sábado, 5 de junho de 2010

[Ed. 66#] RastaFórum: O Primeiro Encontro com Rita e sua entrada no The Wailers!

Continuando a falar do The Wailers, agora entramos em outra fase da banda. A mãe de Bob se muda para outra cidade, mas entra outra mulher em sua vida. Três meninas entram no grupo e uma, mais tarde, se tornaria Rita Marley, esposa de Bob.

Enquanto a banda fazia sucesso, dois outros eventos aconteceram na vida pessoal de Bob. Sua mãe aceitou o convite da tia de Bob, Ivy, para sair de Kingston e morar junto com ela em Delaware. A América, ela escreveu em seu diário, parecia “uma terra de riqueza e abundância onde tudo era próspero e florescente. Meus olhos jamaicanos ficaram tontos com os sinais dessa riqueza.” Pouco depois, Cedella conheceu e se casou com Edward Booker. Desde então ela vive nos EUA.

Por muito tempo, Bob e Cedella eram muito unidos e sua mudança pros EUA deixou um Bob adolescente sozinho. Mesmo assim eles continuaram sempre escrevendo um pro outro. Em uma de suas cartas Bob disse que “quando ele cantava, ele sentia um espírito movendo ele da mesma maneira que me movia quando eu estava na igreja, com a mesma satisfação e iluminação na sua alma,” Cedella escreveu. “Ele escreveu que o mercado da música na Jamaica ainda era difícil mas disse que tinha conseguido um dinheiro e queria colocá-lo nas minhas mãos, mesmo sabendo que não era muito.” A carta, que tinha uma nota de 10 dólares, levou sua mãe às lágrimas, já que ela sabia a dificuldade de conseguir a moeda americana na Jamaica.

Ao mesmo tempo que uma grande influência feminina de seu dia-a-dia saiu de sua vida, outra entrou. Um dia, no seu caminho de sempre para a casa de Dodd, os Wailers encontraram uma adolescente chamada Rita Anderson. Foi um encontro casual. Estudante de enfermagem, Rita sonhava em ser cantora. Ela e sua prima Constantine “Dream” Walker começaram a cantar as músicas que conheceram nas estações de rádio de Miami. “Otis Redding e Sam Cooke e Wilson Pickett e Tina Turner e grupos como os Impressions, os Drifters, os Supremes, Patti LaBelle e os Blue Belles, os Temptations – nós pegamos todos os hits de Motown,” disse Rita.

Em pouco tempo, Dream e Rita foram acompanhadas por Marlene “Precious” Gifford em suas apresentações noturnas. Quando Rita descobriu que os Wailers passavam pela sua casa todo dia no caminho pro estúdio, ela resolveu encontrá-los e um dia Peter parou e perguntou seu nome. A próxima vez que eles passaram, Rita, Dream e Marlene cantaram “What’s Your Name?”, de Sam and Dave. Peter então ofereceu levá-las para uma audição no estúdio de Dodd.

Em seu diário, Rita escreveu que o Estúdio One de Dodd era a Motown jamaicana, uma universidade onde um aspirante a artista podia aprender o negócio. Rita, Dream e Marlene passaram na audição e foram aceitas na “universidade”, onde começaram a cantar por trás dos Wailers e outros grupos. Depois que Dodd disse que elas pareciam com Motown’s Marvelettes, o então trio sem nome se tornou as Soulettes.

Desde a primeira vez, Rita tinha sido fisgada por Bob, ou "Robbie". "Ele era muito bonito... Eu olhava pra ele e pensava: hum... que cara interessante. E ficava com as pernas bambas."

Semana que vem continuamos com a história de Bob e Rita para sabermos como a situação chegou a um casamento. Até lá!

8 comentários: