por Marco Hollanda
A polícia diz que foram mil e quinhentos. Os organizadores falam em quatro mil. Mas na verdade pouco importa. Foi bonito ver a multidão marchando sem vergonha de dizer que fuma maconha, e ainda com muito orgulho e muito amor. E foi mais do que isso: A multidão cobrava por mudanças na estúpida política de repressão a erva, impossível de ser justificada.
Após uma sexta-feira de chuva foi bonito acordar e ver o céu com um azul radiante. Mas antes que Marcha da Maconha partisse em direção ao Arpoador surge um pequeno contratempo. O carro de som que conduziria o movimento estava sendo impedido por fiscais da Prefeitura de seguir com a passeata. Depois de um pouco de conversa e pressão dos advogados da Marcha e do organizador do movimento, Renato Cinco, tudo foi resolvido. Às 15h20 a Marcha da Maconha carioca dava seus primeiros passos.
Com máscara ou sem máscara, a integração de um público de idade diversificada deixava o clima ainda mais animador. E lá estava Maria, candidata do Miss Marijuana 2010 que enche a redação do Hempadão de orgulho. Com 58 anos, ela participava pela primeira vez do evento.
Lá no meio da galera também estava o deputado estadual Carlos Minc. Assim como no ano passado ele era o único representante da classe política. Minc marchou, dançou e discursou. Assista:
No Arpoador, famoso pelo belíssimo por do sol, a Marcha chegava ao seu final com uma novidade. O movimento terminou com velas acesas e um minuto de silêncio em homenagem as vítimas da violência na guerra às drogas.
Já passava das 19h quando a Marcha da Maconha 2010 foi oficialmente encerrada. O corpo de quem militava desde as 13h e caminhou por mais de 3 km era só cansaço. O merecido descanso se deu nas pedras do Arpoador com um visual que fica até difícil explicar com palavras.
Mas não podíamos encerrar o texto sem registrar o único incidente ocorrido na Marcha carioca. Um jovem, que não possui nenhuma ligação com a organização do movimento, foi preso por pichar um poste, um banco e uma lixeira. O fato infelizmente fez com que a mídia usasse as imagens da prisão para ilustrar e compor uma realidade mentirosa. A Marcha aconteceu em paz.
Foi lindo! Gente bonita e pacífica, bem humorada, inteligente, fiquei feliz por estar pertencendo ao meio, e sendo tão bem aceita! Obrigada, estou muito feliz mesmo!!! E orgulhosa de vocês! Beijocas!
ResponderExcluirgostei de ve o deputado ai!
ResponderExcluirisso mostra q o brasil nao eh feito so de hipócritas, e q logo nos vamos ser respeirados ;)
Foi foda =), evento lindo..
ResponderExcluirCada ano se supera parabens a todos que foram!
ResponderExcluirNão pude comparecer devido a distância, mas fico muito contente de ver que o movimento cresceu e está cada dia mais forte !!
ResponderExcluirE simplismente maravilhoso o discurso do Deputado, é de políticos assim que o Brasil e o mundo precisam.
DEMORO PRA LEGALIZAAAAAAA!!!
cara, foi MUITO foda!!!
ResponderExcluiros caras mandaram muito...
fiquei apaixonado por uma menina com uns dreads hahaha..
Caro blogueiro,
ResponderExcluirA vacina contra Influenza H1N1, vírus que já matou 1.632 brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil para pessoas com maior risco de desenvolver a forma grave da doença. A vacina foi testada, é segura e já foi utilizada por mais de 300 países do Hemisfério Norte. Sábado, 24, começa mais uma etapa da campanha, voltada agora para a vacinação de idosos com doenças crônicas. No entanto, a população das outras etapas - jovens de 20 a 29 anos, grávidas, crianças maiores de 6 meses a menores de 2 anos e doentes crônicos com menos de 60 anos - ainda podem procurar os postos para se vacinar.
Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.
Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br
Atenciosamente,
Ministério da Saúde
Eu nao acredito nesse ministerio da saude, muito menos nessa vacina...... Se fosse serio liberaria o uso medicinal assim como existe em varios paises desenvolvidos.
ResponderExcluirA Marcha foi muito foda. Um evento pacifico e com um otimo publico.
Junte se a essa massa para fazermos uma Marcha ainda melhor no proximo ano.
Hempadao larica de informacao nao podia faltar.....
abracos
Fab
AI MUITO ORGANIZADO PARABENS A TODOS QUE ESTAVAO LA REPRESENTARAO MUITO BEM TODA A CLASSE MACONHISTA ESPERO PODER PARTICIPAR AKI EM CURITIBA DA MARCHA DA CANNABIS E MAIS RIO DE JANEIRO TA EM FOCO DO MUNDO INTEIRO CONSERVEJA MUITA GENTE VAI VER.
ResponderExcluirRealmente foi lindo!
ResponderExcluirFiz várias fotos e vídeos, vou fazer uma edição, postar no youtube e aí eu posto o link aqui.
Só tenho uma crítica. Não gostei daquelas bandeiras de partidos que estavam na marcha. Tinha uma mulher com uma bandeira do PT. Aquilo me irritou muito. Eu comecei a questionar qual foi a política de legalização apresentada pelo PT nesses 8 anos de governo. Depois perdi a razão, xinguei a mulher e um pessoal veio me dizer que se eu não fosse embora eu ia apanhar... ahahahah...
Enfim, fui embora por que tinha um compromisso mesmo.
De qualquer forma, não vou deixar isso estragar as lembranças maravilhosas que eu tenho da Marcha. Parabéns a todos (as) que participaram e vamos em frente.
muito bom o trabalho que é feito na marcha.
ResponderExcluirpárabens aos organizadores!! pena que so é feito uam vez por ano. acho que o ideal seria 2 ou mais... =D
valeu...
loucuraaaaaaa
MUITO FODA!
ResponderExcluirVAMO DIVULGAR MAIS E MAIS AS PROXIMAS DESSE MES
BRASIL JUNTO
!
Começo aqui um movimento no Hempadão!!!
ResponderExcluirMINC PARA PRESIDENTEEEE!!!!!!
Gabeira Vice!!
Brasil Verde!
HENRIQUE SIMÃO
WALFRIDO
ResponderExcluirNao vejo problemas em ter bandeirinhas de partidos na marcha... Eles estão lá representando o partido deles e provam que dentro de todos os partidos e segmentos da sociedade existem pessoas lutando pela mesma causa...
Tem que ter banderinha do PT, do PSDB, do PMDB, PC do B, PDT, PFL, TODOS... Afinal é dessa gente que precisamos para que votem a favor da nossa causa.
HENRIQUE SIMÃO
e provavelmente a mulher que voce xingou não é a responsável pelo PT não ter mudado a politica de drogas, aliás ela estava na marcha lutando pela mesma coisa que voce nao?? Pelo que voce relatou, o errado foi voce, passeata pacifica nao é para se sair xingando pessoas inocentes que estao la pelo mesmo motivo que voce.
ResponderExcluirHENRIQUE SIMAO
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMas devido ao lamentavel acontecimento! quando atoridades presentes numa marcha passifica, em algum lugar sem suas presença ou ate quem nao saiba com atoridades presentes fatos terriveis acontecem! muitos pessoas comun ve oq e preciso ser feito, pessoas q sao pagas para resolver, percitem no msm erro!
ResponderExcluirImagino o quão lindo foi a marcha, gostaria de participar mas a distancia me impede !
ResponderExcluirNecessitamos de fazer mais barulho, marchar mais vezes, mostrar que existimos.
Parabéns aos organizadores e a todos que compareceram e fizeram sua parte nesse evento tão importante pra nossa luta !
Legalize já !
Abraço
Cara, que lindo ver isso, todos juntos a marchar !
ResponderExcluirMINC é o cara!
ResponderExcluirFAlou tudo e mais um pouco, infelizmente os caras que NÓS (povo) colocamos la no poder, são falsos moralistas e corruptos que não estão nem aí para o que nós pensamos ou não.
LEgalize your ideas!
neguin marcha,grita e os caralho, brazil ja ta legalizado só fica na atividade, burguesia ai varios pés em ksa, que rebola a bundinha em ipanema pra fla que gosta d fuma, away
ResponderExcluirLinda a marcha!
ResponderExcluirMuito feliz de ver que cada ano que passa mais pessoas aderem ao movimento!
Que ela sirva de exemplo de luta pacífica por uma causa!
Parabéns Renato Cinco!!!
PARABENS A TODOS
ResponderExcluirParabéns a todos,mas agora só falta ter algo p/ fumar né?O bagulho sumiu!Bem que o Hempadão poderia dar uma esclarecida nos fatos dessa seca master que ta rolando...andaram dizendo que os "patrões" agora só querem trabalhar c/ farinha e rochas,lucro muito maior e talz...
ResponderExcluirEu tb acho uma palhaçada levantar bandeira de partido político na marcha da maconha. Uns aproveitadores sem respeito! Mesmo! Aproveitadores. Uma foto duma multidão marchando pela legalização da cannabis, quando acompanhada de uma bandeira partidaria, da margem pra diversas interpretações. Vou levantar uma bandeira escrita NAZISMO EH LEGAL, de acordo com os comentários de cima, estaria tudo bem, pois eh uma marcha pacifista, certo? " ERRADO. Quando estamos sendo massacrados por todos e lutando firmemente pra poder realizar a marcha, me diga, que partido veio ajudar? Que partido colocou a cara pra bater? Vestiu a camisa? Nenhum. Agora, levantar bandeira de partido na marcha da maconha, eh montar nas costas de todos os maconheiros que gastam o ano inteiro pra realizacao da marcha. Na MARCHA DA MACONHA eu marcho pela maconha, nao por partidos politicos.
ResponderExcluirfoi demais!
ResponderExcluirsomos poucos mais somos "loucos"
mais um ano marcando presença!
até a marcha 2011!!
Jah Bless!
Vamos mudar o país!!
ResponderExcluirEu sou +1 http://www.movimentomarinasilva.org.br/
ISTO È: Como um trator, Marina podou várias bandeiras do PV. A senadora é evangélica e deixou claro que não defenderá temas como o aborto, o uso de células-tronco para pesquisas e outros temas como a descriminalização da maconha. Marina quer que esses pontos, a partir de agora, sejam tratados como "cláusula de consciência"
ResponderExcluirMensagem original de Ministério da saúde:
ResponderExcluir"[...] por mais de 300 países do Hemisfério Norte."
poco sapo do cara, 300 so no norte! hahaha da onde imagina o erva-mundi (que bem parado), ia ficar pra historia mesmo.
a marcha foi linda linda linda demaisssssss
ResponderExcluireu ameeeeeeeeeeeiiiiiii
que a proxima marcha seja de comemoração da legalização !
\o/
luz paz amor
parabens a renato cinco ao hempadao, aos que ajudaram, aos q compareceram mesmo que em espirito, luz paz e amor !
Engraçado como os filhos da puta da mídia se utilizaram do fato do moleque sem conexão com a marcha que foi preso. Isso eles noticiam com prazer né? bando de hipócritas. Mas é isso ai, sempre em frente com a marcha. Quando tiver aqui na minha cidade (Goiânia) com certeza eu vou.
ResponderExcluirA marcha foi sensacional. Pena que eu tive de assistir tudo de longe, com medo das câmeras. Mas mesmo assim o evento foi bom demais, várias pessoas trocando ideia na paz, sem stress.
ResponderExcluirCaro Ministério da Saúde,
ResponderExcluirEmbora o valor medicinal da cânabis tem sido muito debatido, ela tem vários efeitos benéficos. A Cannabis é indicada para tratar e prevenir náuseas e vômitos, para tratamento de glaucoma, bem como um analgésico geral. Estudos individuais também foram realizados indicando a maconha para um tratamento com a esclerose. Extratos de cânabis também foram criados e vendidos como medicamentos prescritos nos Estados Unidos, principalmente para o tratamento da dor e náusea.
Se quiser colaborar para difundir a idéia para legalizar o auto cultivo, manda um e-mail ai pra turma da Hempada!
Acredito que xingar quem comparece com bandeira de partido político à marcha, ou a qualquer outra manifestação popular, não seja o melhor caminho, mesmo sabendo que, apesar da maioria dos grandes partidos possuírem em seus quadros, homens públicos a favor da descriminalização, poucos foram os que se manifestaram com o rigor necessário no sentido de mudar esta antiquada lei anti-maconha que se baseia no arcaico cientificismo de especialidades, desumano, hermético e de aluguel (a grupos
ResponderExcluirfarmacêuticos, moralistas, mídia marrom, etc.), alienador de diferentes e minorias classificadas como “doentes” e, muita vez, como “pervertidas”.
Veja-se a presença do PSDB com FHC, do PV com o resignado Fernando Gabeira, e a presença marcante do valente deputado Paulo Teixeira do PT de São Paulo e do Ministro porreta Carlos Minc do PT do Rio de Janeiro. Isto sem contar com PCdoB e PSTU, redutos de simpatizantes da erva.
Descriminalizar e suprir (poder plantar) ou legalizar de vez, são questões urgentíssimas. Cidadão comum, estuda, trabalha, arrimo ou pai de família, rotulado marginal. Já foi assim, agora bem menos, um bicho de sete cabeças. Muitos por isso, partiram jovens. Outros, arcados pela discriminação familiar e social, desviaram-se, perderam-se, tornaram-se bichos. Nenhum político pondera as tragédias pessoais, familiares e sociais de incontáveis e promissoras vidas, pessoas de bem, cidadãos. Basta de argumentação, necessita-se solidariedade e rápida mudança. Muitos sonhos, talentos, vidas estão em jogo. Haja velas pra acender.
Mas voltando às bandeiras de partidos políticos, penso que, pelo menos em consideração aos nomes que já citei, e mais o de Soninha Francine do PPS – SP e outros que deve haver (good list), elas podem ser bem-vindas todas juntas se houver (tomara), sugerindo aos poderes nacionais o caráter eclético, apartidário e pacífico da marcha da maconha.
Minha opinião é que vale até a presença da vovó e do cachorrinho. Importante é marchar, sem medo de ser feliz.
PS.: Certeza que o pichador foi plantado, ou pelos “home” ou pela banda podre da mídia.
walfrido - Você saiu xingando as pessoas por um motivo absolutamente errado.
ResponderExcluirSe informe antes de sair por aí fazendo besteira.
A mulher com a bandeira faz parte do movimento feminista e estava lá apoiando a legalização da maconha.
E a bandeira que ela estava carregando era justamente a do movimento que ela faz parte apesar de parecer muito com a bandeira do PT.
E mesmo se fosse uma bandeira de partido político não teria nada de errado nisso, pois é de pessoas engajadas na política que precisamos ao nosso lado.
santoocio - O muleque que estava pixando não foi armação da mídia ou da polícia.
Ele simplesmente é um muleque. Apenas isso.
Foi lindo!!!
ResponderExcluirSempre apoiei greves, passeatas e manifestações populares pacíficas, mas nunca participei ativamente.
ResponderExcluirA primeira que vou, será a Marcha da Maconha de São Paulo 2010. Estarei lá, sem máscara, sem medo (passei da idade do medo) e, a princípio, por motivo egoísta.
Conforta saber que o pichador era apenas um moleque sem pretensões.
Preocupou-me muito a alusão a nazistas (carecas, ultra-direitas, bruta-montes), pois nos blogs dessa gente, em geral, declara-se ódio à maconha, a maconheiros, pacifistas e esquerdas políticas, entre outras intolerâncias. Bom seria nem mencioná-los, esquecê-los.
Até dia 23, 14 h, junto com vocês, brava gente organizadora da Marcha, que batalha sozinha, sem apoio financeiro nem político, com muita determinação, coragem e fé.
Grande São Paulo e “interiorzão” tem que se esforçar para comparecer, desvairar a paulicéia.
Oi Alessandro,
ResponderExcluirNão vou mais me extender em relação a esse assunto. Respeito a sua opinião, mas discordo. Como eu mesmo disse, eu perdi a razão quando xinguei a mulher. Mas discordo nos seguintes pontos:
1. A bandeira era do PT sim. Se você duvidar, eu posto uma das várias fotos que tirei onde a tal bandeira insistia em aparecer, contra a minha vontade.
2. Ela tem todo o direito de participar da marcha, quem sou eu pra dizer que não, mas quando ela manifesta uma opção partidária, eu tenho o meu direito de me expressar contra também. Discordo que nós precisemos dos partidos políticos. São eles que precisam de nós, e a maior prova disso é que, justo em ano de eleição, eles resolveram comparacer munidos de bandeiras. Então se essa pessoa não está lá como indivíduo, mas como representante de um partido, eu pergunto, qual a opinião do partido em relação à maconha?
Se você quer saber, leia aqui:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,dilma-rejeita-iniciativas-favoraveis-a-descriminalizacao-da-maconha,542116,0.htm
Um abraço,
Walfrido
A bandeira era PTF.
ResponderExcluirentão lá vai a foto, se isso não é uma bandeira do PT, então eu realmente estou muito enganado:
ResponderExcluirhttp://pt-br.tinypic.com/view.php?pic=sw4rd1&s=5
Mas enfim... você tem a sua opinião, e eu tenho a minha. Espero que você esteja certo e eu errado e que o PT apoie e legalização, pelo bem de todos nós. Você leu a matéria do link que eu postei? Aparentemente, para o partido, maconha e crack estão na mesma linha.
Ali sim tem PT mas no canto direito com uma letra menor tem um "F".
ResponderExcluirE em nenhum momento disse que o PT apoia a legalização e também já estou cansado de saber o que a Dilma diz sobre as drogas.
Não é porque a Dilma diz ser contra as drogas que essa seja a opinião do partido inteiro.
Talvez você não conheça o Deputado Federal Paulo Teixeira deste mesmo partido, que está com projeto de lei no senado que descriminaliza a maconha e regulariza o cultivo.
Não estou defendendo nenhum partido político, apenas digo que você se confundiu com a bandeira.
Abraço.
Aliás... o círculo que envolve o PT é aquele círculo com uma cruz embaixo qu representa o sexo feminino.
ResponderExcluirSacou!?
O Carlos Minc não é tão bonzinho assim,ele se calou completamente em relação à descoberta do extinto Lago Parima do El Dorado em Roraima, que ecologista é esse que se cala em relação ao assunto mais importante da Amazônia? Ele é bom mesmo é nos discursos,esse da marcha foi exclente,tem todo o meu apoio.
ResponderExcluir