domingo, 19 de setembro de 2010

[Ed. 82#] Discovery Hemp: Ciência, Maconha e Sociedade... Caminhando!

por Dr. Moura Verdini

A maconha vem ganhando um espaço maior de aceitação na sociedade mundial nos últimos anos. Após décadas de rejeição e proibição, alimentadas com preconceitos infundados, a maconha vem abandonando seu posto de vilã social e hoje divide opiniões sobre seus possíveis benefícios e prejuízos. A sociedade científica está no cerne deste debate, ora no papel de carrasco, tornando a endemonizar a erva, ora no papel de confirmação de seus poderes terapêuticos, admitindo no mínimo, seu papel importante dentro da ciência medicinal. Abaixo seguem dois artigos tratando sobre assuntos diferentes. Um deles mostra a ineficiência da maconha no tratamento de pacientes com Alzheimer e foi retirado do site Ciência Diária e o outro explica como a maconha pode ser útil no tratamento e prevenção de Osteoporose e foi retirado do site MeioNorte . É interessante notar como a ciência passa por essa fase de 'reflexão' sobre a maconha juntamente com toda a sociedade, resgatando o interesse no estudo das propriedades singulares da erva.

Os possíveis benefícios da maconha para estacionar ou reverter os efeitos do mal de Alzheimer foram contestados por pesquisadores da University of British Columbia e do Vancouver Coastal Health Research Institute. Os resultados do estudo podem diminuir as expectativas sobre o uso terapêutico da erva no combate de doenças cognitivas, mas prometem avanços no desenvolvimento de terapias mais promissoras.

Experimentos anteriores em animais mostraram que a HU210, forma sintética dos compostos achados na maconha reduziu a toxidade das placas e promoveram o crescimento de novos neurônios. Os ratos submetidos ao tratamento estavam cheios de proteínas amiloides no cérebro, responsáveis pela formação das placas em vítimas do Alzheimer. O novo estudo, conduzido por Weihong Song, foi o primeiro a testar as descobertas anteriores em ratos com mutações genéticas humanas que causam a doença – um modelo atualmente aceito como o mais preciso para os experimentos.

“Como cientistas, nós começamos cada estudo com a esperança de que seja possível confirmar os efeitos benéficos de uma potencial terapia, e esperávamos confirmar isso para o uso medicinal da maconha no tratamento do Alzheimer”, explica Song. “Mas não vimos benefício algum. Pelo contrário, nosso estudo indicou alguns efeitos negativos”. Ratos tratados com HU210 não ficaram melhores do que ratos sem esse tratamento. Além disso, observou-se que mantiveram as placas e a mesma densidade de neurônios de grupos de roedores tratados com baixas doses do composto. Na verdade, os animais tratados com altas doses de HU210 apresentaram células do cérebro menores.

A maconha pode ajudar a combater a osteoporose por ter um efeito protetor em relação ao enfraquecimento dos ossos nos idosos, segundo um estudo da Universidade de Edimburgo A pesquisa foi realizada com ratos e constatou que a maconha ativa uma molécula-chave que ajuda a evitar o desenvolvimento da osteoporose, uma doença que afeta 30% das mulheres e 12% dos homens mais velhos. Outro elemento positivo que os cientistas da Universidade de Edimburgo descobriram sobre determinados elementos da maconha é que previne o acúmulo
de gordura nos ossos. Stuart Ralston, professor de reumatologia desta universidade, disse que a descoberta "é um passo à frente apaixonante", mas lembrou que se trata de resultados iniciais e que são necessárias novas análises clínicas em laboratório para determinar como os efeitos da maconha diferem em função da idade.

"Devemos realizar em breve novos exames e esperamos que os resultados ajudem a desenvolver novos tratamentos valiosos na luta contra a osteoporose", afirmou Ralston. O pesquisador esclareceu que fumar maconha misturada com cigarro é "ruim em qualquer idade" para os ossos e para a saúde em geral, e indicou que, no caso dos idosos, "os efeitos psicotrópicos" da droga "podem aumentar o risco de quedas e, portanto de quebra de  ossos". "A fórmula ideal para avançar neste terreno seria desenvolver um medicamento parecido com a maconha que não tivesse um efeito direto sobre o cérebro, mas sobre a periferia", afirmou Ralston.

Um link interessante: Sorvete de Maconha é nova Alternativa de uso Medicinal nos EUA!

5 comentários:

  1. Apesar de nem todos os resultados serem positivos, creio que o uso medicinal irá muito além do que ja chegou (como vimos outras vezes aki no hempadão) e cada descoberta é um passo dado... agora o sorvete é uma boa, manda pro larica a receitaa!!

    ResponderExcluir
  2. a Maconha é mto melhor do que imaginam....

    ResponderExcluir
  3. ...então para todos os fins o cartaz ja diz: "USUARIO SAIA DO ARMARIO"
    e é isso ae...
    BOA NOITE HEMPA

    ResponderExcluir
  4. Mais um pouco eu sai na Foto
    Hahaha
    o Cartaz ali atraz
    A GENTE MUDA O MUNDO COM A MUDANÇA DA MENTE!

    ResponderExcluir
  5. Na minha opiniao, a descriminalização vai vir. Os movimentos estao crescendo, as pessoas começando a se informar .... Agora, a velocidade pra legalizar soh depende de nós! Pé na marcha galera!!!

    ResponderExcluir