sábado, 31 de julho de 2010

[Ed. 74#] RastaFórum: Primeiros Passos da Família Marley no Rastafarianismo!

Dando continuidade à tradução da nossa BobGrafia, o RastaFórum de hoje vai falar sobre os primeiros contatos de Bob e Rita Marley com o Rastafarianismo. Com o decorrer da tradução, estamos conhecendo cada vez mais a cultura e o contexto histórico-social que foram matéria-prima na obra de Bob Marley.

Em 1934, o Rastafarianismo tinha uma boa parcela de adeptos na pobreza jamaicana. Durante as duas décadas seguintes, os Rastas tornaram-se mais militantes, brigando por direitos iguais e justiça social. Os oficiais jamaicanos, enquanto isso, começaram a reprimir os Rastas, citando seu uso da ganja, que era ilegal na Jamaica, sua aparência “dreadlock” e suas visões subversivas da política e da sociedade.

O mentor dos Wailers, Joe Higgs, era um Rasta e ganhou notoriedade quando foi espancado e preso pela polícia durante um motim em Trench Town, em maio de 1959. Ele demonstrava livremente suas crenças para as crianças de Trench Town e, devido a sua fama como um artista de gravação e intérprete bem sucedido, Bob e os outros jovens tomavam nota do que Higgs falava.

Quando Bob foi pra Delaware, nem ele nem Rita tinham se convertido ao Rastafarianismo. Mas sua curiosidade já havia sido despertada. Quando Haile Selassie fez uma visita de estado à Jamaica em abril de 1966, mais de 100.000 jamaicanos saíram de suas casas para recebê-lo no aeroporto. Rita recorda que ela ficou presa no engarrafamento e nunca conseguiu chegar ao aeroporto mas, enquanto via os carros irem embora, ela o viu, “um homem pequenininho em seu uniforme do exército.” Primeiramente, ele não a estava olhando – então “Haile Selassie virou em minha direção e acenou. Tinha alguma coisa no meio da sua palma que me chocou – eu vi uma marca preta. E eu disse ‘Deus, a bíblia diz que quando você o vir, vai conhecê-lo pelas marcas de prego na sua mão... eu gritei, ‘ai, meu Deus’, e nós fomos pra casa gritando e comemorando”

Ela imediatamente escreveu uma carta a Bob: “Querido Robbie, eu acabei de ver Sua Majestade, e eu juro que o vi...” Bob escreveu de volta, pedindo a ela que relaxasse, mas que ele também teria, em breve, uma experiência que o deixaria mais perto do Rastafarianismo.

9 comentários:

  1. a cada RastaForúm me interesso mais pela história do REI!

    Parabéns Hempada

    paz e luz

    ResponderExcluir
  2. é verdade que o bob ao morrer ele virou católico? e se haile sellasie era um homem tao bom, pq ele era tao rico, carros bons, vivia em castelo e deixava o povo tudo pobre? Posso estar errado em alguma afirmação, por favor me corrijam.
    abraços e paz!!

    ResponderExcluir
  3. bob não virou católico, ele morreu pois não se submeteu aos tratamentos da medicina ocidental, por preceitos rastafarianos.

    Haile Selassie (H.I.M.) era um rei Etíope, era um estadista e seu país e seu povo vinham de uma tradição muito diferente da do mundo ocidental contemporâneo. Tentar medir suas virtudes com parâmetros ocidentais do sec.XX não tem profundidade.

    ResponderExcluir
  4. Segundo seu filho, Ziggy Marley, Marley se converteu ao
    Catolicismo antes de morrer. Marley teria descoberto muitas coisas
    semelhantes entre o Rastafarianismo e o Catolicismo, e decidido que seu
    corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy ainda tenta espalhar o legado de
    seu pai, com ideais e raízes do Rastafarianismo e do reggae, mas com um
    entendimento católico.

    retirado de: http://svmmvmbonvm.org/bobmarleypens.pdf

    ResponderExcluir
  5. Pra quem usa firefox uma customização irada de BOB marley ::http://www.getpersonas.com/en-US/persona/211739 tem 2 tipos!

    ResponderExcluir
  6. tenho uma bizz aqui de uns 5 anos atrás que é a ultima entrevista concedida de bob marley com fotos exclusivas do rei até sem os dreads e no fim da reportagem a revista afirma justamente isso que bob se converteu ao catolicismo antes do desencarne e ela logo depois da sua morte deu essa declaração e os grandes nomes do rastafarianismo e entidades ligadas ao rastafarianismos tinham se manifestado contra essa atitude o que a fez nunca mais tocar no assunto assim diz a revista! paz e luz da chapada diamantina

    ResponderExcluir
  7. HIM era da Tawahido os ortodoxos etiopes ou Beta Israel que é a religião rastafari mais em sua ecencia rastafari que bob e os rasta vivem é a religião dos exilados pois foram de sua terra natal(africa) para a Jamaica(america) mais se manteve Rasta

    ResponderExcluir