quinta-feira, 7 de outubro de 2010

[Ed. 84#] Adão e Erva: Sem agradar Gregos nem Troianos - Mas... e daí? É tudo Babel!

Talvez alguém reclame que o Hempadão posta o Adão e Erva, editoria crônica lírica semanal - quase sempre sátira ou cômica. Hoje o assunto são as capas, ou então os armários. Todo maconheiro se esconde, mas Adão se esconde mais...

Porque ele é homem milenar e está em todos, em cada alma. O que transcende culturas, chegando ao ápice dos entendimentos ou desentendimentos. Adão vai rodar a baiana porque ele não é gay, mas e se fosse... não gosta de cocaína, nunca sequer experimentou, mas pera lá... jamais pichou um muro, mas porra... onde é que estamos??

Subverter é verbo sagrado na bíblia da contracultura. E Adão não quer ir no festival perecido com o Woodstock, ele esteve lá. Conviveu com viados e viciados, sem muito pudor. E hoje em dia ninguém vê que as liberdades estão amputadas no homem super moderno, que luta pela liberdade de fumar maconha mas condena e recrimina o que vai além do limite de sua própria vontade. Verdadeira torre de Babel! E quer saber? Devem ter pichado ela também, numa lingua tipo essas que se picha hoje em dia - que ninguém entende.

Mas ontem de tarde nossa redação previu o futuro: sabíamos da polêmica que daria sobre a pichação. É fácil prever o óbvio e também triste constatar a falta de profundidade e capacidade de alguns representantes dessa massa. Que maldita máxima: porque julgar?

Certa vez, quando disse nunca ter cheirado cocaína, Adão foi reprimido por ser "menino, nunca saiu de casa, caiu na pista". Quantas mil vezes não sacanearam Judas porque dos 12 discípulos ele era o único que não bebia? E quando bebeu demais, foi incompreendido também.

O politicamente correto é sujo de rastro cultural. Adão viu o surgimento das cidades e fica morrendo de rir quando os moradores dizem que, após termos inventado esse gigante de concreto, nós não podemos escrever neles. Ora, ora, ora... visão opaca que não vê além da mesmice e sua pose de lógica rara - quando na verdade rasa: será que o homem das cavernas ao desenhar nas cavernas estava depredando a natureza? Hein?

A marginalização é um processo cultural, com cada fenômeno dentro das sociedades como um todo. Será possível uma normalização da cultura da maconha quando nossas vertentes forem menos conflitantes e anormais do ponto de vista da opressão violenta ao outro. Tipo o grower que se acha - mesmo - melhor do que os outros só porque tem um fumo melhor. Em que isso se diferencia ao babaca que se acha - mesmo - melhor que os outros porque tem um carro ou um hábito melhor que os demais? Acho que em nada.

Taxam os maconheiros de vagabundos. E quando eles mostram ser inteligentes: dizem que são apologistas, que dão muito valor a erva e sua filosofia. Não faltam nunca aquele tal: pra reclamar de um bunda ou de um bud. Mas qual é o problema? A erva que você fuma agrada a todos? Não, né.

Incomodar é delicioso. Você sabe disso. Eu sei disso. Adão sabe disso. Os pichadores sabem disso. Os policiais e segurança sabem disso. Mas é ponto de vista. Os homens de farda gostam de incomodar a gente sabe como? Com tapas e pontapés, em maconheiro ou pichador. No mais, Adão já tomou dura de polícia querendo achar lata... mas não tinha nada.

Em uma festival, uma vez, Caetano gritou: "vocês não estão entendendo nada". Querer escolher a droga e forma de expressão do outro é cegueira. Discriminar opções pessoais é burrice. Porque a galera é tão intolerante mesmo entando no olho da maior revolução do nosso século? Reclamaram do nosso apoio ao Renato Cinco, mas depois reclamaram que "quase ninguém votou nele".

Legal segregar... não? Inebriando o olhar para o novo e no mais, não percebendo que o a nova editoria não é só para pichação, mas sim todas as formas de expressão que forem possíveis de se achar pelo Google Street View. Bem... podem reclamar do horário dessa postagem, um pouco atrasada. Mas fazer o que? "Tudo se resume a isso", você aprovando ou não. Saca?

45 comentários:

  1. o fauxa oreta do rappp???
    sashuauhshuashu parece piada neh?
    isso eh serio?
    mto ruim

    ResponderExcluir
  2. pichação pra mim eh coisa de mlk... eu jah pixei quando mlk... dps de um tempo vc abre a cabeça com outras coisas e sai dessa, quem vive para pichar pra mim, eh perdido...mtos q sao viciados em pichação q eu conheço aki da cidade sao viciados em pó e crack, entao... viram mendigos

    ResponderExcluir
  3. resumendo, meu dinheiro vai para mulheres e maconha, n tenho mais dinheiro para lata!

    ResponderExcluir
  4. é incrível ver como ainda tem pessoas que tem coragem de expor as suas idéias ou críticas por tras de um maldito anonimato..porra, mostra a cara.! fala que leu o texto, procura entender o porque da pichação... as ruas são como uma mídia "livre"! como todos sabemos, nossa liberdade termina quando começa a do próximo...pichar uma escola é totalmente diferente do que pichar uma prefeitura ou uma construção abandonada, por exemplo..liberdade de expressão é LIBERDADE... discriminar ou reprimir esse direito é como tomar a propriedade de alguém! pichar é coisa de muleque ? MOSTREM A CARA já que vcs são HOMENS !

    ResponderExcluir
  5. o texto foi bom... o rap tentou mais pra quem curte rap memo esse nao tava la mt bom nao

    ResponderExcluir
  6. Cara, quanta merda... sua elouquencia não tem coerência, não nos subestime... contracultura é uma outra faceta de expressão fora de um padrão estabilizado socialmente, o que não quer dizer que depredação está incluída nisso.
    Trabalho pra caralho e fumo a minha erva, já escutou isso? Isso é realidade. Aí faço uma família, construo um lar pra minha esposa e filhos e vem um feladaputa e picha o muro da minha casa?
    Cara, não dá para bater palma pra isso. Isso nem merece julgamento, como você disse, é um idiotice óbvia.
    Tu quer polemizar? Bota a mãe na roda e diz que é de graça... babaca

    ResponderExcluir
  7. E M.? Tu tá mostrando tua cara? Nem teu nome tu publicou... Não tenho interesse em mostrar minha cara aqui... não me agrega valor

    ResponderExcluir
  8. É, a galera não respeita mais a liberdade de expressão. Se não concordam, não precisam desmerecer o que os outros curtem. Pra mim, toda cultura marginal é válida. Se é coisa de muleke ou não, é outra história. Acredito que tem muito pixador mais consciente do que muito cara que se diz "Maduro".

    ResponderExcluir
  9. Depois dessa...
    [/war] né galera?!

    Texto bom como sempre!
    Interessante pra conhecer um pouco mais da cultura. Onde sempre morei não tem dessas coisas!

    Abc!

    ResponderExcluir
  10. Dá uma lida galera! Custa nada, o texto é bom, e fala sobre o assunto. Aqui em BH tem uma "gangue" de pixadores que, para muitos que estudam o assunto, eles são os Top no assunto. E por mais que tenha muita pixação sem objetivo tem outras bacans, como umas que questionam a hipocrisia dos governos. Vale a pena, leiam. http://comjuntovazio.wordpress.com/2010/09/28/manifesto-liberdade-aos-piores-de-belo/

    ResponderExcluir
  11. neh..pra que julgar??? não gostamos de ser julgados...então não julguem...cada um com seu problema...

    ResponderExcluir
  12. Sempre concordei com a maioria dos posts aqui mas desse eu discordo.
    primeiro... pixar é sim uma forma de expressão,mas temos que respeitar o que é do próximo, pixe seu muro qnd lhe for autorizado para tal!

    a sua expressão deve ser dita e não imposta nas FUÇAS do outro como é feito com as pixações, eu pixei já mas tem hora que vc amadurece!

    ResponderExcluir
  13. "Faz o que tu queres pois há de ser tudo da lei."

    Vemos maconheiros que prezam a liberdade, e tudo mais, sendo contra tal tipo de arte.. Nada mais hipócrita do que isso.

    E vocês podem ter certeza, a pixação vai acabar quando não precisarmos mais de muros pra proteger nossas casas..

    Nunca pixei, sou péssimo com letras e desenhos, mas respeito quem o faz, assim como respeito quem sai do armário e assume para familia/sociedade que fuma maconha..

    Coisa que eu, e muitos aqui não fizeram ainda.

    "Então antes de criticar quem você vê trampar,
    cala boca e pensa em quantas história você tem pra contar.."

    Abs!

    ResponderExcluir
  14. Adão sempre sempre toca na ferida!!
    heauheauhea
    Tem gente que acha q sabe de tudo...
    mas só diz respostas prontas e embaladas tipo fast food.
    Incomodar é muito delicioso!
    Se acomodar é morrer lentamente!!

    ResponderExcluir
  15. é hempadão... acho melhor não continua na questão, saio do foco inicial, deixa quieto.

    assim como o fumar é opcional e vai da cabeça de cada um, o pixar também.
    O problema é que pixar (dependendo do local do pixo) pode irritar mto se invadir o direito do outro.

    Nada contra o pixo por ai, mas se pixarem a minha casa eu vo fica bem puto! ao menos que eu quisesse que pixassem. Enfim...

    O site é hempadão, não pixação.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. "O incomodado que se mude, eu tô aqui pra incomodar."

    ResponderExcluir
  17. afff... agora o cara vem e fala q se agent eh a favor da maconha eh hipocrisia ser contra a pixação... suahshuahusa nada a ver! fumar maconha n precisa estragar coisa dos outros, quem pixa tem q por na cabeça q eh vacilao e foda-se o morador (como eu jah pús na minha quando pixava)

    ResponderExcluir
  18. O blog podia voltar ao que era, informção sobre o mundo canabico.

    tem cara falando que pixar é liberdade de expressao .... Por favor, se expresse na parede de sua casa e pare de misturar tudo

    ResponderExcluir
  19. Porra cara, a questão não é pixar ser liberdade de expressão. Mas respeitar os caras do Blog e outras pessoas que não acham pixar a pior coisa do mundo. Até pq não é. Igual um tanto de gente acha que fuamr maconha é coisa do capeta e a gente não acha. Se você já pixou e arrependeu, guarda pra você, mas ficar dando liçãozinha de moral é babaquice. Deixa o povo fazer o que quer. Galera paga de liberto, mas continua com a mesma cabecinha conservadora pra outras coisas.

    ResponderExcluir
  20. tah bom.... mas agora, o faixa preta do rap eh foda viu!! husauhshuahusahushuashuauhsa

    ResponderExcluir
  21. Excelente post.. faz pensar... essa é a idéia...
    Eu particularmente sempre tento ver as coisas sob uma ótica totalmente isenta de preconceitos, até de conceitos (nao que nao tenha algo de preconceituoso). O fato é que sempre me pergunto se aquilo ali é o certo, ou disseram tantas vezes que era o certo que ninguem mais duvidou.
    Terça feira eu estava vendo TV com minha namorada, e acabamos parando no superpop (foda, Net digital e nenhum canal pra ver). Foi uma gostosa lá defender sua candidatura. Ela é prostituta, e tinha ideias de legalizar a prostituição. Ela tinha BOAS idéias. Mas a imbecil da Luciana Gimenez, tratou ela muito mal, assim como os outros convidados (mais imbecis que ela), e nem pensaram que podiam ser boas ideias. A mesma piranha que engravidou do Mick Jagger (por amor?) e é casada com o vice-presidente da RedeTV. teste do sofá? prostituição?
    Qual a diferença do grafite e da pixação? um é arte e a outra é baderna? defina arte então... um cachorro amarrado num poste até morrer de fome é arte só porque ele está preso dentro de uma mostra de arte? pixação num quadro é arte? e grafite numa parede num viaduto? Se é "bonito", é arte? Se é "feio", não? Parnasianismo é arte? entao tente ler uma poesia parnasiana até o fim, rá, duvido...
    Os caras pixaram o Cristo. Sem defender ninguem, mas me parece que esses pixadores alcançaram o máximo em sua "arte de colocar seus nomes nas coisas"
    Eu posso pixar a parte de fora do MEU apartamento?
    Eu posso fumar maconha? e crack?

    ResponderExcluir
  22. Nào julgue... não critique... não de liçao de moral... não cresçam.
    Não conheço nenhum médico, advogado, pedreiro ou carteiro que é pixador nas horas vagas.
    Deixem falar, deixem pensar e quer saber: deixem todos se estrepar! Pow, um pouco de razão não faz mal a ninguem.
    Incentivem as boas ações, a leitura, a música, o grafite, a caridade. O cara pinta o muro da sua casa pra deixar ela mais bonita e um zé ruela vem e pixa porque é arte, é mensagem social. E que culpa o cara tem? Porque esse fela nao compra uma placa do tamanho de um outdoor e faz a sua merda? Naaaaaaaan, é melhor sujar a parede dos outros e olhe lá: não julguem esse coitado que não tem nada na cabeça e personalidade fraca...
    Pela primeira vez em 15 anos tenho vergonha de dizer que fumo maconha...
    PS: e esse rap é ruim pra caralho

    ResponderExcluir
  23. Eu acredito na pichação quando é feita de forma de protesto, de expressão de alguma coisa.. Mas quando vira depredação já é sacanagem!

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. porra galera...
    é só falar de alguma coisa que voces nao concordam pra ficar julgando por aí, fazendo exatamente o que nós deveríamos combater...

    Aí Jones, foda-se o que voce acredita (to te usando de bode expiratorio, nada pessoal, hehe). A grande questão é se voce acredita realmente naquilo que voce acredita realmente

    Nietzsche é que falou: "voce nao escolhe as suas escolhas. Voce escolhe entre as escolhas". Ou seja, ninguem tem o direito de ser pixador sem que isso cause uma comoção nacional de repúdio, motivado apenas por um sentimento de que "é errado", e não pelo sentimento puro. Um terceiro caminho, quando só existiam 2 anteriormente...

    O fato claro que envolve a pixação é a beleza (ou ausencia dela), e não se é ou não uma transgressão.

    Eu acho rap uma merda, qualquer um. Mas deixa de ser musica? Pixação, feia ou nao, deixa de ser grafite?

    Aí Anonimo, eu SOU médico, e fiz um curso de grafite esse ano. E responda se conseguir... qual a diferença entre pixação e grafite?

    (particularmente eu nao gosto de pixação, mas só porque é feio. Independe se ela vem de um povo sofrido que quer falar, ou do cara que escreve pra namorada, ou do bebado, ou do pivete....)

    ResponderExcluir
  26. Eu vo fala a MINHA opnião, eu não to julgando ninguém e tbm ñ to aque pra dizer oque é certo e oque é errado, até porque não so o dono da verdade...(e ñ so msm)
    Eu não so nem um poco moralista, e tbm mantenho minha mente sempre aberta. mas, eu concordo em certa parte cm o Jones. Mas eu acho q tm genti q trabalha pra deixar sua casa bunita, se esforça mesmo sabe, e ai vem um cara e pinta lá. não q não seja arte é uma forma de expressão e das mais marcantes (literalmne) mas ñ é todo mundo q gosta.
    Intão: Eu acho q pichação deve servir como protesto mesmo, pra fala oque tu acha e cm oque tu não concorda. e eu acho q tm mesmo é q picha patrimonio público. tm q fudeh cm prefeitura e o escambal, o estado vive fudendo cm a vida do povo, tomando decisões e resolvendo oque se deve ou não fazer. q tal eles provarem do próprio veneno? quando eu pixava só pixava em Patrimonio do estado, do sistema dessa bosta de babilonia ondi agenti vive.!
    se quer pixar PIXE msm, eu axo q a maior prova disso foi na ditadura, e como diz na musika no muro de berlim. Vai tudo pra puta q pariu.! e já éra.
    Mas realmente achoq tinha q mante o fóco na Maryjane, adoro o hempadão, mas tm q mostra umas pichação da Ganja e tm de monte.!
    Legalize jáh
    ótimo texo.
    By rafinhá rafinhawalber@hotmial.com ( so anonimo mas um anonimo maconhero) hahá
    paaaaaaaaz.! _\|/_

    ResponderExcluir
  27. Os Reacionários só enxergam:
    TINTA
    CONCRETO
    RUA
    VANDALISMO...
    Mas quem fuma uma ganja e se conecta com o Universo. enxerga:
    TINTA
    PAISAGENS
    SER HUMANO
    MENSAGENS
    IDÉIA...
    E daí se pintaram o muro da minha casa, é só um concreto, e uma mensagem... FODA-SE o muro!
    (E daí se tão fumando maconha, e só uma planta seca, e mt cheirosa... FODA-SE o cheiro!

    ResponderExcluir
  28. mas também tem o fato de que pixar patrimônio do estado é deixar mais feio, os prédios que geralmente são os mais antigos e belos e que também são os mais procurados por turistas...
    porra, pixar monumentos é foda, quanto monumento bonito por aí todo pixado

    ResponderExcluir
  29. pixador bom é pixador morto!
    E rola na boca de quem não gostar

    ResponderExcluir
  30. É, o bonito do mundo é só mesmo que ninguém é igual. Já pensou se todo mundo fosse a favor de uma coisa. Não existe nada que todo mundo é a favor. Acho q tô chapado demais. uahhauahua

    ResponderExcluir
  31. muito boa a materia valew pela força HEMPADAO!

    PIXAÇÃO NÃO É CRIME!

    ResponderExcluir
  32. demoroooo!

    legalize a maconha e a pixação

    ResponderExcluir
  33. não tenho nada a favor dos pixadores e muito menos nada contra, eles não fazem mal a ninguem, esta cheio de gente fazendo coisa bem pior e não sendo punidos, POLITICOS E ESTUPRADORES POR EXEMPLO.
    moro em curitiba pintei mais ja picharão o muro da minha casa! FODA_SE é só uma parede e esta la exercendo a mesma função que sempre teve!

    ResponderExcluir
  34. muito boa a materia!

    na minha opnião pixação não é crime,
    o que a moça acima falow é verdade tem gente fazendo coisa bem pior e não sendo punido!

    ResponderExcluir
  35. pixar é crime! e dirigir embreagado matar dois jovens estudantes em curitiba NÃO É CRIME! axo que é porque ele é deputado né!! filha da puta!!
    EEEEEE BRASILZÃO VEIO! BANDO DE BURRO! POR ISSO QUE ESSA BOSTA NÃO VAI PRA FRENTE! pixar é crime sob pena de punição! matar não!! :S
    agora imagina akela vinhetinha da seleção brasileira! BRAZIUIUIUIU!

    _l_

    ResponderExcluir
  36. pixar não é crime.

    É A MESMA COISA QUE GRAFITE, AI CADA UM OLHA E IMAGINA DO JEITO QUE QUISER

    ResponderExcluir
  37. Eu acredito na pichação quando é feita de forma de protesto, de expressão de alguma coisa.. Mas quando vira depredação já é sacanagem!

    ResponderExcluir