Hoje a nossa editoria de ciência vai ter a honra de receber um conteúdo convidado. Trata-se de um matéria interessante, publicada na revista A Folha, voltado a cultura da cannabis, lá de Portugal. O Moura Verdini, portanto, dá espaço hoje ao Dr. Javier Pedraza Valiente. Transcrevemos aqui a matéria, mas caso queia ver a edição completa da revista, clique AQUI! O título já diz tudo, mas o enredo é para ser analisado com cuidado, afinal, são conselhos de médico. Informação e responsabilidade nunca são demais! Lá vai:
"A cannabis, como qualquer outra substância consumida pelo ser humano, possui efeitos característicos que contra-indicam o seu uso em algumas pessoas. Não pretendendo dar argumentos aos que opinam que o consumo de cannabis deveria ser taxativamente proibido, mas antes privilegiando um uso racional baseado no conhecimento.
Expomos neste artigo as situações em que este consumo deveria ser evitado."
Pessoas com problemas pulmonares
O consumo de cannabis por meios que impliquem a combustão do produto(cachimbos, cigarros, bongs, etc.) está contra-indicado em pessoas que sofram de bronquite, enfisema ou asma. Ainda que não existam estudos que demonstrem uma relação directa entre o consumo de cannabis e o cancro de pulmão, aqueles que padecem deste problema deveriam abster-se de usar estes meios de consumo. Isto aplica-se quando existe combustão (fumo), já que o consumo mediante vaporizadores parece não ter contra-indicações neste tipo de problemas.
Pessoas com problemas cardíacos
A cannabis produz um aumento do consumo de oxigénio no miocárdio, pelo que está contra-indicada neste grupo de pessoas. O único grupo em que o seu consumo não estaria contra-indicado é no caso de indivíduos ansiosos, que referem taquicardias quando sofrem uma crise de ansiedade. Contudo, apenas quando a cannabis age como tranquilizante e não como desencadeante e/ou agravante das referidas crises.
Pessoas ansiosas
Em relação directa com o que acabamos de referir, este ponto é bastante polémico, uma vez que indivíduos diferentes na mesma situação – consumindo a mesma qualidade de cannabis e em igual dose –, podem experimentar efeitos muito diferentes, que vão desde o ataque de pânico ao mais profundo relaxamento. Os principais factores que influenciam a reacção são a predisposição e as expectativas do indivíduo, a sua experiência anterior, o tipo de cannabis, a quantidade consumida, a via utilizada e o ambiente que rodeia o consumo.
Logicamente, uma pessoa que nos últimos consumos tenha sofrido crises de ansiedade, deve abster-se até que todos os factores referidos anteriormente sejam adequados para evitar esta situação. Se ainda assim a pessoa sente ansiedade, deve abster-se completamente de consumir cannabis.
Pessoas com depressão
Existem estudos que demonstram uma relação entre o consumo abusivo de cannabis (várias gramas por dia durante muitos meses) e o desenvolvimento de sintomas depressivos, mas esta situação ocorre em pessoas com características particulares.
Por outro lado, o uso da cannabis para contrariar sintomas depressivos é bem
conhecido, sendo que a maioria dos consumidores refere sentir-se menos triste após o consumo. É pouco provável que consumos moderados provoquem uma depressão, mas se os seus consumos são elevados e existem antecedentes familiares ou pessoais de depressão, deve diminuir as quantidades ou analisar seriamente até que ponto as sensações que experimenta trazem benefícios ou
se, por outro lado, se tornam contraproducentes.
Pessoas com psicoses
Este é o terreno mais pantanoso quando se fala de cannabis e de efeitos secundários. A relação existente entre o consumo prolongado de cannabis e o desenvolvimento de psicosis leva anos, sendo o principal foco de discussão nos actuais encontros científicos relacionados com a cannabis.
Por um lado, a cannabis consegue produzir em certos indivíduos situações que poderíamos definir como “psicoses canábicas auto-limitadas” (seguramente já ouviram falar de uma pessoa que não fuma porque quando o faz entra em paranóia). Por outro lado, estas situações são, como o seu próprio nome indica, auto-limitadas no tempo, desaparecendo quando diminuem as concentrações de cannabis no sangue.
Ainda assim, existem pessoas que após um consumo de cannabis, normalmente
integrado num padrão de consumo continuado, desenvolvem uma psicose permanente. Isto sucede em indivíduos com predisposição para desenvolver psicoses, seja esta uma predisposição genética, sócio-ambiental, familiar, etc. Aqui, a cannabis actua como um “despertador” da psicose latente, que era já inerente ao indivíduo. Nesta situação a pergunta fulcral seria: Se esta pessoa não tivesse consumido cannabis, teria acabado por desenvolver um quadro psicótico permanente no tempo? Contudo, não devemos esquecer que não é apenas a cannabis que tem este potencial. A maior parte das drogas consumidas pelo ser humano para além do cannabis também o têm, mas não só.
Uma ruptura sentimental, a perda de um ente querido, um conflito inter-pessoal importante e muitas outras situações geradoras de altos níveis de stress são passíveis de desencadear um episódio psicótico em indivíduos predispostos.
Num artigo recentemente publicado pela prestigiada revista médica The Lancet, os autores concluem que os indivíduos consumidores de cannabis têm 43 por cento de probabilidade de desenvolver um episódio psicótico, mas não diferenciam se esse episódio seria o primeiro de uma psicose permanente ou se, por outro lado, seria uma daquelas psicoses que mais acima denominámos de “auto-limitadas”. Muito provavelmente, e tendo em conta que este estudo se trata de uma meta-análise (uma análise dos resultados de vários estudos), estes dois tipos de psicose contabilizam-se em conjunto, não sendo esta percentagem tão assustadora como em princípio poderia parecer.
O que parece claro é que as pessoas com antecedentes familiares ou pessoais
de psicose devem vigiar os seus consumos, espaçando-os no tempo, reduzindo as doses e realizando-os num ambiente adequado. O facto de que a abstinência total elimina a cannabis como factor de risco, deve ser tido em conta.
Esquizofrénicos
Sendo a esquizofrenia um tipo muito particular de psicose, podemos aplicar os mesmos princípios do ponto anterior. No entanto, os psiquiatras que seguem o tratamento destes pacientes surpreendem-se com o elevado número que consome cannabis diariamente. Este fenómeno pode ter várias causas. A cannabis parece melhorar os sintomas negativos da esquizofrenia, como o isolamento social, a depressão, etc. Outra possibilidade está relacionada com a capacidade dos canabinóides reduzirem alguns efeitos secundários da medicação antipsicótica.
No entanto, noutros indivíduos o consumo de cannabis parece aumentar os
denominados sintomas positivos, como as alucinações e os delírios, sendo esta situação incómoda para uns e não tanto para outros. Como vemos, na esquizofrenia a cannabis actua como um pau de dois bicos, piorando a situação nalguns pacientes e melhorando-a noutros. Neste sentido, e remetendo-nos novamente ao ponto anterior, diríamos que os indivíduos com antecedentes familiares de esquizofrenia deveriam controlar de perto os seus consumos, tendo consciência de que uma abstinência total reduz de maneira importante o risco de desenvolver este problema de saúde mental.
Estudantes
O consumo de cannabis prejudica a memória a curto prazo, aquela que os estudantes necessitam para reter a informação antes dos exames. As pessoas que tenham necessidade de memorizar dados para os recordar num breve espaço de tempo não devem consumir cannabis.
Utilizadores de maquinaria perigosa
Devido à capacidade da cannabis para alterar a percepção espacio-temporal e para diminuir a atenção aumentando a abstracção, não é recomendado o seu consumo quando se manejam maquinarias perigosas.
Supostamente, isto seria aplicável à condução de veículos, mas estudos realizados em indivíduos sob o efeito da cannabis demonstraram que não existe um aumento do risco de sofrer acidentes de viação, comparativamente com indivíduos não consumidores. Na prática, isto tem os seus “mas”.
Doses altas de cannabis podem claramente reduzir a velocidade de reacção ou induzir alterações na percepção que tornem a condução de veículos uma actividade perigosa, por isso o ideal é conduzir em perfeito estado de lucidez. Hoje em dia, a maioria das pessoas conduz depois de beber uma cerveja, mas se se atinge um estado ébrio ao fim de várias bebidas, qualquer pessoa pensa duas vezes antes de pegar no carro. Um raciocínio semelhante é perfeitamente aplicável ao consumo de cannabis.
Grávidas
Ainda que não existam estudos que demonstrem danos irreparáveis em fetos de
mães consumidoras de cannabis, o uso de substâncias com potencial tóxico
por mulheres em fase de gestação não é recomendável, excepto se as substâncias forem prescritas por um médico.
parabéns,gostei da matéria !!
ResponderExcluirsou estudante, q medios =(
ResponderExcluiras provas que eu fiz sob efeito da cannabis, sempre foram boas...redação então....hehehe
ResponderExcluirTenho asma grave e quando era menor sempre tinha crises. fumo todo dia e to a 8 anos sem crise gracas a Deus!
ResponderExcluirSobre estudantes devo dizer que é muito bom fazer prova chapado , as coisas fluem ...
BOM POST HEMPADAO!!
Sou estudante =(
ResponderExcluirAté que consigo me virar fumando todo dia..
essa ai do fazer prova chapado que as coisas fluem foi boa em! hahahaha
ResponderExcluirtá fumando maconha ou cheirando pó?
cannabis tira a concentração, nao sei se voce conhece a brisa, mais voce viaja muuuuito.
pelo menos com ervas boas.
agora se pra voce flui facil assim, desconfie da qualidade do seu produto! hahah
hempadao inovando sempre em, parabéns!
...excelente matéria!
ResponderExcluirÉ caro amigo, eu devo estar cheirando pó mesmo, rsrs pqp
ResponderExcluireu tenho asma desde pequeno
ResponderExcluirmais depois que eu comecei
a fuma em 2006 passo, hj em dia nao
tenho mais crises de asma e quando
eu tenho nao sao tao forte como antes
que eu tinha que dormi sentado pq nao conceguia
respira direito, eu acho que a erva me ajudo e
continua ajudando mtu
flw gurizada
paz
_\|/_
mudando de assunto... eu acho que vocês deviam fazer um post sobre o Carl Sagan no Discovery Hemp
ResponderExcluirpouca gente sabe mais o Carl Sagan, um dos (provavelmente o maior) cientista do nosso Século
ele escreveu o livro "Marihuana Reconsidered" em 1971 e disse que a maconha ajudou muito a desenvolver suas teorias.
o maior astronomo do século e um dos maiores cientistas do mundo defendendo a maconha e sendo usuario é algo que todo maconheiro deveria saber.
Mas logico que faz mal pra quem tem problemas respiratorios, até porque voce inala fumaca..
ResponderExcluirPorem, por coencidencia ou nao, tambem nunca mais tive crises asmaticas..
vibes
Postar em Anômino é maalz, mas to com uma preguiça da porra de loga. Fumei um El Raco muito bom, coisa rara!
ResponderExcluirAo som de - Concret Jungle - The King
Muito boa a materia! Vou mostrar pros meus amigos.
Eu era asmatico quando pequeno, mas fiquei anos sem ter crises, a ultima vez foi em uma epoca que eu achava que cigarros me acrecentariam algo na vida. =/
ResponderExcluir-até 1936 era comercializado em farmacias no Brasil cigarros de maconha para tratamento de asma sob o nome de cigarros indianos:é broncodilatador..
ResponderExcluir-aumenta o consumo de oxigenio no coração?talvez sim mas como é vasodilatador aumenta o aporte de O2 tb então..acho que deve ser perigoso para cardíacos graves..
-problemas psiquiátricos?bom acho que não deveriam usar nem um tipo de substância além do anti-depressivo,anti-psicótico etc.. apesar de haver estudos com uso em várias situações com efeitos diversos para o bem e para o mal.. e apesar de que se vc for comparar os efeitos devastadores de algumas drogas psiquiátricas no organismo da pessoa cá entre nós srsrs..
-pra terminar antes dos americanos estabelecerem o monopólio do algodão e declararem guerra ao cânhamo cannabis era medicamento há muuuito tempo atrás usado por médicos,escritores,artistas,reis(vejam aquele filme da rainha Elizabeth fumando um no quarto) estava nas velas dos conquistadores,na declaração de independência dos EUA,etc,etc..
-o grande problema da Cannabis com certeza é a ignorância a seu respeito...........
Meninada, tenho minha experiência para dar a vcs. Fiz 3 livros - Texto, ilustrações, e diagramação. Precisava de ótima concentração e consigo isso quando o assunto me interessa. O que posso dizer é que a maconha me ajudou (e ajuda) a me fixar no que estou fazendo. Me desconcentro num filme...numa conversa fiada...
ResponderExcluirQuanto a problemas, me encaixo nos cardíacos... tenho taquicardia por ansiedade e a canabis me faz bem... kkkkkkkkkkkk a canabis me faz muito bem!!!
Esqueci de dizer: não fumei na gravidez de meus 2 filhos, por precaução. Acho que teria um pouco de paranóia se fumasse.
ResponderExcluirEu fumo antes de provas na faculdade de matematica e fui um dos dois 10 tirados na prova... para mim a maconha ajuda demais e posso te garantir eh da planta colhida entao eH MACONHA(SKUNK mas eh maconha) acredito que o tipo de strain va ser melhor ou nao isso sim...
ResponderExcluirQuando eu frequentei terapia minha terapeuta falava dos uso da maconha em casos de ansiedade e depressão.
ResponderExcluirSou bastante ansiosa e trabalho isso em mim. Nas minahs crises de insônia às vezes fumar em dá sono, em outras vezes me deixa bastante alerta. Mas não sinto tanto ela me deixando mais anciosa não. Às vezes acho que ela me acalma!
Já quando eu tive depressão fumar me deixava mais feliz.
Mas cada caso é um caso né!
E durante a gravidez do meu filho e sua amamentação eu fumei pouquíssimas vezes. Enjoava com o cheiro!! E também em fazia tossir demais e eu ficava preocupada. De qualquer jeito é uma fumaça, é uma substância, e tudo está sendo passado para o bebê.
Como pai , fico decepcionado com essa babaquisse!!
ResponderExcluirO mais legal vai ser ver essa galera que exalta a maconha se lascar no futuro, onde o tico e teco nem conseguirão conversar mais um com outro. Aí vão se questionar porque não conseguem um bom emprego, pq levam uma vida mediócre, pq não possuem grana para viajar, pq não podem ter um carro zero ou comprar uma bela casa. ...vão olhar para trás e ver que enquanto pediam tempo com essa babaquisse, só para ficarem bem com a galera, poderiam estar estudando ou produzindo algo de bom....BURROS....assinado, um ex-maconheiro que parou antes de deixar o tico e teco darem com burros n'água.
Caralho Leo, tu me fez curtir mó bad, to locao...
ResponderExcluiruhauhauha
puta merda, que bad!
ResponderExcluirOpinião contrária tudo bem. Mas baixaria ou agreções gratuitas não serão aceitas, ok?
ResponderExcluirSem problema achar que os maconheiros ficarão burros. Inteligente é pensar que cada um tem o direito de escolher o futuro que for.
Maconha não faz ninguém burro ou gênio. Dizer que parou antes que ficasse burro é estranho. Tem que provar que hoje é genial. E mais, que é genial porque parou.
Maconha é erva. Inteligência é livro, vivência, cultura. Dizer que ficou burro com a erva é burrice. A erva emburrece os burros que não sabem usá-la.
Quando era estudante até me ajudava em alguns casos, tenho TDAH e por incrível que pareça me ajudava na concentração. Meu trabalho de conclusão de curso deve ter pelo menos 1,5kg de erva em suas páginas e as notas foram 10, 10 e 10 :D
ResponderExcluirChucro
Leo
ResponderExcluirFumei desde os 18, me formei com excelentes notas, fiz mestrado no ITA onde fui o melhor aluno. Passei em concurso público em primeiro lugar. Além disso sou empresário e posso dizer que minha empresa rende muito bem. Também sou um pai dedicado e reconhecido como tal, tenho meu carro e estou para quitar minha casa própria. Burro é você!
Chucro
Léo: "Aí vão se questionar porque não conseguem um bom emprego, pq levam uma vida mediócre, pq não possuem grana para viajar, pq não podem ter um carro zero ou comprar uma bela casa. ...vão olhar para trás e ver que enquanto pediam tempo com essa babaquisse, só para ficarem bem com a galera, poderiam estar estudando ou produzindo algo de bom....BURROS....assinado, um ex-maconheiro que parou antes de deixar o tico e teco darem com burros n'água."
ResponderExcluirPutz esse aí fumou e não aproveitou em nada a onda cannabica... coitado!
Mas pensando bem vc deve ser daqueles que não tem jeito mesmo. Tipo: 'no meu carro zero ninguem fuma maconha!' Ah, o seu carro zero e sua casa boa... que piada!(para não dizer outra coisa)
De mim, deixe que eu cuido valeu?
Iluminado por aquela que liberta a mente!
_\|/_
Jah guide!
O hempadão é foda mesmo !!!
ResponderExcluirsempre com materias esclarecedoras que refletem verdadeiramente as pesquisas e informações reais sobre o Tabu hipocrita MACONHA.
Gnominho presente
Aposto que vc que se intitula de ex maconheiro usava maconha pelos motivos errados, nas horas erradas com as pessoas erradas e muito provavelmente de qualidade fraca ou n compativel com a onda que lhe agradaria mais.
ResponderExcluirNunca pensei ler isso de uma ex usuario, criticas tão ferrenhas e com tanta hipocrisia.
va fazer analise e procure se intender melhor, pense no que te levou a usar maconha.
N é a maconha que te atrapalhava ou atrapalha é o motivo e o significado errado que vc faz dela.
sinceramente, para de usar mesmo, se n sabe usar direito fica na sua mas n fala oq vc n intende e n tem conhecimento pra julgar uma opinião correta embasada em informação real e veridica.
Gnominho presente
Leo,
ResponderExcluirme desculpe, mas vc eh ignorante, alguém tem de dizer. Desde quando cannabis lhe impede de ter um bom emprego? um carro bom? etc? Olhe a sua volta, vc realmente acredita no que esta dizendo? Ou esta so tentando se convencer? Pq vc vai cruzar comigo por ai e vai se surpreender; sua visao eh limitada.
Agora, para aqueles que disseram que ficaram na "bad" por lerem tal comentário. Vcs realmente sabem o que estao fazendo? Pq quem fuma maconha e sabe o que ta fazendo.. nao treme nas pernas com um comentário tao estúpido e infeliz.
Tico e Teco não dão conta da maconha. É preciso ter muitos mais neurônios. Vc fez bem em ter parado.
ResponderExcluirMas me conta uma coisa, vc veio aqui só pra sacanear? Precisava não, gaste seu tempo com outra coisa... a gente não tem jeito...
OBS: Já cheguei no meu "futuro", tenho 58 anos muito bem vividos e realizados!!!
É nois, Fortalece
ResponderExcluirÓTIMA, COMPLETA A MATÉRIA. TENHO A IMPRESSÃO Q FUMAREI ATÉ MEUS ÚLTIMOS DIAS,MINUTOS..
ResponderExcluirLEO, ......senti negatividade no seu comentário. Mais um, realmente.."burro", só p/ trazer uma bad trip p/ galera
ResponderExcluirdeve ter começado a cheirar e bateu neurose..
ResponderExcluirhahahahha
santa ignorancia
A relação de cannabis em cada tipo de individuo citado a cima é relativo, mas as pesquisas são necessárias e seus resultados reais... eu sinto uma perda de memória em curto prazo... mas sempre ultilizo de cannabis antes da faculdade rsrsrss, é interessante o resultado.. a atenção sempre é redobrada, mas não é muito recomendado0... entretanto... não sinto certas neuras citadas!
ResponderExcluirO importante é que a informação chega ao consumidor... segue quem quer!
Depois estava aqui pensando no que o Leo disse e na minha resposta e no próprio texto desse post...
ResponderExcluirA maconha age de formas muito diferentes pra cada um, pelo jeito o tico e o teco que o Leo tem não seguraram a onda e pra ele foi uma experiência ruim. Não estou desconsiderando o fato de que ele fala de forma estúpida e sem fundamentos, afinal, alguém que admite que só um tico e um teco eu não esperaria muito mesmo, mas a experiência vai de cada um.
Minha mulher se fumar dorme, depois de rir por 5 minutos, então não gosta. Meu irmão teve de parar definitivamente porque afetava ele socialmente e profissionalmente. Meu pai fuma a uns 50 anos e tem tudo isso que o Leo não foi capaz de ter. Eu fumo a uns 10 anos e também to no caminho certo.
A questão é - tem que ter sintonia, sabedoria e bom senso pra usar a erva e isso é coisa para poucos.
Abraços e boa viagem galera :D
Chucro
As pesquisas sobre a Cannabis ainda estão engatinhado no mundo e atualmente pouco se sabe realmente sobre esse assunto. No brasil, por exemplo, a situação é ainda pior. Durante um congresso da Fesbe eu conheci um pesquisador que trabalha com um antagonista do THC, já que o THC não pode ainda ser sintetizado em laboratório, e tão pouco seja permitido o plantio para fins de pesquisa. O que dificulta muito o trabalho desses pesquisadores heróicos. A conclusão que eles chegaram é que realmente a memória de curto prazo é afetada, contudo ela estimula a fixação de conhecimento de longo prazo o que poderia ajudar pacientes portadores de alzheimer, por exemplo.
ResponderExcluirOutro pesquisador muito conhecido o médico Elisaldo Carlini publicou diversos artigos sobre o uso da Cannabis Medicinal e esse ano foi entrevistado pela revista da FAPESP sobre esse tema tão importante. Quem quiser saber mais aqui está o link :
http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=4046&bd=1&pg=1&lg
Na minha opinião o Brasil tem um grande potencial para desenvolver pesquisas nas áreas agrícolas e de saúde relacionadas a maconha, contudo a hipocrisia da nossa sociedade não permite sequer maiores estudos sobre esses assuntos.
Depois que passei a consumir com mais frequencia (diariamente) NUNCA mais tive UMA crise de asma!
ResponderExcluirNão deem bola pra quem diz que a maconha faz mal p/asma, é mentira! O que faz mal é a FUMAÇA!!!
Isso é "facilmente" resolvido com o uso de um vaporizador...
Mas é burro esse Leo ein ooo ...
ResponderExcluirEstudar, trabalhar, ter um bom carro (ou dois, tres...), boa casa (pq uma só?), viagens internacionais ou nacionais, tudo isso eu faço, tenho e posso fazer de novo. "mesmo fazendo uso da maconha"...
Mas eu não fico de bem com TODA a galera, ao contrário do que estás falando, até pq muita gente é ignorante e preconceituosa, assim como vc!
Mas EU não preciso "ficar de bem com a galera" pq nenhum deles paga as minhas contas!
Pelo menos euuuuuu, consigo ler bem mais e ter mais atenção a detalhes, é foda qdo da branco mais assim...nao vejo dificuldades para estudar e nem me concentar quando eu fumo! Detalhe! nao é Bom fumar e fazer um prova, sim fazer a prova e relaxar queimando uma viga! auehuaehhea
ResponderExcluirótimo POst! (Y)
Léo vc tem tudo isso e não deve ser feliz. Mas continue assim quem sabe vc naum compra o cemitério e leva tudo q vc comprou pra lá.
ResponderExcluirO cara naum gosta da erva e entra aqui pra que?
so estudantee!! fudeu! xD
ResponderExcluiruhauhauhahuauhahu
Jah Bless
André ...
ResponderExcluiracredito que se DEUS criou a erva é que alguma utilidade ele tinha em mente,^^, mas se ele queria acabar com ela quero saber pq Noé fez a barca e trouxe o bagulho dentro da arca,ele quem salvou o bagulho e ainda anda salvando diariamente meus brothers na faculdade... indiretamente sim ,religiosamente falando e claro,mas se (LEO)precisa de um carro do ano,uma casa bonitinha para aumentar o ego de ter vencido na vida e ta passando na cara que parou e careta ele esta sendo feliz, se precisou de tantas coisas artificiais e materiais para te trazer alegria, deixa a turma gostar da erva natural que traz um sorriso mecânico,porem espontâneo,antes eu sobreviver do verde da natureza e precisar do verde da natureza,do que cultuar o materialismo e a cultura do ter para ser...se precisa de tudo isso pra conquistar mulher e felicidade. eu preciso apenas do meu (viagra verde,esperamos que (Leo) aprenda antes msm d cair no mundo e ver que comprar coisas é diferente de conquistar-las, e que dps quando acabarem todas as nossas arvores se ele replantará dinheiro, eu faço minha parte planto uma semente everyday ^^...até++ galera foi bom ter colaborado aew com essa lombra de morrer dizendo a verdade e sorrindo...e lutando...
"Em 1992 William Davane identificou um neurotransmissor com as características dos canabinoides produzido pelo cérebro humano e com efeitos biológicos e comportamentais semelhantes ao THC.Chamou-o de anandamite da palavra sânscrita ananda que significa êxtase.A importância dessa descoberta não pode ser subestimada.Temos agora provas científicas do que tantas culturas do mundo sempre souberam:que muito poucas plantas na Terra são tão naturalmente assimiladas pela mente humana quanto o cânhamo.A concentração dos receptores para canabinóides nas áreas do cérebro dedicadas aos processos mentais mais elevados-memória,cognição,criatividade-é impressionante."Não se trata de uma substância estranha sendo inoculada em nosso organismo como o álcool e a nicotina e sim algo que já existe análogo em nosso cérebro.Talvez Deus ao criar essa planta tenha deixado ali uma semente de luz para fazer o que certas pessoas não conseguem fazer por conta própria:expandir sua consciência e ver a vida de uma maneira diferente.Quem usa a canabis muda torna-se um amante da Natureza e todas suas manifestações.Nunca mais vê a vida e seus semelhantes da mesma maneira.Meu caro amigo Leo há tantos perigos no mundo e vc está atacando aquilo que pode tornar ele um pouco melhor.Da minha parte posso te dizer que tenho tudo isso que vc disse e mais mas nem por isso vou tentar convencer outros a seguir meu caminho.A maria tem o dom de pegar tudo aquilo que o cara tem dentro de si e transformar:teus medos,tuas virtudes,teus defeitos..para dai vc perceber e evoluir!Acho que o problema maior é e sempre será a ignorância então recomendo:O Grande Livro da Cannabis tá a venda na livraria Saraiva é só comprar..e pra terminar acho ótimo essa discussão!conversar com maconheiro é a melhor coisa do mundo:vc ri e aprende a gostar das pessoas!abraço pra todos!
ResponderExcluirachei fraco, esta não é a realidade.
ResponderExcluiré muito gostoso fumar e realizar diversas atividades que exijam velocidade, raciocinio ,concentração,
quanto ao fato das psicoses e esquizofrenia é genetico, uma hora iria ocorrer por varios motivos, com certeza maconha é excelente medicamento para esquizofrenia entre outras.
Porra to fudido entao, tenho um pouco de cada de tudo quase ! uhaSuhaSUHASuh
ResponderExcluir-Sopro no coraçao
-Bronquite asmatica
-Ancioso devido ao meu DDA
-Ainda fumo a merda do cigarro, e vim saber recentemente que minha querida madre fumava bolas de haxx nas primeiras semanas de gravides, uASHAUSHUAHSaush
Mas pretendo fumar maconha ate o fim dos meus dias, ou o pani de um desses prob. uahsuahsuahsuahs
Mas como digo, a cabeça é teu guia. Cada um faz o que quer, e eu fumo a 5 anos e continuo fazendo-o sem problemas.
Legalize Ganjah !
quando eu cursei o tercero ano do ensino medio eu nao fumava um baseado.. tirei notas boas mais nao fui aprovado no vestibular... ja no ano seguinte, em q fumava pelo menos 1 por dia, fui aprovado em engenharia na uff....
ResponderExcluirnenhuma relaçao direta.. mais acho q nao me arapalhou.. continuo honrando meus compromissos :)
Sou estudante de engenharia elétrica na UFMG e me saio bem. Passei de primeira no vestibular, muito bem colocado. Porém devo enfatizar que não fumo durante a semana e realmente não acho bom para os estudantes fazerem uso diário. Isso pro caso geral, tem gente que se sai bem mesmo assim, né? Eu não conseguiria. Maconha toma 3 horas de brisa e outras 4 de lesera, é muito tempo. Tem que saber o tempo certo.
ResponderExcluirOs melhores efeitos são aqueles combinando uso e abstinência..na verdade é um medicamento e deve ser usado na hora certa e apropriada como qualquer medicamento:para aliviar e tratar algumas doenças do corpo e do espírito e tb te dar asas.....
ResponderExcluirÉ uma pena MESMO o (Leo), dotado de tanta valentia e opinião formada não ter voltado pra ver o proprio comentário. Sera que a galera aqui assustou ele?. Não basta criticar - tem que saber argumentar e a galera aqui tá de parabéns! Volta volta, senhor Leo! Entra na roda e se crie de "fatos" porque o dizquediz nem sempre prova algo.
ResponderExcluiré foda.. quando dizem isso pra voce que fuma maconha. Que prejudica os estudos e tudo mais. Meu, basta focar-se nos estudos, por exemplo, estudar umas 2 horas por dia, e depois dar um tapinha pra fica bem suave nao tem problema algum.
ResponderExcluirO que fode é a asma, mais nem sei o fato de você fazer exercícios fisicos regularmente como natação compensaria o uso regular de maconha
Porra me enquadro em quase todos os perfis: Esquizofrênico, asmático, eterno estudante, depressivo e já tive crise psicótica. Mas não tem coisa melhor para me deixar tranquilo e acreditar na vida do que fumar erva. Penso que os estudos precisam avançar.
ResponderExcluirquanto aos epileticos existe alguma contra indicaçao?? li uma vez que a cannabis nao corta o efeito de anti convulsivos mas fiquei na dúvida.. alguem ja leu ou sabe sobre isso??
ResponderExcluirFUMO A 4 ANOS .SÓ TENHO UM SINTOMA, E ACHO QUE TODOS TEM. ME DA MUITA FOME. A LARIKA
ResponderExcluirÉ NORMAL. ALGUEM PODE EXPLICAR ?
TIRANDO ISSO, É MELHOR DO BRASIL.
FUMO 2 A 3 VEZES POR DIA.
TO DI BOA . ATÉ.