domingo, 25 de julho de 2010

[Ed. 74#] Discovery Hemp: Maconha, Álcool e Direção Combinam?

por Dr. Moura Verdini

Uma das principais causas de acidentes no trânsito se deve ao estado alterado da consciência dos motoristas. O álcool é, de longe, o maior vilão desta história e seu uso associado à direção transforma automóveis em armas que matam milhares de pessoas todos os anos mundo afora. O foco não é, porém, o efeito que o álcool tem sobre as habilidades no volante, mas sim os efeitos que o uso de maconha pode ter sobre motoristas que após fumar, se aventuram no volante. Quantos dos leitores já dirigiram após fumar um baseado? Qual a sua opinião a respeito do assunto partindo do principio da experiência própria? Será que o uso de maconha prejudica as habilidades do motorista em conduzir um veículo, afetando suas capacidades psicomotoras e cognitivas, aumentando as chances de envolvimento em acidentes de trânsito? Existe alguma relação entre a dose utilizada e a piora da performance no trânsito? O uso combinado de cannabis e álcool possuem efeito de sinergia na redução da capacidade de conduzir um veículo?

O Discovery Hemp discutirá hoje o assunto tendo como base estudos norteamericanos sobre o comportamento de seus motoristas no trânsito e as principais causas dos acidentes de trânsito. A preocupação das autoridades governamentais em relação ao efeito prejudicial de diversas drogas sobre a direção levou estudiosos a avaliarem a porcentagem de motoristas que estão sob o efeito de drogas, incluindo a maconha e se, este número é estatisticamente significante para implicar numa comprovada redução da capacidade de direção dos motoristas, além de testes em laboratório avaliando a performance dos motoristas enquanto dirigem sob o efeito e sem o efeito das drogas.

Cerca de 4 a 14% dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito com feridos ou que tenham sido fatais estavam sob o efeito de maconha. No entanto, desses mesmos motoristas, entre 50 a 80% também estavam sob o efeito de álcool, o que pode potencializar os riscos de acidentes automobilísticos. Além disso, nestas situações reais existe a falta de um grupo controle no qual nos baseamos comparativamente os efeitos negativos das drogas sobre o organismo durante o ato de dirigir. Epidemiologistas tentam driblar esta falta de grupo controle analisando a “culpabilidade” dos motoristas sobre o efeito de maconha, envolvidos em acidentes de trânsito, ou seja, se os motoristas foram culpados pelos acidentes ou se não tiveram culpa. Os motoristas considerados culpados são os casos e os motoristas inocentes são o grupo controle. Nestes casos, é interessante notar que a culpabilidade de motoristas sob o efeito de maconha é semelhante a motoristas que não estão sob o efeito de nenhuma droga.

Estes estudos que levam em consideração a culpa do motorista no acidente em questão, chegaram a conclusão de que o álcool apenas ou o álcool associado a maconha aumenta significativamente as chances de envolvimento em acidentes de trânsito. Na maioria dos casos, o efeito de álcool e maconha juntos parece ser sinérgicos no que se trata das chances de envolvimento em acidentes. O uso de maconha sozinha, no entanto, não aumenta as chances de acidentes no trânsito. No entanto, estes estudos mostram que a dose de maconha utilizada pode estar relacionada com o aumento gradativo da culpabilidade. Nos casos estudados, motoristas com maiores concentrações de THC no sangue forma considerados culpados em uma taxa significativamente maior do que aqueles com baixa concentração de THC. Uma dose estimada de 5ng de THC por ml de sangue aumentou a culpabilidade em 6.6 vezes quando relacionada a motoristas livres de
drogas em um estudo realizado na Austrália.

O Discovery Hemp voltará a este assunto discutindo os casos controlados do uso de maconha sob a capacidade de direção dos motoristas. Até lá, gostaríamos da opinião do leitor sobre o assunto, principalmente de quem já utilizou maconha e álcool, seja isolados ou em combinação ao dirigir. Lembrem-se que direção necessita do máximo de concentração e que envolve vidas de várias pessoas. Neste caso, o Discovery recomenda o máximo de sobriedade para desempenharmos funções de tal risco. Até a próxima semana!

40 comentários:

  1. eu parei de fumar dirigindo ao msm tempo.. mas digo q nao me alterou em nd fumar e dirigir... =D

    ResponderExcluir
  2. Com certeza absoluta não é recomendado fumar e dirigir, porém tem uma galera que gosta de queimar um e pegar estrada. Eu particularmente depois que fumo, dirijo com muito mais cuidado e devagar, na estrada não passo de 80 km/h qusndo estou na brisa, sem fumar corro mais, é fato, aí vou 120, 130, assim sendo é mais seguro que eu dirija sob efeito do THC !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. o ruim de fumar e dirigir eh cair a braza no banco ou na ropa
    isso sim eh foda

    ResponderExcluir
  4. FUMAR MACONHA E DIRIGIR = Diminuição da velocidade + MAIS CURTIÇÃO OUVINDO UM SOM + CHAPAÇÃO ATÉ O PRIMEIRO FAST FOOD

    ResponderExcluir
  5. O melhor é umar dirigindo com os vidros fechados e o ar condicionado ligado.
    Acho q chapado de maconha eu fico mais cuidadoso dirigindo, nao tem stress, atençao extrema, sentidos aguçados.

    ResponderExcluir
  6. Eu não acho legal, a atenção diminui. Mas comparada ao álcool é inofensiva...

    ResponderExcluir
  7. De moto com a brisa do vento e da mente!!

    ResponderExcluir
  8. sexta eu bati o carro enquanto finaliza um. pelo menos eu tava de sinti e tava tranquilo pra resolver a treta. Prejuízo: R$ 1.200

    ResponderExcluir
  9. me sinto muito mais confortável quando dirijo depois de fumar um

    ResponderExcluir
  10. Então costumo parar de beber e fumar pelo menos 1 hora antes de sair e o vento ajuda a parar um pouco a brisa, ainda mais de moto...
    mas é isso aí...temos que ter responsa, saber até que limite se torna seguro pra nós...

    ResponderExcluir
  11. É um prazer a mais pra mim quando fumo dirigindo.
    Fico mais atento, dirijo mais devagar...
    Faço isso há mais de 10 anos.
    E na única vez que me envolvi em acidente, não estava sob efeito de nenhuma droga!
    Abraço Cannábico

    ResponderExcluir
  12. Já dirigi muito sóbrio e muito chapado.

    Quero dizer, muitas vezes sóbrio e muitas vezes chapado, porque muito chapado ninguém dirige, sempre dá um tempo...

    A verdade é que: todas as vezes que bateram no meu carro ou por ventura eu bati, eu não estava sob efeito de maconha.

    ResponderExcluir
  13. Hipocrisia eu nao venero, enquanto nego bebe e fala da minha santa Kaya, eu rio e baforo em sua cara.

    ResponderExcluir
  14. Sob efeito de alcool nem vira dirigir, eu pelo menos fico meio , sei lá , o alcool me da vontade de correr vc se sente mais foda sei lá, ja a erva não, quando fumo dirigo na maior suavidade sem me preocupar bem devagar se alguem tiver preça que passe em cima, erva eu aconselho, ja alcool não.

    ResponderExcluir
  15. alcool e volante jamais , agora fuma um do bom e pega a estrada acho bem mais seguro , visão agusada, audição melhora muito para dirigir..
    chapaçeraa broww

    ResponderExcluir
  16. A real é que se fumar pra dirigir o cara tem que se ligar pra concentrar toda aquela força da erva pra aquilo que está fazendo, dirigindo, agora se fumar e ficar viajando no volante da merda !


    RESPONSABILIDADE !

    ResponderExcluir
  17. o perigo é ñ fumar e dirigir ai sim é problema.
    No transito é preciso muita calma e paciencia.

    ResponderExcluir
  18. MACONHA NAO PREJUDICA direçao


    ALCOOL SIM
    independentemente de estar ou nao associado a outra droga
    QUIMICA MATA !!! QUIMICA << essa eh a verdadeira droga

    ResponderExcluir
  19. se é seguro ou nao eu nao sei so sei que continuo fumando e dirigindo ... sao paulo tem pressa meuss queridos rs.

    ResponderExcluir
  20. eu acho o seguinte
    o bagulho eh conciencia
    pow eu bebo pra caralho
    mas eu tenho a conciencia q nao devo beber e dirigir
    mas agora eu posso fuma pra caralho
    mas eu ainda tenho a conciencia do que eh certo ou errado
    nunca bebi ou fumei antes de dirgir
    mas axo q a tua consciencia eh q manda

    ResponderExcluir
  21. Pra mim DEPENDE!
    As vezes eu dirijo melhor fumado do que normal, o grande lance é a atenção que eu sinto falhar bastante.
    Mas é como o anonimo disse acima, vc tem que saber controlar a brisa e volta-la para a direção...pq ficar distraidão perdido na brisa ai eu acho muito fácil dar merda.

    ResponderExcluir
  22. fumo e dirijo todo dia da casa pro trabalho e pra faculdade também não me atrapalha em nada muito pelo contrario ainda coloca uma musiquinha pra relaxa vo tranquilão

    ResponderExcluir
  23. A real é que quando for legalizado, não será permitido dirigir sob efeito da droga.
    Faz sentido!

    ResponderExcluir
  24. Eu fumo um enquanto dirijo, e pra falar a verdade eu ando bem mais devagar, sendo mais cordial no trânsito, isso depende de pessoa pra pessoa, mas eu consigo de boa fumar e dirigir ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  25. Eu, particularmente, muitas vezes dirigo sob efeito da cannabis (quando estou sozinho).

    Mas, faço isso apenas porque a atual situação não me deixa alternativa!

    As leis atuais e o preconceito da sociedade nos obrigam a se "esconder", e então buscamos alternativas que de longe são as melhores. Mais um efeito negativo da proibição.

    ResponderExcluir
  26. aee pessoal complementando a reportagem estou mandando esse link com um documentario realizado pela bbc q deveria ser assitido inteiro por todos nos fumadores de erva e principalmente os caretas. Aqui vai so uma parte dele q realiza testes com a motorista sob efeito de alcool e depois sobre efeito da santa. http://www.youtube.com/watch?v=qA_-zquyY1A
    PEACE
    JOhnny

    ResponderExcluir
  27. eu sei q beber r dirigir eh mto mto pior q fumar e dirigir
    mas tb mto chapado de ganja eh foda tb....enxerga lombada onde nao tem....nao enxerga buraco onde tem huehuehue eh foda.

    e no meio de mto transito nem curto...da uma bad mas se nao tem mto transito e so uma brisa eu curto d+

    alcool + direçao só da merda!!! (experiencia propria)

    ResponderExcluir
  28. o bom é depois sair dirigindo depois de uma noitada regada a vodka, acido e beck.....dai sim é loko..........esses dias fiz 30 km de moto só com uma mão achando que tava andando nas nuvens......

    ResponderExcluir
  29. por issu que digo pra que beber e dirigir se posso fumar e viajar é o naun é...dizia bob entao eu sigo esse conceito...!

    ResponderExcluir
  30. fumar e dirigir nunca me causou problemas, só bermuda/banco queimado! ;x uhauhauha

    ResponderExcluir
  31. Por experiencia própria bati o carro feio, quase fodi a vida de uns parcero, geral sem cinto... e a combinação foi ALCOOL e MACONHA, para ser exato 1 garrafa de vodka...tava locão, tinha acabado de fumar uma tora, peguei o carro e quis correr na estrada de terra a noite, mereço tb né...caralho de fuder essa fita...

    MACONHA E DIREÇÃO É SUSSA, QNDO SE TEM PRÁTICA

    ALCOOL E DIREÇÃO: BURRO IMBECIL

    ALCOOL + MACONHA E DIREÇÃO: CRETINO, BASTARDO, FILHO DA PUTA

    ALCOOL + MACONHA + ESTRADA DE TERRA SECA+MULHERES E DIREÇÃO: O VERME MAIS ESCROTO Q JÁ RESPIROU NA TERRA.

    FICA A DICA AE GALERA, MAI VAMO Q VAMO...

    ResponderExcluir
  32. Já dirigi depois de fumar e fumei enquanto dirigia e redobrei minha atenção justamente por saber que o THC poderia alterar meus reflexos, atenção etc. Não pretendo mais fazer isso porque dirigir é algo que põe não só as nossas vidas mas a vida dos outros em perigo. O mais sensato é dirigir sempre "careta".

    ResponderExcluir
  33. Você só pode bater o carro se cair uma brasa no seu colo... rs!
    No mais, dirige-se mais devagar.

    PS: maconha e alcool eu fico muito doido, rs!

    ResponderExcluir
  34. qdo eu fumei e dirigi eu fikei dirigindo bem mais suave assim, n keria saber de acelerar de ficar se fazendo o maxao com o carro sabe, mas sei la so dirigi tbm numas zonas residenciais e peguei avenida pekena. Se eu tivesse em um lugar mais movimentado tipo uma paulista, se pa eu ia eskecer uma seta coisa assim e podia dar merda ta ligado, q maconha eh bom mas n pode eskecer q te lesa, te faz ficar eskecido qdo c ta doidao

    ResponderExcluir
  35. Dirigir bebado alem de ter menos reflexo, o cara se acha o piloto = BATIDA
    Fumar um e dirigir, tambem pode causar menos reflexo, mas o cara nao se arrisca a ficar correndo. Apenas fica curtindo a loucura dele, ainda mais se for em viagens, até a velocidade cai pros 80/h e vira uma dupla viagem.

    ResponderExcluir
  36. qeeee, fuma um e dirijir, oo cuidado
    aumenta demais e ja era.
    LEGALIZE JÁH _\|/_

    ResponderExcluir
  37. Olha... eu costumo fumar e dirigir mas não dá muito certo não hein!!! Negócio é estar sóbrio...

    ResponderExcluir
  38. Sem problemas. Acho que como me sinto boa parte já falou. Tranquilo, na paz, ouvindo um som e curtindo a direção. Quando bebo fico mais afoito e mais perigoso. De qualer forma cada um tem seu barato e deve ter sua propria opinião. Peace!

    ResponderExcluir
  39. se beber não dirija, você pode estar botando em risco sua vida, ou da pessoa que pode estar com vc.

    ResponderExcluir