sábado, 29 de maio de 2010

[Ed. #65] Discolized: Entrevista Exclusiva com Jimmy Luv!

por Várzea Crew

Essa semana vamos falar um pouco do Jimmy Luv (aka Jime) que é uma peça chave na evolução da cena ragga no Brasil. Já esta na cena desde 1996, primeiramente com a banda The Funk Fuckers, depois montou o Enganjaduz e entre 2002-2008 esteve à frente da Família 7 Velas, de onde veio sua carreira solo.

Após isso seu trabalho solo fluiu cada vez mais, cantando em diversos soundsystems. No ano passado foi um dos indicados ao prêmio VMB da MTV na estréia da categoria Reggae.

Jime tem 3 cds solo voltados para o reggae/dancehall: “Reggae Seu Coração”, “Taca Mais Fogo!” e “Puro Fya”.

Mas essa semana fizemos algo especial para vocês, fizemos uma entrevista com o Jime, exclusiva para o Smoke Two Joints e para o Hempadão além de uma seleção de músicas que falam apenas de ganja.

Se liga na entrevista que ele é  foda e baixa seleção que é só pancada!

Bom Jime, grande prazer realizar essa entrevista!

O que acha do trabalho que o Hempadão desenvolve, conscientizando e lutando pela causa? 

Salve! Acho um trabalho importante e necessário em um país como o nosso onde ainda existem muitos mitos e tabus em relação à canabis. Aqui não tem mídia impressa especializada nesse assunto. A gente sabe o grande número de pessoas aqui no Brasa que fumam ganja, porém a grande maioria apenas fuma. O trabalho que vocês fazem é importante porque mostra que atrás de um simples baseado existe toda uma cultura que exije respeito por parte das autoridades e da sociedade. Acredito na descriminalização, quem sabe um dia na legalização e para isso um bom esclarecimento é a chave!

Qual sua opinião sobre o uso da maconha? 

Acho que cada um é  cada um... Uns gostam de beber cachaça, outros de tomar uma breja, outros de dar uns tecos... eu gosto é de fumar um béque mesmo! rs A gente sabe que é legal ficar naquele estado "chapado", mas isso pode vir a ser perigoso também pra quem ainda não tem consciência sobre o uso e acha que o legal é só ficar "doidão" enchendo a cabeça de fumaça. A maconha está inserida em todas as classes sociais, em todos os tipos de emprego. Já tá mais do que na hora de acabarem com os preconceitos em relação a quem é usuário... Ninguém nunca morreu de overdose de maconha, até porque o resultado de uma overdose de maconha é a larica ou então a pessoa vai dormir! rs

Nas suas letras você cita a ganja inúmeras vezes, você acha que mais artistas, de modo em geral, que fazem o seu consumo devem defender a causa para ter uma força maior?

Acredito que ajudaria sim, mas se isto já tivesse sido feito há anos pelos artistas grandes. Acho que 99% desses artistas fumam a erva, mas falar sobre esse assunto aqui no Brasil é complicado, você pode perder fãs, trabalhos, dinheiro... Os únicos maconheiros assumidos à favor da causa foram os caras do Planet Hemp. Esse assunto sempre gera muita polêmica... As autoridades confundem liberdade de expressão com apologia!

Clique na capa para baixar!The Best Marijuana Singles

Já sofreu alguma discriminação, por alguns de seus sons falarem de erva?

Acho que nunca! Mas na época do Enganjaduz (até por volta de 2005) o povo do rap não entendia isso muito bem não... A maioria das pessoas do rap que eu conhecia na época não se assumiam, faziam um discurso hipócrita e fumavam escondidos! rs

Ano passado você foi um dos indicados ao VMB na categoria reggae, ficamos muito felizes em ver a cena crescendo. Essa nova atenção está fazendo com que o ragga seja mais reconhecido e tenha seu devido respeito?

Creio que sim! Por mais que o próprio reggae tradicional não dê nenhum apoio pra gente, tem muita gente de fora que está vendo o trabalho que pessoas como eu já vem desenvolvendo há um tempo, fazendo coisas novas, sempre em movimento pelo país. Aos poucos estamos conseguindo o nosso espaço, mesmo sem a ajuda de várias pessoas que poderiam fortalecer também essa cena. O negócio é continuar em frente, trabalhando....

Ainda nos dias de hoje muitas pessoas ligam o reggae, e suas vertentes, com a imagem de maconheiros. Essa falta de informação é  o que faz com que o reggae no Brasil continue sempre na mesma?

Acho isso justo! Afinal, o reggae é o único tipo de som que fala abertamente sobre a maconha... Mas não creio que a causa do atraso do reggae por aqui seja causado pela associação com a maconha...
Quase todo mundo gosta de reggae aqui no Brasil e não são todas as pessoas que curtem que fumam a erva... Tem muito mais gente tomando vinho tosco do que fumando maconha nos shows!

O que acha do blog Smoke Two Joints, juntamente com o edital Discolized, disponibilizando sons pra download?

Classe! Hoje em dia o melhor meio de divulgação são os blogs! Dou meu total apoio, até porque eu também vivo baixando sons... rs

E pra finalizar, comenta um pouco quais são os projetos pra 2010 e o que está por vir. 

Tô trabalhando com vários produtores que não são do reggae, tô fazendo novos sons mais na linha pancadão, dance, mas sempre com o vocal ragga né... Talvez eu ainda volte a fazer uma festa, tô vendo as possibilidades... E continuar fazendo vários shows por onde me chamarem!

É isso ae, grande satisfação realizar essa entrevista, desejamos todo sucesso e sempre que precisar a equipe Várzea Crew esta ai, tentando deixar a cena mais informada. Maximo respeito pra todos que lutam pela causa!

Valew vocês pelo espaço e por falarem sobre a cultura canabis! Big Up!!!

Tracklist:
1- Vem Pro Baile (prod. Pro Efx)
2- Aciona o Alarme
3- Ducarai
4- Vo Queima
5- Fya Bun Fya
6- Lei é Lei
7- Gan Jah (feat. Alien Man)
8- Festa De Ragga
9- Quando o Galo Cantar
10- Din Din
11- Fuma Um Beck
12- Top Secret
13- Rasta!
14- Bla-Bla-Bla

E pra quem quiser dar mais uma conferida no trabalho do cara:

MySpace - Hits Antigos
MySpace - Hits Atuais
Site Oficial
Twitter - Notícias

10 comentários:

  1. Ótima entrevista. Interessante ele dizer que "acredito na descriminalização, quem sabe um dia na legalização e para isso um bom esclarecimento é a chave!".
    Concordo, o negócio é ir por partes... como diria Jack, o extripador! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ele se parece com o falcão do rappa

    ResponderExcluir
  3. faltou no cd akela "Use a sabedoria do rei salomao se quiser alcancar o monte siao .. " como chama essa ?

    ResponderExcluir
  4. vi esse cara esse ano no universo paralello..... show de bola o som dele

    ResponderExcluir
  5. Aeeee!! Jime representando muito nas respostas, hein.

    Várzea Crew, é nóiss!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Várzea, parabéns Jime!!
    Que orgulho desse time...

    ... vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  7. "The Best Marijuana Singles"

    aih sim!!!

    ResponderExcluir
  8. Representando como sempre !!!
    po vi esse cara ontem, mais não deu tempo de ouvir o som dele :/

    ResponderExcluir
  9. style Jime destroi com o microfone na mão.

    ResponderExcluir