sexta-feira, 9 de julho de 2010

[Ed. #71] bONG: Repressão Gratuita no Pelourinho!

por Marco Hollanda

O bONG não cansa de relatar abusos da Guarda Negligente em todos os cantos do Brasil. Em certos momentos essa repressão mais do que ultrapassa os limites da lei e chega perto do ridículo. O relato de hoje, por exemplo, não possui a participação de qualquer substância ilícita. Errado mesmo, somente a ação da polícia baiana.

O jovem cidadão do Acre estava na cidade para participar do Fórum Social. Como bom turista, passeava tranquilamente pelo Pelourinho com outros amigos. Antes disso havia feito um troca com um artesão local. Ofereceu as tradicionais sementes de jarina de sua terra natal em troca de um pipe.

A abordagem da Guarda se deu ainda no Pelourinho. Desde o primeiro instante a repressão foi feita de forma agressiva e truculenta. Ao encontrar o pipe – que ainda não tinha sido utilizado – um dos guardas já tratou de acusar a sua vítima de ser usuário de crack. Diante da pressão psicologia ele acabou revelando a verdadeira finalidade do acessório: o fumo da marijuana.

Mesmo não encontrando nenhum flagrante, o terror prosseguiu. Xingamentos e ameaças de um contatos com os pais (que estavam lá no Acre) eram feitas a todo instante. Toda cena se passa com o olhar assuntado de turistas de todo mundo que visitavam um dos principais pontos turísticos de Salvador. Em nenhum momento os Guardas se sentiriam intimidados por praticar tamanha truculência, afinal, sabemos que isso é praticamente uma prática de rotina para muitos.

Percebendo que não havia nenhum crime para enquadrar, a Guarda decide por fim a repressão. Mas antes de partir, o último ato repressivo completa a lista das ações abusivas. Diante da “platéia” assustada a vítima da Guarda Negligente é forçada a quebrar o pipe que sequer havia servido a sua finalidade básica.

13 comentários:

  1. Mas, porra, se o artesão vende o pipe(que é bastante comum em feiras de artesanato, em todo o país) por que diabos isso gerou tanta truculência?

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh eu não quebrava o meu pipe não, a gente ia ter que ir bater na delegacia.

    O foda disso tudo é que eles chegam colocando uma pressão foda, mas o que eles querem é isso mesmo, que a pessoa se intimide, que ela se sinta o ladrão que ela não é. Ser abordado e ser humilhado, o que pra um bandido não é mais nenhuma novidade, pra uma pessoa de bem é uma situação, uma experiência, no mínimo, infeliz.

    Não a repressão!

    ResponderExcluir
  3. Tem que fazer igualzinho o cara que foi pego com os 23 pés... fica tranquilo.
    Não tem flagrante e pronto, deixa ele falar sozinho. Agora quebrar o pipe... ahh aí é pisar no calo...

    ResponderExcluir
  4. A verdade é que somos um bando de covardes. Imaginem se todos largassem o medo de ir preso ou causar constrangimento e fumassem no mesmo dia e no mesmo horário em todo o mundo, na rua para que todos vissem.
    Um ato de desligar as luzes em protesto a 'piada do Aquecimento Global' foi feito, mas organizar um ato para impactar e chocar nossa população ignorante não é feito.
    Enquanto o inimigo ataca com repressão policial, violência, pesquisas, usam o nome de Deus para provar que a maconha faz mal nós fazemos marcha pacífica onde não podemos fumar maconha kkkkkkk eu acho graça disso tudo.
    Temos que fazer marcha sim, mas ir até lá e fumar muita maconha enquanto esperamos a polícia vir com armas e agressão. Onde irão prender mais de 100 milhões de usuários???? Imaginem uma semana de Protestos em favor da Legalização!!!!!!!!!
    Falta coragem...

    ResponderExcluir
  5. Adorei a matéria, eu moro aqui em Salvador e já sofri diversos abusos desse tipo. Aqui infelizmente é muito comum ver essas cenas,uma guarda totalmente incapacitada,onde muitos deles são corruptos e violentos.Se estivessem achado algum flagrante com o nosso caro amigo do Acre com certeza eles iriam partir pra agressão física, fico muito triste em ver cenas como essa aqui em Salvador,A cada dia vejo que essa violência por parte dos guardas aumenta,o jeito é esperar por uma nova eleição pra governador pra ver se esse núcleo de guardas mal preparados diminui pois a população necessita de segurança e paz e não de conflitos violentos com os mesmos. Jah bless! _\|/_

    ResponderExcluir
  6. É, apenas falta de carater e respeito multo, usam e abusam do seu poder, por estarem de fardas e com uma arma de fogo, Policia = Conceito zero !!!

    ResponderExcluir
  7. Bem aqui em salvador é assim mesmo! Em um dos jogos da copa fui assistir no farol da barra! no intervalo do jogo fui lá no fundo do farol ver se achava algum brother pra me "salvar" nisso encontrei um grupo de policias que me mandaram encostar na parede, perguntaram se eu era usuario respondi que sim, se eu tinha alguma coisa disse que não, então perguntaram o que fui fazer lá, ai disse com a maior tranquilidade vim ver se achava alguém pra mim "salvar"! Dei muita sorte de não levar uns tapas mas enfim o desarme deles nesse dia lavou minha alma

    ResponderExcluir
  8. é foda, até quando isso vai continuar acontecendo?? uma pessoa sendo humilhada e tudo mais, só pelo consumo de uma erva?? que só afeta a saude DA PESSOA??? SERA MESMO QUE SOMOS LIVRES????
    E NESSE CASO AI NAO TINHA NEM UMA PONTINHA SEQUER...

    ResponderExcluir
  9. ai essa historia ai foi que aconteceu cmg no inicio do ano e a pressão psicológica e tão forte que na hora vc não sabe o que fazer, ainda mais porque eu nem estava em minha cidade, axo que a galera de salvador não merece tanta repressão e ainda mais de uma policia tão violenta, fiz muitos amigos em salvador a galera la e super do bem tem uma erva naturalzinha muito boa a galera la teme muito os porcos fardados !
    um abraço ai pra galera do hempadão que colocou minha história !

    e pros porcos eu so lamento mas deixo minha mensagem...

    Ei policia Maconha é Uma Deliciaa !!!

    ResponderExcluir
  10. Isso ai meu brother, bando de Alemão fdp!

    ResponderExcluir
  11. Legalize já !!
    no repression amigos =p
    és uma vergonha viver num país medíocre..
    mas um dia isso acaba =p

    ResponderExcluir
  12. eu sou de salvador e essa policia daki eh uma desgraça
    outro dia arrebentaram um muleke aki porcausa de um fino
    isso e mais q real

    ResponderExcluir
  13. Na verdade temos que saber que ao encarar guardas deste tipo, estamos lidando com bandidos.

    Eu faria questão de ir para a delegacia e jogar um abuso de autoridade na ficha destes vermes.

    ResponderExcluir