quinta-feira, 10 de junho de 2010

[Ed. #67] Hemportagem: Holanda em Eleição - Pauta: Aumentar Liberdade e Diminuir Repressão!

por Pietro

Assim como no Brasil, a Holanda, primeiro país a legalizar o uso recreacional de maconha e o primeiro país do mundo a se tornar capitalista, também está em época de eleição. E é nesta época que surgem as grandes polêmicas a serem defendidas. Isso por lá, porque aqui é a época em que as polêmicas são postas para baixo do tapete. Já na Holanda os ex-ministros da Defesa e da Saúde, Frits Bolkestein e Els Borst propuseram que como base política de que a classificação de legalização de drogas leves deve ser alargada.

Alargar a proposta da legalização das drogas implicaria em tornar regulado o uso e a venda de drogas como ecstasy, cocaína e até mesmo heroína. Os defensores da proposta alegam que com a legalização de tais drogas acabaria com o tráfico de drogas por parte do crime organizado, com lavagem de dinheiro feita a partir deste mercado negro e reduziria os gastos com prisões e operações policiais poupando o país de investir neste setor uma verba anual de aproximadamente 15,750 milhoes de euros.

Dentre os comentários feitos na noticia do Econômico, jornal português, há relato de leitores que moram lá: “Vivo aqui na Holanda já há seis meses e devo-vos dizer que drogados, arrumadores de carros ou mendigos no meio da rua, ainda não vi nenhum".Talvez seja cultural, ou propriamente a organização do país, mas cada vez mais avistamos que talvez seja possível uma legalização bem organizada e bem administrada, a questão é como e quando será feita.

16 comentários:

  1. Putzz, que ótima notícia !
    Enquanto o Brasil não dá nem um passo a frente, Holanda já está a 5 passos na frente ! :\

    ResponderExcluir
  2. quem está no poder sabe que a maconha deve ser legalizada... mais rola muita corrupçao e dinhero para os politicos

    ResponderExcluir
  3. (dizer que drogados, "arrumadores de carros" ou!nao entendi,,,mais enfim eu so queria q a maria estivesse legaliza,agora xeron heroina e bala talvez nao seja uma otima ideia isso é quimica e quimica é do demonio!

    ResponderExcluir
  4. E há quem diga que com a legalização só vai ter drogados pela rua. povo sem estudo, é assim, acredita em qualquer coisa.

    JAH BLESS

    ResponderExcluir
  5. A sensaçao que eu tenho é que estes politicos brasileiros são subordinados do
    c.v. do Rio e o p.c.c. de S.Paulo, é muita grana são toneladas da erva que se queima todos os dias,eles ja se acomodaram a muito tempo, como é que tira este osso da boca deles,até lá seremos os marginais fumadores de maconha perante o povo do Brasil que vive na maior escravidão.

    ResponderExcluir
  6. quanto + leio + triste fico com nossa politica...

    ResponderExcluir
  7. Aqui é a corrupção q manda:põe no Jornal Nacional a "apreensão" de 1000 toneladas de maconha p/ fingir q combate o tráfico,enquanto na boca não falta pedra e farinha....Daí libera milhões de reais p/ "conter" o avanço do crack...Lamentável!

    ResponderExcluir
  8. no brasil o barato é bem mais louco! nem é bom comparar, aqui os policias corruptos são bem mais organizados e dedicados!!!

    ResponderExcluir
  9. Não é que eu quero ser pessimista, mas acho realmente que ainda falta muito para o Brasil avançar no assunto da legalização! Para quem fuma parece até que a coisa está andando bem, mas ainda tem muita gente que não sabe nada sobre a "Santa Maria", e trata a erva como uma droga igual a todas as outras. è muito triste ver uma noticia dessas sobre a Holanda, e ver que num país (Brasil!) onde a cultura deveria ser muito mais avançada em relação ao uso da maconha, e sobre seus verdadeiros benefícios ser totalmente destorcida pela mídia e por políticos corruptos que se beneficiam de várias formas com a criminalização, e ainda fazem com que usuários sejam julgados como traficantes, ou bandidos! Isso é LAMENTÁVEL! Mas de uma coisa eu sei; nada se constrói parado irmão! A luta continua ... quem sabe um dia vamos poder desfrutar a ganja com nossos antepassados, e viver em um país melhor. Sou Brasileiro e não vou desistir nunca.!

    ResponderExcluir
  10. já no Brasil existe uma legião de usuários de crack nas ruas...

    ResponderExcluir
  11. ser Brasileiro é o pior disso, cara que escreveu ai encima, aqui no Brasil as autoridades não tem o mínimo respeito por saúde pública e sociedade.. em blangadesh tem uma maconha melhor do que o Brasil, na África do Sul tem uma maconha melhor do que aqui, existem países bem mais pobres e que a maconha é melhor e não tem essa filhadaputisse policial... tenho vergonha de ser brasileiro nessas horas

    ResponderExcluir
  12. em blangadesh tem uma maconha melhor do que o Brasil, na África do Sul tem uma maconha melhor do que aqui, existem países bem mais pobres e que a maconha é melhor e não tem essa filhadaputisse policial... tenho vergonha de ser brasileiro nessas horas

    ta certo anonimo da vergonha mesmo.. isso acontece porque a gente ainda depende do paraguay nao tem ngm que cultive aqui os que cultivao faz seu uso proprio nao vai se arriscar e quem nao cultiva fica dependendo da bosta do paraguay que alem de se um lixo é prensada(e so arrecada dinheiro pro paraguay e traficantes) ,acho que se legaliza-se aqui tinha que ter um lugar especifico de compra onde necessite um cadastro como se fosse um clube, e o auto cultivo ja devia ser legalizado pois ele é contra o trafico .. alias nao vejo a hora de junta uma grana compra as seeds e construi a estufa

    a maconha do brasil (paraguay) é tao pobre que é melhor quebrar a lei plantando do que quebrar a lei fumando lixo

    ResponderExcluir
  13. to arrumando minhas coisas ja!
    partiu holanda rumo a liberdade jhahahhaha
    *sooonha*

    ResponderExcluir
  14. olha o tmanho da holanda e o temanho do brasil.. as coisas ficam mto mais dificeis ne

    ResponderExcluir
  15. é foda tb... pessoal fica falando q politico tem q fazer isso, aquilo... ai fuma um e dorme depois

    mudança nao se faz parado

    ResponderExcluir
  16. Queria poder viver lá... meu pais do coração!

    ResponderExcluir