sábado, 4 de setembro de 2010

[Ed. #79] Discolized: S.O.J.A. - Soldiers of Jah Army!

por Várzea Crew

soja Em clima de feriadão, não haveria melhor escolha que atender à voz do povo para o post de hoje. Soldiers of Jah Army é o nome da banda, conhecida pela maioria como SOJA, é atualmente uma das mais conhecidas bandas de reggae por todo o mundo, e já conta com pouco mais de 10 anos de carreira sem alterar sua formação original.

Os cinco integrantes da banda conheceram-se ainda no colégio, mais precisamente na cidade americana de Virginia (Washington D.C.). Como eles próprios afirmam, sempre ouviram e gostaram muito de outros gêneros musicais, mas com o tempo foram percebendo que faltava algo nesses sons: "Nós escutávamos muito Rock e Hip Hop, mas tinha alguma coisa faltando na mensagem. Até as nossas bandas favoritas, você escuta um som que te toca mais e te faz refletir, mas a maioria não fala de nada importante. Já os artistas de reggae que mais ouvíamos, Bob Marley e Peter Tosh, eles cantam sobre coisas realmente importantes em todas as músicas. Nunca chegamos a esse patamar, mas estamos em busca disso."

Não haveria como começar melhor a carreira musical, senão gravando com o famoso e renomado produtor de reggae Jim Fox. Quando começou a trabalhar com o SOJA, Jim só tinha experiência com artistas e bandas jamaicanas (Don Carlos, Black Uhuru, Inner Circle, entre outros), e aceitou trabalhar com os caras porque realmente via potencial naquele som. Depois de alguns meses de trabalho, a história da banda começava oficialmente com seu primeiro álbum "Soldiers of Jah Army EP", lançado no começo de 2000.

Depois do primeiro lançamento, estava claro que seguindo essa mesma linha eles chegariam longe. Suas músicas, apesar de serem classificadas como Reggae, não carregam rótulos nem se prendem a um estilo musical, enquanto passam uma clara mensagem de sabedoria e reflexão para quem as escuta. Utilizando esta fórmula, foi lançado em 2002 o álbum "Peace in a Time of War". Desse disco saíram alguns de seus principais sucessos até hoje, incluindo "True Love" e "Rasta Courage". A banda repercutia mais do que eles podiam imaginar e de repente já era conhecida por muitos ao redor de todo o mundo. Foi aí que uma das principais características da banda veio à tona: a disposição para turnês e shows. Vendo que a demanda de shows só crescia, os caras não fugiram da responsa e se apresentaram em dezenas de países.

Devido às longas turnês, o segundo álbum "Get Wiser" só foi lançado 4 anos depois, em 2006. A espera valeu a pena e o lançamento surpreendeu a todos pela capacidade de inovação da banda. Dessa vez, optaram por dar um pouco mais de peso às músicas, mas sem perder a serenidade nem distorcer a mensagem. Esse disco foi o responsável pela consolidação da banda no cenário mundial, o que os trouxe para turnês na América Latina, passando inclusive pelo Brasil. Quem teve a sorte de ver os caras ao vivo deve ter percebido...em todos os shows, a banda entra no palco às 4 e 20 em ponto, assim não há desculpas para não acender um e curtir o som.

Ano passado, a banda lançou seu primeiro disco não-independente. Com a DMV Records, lançaram o álbum "Born in Babylon". Segundo a banda, o novo disco é fruto de todo o trabalho desses 10 anos de carreira: "Esse é o disco que nós estávamos buscando fazer nesses 10 anos. No primeiro, éramos hardcore e old school; agora somos inventivos e new school. Born In Babylon vem com o baixo e a bateria fazendo uma linha pesada, a guitarra e os vocais melódicos e variando bastante e o principal: letras ambíguas passando mensagens ambíguas".

Bem, já deu pra perceber que os caras entendem de música e fazem um trampo de primeira. Agora é baixar e brisar no som e na mensagem, e se preparar pra ver o show dos caras em Novembro. Isso mesmo! Eles anunciaram ontem no facebook as datas oficiais da turnê desse ano na América do Sul e farão nada menos que 12 shows no Brasil! Confira aqui as datas!

Peace in a Time of War

Get Wiser

Born in Babylon

23 comentários:

  1. Gabriel,
    Tem o Rio o site deles.
    http://sojamusic.com/tour

    ResponderExcluir
  2. ja fui!
    muito foda o show!

    ResponderExcluir
  3. acho que vai ter show no RIO sim..

    colocaram lá assim "Vitória - Fundição Progresso"
    fundicao eh no rio lek
    acho q foi erro do sitee

    jaaaah liveee

    ResponderExcluir
  4. pooorra... SOJA é muito foda.
    que odio que tenho de nao vir banda grande na minha cidade...

    ResponderExcluir
  5. Esses caras são muito bons....sonzeira mesmo....

    ResponderExcluir
  6. ÔPa! DowwwwlOading!..só conhecia por nome e pela galera pedindo aqui nos comments,lí no link/faceBook q vai ter show deles aqui em Recife,19 de novembro ! UHULLLLLLLLL Ao Vivo é outra coisa,nunca + fui pra nenhum show desse Naipe ,vou correr Atrás!

    ResponderExcluir
  7. Galera, pelo que eu vi no site deles, em Novembro eles iniciam uma turnê no Brasil, vão tocar em uns 10 lugares (inclusive no Rio.. na Fundição).

    E o melhor: o show do Rio vai ser junto com Groundation!

    ResponderExcluir
  8. Classe A recomendo tenho todos CDs deles aqui. Falta só o EP ai ;D

    ResponderExcluir
  9. conheço o SOJA há uns 5 anos, na epoca não estava tão famoso aí no Brasil.. o som dos caras eh sensacional! tenho os 3 cds e um dvd
    jah bless

    ResponderExcluir
  10. tah faltando o "Stars and Stripes" e o "Dub in a Time of War", mas galera SOJA é mto loco. Download sem medo!!! Escuto todo dia!!! Uma pena que não venham tocar em Curitiba, cidade que pelo jeito foi esquecida pelos organizadores de shows de reggae...
    Jah bless

    ResponderExcluir
  11. caraca!!, vcs puzerão mesmo a BANDA que pedimos, mas é isso ai, tenho os "6" CD's deles(foi um trampo só, para achar todos) e esses que vcs disponibilizaram são os melhores(se bem que todos são F.)... quem não conhece(acho que tem poucos) ouçam, quem gosta de musica bem feita essa é a banda, concerteza essa é a BANDA. ;D...
    ficando por aqui, LUZ, PAZ de JAH a todos.

    ResponderExcluir
  12. somzera de fato. dia 18/11 estarão em porto alegre! promete hahah

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o som dos caras.

    Não conhecia. Valeu a dica.

    ResponderExcluir
  14. NÃO É REGGAE!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. aaaaaaaaaaaaaaai sim, ein ? na minha humilde opniao, é uma das melhores bandas de reggae atualmente. é de chapar o som deles. parabéns ai pra a o hempadão por disponibilizar esse som pra galera.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo disse...

    NÃO É REGGAE!!!!!!!!!!!!!

    sim naum eh somente reggae, mas é principalemente reggae....

    ResponderExcluir
  17. Tow sequelando só com o S.O.J.A desde q baixei,nota 10 + uma vez pro Discolized/Várzea Crew!!

    ResponderExcluir
  18. todo ano eles vem pro Brasil...
    o show é realmente mto louco...quem tiver a chance de ir não pode perder!

    ResponderExcluir
  19. http://www.facebook.com/discography/?id=37044186512

    ResponderExcluir
  20. TEM QUE VIM PRA MARILIA O/
    LEGALIZE !!!

    ResponderExcluir
  21. Bah fui no show dos maluko aqui em Porto Alegre...
    Mó lokura,sonzera du karalho!

    ResponderExcluir
  22. São Bernardo do Campo !
    tamo lá
    Estancia alto da seerra !!

    ResponderExcluir