por Tales Henrique Coelho
fotos de Adair Aguiar
“Quem financia o tráfico não é o usuário, e sim a proibição”. Se você pensa que esta frase saiu da boca de um doidão de dreads, ou alguma outra pessoa que se encaixa nos esteriótipos clássicos dos maconheiros, você está enganado. Quem disse essa frase foi o delegado Orlando Zaccone, chefe da carceragem da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Zaccone participou na semana passada de um debate na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), junto com o candidato a deputado federal e organizador da Marcha da Maconha, Renato Cinco.
Orlando Zaccone foi o primeiro policial brasileiro a ingressar na “Law Enforcement Against Prohibition” (Leap), uma organização internacional criada nos Estados Unidos, formada apenas por agentes da lei como policiais, juízes e promotores, que lutam pela legalização. No Brasil a Leap conta com nomes como a juíza aposentada Maria Lucia Karam e o juiz Siro Darlan.
Para o delegado, “é mais lógico um policial defender a legalização, pois é ele que está na linha de frente da guerra às drogas, ele sente a guerra na pele e paga com a vida”. O policial critica a lei de drogas, que não faz uma diferenciação clara entre usuário e traficante, deixando esta decisão na mão da polícia. “O que tem de garoto usuário pobre sendo preso como traficante é um absurdo”, relata.
Zaccone critica ainda a demonização do termo “traficante”, que é visto como a causa dos males da sociedade, mas muitas vezes não passa de um pequeno comerciante varejista de drogas, alguém sem instrução, oportunidade, e muito menos condições para pagar um advogado para se defender. “Se está ruim pro usuário, pro traficante está terrível. Para eles já existe pena de morte, e isso é o estado de exceção”, defende.
Ele faz um apelo a todos os que lutam pela legalização da maconha: “A luta pela legalização não pode ser uma luta em causa própria, apenas de quem fuma. O verdadeiro estrago causado pela guerra às drogas é causado a quem vive ela diariamente, os moradores das favelas, policiais e traficantes que morrem diariamente”, defende. Para Orlando, é urgente conter o modelo genocida de criminalização da pobreza que se “justifica” com a guerra às drogas.
caralho
ResponderExcluiré de chocar auhauhua
2012 é nóis!
ta mudando, devagar mas tá!
legaliza Brasil!
Cabei de ver o gOvernador aqui em Jundiai
ResponderExcluirdesceu de Helicoptero No BOLAO
HAhaha
tive que gritar haha
GOVERNADOR LEGALIZAAAA
Daíí sim!!!!
ResponderExcluirtenho certeza que existem milhares de delegados, juizes, promotores, policiais; militares ou civis, que concordam em todos os aspectos com este Delegado do RJ!]
Mais tenhi certeza tambem que esses milhares não tem coragem de aparecer e dar sua sincera opinião pelo fato de ser uma autoridade e autoridade da voto!!!... e ser a favor da legalização hoje no Brasil, infelizmente tira voto da maioria!
Paz
Legalize Brasil!!!!!!!
Fico feliz tambem, devagar mas ta andando, falo pelo lado de todos; nosso,policia e sociedade ...
ResponderExcluirEsse é o cara!!
ResponderExcluirQuero ver geral digitando 5055 e apertando o verde no domingo!
aí sim heim !
ResponderExcluirassim podemos ver que existem pessoas no nosso país com uma cabeça melhor !
tem que essa opinião desse kra no jornal nacional, pro povo poder abri a cabeça !
Jah Bless
_\|/_
É lindo ler isso, pessoas com credibilidade na sociedade cada vez mais dando a cara a tapa para os conservadores, sem medo de ser julgado, cada vez menos feio de falar LEGALIZE JÁ.
ResponderExcluirQue pena que a maioria não pensa assim...e ainda querem nos representar..
ResponderExcluirMas já estamos avançando!!!
É preciso concentização de todos para a melhor convivencia em sociedade..pq não é natural e nem deve ser normal o fato de pessoas morrerem ou serem presos por essa guerra!!
JAH BLESS
Peace and Love
"Aí sim, fomos surpreendidos novamente", hoje só estão saindo quentinhas boas né!!! Graças a Jah.. agora falta convencer apenas alguns milhões de cidadãos!! Pouco para uma massa que vem crescendo, se destacando em todas as mídias!
ResponderExcluir*Não podemos esquecer o mais importante, a legalização é apenas um passo para obtermos Paz, Amor e Liberdade, a batalha é longa mas nós chegaremos lá!!
Jamais perdendo nosso equilibrio!
ResponderExcluirótimo o cara realmente sabe o q está falando, parabens!
ResponderExcluiré esse tipo d pessoa q tem q participar dos debates, ñ aquele bando d ignorantes q fazem parte da badlist, falta mais gente sensata como este cidadão nos debates.
ResponderExcluirQue issoo irmãos... não tem nada melhor que fumar um base, entrar no hempadao e dar de cara com uma noticia dessas, puts, alegria demais, ta mudando... isso ai galera, geral votando 5055 no domingo... é tudo nosso, LEGALIZA BRASIL... QUEREMOS O PARAISO, FUMAR O VERDE, CHEGA DE PRENSADO, TO SATURADO DE AMONIA!!!!
ResponderExcluirJHON ROOTS
só amonia por aki tbm, terrivel, aaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhckjkhkj
ResponderExcluirlegaliza, legaliza, legaliza...
joga na cara de certos caretas filhos da puta!
ResponderExcluirdesculpe o palavrão, otimo post hempadão!!!!!!!!!!!
Mandou muito bem. É isso que todos nós imaginamos de uma sociedade mais inteligente, que haja com palavras e não com armas.
ResponderExcluirConcordo plenamente. A legalização não beneficiará só a quem fuma, mas a toda sociedade em geral. Só basta abrir os olhos!
ResponderExcluir"É isso que todos nós imaginamos de uma sociedade mais inteligente, que haja com palavras e não com armas. " isso ai, eh bom de mais msm abrir o hempada e bater de frente com uma noticia desse nivel, ao invez de apoiarem pessoas que são contra a paz a midia devia dar mais atenção ha pessoas que enchergão a verdade e lutão pela paz do nosso povo e ao fim dessa matança q nunca acaba por motivos banais ...
ResponderExcluirLEGALIZE GANJAAA , CHEGA DE PRENSADO, CANSAMOS DE AMONIA ²
legaliza logo to cansado de roda na uerj
ResponderExcluirtem video dessa mesa redonda ai?
ResponderExcluirLEGALIZAAA nao aguento mais fica nas escondidas apezar de que eo fumo na sala de casa com meos pais em casa mas LEGALIZA logo pra q essa sociedade pare de nos jugar mal porque apenas somos fumadores caousamos mal so para nos e nao para eles entao q eles se fodao kkkk legaliza!!!
ResponderExcluir