O noticiário semanal da Hempada fica por conta de uma novidade na operação Lei Seca. A partir de 2011, a fiscalização também passará a reprimir motoristas que consumiram maconha, cocaína, ecstasy e até calmantes. O novo equipamento foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e será acompanhado de um carro-laboratório que estará presente em cada uma das sete equipes da operação no Rio de Janeiro.
O novo aparelho é capaz de acusar oito tipos de drogas (anfetaminas, metanfetaminas, canabinoides, derivados da cocaína e ecstasy, álcool, diazepínicos e opiáceos) e deve substituir o bafômetro. Os novos testes serão feitos com a saliva dos motoristas.
Além da polêmica sobre o risco real de se dirigir sobre o efeito de algum entorpecente, o novo teste já tem sua eficácia questionada. Ao se reprimir os motoristas que fizeram uso das drogas listadas acima a operação pode enquadrar pessoas que não estão mais sob o efeito das drogas.
Isso porque algumas substâncias - dentre elas a maconha - permanecem no corpo humano mesmo após o término do efeito entorpecente. Falamos com o advogado Gerardo Santiago e de acordo com o que ele nos disse: "O teste não servirá para determinar se o motorista estava sob efeito delas no momento em que é feito o teste, mas sim se ele fez uso dentro de determinado período anterior, que pode ser de meses", explica. No caso da maconha, os canabinóides podem ser encontrados por via oral até 34 horas após o uso.
A questão também envolve outra problemática jurídica. “Ninguém pode ser obrigado a produzir prova contra si mesmo. Se alguém bebeu e está dirigindo, não é aconselhável que se submeta ao bafômetro. Ao se negar, já está tendo o ganho de se livrar de uma condenação em um processo penal. A punição passa a ser apenas um processo administrativo no Detran”, afirma o advogado Gerardo Santiago.
Cannabis no Ringue - Esporte é Saúde
A revelação partiu do comediante Joe Rogan, um dos principais apresentadores e comentaristas do UFC. “Você não acha que as pessoas se surpreenderiam se soubessem quantos lutadores de alto nível no MMA fumam maconha? É um número muito grande. Eu já fumei maconha com muitos campeões do UFC. Muitos caras maus gostam dessa erva”, disse Rogan.
De acordo com o apresentador, o lutador holandês Peter Aerts, ex-campeão do K-1 (evento que envolve só lutas em pé) é um dos integrantes da comunidade canábica. Segundo Joe Rogan, Peter transportava consigo um pote de maconha e acendia um baseado atrás do outro.
Eu luto muay thai, e fuma um depois dos treinos é a melhor coisa q teem.
ResponderExcluir"Qm luta ñ briga"
by rafinhá
paaaz
qro so ver de onde eles vao tirar saliva de mim, depois que eu fumar um baseado huahaahua
ResponderExcluirshaushaush...pode crer....hsushaushauhau...bico seco total
ResponderExcluirFalando sério, não acho legal misturar droga (seja qual for) com direção, pelo menos eu fico lesado, não tenho o mesmo reflexo, é complicado
LEGALIZE GANJA!!!
Sempre arrumam um jeito de fazer com que a proibição marginalize ainda mais usuários de drogas. A cada dia que passa nossa casa fica mais segura com tanto risco por aí fora. Mais poder nas mãos, mais autoritarismo, mais guardas negligentes.
ResponderExcluirEu aho que o efeito da maconha não atrapalha e nem torna perigoso o ato de dirigir, o que é diferente quando se consome álcool.
ResponderExcluirOs lutadores "maus" precisam fumar velho, cannabis é um ótimo relaxante...Depois do treino, melhor ainda!
Nem Coca-Cola então?!
ResponderExcluirviva o cigarrinho de artista
ResponderExcluirSó digo uma coisa..
ResponderExcluirFUDEU ! FUDEU ! FUDEU !
sempre me amarrei em dar um tapinha no trânsito !
e vo continuar dando !!!
Gabriel Njaim disse...
ResponderExcluirqro so ver de onde eles vao tirar saliva de mim, depois que eu fumar um baseado huahaahua
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o melhor comentário !
Dirigir chapado não pode,mas ser assaltado,esculachado ou morto no trânsito,aí pode...
ResponderExcluirVa toma no boga msm...
ResponderExcluirFui atropelado na moto por um fdp alcoolizado. To de molho por 40 dias, com a moto arrebentada, e a policia não é capaz de fazer um teste de bafometro na hora do acidente... E ainda querem dizer q vão repreender mais na era da legalização. Cambada de puliça inutil!
Gerardo , advogado da marcha da maconha me respondeu isso :
ResponderExcluirNinguém pode ser obrigado a produzir prova contra si mesmo. Se alguém bebeu e está dirigindo, não é aconselhável que se submeta ao bafômetro. Ao se negar já está tendo o ganho praticamente certo de se livrar de uma condenação em um processo penal, fica só com o risco do processo administrativo no DETRAN.
No caso dos testes sobre outras drogas, vale a recomendação acima mais ainda. No caso de substâncias que permanecem no organismo muito tempo após usadas, como a cannabis, o teste na verdade não servirá para determinar se o motorista estava sob efeito delas no momento em que é feito o teste, mas sim se ele fez uso por um certo período anterior, que pode ser de meses, conforme o caso. Em outras palavras, trata-se de uma intolerável, invasiva, gratuita e para lá de autoritária invasão da privacidade das pessoas.
Gerardo
qro so ver de onde eles vao tirar saliva de mim, depois que eu fumar um baseado
ResponderExcluirfoi a melhor mesmo...
bem lembrado..vale lembrar que os canabinoides ficam dias e dias no corpo..
ResponderExcluirquero ve saliva mesmo na boca dos maconhero
ResponderExcluirkkkkkkkkkkkkkk
não vai colar... é anticonstitucional o sujeito ser obrigado a fornecer provas contra si mesmo....
ResponderExcluiro bafometro já caiu no stj.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO foda é que demora muito mais que o efeito para sair as substâncias do sangue e da saliva. Numa dessa tu tá completamente normal, mas podem te pegar do mesmo jeito.
ResponderExcluirmaconheiros com a boca seca não farão o teste
ResponderExcluirknlcasnkcsknçcsankçnkçclsa
Como já falaram ai, Bafometro ja caiu no STJ, se te pegarem na lei seca só bater pé firme que não vai fazer pq ta na constituição que você não é obrigado a gerar prova contra si mesmo.
ResponderExcluirnem me fala sou motorista de onibus,da uns dois e oque salva da neurose.............mas trabalhar de 12 a 14 horas por dia sem fuma unzinho e foda
ResponderExcluir