sábado, 28 de agosto de 2010

[Ed. 78#] RastaFórum: 35 anos da Morte de Haile Selassie!

Ontem foi comemorada a data de 35 anos da morte de Haile Salassie, uma personalidade comum aqui no RastaFórum. Mas afinal, quem é esse cara? Imperador ou Deus? Ou ambos? Hoje nossa editoria larga mão do Bob e joga um pouco mais de luz sobre a história desse mito... da Etiópia ou Jamaica? E sabia que ele já veio ao Brasil? O enredo muito louco vai ser por conta da revista Super Interessante. Leia*!

Eis um personagem sobre o qual há que se escrever duas biografias. Há a história do controvertido imperador que durante 44 anos comandou a Etiópia com mão de ferro. E uma segunda versão do mesmo personagem, ainda mais extravagante: para um monte de ouvintes de reggae e fumantes de maconha neste mundo, Hailé Selassié é ninguém menos que... Deus!

O primeiro Selassié, o que se tornaria imperador, nasceu em 1892 no nordeste da Etiópia. Os pais o chamaram Tafari Makonnen (daí Ras Tafari, que é "príncipe Tafari" em etíope). Como o pai era primo do rei Menelik II, aos 12 anos já era governador de província. Educado por missionários franceses, mostrou logo que era inteligente e despachado, e muito por isso tornou-se queridinho do rei, galgando posições – entre elas, a de genro. Em 1916, mancomunou-se com a cunhada, a imperatriz Zauditu, e nomeou-se regente – 14 anos depois viraria  imperador. A bordo de um novo nome, Hailé Selassié I revelou-se um centralizador, que escolhia pessoalmente todos os funcionários, dos mais graúdos aos criados. Às vezes parecia bem-intencionado, tendo lutado pela emancipação de países africanos. Mas era paradoxal, pois discursava contra os imperialistas e mantinha relações obscuras com alguns deles, especialmente a Inglaterra.

Entre os feitos de Selassié está a resistência heróica, ainda que mal-sucedida, às tropas de Mussolini, quando liderou os soldados no campo de batalha. Seu plano de "modernização" não foi capaz de tirar a Etiópia da miséria. Entre uma e outra viagem pelo mundo – incluindo aí o Brasil, em 1960, quando se encantou com Clementina de Jesus e jantou com Juscelino Kubitschek –, ele se esparramava no trono, entre os leões de estimação, exigindo que os vassalos lhe beijassem a mão. Enquanto isso, o país sucumbia à corrupção e à fome. Aos 84 anos, deposto, debilitado e feito prisioneiro no próprio lar, morreu misteriosamente (dizem que asfixiado por um travesseiro). Seus restos foram encontrados sob um vaso sanitário há poucos anos.

Agora vamos ao "outro" Selassié. Sua origem também remonta ao final do século 19, só que aí como aspiração dos negros de uma Jamaica pobre e com a escravidão ainda mal cicatrizada. Ávidos leitores da Bíblia, eles se reconheceram na história de perseguição aos judeus, na busca da terra prometida (no caso deles, a África) e passaram a esperar por um messias. Em 1927, o jovem ativista Marcus Mosiah Garvey afirmou que um rei negro seria coroado na África, e que a partir desse dia a redenção estaria próxima. Aí Selassié tornou-se imperador, adornando seu novo nome com títulos não de todo improváveis numa monarquia cristã como a etíope – Reis dos Reis, Leão das Tribos de Judá... Já era tarde: os jamaicanos o tomaram por Deus. Ou Jah.

Em 1966, as duas biografias se cruzaram. O imperador foi em visita oficial para a Jamaica. O governo decretou feriado. Milhares de pessoas, muitas com longas tranças, vindas de todas as partes do país, tomaram o aeroporto e a estrada que levava a ele. Cânticos tribais, grandes tambores e enormes baseados completavam a cena, lembrada com muito exagero pelos velhos rastas jamaicanos. Selassié, que nunca acreditou nessa história de ser Deus, chegou até a porta do avião, olhou a balbúrdia e se recusou a desembarcar. Ele só concordou em pisar na Jamaica depois que um velho sábio chamado Mortimer Planno entrou no avião e o convenceu de que estava tudo bem. E, se você acha que estou inventando isso tudo, por favor, ouça os discos de um discípulo de Planno – um certo Bob Marley. Foi ele quem espalhou essa história por aí.

34 comentários:

  1. oh céus, qual será a versão mais real?


    Fala sério, né? Uma religião louca como qualquer outra.

    ResponderExcluir
  2. Post como esse você não encontra em lugar nenhum, melhor esplicação que ja obtive sober selassie... agora ta tudo muito claro... valeu hempadão... informações preciosas que só reforçam as idéias do jovem brasileiro...

    ResponderExcluir
  3. essa historia do cara ser deus pra mim é um equivoco enorme.
    A filozofia de vida rasta é muito boa, mas nem o proprio selassei concordou com a ideia de ser deus.
    então eu continuo com fé em jesus e fumando muita maconha.

    ResponderExcluir
  4. seila sié???pois é eu como um bom rasta "prefiro crer em jesus e ler a biblia sagrada, já li muito sobre selassie e vi ums documentarios tmbm q me abriram a mente e la entendi o porq da idolatria sobre o mesmo!mais a filosofia rasta em si é linda e por ela eu vivo!
    GOD BLESS AL BROTHERS AND SISTERS!
    CUTITIBA ZONA SUL

    ResponderExcluir
  5. Cannabis Sativa é uma planta maravilhosa criada por milênios de seleção natural.

    Ela está muito acima de tudo que o homem possa criar, todos os títulos de nobreza, as histórias sobre divindades encarnadas.

    Onde entra o homem entra imperfeição, por isso aconselho a todos os que atualmente estão vivenciando a Cannabis:

    - Faça disso um momento de intimidade entre você e a erva.

    Nesta horam, não polua seu imaginário com figuras pré-estabelecidas. Esqueça o Reggae e a dinastia Marley por um momento. Eles te levam sempre para o mesmo nível mental e te impedem de traçar caminhos diferentes.

    Seja um experimentador independente e boa sorte!

    ResponderExcluir
  6. cooncordo con o anonimo dee cima

    praa mim isso nun passo de um equivocoo

    "Selassié, que nunca acreditou nessa história de ser Deus, chegou até a porta do avião, olhou a balbúrdia e se recusou a desembarcar."

    neguim deve ter tomado mo susto quando viu ooo
    povao aclamando ele, achando que ele era Deus
    isso foi só uma ideia errada que fizeram do cara
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Receita Federal a favor do PT28 de agosto de 2010 às 10:32

    Quem governa por 44 anos é ditador. Falta de alternância de poder só pode dar merda. Igual na ilha-prisão de fidel e mais recentemente, o ditadorzinho do Foro de SP hugo chaves! Esse excelente post ilumina ainda mais o pensamento de que o povo embriagado na própria burrice e burrice orgulhosa, toma no rabo e ainda agradece. Qualquer semelhança com o Brasil atual serve pra cada um a sua própria reflexão.

    ResponderExcluir
  8. muiito boom hempadão o/

    ResponderExcluir
  9. Pois é... eu sou muito fã das idéias rastas, não tenho dread mas nem por isso deixo de me sentir um, tento sempre fazer o bem para as pessoas e tal... to sempre de boa, curtindo um reggae e fumando meu beck... mas essa parte de crer que Haile Selassie é Deus e tal... é dificil acreditar... na real eu não sigo uma religião, eu apenas tento fazer o bem e distribuir positividade pra galera...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom! Mais uma história maluca baseada em crenças da cabeça humana!

    @Manga-Larga Faço minhas as tua palavras!

    @Eduardo Wiebusch Concordo plenamente contigo. Vivo nessa base também.

    ResponderExcluir
  11. po q tesao mano
    eu nao sabia das historias do Haile Sellasie
    e sempre quis sabe

    vlw hempadao por outra boa materia

    muita paz de JAH a todos

    ResponderExcluir
  12. NO MUNDO DE HJ EM DIA, CADA VEZ MAIS SE PROVA Q TER RELIGIAO EH ALUCINAÇÃO TOTAL

    ResponderExcluir
  13. é memu? o bob marley morreu cristão; então, nem é.

    ResponderExcluir
  14. tanto q morreu de cancer por causa da religiao.... hahaha

    ResponderExcluir
  15. mas eu acho q num pais fudido desse, mtos iam estar enlouquecidos se n fosse a religiao, se um cara da favela jah faz oq faz acreditando em deus, imagina se ele se achasse mal hahaha... assim a igreja estorque dinheiro dos mais pobres por fé e o mundo continua....

    ResponderExcluir
  16. que isso, a galera era muito doida

    ResponderExcluir
  17. Rastafarianismo é uma derivação do cristianismo.

    Escolheram malzão para derivar! hauhuahau

    Religião só serve para controle social.

    ResponderExcluir
  18. religião é do sistema, os caras q perceguiam jesus eram os religiosos da época, e ñ era muito diferente d hj.

    ResponderExcluir
  19. imenso BULLSHIT

    como qq religião holistica

    alias como qq religião
    até qm venera uma pedra como deus sol é um idiota
    qm venera um homem q nunca existiu como o astro rei é um idiota
    e qm venera um homem q existiu e cria o mito atravez dele, um johh fuu qq, é o q?

    um idiota

    ResponderExcluir
  20. "Muitos serão purificados, e embranquecidos, e provados; mas os ímpios procederão impiamente, e nenhum dos ímpios entenderá, mas os sábios entenderão" daniel 12:10

    ResponderExcluir
  21. "...um dia evoluirás, seu genótipo vai se adaptar ao meio, e seu código genético passará pros decendentes.." Darwin (origem da especies)

    "qm sabe seus filhos sejam mais inteligentes do q vc foi a vida toda
    e não converse com amigos imaginarios
    q mora numa nuvem com 6 bilhões de cameras capaz de ver as ações, os pensamentos e as intensões de 6 bilhões de pessoas ao mesmo tempo, e acredita ter poderes de interferir em suas vidas.
    tomara q pelo menos filhos inteligentes vc tenha" Jomo 4:20

    ResponderExcluir
  22. Ah meu, com certeza, nunca que esse cara aí poderia ser considerado um Deus,isso tudo partiu de uma falta de conhecimento dos povos jamaicanos sobre esse tal ditador,ao associar ele ao Rei dos Reis que sería o salvador de tudo e todos...mas o que vale é fazer o bem e pronto...manter a fé em Deus...e nada além disso.

    Good vibes for all...

    Hempadão é phoda!

    ResponderExcluir
  23. ñ claro q o cara ñ é deus.

    ResponderExcluir
  24. o fato é que Haile Selassie foi o ultimo descendente da casa do Imperador Salomão de acordo com o Kebra Nagast e não existe esse de ser rasta e falar "pois é eu como um bom rasta prefiro crer (apenas) em jesus e ler a biblia sagrada"
    se você é rasta você tambem esta afirmando fé em Heile Selassie. ponto.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo disse...
    tanto q morreu de cancer por causa da religiao.... hahaha

    Respeito Anonimo idiota, quem morreu de cancer? você nem sabe de nada , o rei Robert Nesta Marley morreu por que não quis rancar um membro, que machucou em uma partida de futebol, ele dizia que jah o levaria na hora certa e que os medicos não iam cortar ele, então... fique queto ignorante, respeitem essa religião que é muito nobre, pois a ganja como diz o Bob é a cura da sociedade, ela abre a mente das pessoas, fora os bens que ela faz para nos mesmos.

    ResponderExcluir
  26. comcordo com o anonimo de cima aee...
    quem num sabe de nd fica quietinhu num fala bobagem...e respeita a religiao como nos rasta respeitamos as outras!!!

    ResponderExcluir
  27. Finalmente alguém acabou com o conto de fadas do Rastafarianismo.
    Que fique só o sonho de retornar à Mãe África, a pregar a paz entre os homens, a fé e a ganja.
    Quem estudou história contemporânea da África, sabe que Haile Selassie, foi um dos grandes responsáveis pelo que é hoje, a Etiópia.
    A sorte é o povo etíope é seguramente um dos mais pacíficos da África. Senão eles seriam como os somalis.

    ResponderExcluir
  28. A ignorância leva a escravidão....

    Quem de vcs já ouviu falar na rainha de Sabah, a qual teve um filho com o rei Salomão...
    Sim, Selassie não se intitulava DEUS, e prega aos seus a bíblia, consequentemente, os ensinamentos verdadeiros do mestre Yeshua ha machiach(Jesus para os romanos) e era um descendente do rei DAVI.
    Para quem não se familiariza em um Jesus pregado de um Deus vingativo, as portas deu um DEUS de amor abrem-se para os de mente aberta, já dizia nosso amigo BOB.
    Procurem saber antes de criticar, pois já não basta Eras de julgamentos, recriminações em verdades concebidas por mentes infladas de EGO?
    O RASTA não fuma maconha, ele consagra a ganja, assim como faz uso de qualquer erva ou planta cada uma com a sua finalidade.
    Que a verdade seja comum para aqueles q a procuram!
    paz e bem !!

    ResponderExcluir
  29. sei que Jesus é a Luz!!!

    ResponderExcluir
  30. Considero apenas como fato histórico e criador de mais um dos vários tipos de crenças que temos no mundo, a melhor coisa nao é julgar qual é a verdadeira ou a melhor menosprezando as demais pois isso na história ja gerou vários conflitos, a melhor coisa a se pensar é que toda e qualquer religião te prega o moralismo atraves de condutas consideradas corretas e outras erradas(céu x inferno), na verdade todas buscam explicar o que nós somos e porque estamos aqui, pois ainda a ciência nao explicou, por isso todos ja tiveram essa idéia de que tudo que nao sabemos foi deus que quiz, ele que inventou.
    O sábio é aquele que sabe viver com as diferenças sem fazer uso da critica, e sempre buscar intender o outro em seu contexto mais intimo até o início da espira :D

    ResponderExcluir
  31. gostaria q postassem mais sobre Marcus Garvey...
    Adorei o post, mto interessante, vlw Hempadão, Mais uma vez!

    ResponderExcluir
  32. Continuemos louvando a Jah, independente de qualquer ação humana. Ele está sobre todas as coisas e sabe como usa os seus!
    Jah bless!

    ResponderExcluir
  33. Haile Selassie nunca afirmou ser um Deus, muito pelo contrario sempre falou q nao era! Ele foi Herdeiro do trono de Salomao e seguidor dos ensinamentos da palavra de Deus atraves de Jesus. Jesus que em seu ministerio teria divisoes a serem respeitadas e obedecidas, ja que Haille Selassie foi coroado e designado a governar o povo africano, o povo africano so' fez sua parte em aceitar , obedecer, respeitar e apoiar "Sua majestade". Assim como deveria ser no caso de uma posse de um presidente em nosso paiz. Como ja nao temos mais fe' em um presidente honesto, nao ficamos contente com nada!
    Os africanos da epoca (e jamaicanos) idolatraram a um ponto exagerado ao Rei Coroado, por estarem aguardando calados por justica e abolicao da escravidao por 400 anos.
    O que voce faria vivendo em escravidao, sem o minimo de estudo e assistencia e derrepente viria um Rei Recem Coroado trazendo a liberdade pra voce???!!!

    ResponderExcluir