quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Ed. #73] Adão e Erva: Ninguém me Contou a História da Maconha - Por quê?!

Pra começo de conversa Adão nunca conseguiu digerir essa história de "erva do demônio" e, se Deus existe, certamente isso não lhe agrada. Teria Deus errado na criação da Erva? Não... diz a tradição cristã que o Maldito teria se apossado de algumas espécies na terra e a cannabis seria uma delas. Mas isso desde quando? Porque todo mundo sabe que a primeira impressão da bíblia se deu em papel de cânhamo, a época um suporte sagrado.

Religião é assunto recorrente nas análises de Adão, mas hoje o assunto é outro, é a Erva. A marginalização cultural da planta e sua proibição fazem com que diariamente, no mundo, milhões de pessoas produzam conteúdo e ratifiquem a cultura de seu uso e plantio natural. Adão, homem milenar e vivo na sabedoria do homem comum, já ouviu diversas vezes dizerem que tal como Cristo, crucificado, a cannabis só se fortalece como cultura, a cada ato de proibição.

Mas a pior das censuras não é a lei, que essa mal consegue impedir o beck aceso na mão do leitor, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. O pior é a simples abstração da história. Qualquer criança de 12 anos já deveria ter ouvido falar em cânhamo na escola, seja pela história do Brasil, da colonização ou até mitologia. Mas o que acontece é que as informações a respeito da cannabis são simplesmente subtraídas de seus contextos. Na universidade fala-se em Baudelaire, o livro Flores do Mal, mas não citam o Poema do Haxixe.

É sempre grande surpresa para os alunos de sociologia quando se diz que os grande nomes como Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Hollanda fizeram uso da maconha. Isso sem falar nas propriedades medicinais que foram simplesmente eliminadas do geral do conhecimento popular, substituida por uma história muito mal contada de ineficiência e drogadição. Muitos autores se auto-censuraram, claro, assim como hoje muitos artistas ainda o fazem, ou não.

Uma notícia de terça da Tribuna do Norte, fez reviver a questão. Segundo o escritor Moacy Cirne, a editora Global de São Paulo teria cometido um crime ao relançar uma adapatação muito mal feita da obra de Câmara Cascudo, o "Dicionário do Folclore Brasileiro, original de 1954. O corte e descontextualização da obra foi total e caiu até o nome de Homero, poeta maior da grécia e amigo querido de Adão, é claro que caiu a Erva. Veja você:

62807 "Além da inserção de textos inéditos, ainda houve a exclusão de trechos, que Moacy considera ter sido realizada a partir do juízo de valor da revisora. A exclusão do termo “Maconha” é um bom exemplo. No original constava o verbete acompanhado de sua definição, mas não havia nenhum tipo de informação mais apaixonada, que justificasse a retirada do termo. “Cascudo não fazia apologia à maconha. Suponho que a supressão do termo tenha sido uma questão de preconceito”."

Preconceito... aquele que demitiu Soninha da Tv Cultura. E o que fez Fernando Henrique Cardoso perder a eleição de prefeito de São Paulo contra Jânio Quadros, em 1985. Do Diário do Grande ABC, reportagem de Guilherme Russo: "durante a campanha, o oponente de FHC repetia aos quatro ventos que o sociólogo era "maconheiro".

"A única vez que senti o cheiro de maconha foi nos Estados Unidos, no PJ Clarke, um bar famoso que tem lá. Eu estava com uns primos meus e alguém estava fumando maconha. E eu achei horrível (cheiro da erva queimada)", conta. O ex-presidente deu essas declarações em uma entrevista. E Jânio Quadros tripudiou o quanto pôde.

Foi nessa eleição que FHC também pegou a fama de ateu. Mas foi Deus ou a maconha que lhe tirou a cadeira de prefeito?
"Isso (ser chamado de maconheiro) foi muito mais grave. Essa história toda é mal contada. O Jânio ganhou porque foi mais competente do que eu na campanha. Ele tinha muito mais experiência do que eu", conclui com bom humor o ex-presidente."!

Independentemente de qualquer coisa, esse ano o FHC permanece impedido de falar, simplesmente porque pega mal. Ninguém fala sobre maconha para as crianças e elas são educadas sobre drogas vendo o que diz a televisão, que ora glamouriza ora pinta o cão no noticiário ou personagem fonte oficial da idade média. Se no campo do conhecimento a censura incomoda e alimenta essa insatisfação, imagina quando Adão lembrar da renúncia industrial por trás de nossa potencialidade com o cânhamo.

Não se pode dizer que Jack Herer fez apologia dizendo que a maconha vai salvar o mundo, embora isso possa parecer completamente absurdo aos olhos até dos usuários. Mas também não é de hoje que condenamos nossos profetas. Adão pede um minuto de silêncio pela falta de liberdade, mas só um minuto. Porque o que ninguém aguenta mais é ser discriminado em silêncio.

24 comentários:

  1. é ninguem aguenta mais mesmo !

    ResponderExcluir
  2. "Porque o que ninguém aguenta mais é ser discriminado em silêncio."

    Falou td!

    ResponderExcluir
  3. Um minuto de silencio e uma vela pela causa.

    ResponderExcluir
  4. O maior problema é esse, discriminalização! Sou uma ótima pessoa, um bom filho, bom irmão, feliz, honesto, trabalhador, amigo, atleta, saúde... AGORA, só porque eu sou a favor, apoio e faço uso recreativo da maconha, vish... sou um verme, um péssimo exemplo? É medicinal, é saúde! Não é porta pra outras drogas coisa nenhuma...

    É a planta do amor, da paz !!
    É a planta da paz, do sossego... nos deixem em paz!

    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  5. Salve, FHC!
    É por essa e por muitas outras coisas que o admiro muito. Ele merecia ser Presidente outra vez, para fazer mais reformas necessárias (política, agrária etc) e legalizar logo.

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM O POST
    O PRECONCEITO DA SOCIEDADE ME INOJA DE TAL FORMA QUE OS MESMOS TEM MINHA TOTAL IGNORANCIA DE TODAS PARTES POSSIVEIS
    CANSADO DE FUMAR ESCONDIDO NAO ME ENVERGONHO AO CARBURAR NA RUA E PARA OS PESCOSOS E NARIZ TORCIDO QUE OLHAO DESAPROVANDO LANCO O OLHAR MALEFICO E IRRITADO QUE LOGO SUBSTITUI O PRECONCEITO POR MEDO NAO SOU UM SERIAL KILLER DESCOMPENSADO MAIS PRA QUEM JAH APANHO DA PULICA POR CAUSO DE MACONHA NAO LIGA DE SOLTAR O BRAÇO NUM CARETA PRECONCEITUOSO

    SE TODOS OS MACONHEIROS SE MOSTRAREM SERIA IMPUSIVEL O MUNDO SEGUIR ADIANTE COM ESSA POLITICA DE GUERRA AS DROGAS E NOS DIZENDO NÃO

    SE REPRESENTARMOS UM MAL REAL PRA SOCIEDADE ELES NÃO VAO NOS IGNORAR, VOCE IGNORA E DIZ NÃO PRA UM BANDIDO OU QUEM VOCE TEM MEDO?? NUNCA

    MACONHEIRO NÃO REPRESENTA PERIGO POR ISSO NOS TRATAO ASSIM!!

    DESCULPE SE SAI DO CONTEXTO DO SITE MACONHA PAZ AMOR EH UM REFLEXO QUE A PROPRIA SOCIEDADE CAUSOU!

    ResponderExcluir
  7. eu to de saco cheio já tambem ¬¬
    é em casa, na rua, no shopping, onde quer que você va tem pessoas preconceituosas de olhando torto e ti julgando.

    liberdade para o que é natural já.

    ResponderExcluir
  8. Liberdade ainda que tardia. Não aguentamos mais ser tratados como criminosos.

    ResponderExcluir
  9. a maconha vai salvar o mundo, é verdade o quee jack herer disse, se não fosse a conspiração de 1937 a cannabis seria a planta mais plantada, e pelo seu poder em não destruir a terra, não precisar de agrotóxivo e maturar rapido, substituiria a derrubada de florestas entre outras coisas

    ResponderExcluir
  10. Porque o que ninguém aguenta mais é ser discriminado em silêncio.

    ResponderExcluir
  11. Cidade da Califórnia aprova produção industrial de maconha
    Governo de Oakland prevê operação de quatro fábricas que vão cultivar, processar e embalar a droga
    21 de julho de 2010 | 11h 22

    ResponderExcluir
  12. O primeiro livro de Moisés, chamado "Gênesis", diz assim:

    11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente... E assim foi.

    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança... E criou Deus o homem à sua imagem.

    29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra... ser-vos-á para mantimento.

    Baseado nesse texto bíblico, podemos concluir que Jah primeiro criou a erva, depois criou o homem e depois disse ao homem para utilizar a erva como mantimento. Mantimento, segundo o dicionário, pode ser interpretado como alimento, sustento e manutenção, entre outros. Ou seja, desde o início da humanidade, nosso Criador já havia preparado o melhor meio para o sustento da vida.

    "Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Já; e exultai diante dele." (Salmos 68: 4 - Bíblia Sagrada, versão revista e corrigida na grafia simplificada, da tradução de João Ferreira de Almeida)

    ResponderExcluir
  13. Parabéns para o Hempadão!
    Os textos vem ganhando cada vez mais qualidade. Para mim, este blog já pode ser considerado um dos pontos centrais no debate sobre as drogas, seja pra quem busca entretenimento, poesia, pensamento crítico, dados históricos e científicos. Gosto muito quando vcs nos informam mesmo com dados que mostram que a maconha possui certos efeitos nocivos a saúde, pois penso que quem usa (eu uso) precisa tá bem informado. Portanto, mantenham a liberdade e continuem ajudando a abrir a mente dos que realmente estão entorpecidos. Abraços

    ResponderExcluir
  14. Ninguém mais aguenta a repressão...

    ResponderExcluir
  15. liberdade para podermos crescer pois o tempo aqui na terra é curto,não queremos mais ser criminalizados por fumar uma erva, mudem o jeito de ganhar dinheiro em nossas costas, porra, pelo menos deixem nós plantarmos nossa erva vendam legalmente e ganhem muito mas tirem estas facas afiadas de nossas costas, pra que possamos continuar sem perda de tempo nossos caminhos aqui na Terra, sem perseguissão Liberação e Paz.

    ResponderExcluir
  16. Perceber aquilo que se tem de bom no viver é um dom! (Marcelo Camelo).

    Ninguém aguenta mais não só essa descriminização, mas como o mundo ao seu todo. A tv manda mais que os politicos, esses roubam e mentem, a tv só passa o que lhe convém, e o povo cai. Somos marionetes de igrejas, estado e televisão.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  17. Excelente texto, é notável a qualidade do que se lê por aqui.

    Parabéns galera do Hempadão.

    E a galera fazendo e abrindo a cabeça, sempre!

    =D

    ResponderExcluir
  18. matéria do caralho!
    mais uma vez, parabéns galera do hempada!o/
    continuem mandando aí, q agente continua mandando uma bola por ake!kkkk
    jah bless

    ResponderExcluir
  19. A pior falta de liberdade é aquela que o própio usúario se criminaliza.

    ResponderExcluir
  20. liberdade já, liberdade para fumar unzinho sem ser descriminado pois se trata do direito de ir e vir abaixo o preconceito

    ResponderExcluir
  21. Legalize já '
    É uma erva natural não pode nos prejudicar!

    ResponderExcluir