terça-feira, 25 de maio de 2010

[Ed. #65] Chapa2: Marcha da Maconha de São Paulo 2010! Marcha, Soldado!

Ano passado a Marcha da Maconha não aconteceu. O Gandhia foi proibido. Esse ano o organizador conseguiu o Habeas Corpus, mas uma liminar na justiça novamente disse não ao debate pela legalização. São Paulo reluta usando forças obscuras não contra a droga, mas contra a tentativa de uma mudança no esquema, nas leis e formas de obtenção da maconha. Será crime debater idéias? Porque a capital econômica do país tem tanto pavor da nossa cultura e informação?

Dois manifestantes foram presos porque seguravam diferentes cartazes. Um dizia: “Não fumo, não planto, não compro, não vendo. Não condeno!” e o outro reverberava a famosa frase do Planet Hemp: “Não Compre, Plante”. Ambas parecem contra o crime organizado por trás da droga. Muitos policiais apontavam com raiva para os adesivos do GrowRoom, mandando tirar, por causa da folha e do dizer: “Você sabia que o cultivo caseiro enfraquece o crime organizado?“. E o comandante lia em voz alta e dizia depois: “O crime caseiro é crime!”. E nós nos perguntávamos: Pois é, porque? E porque não se pode questionar essa proibição?

A equipe do Hempadão foi a primeira a chegar no local. Viu a faixa ser aberta com todo esmero e cuidado. Ameaçou, não choveu. Os punks apareceram, fizeram faixas. Aos poucos manifestantes de todos lugares começavam a aparecer e o ato a tomar forma. Cadê a polícia? Era a pergunta na cabeça de qualquer militante que já participou de mais de uma Marcha. É claro que ela ia aparecer. Chegaram antes os megafones e então começou a fumaça de idéias marolar a marquise. Aquele senhor barrigudo de jaqueta preta que olhava ao longe toca o rádio, guardas do parque fazem a ronda e só interferem para mandar descerem da árvore. De repente vem de moto uma tropa de pelo menos oito.

Documentos, argumentos. Nada disso serve diante da truculência da guarda. Quem viu as fotos da Hempada deve ter notado o humor de grande parte dos militares. Nada de Marcha, mas isso não se impede. É como querer proibir o fumo pondo algemas na fumaça, só nebula. Disfarçada de Marcha pela Liberdade de Expressão, a multidão formada por pelo menos 400 pessoas queria mais do que isso, queria era a legalização da maconha, como disse qualquer mídia que cobriu o evento.

Falharam em proibir. E também falharam ao proibir. A Marcha da Maconha aconteceu com muita polícia ao redor, mas também com a presença importante do Deputado Paulo Teixeira, além do militante Renato Cinco e a Soninha Francine, que marcou presença pela segunda vez. A polícia gravou toda a Marcha, focando no rosto de cada militante através de uma câmera especial da polícia. Mas os manifestantes andam pelo parque, e gritaram de tudo, até que maconha era uma delícia. Embora a polícia não tenha se rendido, nem ao movimento de abraços grátis que deu de encontro com o caminho seguido pela nação maconheira.

Não calaram a voz de ninguém. Não conseguiram abafar o movimento e muito menos que cada um dos manifestantes saíssem do Parque do Ibirapuera e fosse para suas casa meditar em paz. Que fique claro que a galera provou mais uma vez que qualquer ato de proibição é vago. Prender dois deu mais mídia. Spray de pimenta na boca do jornalista deu raiva da polícia aos jovens indecisos. Proibir a Marcha é dar ainda mais visibilidade à Maconha.

Quem tava lá, ou quem conhece de perto essa cultura, sabe que a raiva, arrogância e violência não vem da parte do usuário. Estão todos os organizadores de parabéns, assim como cada um que apareceu e marchou junto! Foi uma honra participar e um prazer conhecer a militância paulista! Vamos juntos passo a passo construindo essa revolução! Podíamos ter cantado: “Marcha soldado, cabeça de papel…”, só não ia chamar pro quartel de portão vermelho… que pegou fogo!

30 comentários:

  1. HEY HEY POLICIA, MACONHA É UMA DELICIA !!!!
    liberdade de expressão JÁ,informação pro povo JÁ, legalização da cannabis JÁ !

    ResponderExcluir
  2. Ridiculo a ação desses Policiais, impedem os direitos do cidadão e falam que são a favor da população...

    esse pais precisa de uma reformulação geral

    ResponderExcluir
  3. muito locooo ; salve 4:20 online.

    ResponderExcluir
  4. PM RIDÍDICULA

    CRIA DA DITADURA..


    LIBERDADEEEEEEEEEEE...

    FREEE GANJAA...

    LEGALIZE ESSA IDÉIA....

    ResponderExcluir
  5. SÓ QUEM TAVA viu Como foi
    MUITO FODA

    JUNDIAIIIIIIIIIIIIIIII TAMO AIII

    euaHEUHauehaUEH

    ResponderExcluir
  6. não tem como impedir.. é só questão de tempo..

    ResponderExcluir
  7. E não tem como discutir c/ vermes,são como marionetes do estado,não tem o mínimo de cultura p/ uma discussão mais séria,triste isso!

    ResponderExcluir
  8. Polícia filha da puta, OS INFRATORES SÃO ELES, ELES ESTÃO AGINDO CONTRA O CÓDIGO-PENAL, LIBERDADE DE EXPRESSÃO E TODO SER HUMANO É LIVRE PARA DIVULGAR SUAS IDÉIAS DE QUALQUER MANEIRA!
    Legalize já!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. HEY HEY POLICIA, MACONHA É UMA DELICIA !!!!
    LEGALIZA BRASIL _\|/_
    by: Rafinháá

    ResponderExcluir
  10. porcos fardados falando da ganjah e intupindo o nariz na viatura!deus esta vendo,quem mata quem corompe e quem luta pela igualdade!!!A JUSTIÇA DE DEUS NAO FALHA!!!
    A HORA TA XEGANDO!!!LEGALIZE IT

    ResponderExcluir
  11. Símples: O comando delta = piramide illuminati = olho de hórus sobre a piramide da maçonaria é quem cordena o poder político e monetário do mundo...

    Eles não querem que a marijuana seja legalizada e ponto final...
    Se quizer lutar contra, é o mesmo que dar soco em ponta de faca... rsrsrs

    "...Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial..."

    ResponderExcluir
  12. parabéns a todos que não se intimidaram com a arrogância dos poscos fardados,VIVA A LIBERDADE VIVA A MACONHA!

    ResponderExcluir
  13. Valeu galera por ter vindo até SP dar uma força para o movimento!!!
    Realmente é um absurdo sermos ceifados do nosso direito de discutir idéias....infelizmente SP é um lugar muito conservador e por isso temos essa reação por parte do governo estadual!!!
    Mas isso não nos diminui, apenas nós fortalece!!!
    Valeu Hempadão!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. HEY POLICIA MACONHA É UMA DELICIA!

    ridiculo a proibiçao!
    td mundo q foi fico indiguinado!
    só no Brasil msm pros cara da uma dessas.

    LEGALIZE!

    ResponderExcluir
  15. É É É NÃO ESTUDOU VIROU GAMBÉ!!! Bando de ignorante, pau mandado de juíz travestido de justiceiro.

    ResponderExcluir
  16. Atenção galerinha de bsb que curte fumar um "beck", Marcha da Maconha dia 27 de maio(amanhã) às 15h em frente a Catedral.
    Compareçam e avisem seus amigos e familiares.
    _\|/_

    ResponderExcluir
  17. A única coisa que a gente quer é não ter que comprar do crime organizado tendo que muitas vezes entrar em favela pra isso e poder fumar sem correr o risco de ser preso

    ResponderExcluir
  18. Proibir palavras. Proibir roupas. Proibir estilização de uma folha de planta. Proibir a existência de uma plantinha. Proibir o uso da planta. Onde está a coerência, a liberdade, a justiça, a tal democracia? Cacete, isto é abuso de poder, intimidação, ditadura, parcialidade jurídica, fascismo.
    Ibirapuera, parque dos grandes pavilhões de eventos culturais paulistanos, do planetário, da prática esportiva, do papai mamãe e a prole, namoros e “amassos”, pastel com “refri” e sorvete Kibon, do roubo de autos, multas, furtos e seqüestros, da insegurança.
    Domingo 23 de maio, tarde cinzenta de chuva que, enigmática, foi clareando enquanto a Marcha passava festiva e cercada pela polícia, o Parque do Ibirapuera foi transformado pelo Tucanato Demoníaco Paulista em burlesco cenário de Campo de Concentração Nazista que, tiro pela culatra, foi assistido, gravado e assimilado por milhares de pacatos cidadãos freqüentadores do parque, tudo que a corja conservadora intolerante, proibicionista do Estado quartel de São Paulo não queria.
    “Hei polícia, maconha é uma delícia”, ecoou pelo parque. Os cães ladravam, mas a caravana passava, balançando a massa. Demonstrou força e coragem. Perturbou, intrigou puros neurônios virginais, emocionou.
    Não dá mais pra segurar, AMANHÃ SERÁ MAIOR!

    ResponderExcluir
  19. Parabéns ao hempadão por mais uma reportagens sinistra de boa... Queria muito ter ido a marcha, infelizmente não pude estar presente...
    Depois de um ato de coragem como esse... só podemos esperar mudanças... dar a cara a tapa não é para qualquer um... Expor nossas idéias, manifestar em prol de um benefício como a legalização sempre é de bom grado... esperamos que a política no Brasil pense da mesma forma.. se há manifestações é pq queremos nossos direitos... legalize já porra... eu amei.. arrepiei só de ler essa reportagem... é uma causa justa... ligada a pessoas que querem apenas paz e amor .... vamos lutar com garras para nosso direito ser válido ....

    Valeu Hempadão!

    ResponderExcluir
  20. Parabens a todos que organizaram e foram a marcha!
    So queremos ter o DIREITO de nos expressar e plantar maconha sem trazer prejuizo nenhum a sociedade!

    ResponderExcluir
  21. Às vezes no fim, parece que eles preferem ter o tráfico. Essa violência toda rolando por conta disso, mas no fim, é tanto rabo preso que esses policiais não agem de acordo com a coerência.

    Quero legalização! = D
    E uns cofeeshops hehehehe

    ResponderExcluir
  22. Deixa nós fumarmos maconha que nós mesmos plantar-mos, porque é uma delicia ou voces querem ver seus filhos, netos, sobrinhos..., fumando maconha podre cheio de toxinas e sangue do crime, do jeito que voces são humanos nós tambem somos, iai... quando de fato voces vão ser humanos de verdade e não acobertados pelos derivados do mal, nós estamos vivos tambem, sei que voces querem os escravos de seus sistemas quetinhos bonitinhos bebendo cervejinha, pinguinha, fumando cigarrinho, comprando remedinho na farmacinha, qual é, eu acho que quem não tem competencia para assumir uma parada deste porte sõa voces que ja estão cristalizados em suas maldades altamente lucrativa, e não tem nem competencia para organizar a saude publica.

    ResponderExcluir
  23. LEGALIZEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!

    ResponderExcluir
  24. Teríamos que ter uma disputa regional,de quem leva mais maconheiros para marcha. O Rio de Janeiro ganha de disparado,e continua lindo.

    ResponderExcluir
  25. Disputa regional? O povo de SP tem que ir gritar no Rio e o povo do Rio tem que vir gritar em SP! Somos muitos, somos os mesmo, juntos somos maior. Temos que começar a participar em todas as regiões que tivermos acesso, sejamos ouvidos. Eu fui. Eu vou.

    ResponderExcluir
  26. QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..QueMnAOpULAÉcArEtA..!!

    ResponderExcluir
  27. SERIA 1MA BOA SE LIBERASSEM O BOM EXISTIRIA MENAS CRIMINALIDADE NESSE PAIS DE MERRRRDAA!!!

    ResponderExcluir