terça-feira, 21 de setembro de 2010

[06] Semente, Né?! México está em Perigo - Mas nem tanto assim...

Todo mundo sabe que atualmente o México é um dos países que mais sofrem com as chamadas guerra às drogas. Mas uma notícia postada no Papo Tabu deixou a nossa redação em estado de alerta, com todas as sirenes ligadas. Dizia, com foto e tudo: MÉXICO É MORTO EM TRANSAÇÃO DE DROGAS! Mas ao ler a matéria, é claro que não deu para acreditar: "No mais recente incidente de violência relacionada à droga a atingir o país, todos os 111 milhões de cidadãos do México, foram mortos nesta segunda-feira durante um tiroteio entre os cartéis de drogas rivais". Todos os habitantes morreram?! Ahh... pode ser uma linguagem figurada, né? Todos morreram no sentido de sensibilidade pela morte de milhões de pessoas... não seria isso? Afinal, a matéria tem fontes oficiais e até aspas!

Mais um trecho da notícia:

De acordo com a DEA (Drug Enforcement Administration), a violência foi provocada por uma transação de drogas fracassada envolvendo cerca de 20 kg de maconha, uma disputa que levou membros de baixo escalão do cartel Sinaloa a abrir fogo sobre traficantes locais em Culiacán. Em poucos segundos, o tiroteio se espalhou para Chihuahua, Michoacán, Yucatán, e, minutos depois, os outros 27 estados mexicanos, deixando todas as pessoas mortas no México.

"Ainda estamos reunindo os detalhes, mas parece que o incidente começou como um ato de retaliação contra Sinaloa por dois soldados do cartel Los Zetas", informou a  administradora da DEA, Michele Leonhart. "Os cartéis do Golfo e Tijuana então responderam, antes de serem emboscados por La Familia Michoacana e Los Negros. Nesse ponto, as testemunhas disseram ter ouvido cerca de 357 milhões de tiros , durante o qual a população mexicana foi pega no fogo cruzado e morta".

O texto está traduzido pelo google tradutor, por isso a baixa qualidade do português. Mas pera ae, as testemunhas ouviram 357 milhões de tiros?! E contaram como?! Tem muito mais bizarrices, tipo:

Leonhart disse que a DEA isolou isolaram os 761.606 quilômetros quadrados da cena do crime , que está cheio de corpos crivados de balas e rifles de assalto, e coberto de sangue.

O inquérito do DEA até agora determinou que 20 milhões de vítimas das que foram assassinadas no tiroteio estavam dirigindo, andando de bicicleta ou a caminho de suas casas, e que balas perdidas mataram mais 8 milhões de pessoas que estavam assistindo à violência de suas janelas ou varandas. Um adicional de 1.000.000 filhos que saíram para vingar a morte de seus pais foram aniquilados nos minutos finais ao tentar suas vinganças.

Ok. Informação surtada identificada. Segundo passo? Buscar outras fontes. Não há. Apesar do México estar vivendo uma pico de sua crise no combate ao crime organizado, esse tiroteio e tudo que a matéria diz é pura invenção. Na verdade, o México viver uma crise, sobretudo na relação dos criminosos com a imprensa, como  mostrou bem essa reportagem da TV Globo:

Buscamos ainda informações em todos os principais portais de notícia do mundo sobre a tal chacina geral no México. Nada foi encontrado. No meio da apuração, descobrimos que os cidadãos de lá estão em uma campanha no Twitter chamada #MexicoRojo, o que significa México Vermelho, o que indica o caos da guerra.

Com essa tag, a maioria dos twits falavam principalmente sobre a notícia do jornalista morto. Encontramos então um mexicano que repercutiu a manchete twitada pela sua fonte oficial, o The Onion.

Além do RT com manchete e link, a parte autoral da mensagem diz: "Nem tão longe da realidade, risos". Mentira explicitada, mas caso ainda não desvendado.

Até que... no meio da madruga, uma idéia. Pesquisar sobre a fonte! E por acaso vocês sabem o que é The Onion? Eu não sabia... e acho que nem os editores do Papo Tabu. A Wikipédia ensina: 

"The Onion é um jornal satírico norte-americano, com sede na cidade de Nova Iorque. Originalmente publicado em versão impressa, o The Onion é hoje reconhecido como um dos maiores sites de humor dos Estados Unidos.

O humor do The Onion baseia-se na paródia de eventos jornalísticos reais, colocando satirizando tanto os eventos noticiados como os estilos de apresentação dos meios de comunicação."

Pronto. Piada foi publicada como notícia, infelizmente. Para entender um pouco mais sobre o The Onion e fragilidade da internet (com seus copiadores e coladores) você também pode ver esse artigo, do Observatório da Imprensa.

Essa não é a primeira grande mentira da imprensa, nem será a última. Lembram o que o Hempadão publicou no dia 1 de abril? A maior mentira do jornalismo canábico brasileiro!

20 comentários:

  1. AI meu Jah Jah......é de doer Viu!..SEMENTE nÉ?????

    ResponderExcluir
  2. Tem que ser muito imbecil pra pegar a notícia de um site de humor e publicar. Temos que rir mesmo kKKkKkk

    Galera, freqüento a comunidade a tempos já, gosto muito do site Hempadão!!!! muita informação diariamente!!!! É isso ai, continuem assim!!!!

    Então, esse mês, abri meu próprio negócio, uma loja virtual de informática (ShopTecc), tenho muitos produtos, tudo o que precisarem, preços legais e com várias condições de pagamento, dêem uma olhada, façam o cadastro, comentem, digam o que acharam do site. :)

    end: www.shoptecc.com
    msn: shoptecc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Entre tantas e acredite, tantas coisas que eu gostaria de escrever, optei por uma unica palavra: legalize!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,

    como fundador do blog Papo Tabu, fiquei também surpreso (para não dizer triste) ao acordar hoje e ler tal post.

    Gostaria de me manifestar e dizer que estamos averiguando a situação (e o porque de tal post) com o autor e em breve estaremos publicando uma posição oficial a respeito do mesmo.

    Peço, pessoalmente, desculpas à comunidade canábica, uma vez que nossa intenção é de levar o debate ao maior número de pessoas possível.

    Por fim, para evitar futuros problemas, estamos revisando nosso processo interno de publicação de conteúdo, e adotaremos etapas de revisões antes de cada publicação.

    Obrigado,

    Victor - Editor Papo Tabu.

    ResponderExcluir
  5. axo que eles fizeram uma analogia as estatisticas da guerra as drogas no mexico, como se fosse tudo em um dia só.
    infelizmente tem gente q é tão desenformada q nao ve a proporção das coisas e não intendeu o teor da ´´noticia``

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, anônimo. Não entendi seu comentário. Está escrito em português?

    Maldita inclusão digital..

    ResponderExcluir
  7. Porra. É tão óbvio que a noticia era mentirosa e se tratava de uma piada. Por que perder tanto tempo com isso?

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o Henrique,

    leio sempre as matérias no PapoTabu e no inicio achei estranho, mas logo percebi que era uma piada..

    Nao sei como o pessoal do Hempadao caiu nessa??

    ResponderExcluir
  9. kkkk, brinca não anônimo, olha o nome da editoria, Semente,Né?!

    quem caiu foi você amigão lol

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha
    Isso me lembra os yes men, aqueles ativistas, que gostam de fazer coisas assim para protestar. Quem tiver um tempo joga no google "yes men" e dá uma olhada que vale a pena.

    ResponderExcluir
  11. cara, o jornalismo tem vários casos de publicações sem a devida apuraçãodas notícias veiculadas, como a vez em que a veja publicou uma matéria informando que cientistas tinham criado o 'boimate', uma mistura de boi com tomate, por meio de engenharia genética. acontece que isso foi uma publicação de uma revista estrangeira no dia 1o de abril, e foi publicado como uma mentira. no número seguinte eles desfizeram a polêmica, falando q se tratava de uma brincadeira, e a veja já havia dado como verdade e propagado para todo o brasil a noticia falsa. esse é o tipo de imprensa que exerce a liderança no nosso país, não é de se surpreender que o povo tenha a mentalidade que tem.

    ResponderExcluir
  12. Pra alguns é preciso desenhar pra explicar o sentido da matéria:
    http://www.papotabu.com/post/EDITORIAL-MORTE-E-VIDA-MEXICANA-e28093-O-CAOS-QUE-A-GUERRA-AS-DROGAS-PROVOCA-NO-DEBATE.aspx

    ResponderExcluir
  13. Anônimo...
    você acha que alguém conseguiu ler isso até o fim? Hahaha...

    ResponderExcluir
  14. Não é de se espantar que alguns (como você) não tenham tido a capacidade de ler até o final..

    Isso explica porque muitos acreditaram que se tratava de uma noticia real.. Com essa capacidade intelectual, ja mostrou tudo.

    Vai ler twiter.. la soh tem 140 caracteres.

    ResponderExcluir
  15. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    essa foi boa lol

    ResponderExcluir
  16. Claro que deu pra sacar que toda mentira era proposital... usando muito de sarcasmo. Só que muitas pessoas podem claro, tambem, não sacar. o editor da mateira so errou nisso era pra ter deixado claro o que estava acontecendo, é muito logico qual a intensão mas deveria deixar transparente pois nem todo mundo pensa igual!

    ResponderExcluir
  17. Anônimo babaca e arrogante. Trouxe o link aqui por que? É autor do blog também? Não me admiraria.

    Twitter? Será que é msm essa minha leitura diária?

    Sinto pena porque tem gente maneira no coletivo...
    Mas além de publicar merda, escreveu merda. Justificado pelo humor? QUE engraçado...

    Esse ano já foram mais de 2 mil mortos no México. Papo Chabu.

    ResponderExcluir
  18. Discussão por besteira... Estava na cara, vendo a imagam e lendo o menos do que o primeiro parágrafo, que era um texto de humor baseado na situação atual do méxico. Publicar como notícia foi um erro tremendo do Hempadão, que ao invés de simplesmente se retratar com seus leitores e colocar em outro espaço ou apagar, resolveu esculhambar com a fonte que culpa nenhuma teve se a piada foi interpretada como sendo séria.

    ResponderExcluir
  19. E lamentavel, essa sociedade escrota, onde a midia faz uma lavagem celebral nos mais ignorantes, e assim fazendo com que pense q a culpa esta nas drogas, destruir o que e nosso, da natureza por direito, quando na verdade eles quem criam o trafico proibindo, um problema com uma solução para quem so pensa em encher seu bolso com dinheiro e abusar do poder, destruindo a democracia, e a paz...LAMENTAVEL!!!

    ResponderExcluir