra o quanto a Marcha da Lyon foi fria e contou com poucos participantes, embora um nome pomposo: Marche Mondiale Du Cannabis. Assista ao vídeo a seguir:
Nos EUA a cidade de Traverse City, no Estado de Michigan, a Marcha foi ainda menor, mas talvez mais representativa. Ao invés de um movimento jovem, o que vemos é uma galera de mais idade, mas com muita empolgação. Nós já falamos aqui no Hempadão que um dos principais motivos para a idéia da legalização estar sendo cada vez mais levada a sério é justamente o envelhecimento da militância e dos usuários.
Em Vancouver vocês sabem que o pessoal gosta muito, como vimos na comemoração do 4e20. Na Marcha eles fizeram bonito com bandeiras, muita animação e um policiamento ostensivo. Dá play para assistir:
E por fim, em Porto o vídeo vem entrelaçado com fotos e vídeos. Além de um BG com um som já conhecido pelos leitores, mas que vale a pena ouvir de novo. Dos irmão portugueses, se liga:
boooa!!! será q o rapaz q caiu da arvore tá bem?
ResponderExcluirquanto tempo vcas acham q demora pra liberar o plantio e a fumaça no brasil ainda?
O MUNDO ESTA MANIPULADO
ResponderExcluirMAIS TUDO VAI DAR CERTO
Ele morreu... rsrs
ResponderExcluirMARCHA DA MACONHA EM BELO HORIZONTE SABADO!
ResponderExcluirEle morreu?!
ResponderExcluirNossa... que bad...
Morreu nada....Eh um brasileiro ta hospitalizado.
ResponderExcluirMas nao doeu nada a queda...ele tava devidamente anestesiado hehehee..
No texto fala "uma fatalidade envolveu um brasileiro"
ResponderExcluirpra mim fatalidade = morte, ou nao?
huahauha
vibes
Vai ter outra ake no estado de São Paulo Quando ?
ResponderExcluirMeus Pesames ..." _V_ Hempadão "
Caracaaa broder, quantaa gente em toronto cara, que coisa bonita de se ver, que coisa linda, que espetaculo, q exemplo de respeito aos civis desse local, cara na boa, geral militando pelo movimento bixo, eu juro a vcs que fiquei emocionado com essa marcha de toronto irmao, isso sim é uma uniao consciente pro marijuana brow, putz bixo, fiquei tao de cara que assisti ao video foi duas vezes, velho eu vendo isso ate me envergonho de morar em um pais como o brasil, as vezes da vontade de abandonar isso tudo com tanta decepçao que nosso país nos traz, cara vai inventar de fazer uma trama dessa aqui no brasil, tenho certeza que geraria mto tumulto, brigas até umas hora "com certeza por causa da policia" e por ae vai, bixo na boa, o brasil tem eu seu leito de governo, governantes mediocres e burros, uma força tarefa que em vez de proteger o cidadao o reprime, uma policia mizeravel, semvergonha e canalha, que so tenta nos amendrotar com palavras ou violencia, isso tem que mudar galera, na boa, que evoluçao é essa, as vezes quando vemos manifestaçoes pacificas em prol da marijuana se tornarem palco de briga por conta da policia eu me sinto plenamente voltando a idade da pedra, onde o ser humano nao tem o dom do dialogo, e briga por tudo que vc possa imaginar, temos uma policia indigna nesse pais, algo que nos enfurece mto, eu fico puto velho, toda vez que rola marcha da maconha vem a porra de uma policia tentar acabar com a manifestaçao, q todos eles ja estao cansados de saber, é extremamente "PACIFICA!" Fora policia suja, fora governo sujo, o pais na situaçao atual se encontra endividado ate o rabo, ja nao é hora de saber que alem de tudo a maconha tbm é uma fonte exorbitante de renda para o país? mas tbm me pergunto as vezes se o brasil é um pais digno de se enriquecer atraves da nossa santa ganja, porq pra mim é insulto se futuramente isso desse certo, pois teriamos a certeza que o dinheiro ganho com a legalizaçao da marijuana iria tudo pros bolsos dos parlamentares, pois esse maldito governo so nao legalizou ainda, por que ele ainda nao encontrou uma forma de arrancar a sua incredula fatia desse bolo...
ResponderExcluirSegundo comentarios ele quebro um nariz e se arranhou um pouco
ResponderExcluir3 anos pra legalizar nos EUA, 5 anos no Brasil
ResponderExcluirTODO DIREITO PRECEDE UMA LUTA!! SE QUISERMOS TER O DIREITO AO USO INDISCRIMINADO DA ERVA,DEVEMOS LUTAR!! LUTAR CONTRA LEIS E AUTORIDADES Q SE MOSTRAM CADA VEZ MAIS INFUNDAMENTADAS NA REPRESSÃO À MACONHA!
ResponderExcluiré isso ai Zeus!!! eu tb acho q não demora muito não!!! Jah queira!!! e nós tb queremos!! hauahua
ResponderExcluirDisse tudo Da Real. O Homem não necessita, em essência, ser governado. O Homem é auto-suficiente.
ResponderExcluir- Lao Tse, século XIII a.C., já dizia no Tao Te King: “onde o governo for mais lento e inativo, o povo será mais próspero. Onde o governo intervém e é eficiente, o povo está descontente.”
- De Louise Michel (anarquista francesa 1830 – 1905): “Reconheço que o poder, seja qual for, é uma praga. É por isso que eu professo o anarquismo.”
- Em 1890, é constituída no Paraná a Colônia Cecília, comunidade libertária idealizada por Giovanni Rossi, em 300 alqueires cedidos por D. Pedro II. Foi liquidada (pela República!) em 1892.
- “Os anarquistas e o movimento sindical revolucionário eram perseguidos.” E ainda são.
(trechos do livro “Anarquismo Pequena Introdução às Idéias Libertárias – Teotonio Simões – download grátis em http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/anarquismo.html)
Tecnologias evoluem, mas a consciência social, a mente humana entorpecida pelo consumo, ideal do possuir, da propriedade, da prosperidade, sufoca-se frente a qualquer lampejo de evolução individual que motivaria conseqüente elevação humana capaz de criar uma sociedade libertária, auto-governada.
O que nos resta, nestes tempos de pasteurização do pensar, do agir segundo o estabelecido há cento e vinte anos pela república das elites “militar-conservadoras”, é permanecer no rastro, seguir a trilha dos nossos poucos mas corajosos (visto o clima social puritano, moralista, performático, superficial e intolerante, gerado a partir de rasas análises de sectários “especialistas” da mídia de massa, que teimam, espertos em manhas, gracejos e trocadilhos fúteis, sustentar costumes canhestros, calar diferentes, cortar asas libertárias, subtrair vontades, ideais, sonhos, sem nunca questionar o engendrado stabilishiment do centenário e velhaco coronelismo escravocrata) arautos políticos, e você sabe quem são eles. Ruim com eles pior sem eles. Lembre-se que aves de rapina bicudonas, com demoníacos chifres, querem de novo o poder, e com sua inteligência misto de manual de HP com bula de remédio, bruta montes escrachados, cérebro entorpecido e entorpecente por estatísticas, modas, medos, violência, humilhação, caos nas ruas e campos, desejam com avidez voltar para confundir o povo e saquear o país, enquanto surfamos alegres e cada vez mais velozes pela rede, ouvidos tapados por fones estereofônicos curtindo um tuf-tuf.
Neste momento, caro Da Real, acredito que a única saída é o voto consciente.
O clamor libertário extravasa, ecoa, contamina. A revolução urge.
Fla santocio, ai mandou nas citaçoes cara, como nunca li esse livro broder, e olha que fiz mtas amizades na cena underground hardcore/punk dqui de brasilia, mas nunca me deram a ideia nao, so pelas citaçoes ja despertou meu interesse, uma otima pedida, vou anotar como livro de cabeceira irmao, e vleu pelo link, ja to na captura, mto bom mesmo, da hora o post irmao, como vc disse o voto consciente é essencial, precisamos de mais representantes nesse meio cara, pois é por fome de evoluçao que a gente briga tanto...!
ResponderExcluir