por Marco Hollanda
A única esperança é torcer para que tudo não passe de estratégia de campanha. Dos dois lados, a campanha dos candidatos à presidência tomou o infeliz rumo do moralismo cristão. Como sabiamente lembrou o grande Gustavo Black Alien em entrevista ao Hempadão “na condição de macaco na República das Bananas devemos tomar muito cuidado com o rumo tomado”.
O tamanho do atraso no debate sobre política de drogas nos coloca em situação vergonhosa quando comparado o momento vivido pela Califórnia, que vai decidir sobre a legalização da maconha na próxima terça-feira. Aqui passamos todo período eleitoral ouvindo o futuro Presidente falando palavras como guerra e prisão.
E mesmo quando olhamos para nossos vizinhos percebemos um imenso atraso quando o assunto é a revisão da política de drogas. A Argentina, com quem tanto rivalizamos, já descriminalizou o consumo da erva. A decisão tomada pela Suprema Corte em 2009 diz que "todo adulto é livre para tomar decisões sobre o estilo de vida sem a intervenção do Estado".
Mas a notícia desta semana chega da Colômbia, que também já descriminalizou o consumo de maconha. Em Parque Dakota, no departamento de Valle del Cauca, a polícia entrou em acordo com moradores para permitir o consumo livre da erva. Sem nenhum tipo de repressão, os colombianos agora podem fumar livremente no local.
Jogador cai no antidoping por uso de maconha
Essa é daquelas notícias que nos leva a pensar um pouco mais. Será que a maconha tem poderes não revelados que podem potencializar o físico de um atleta? Nesta semana o zagueiro Luizão, do América-RN, foi suspenso preventivamente por 30 dias após o exame que realizou acusar o uso de maconha. Se for condenado, Luizão pode ser suspenso do esporte por até dois anos.
Não custa nada lembrar que o América-RN é o último colocado da Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, os números revelam que mesmo dopado de maconha o zagueiro Luizão não tem sido muito eficiente. Afinal, seu time possui a defesa mais vazada do campeonato, com 57 gols sofridos em 32 jogos.
No ano passado, o Sindicato Mundial de Jogadores Profissionais de Futebol (Fifpro) emitiu uma nota criticando a decisão da Agência Mundial Antidoping (Wada) de manter a maconha na lista de substâncias dopantes. A instituição argumenta que o consumo da erva não atrapalha o rendimento dos atletas. Sendo assim, não poderia ser classificada como doping, já que as substâncias presentes nessa lista são utilizadas para potencializar o rendimento físico.
OFF:
ResponderExcluirAí hempadão! Que texto interessante saio no O Globo!
http://www.eagora.org.br/arquivo/o-fim-da-guerra-da-maconha/
eu votei no Serra....
ResponderExcluirtomara que a Dilma fume um pra comemorar a eleição e pense melhor sobre a possibilidade de descriminalização da ganja...ahushaushaushuahsuashuash....até parece...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO jogador do américa fumou um pra se alegrar pois estava triste que seu time só perdia!kkk
ResponderExcluirto boladão , os ultimos números da pesquisa sobre a votação da prop19 na califa , dizem que o NÃO está vencendo. espero que seja tudo um mal entendido e que a máquina do sistema esteja usando os votos dos 45-60 anos mais em conta que os dos jovens!
ResponderExcluiré extremamente importante a legalização industrial ,recreacional ! ou então viveremos mais alguns anos na escuridão
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAcho que estão todos equivocados (desde essa matéria até esses comentários), todos, até eu que não votei nela no primeiro turno, sabe, acho legal a galera ler mais, se informar mais, saber que tem um lance que chama PIG (até a maconha é banalmente tratada por eles) e esta aí a toda (pesquisa no google sobre o pig), tem rolado campanhas massas em prol da cannabis sativa, é fácil chegar num espaço branco e escrever coisas aleatórias, mas não é assim que funciona, tem que ter fundamento, o lance é sério, a maconha é séria, a política é séria, ser usuário é sério, com base no artigo 28, não lembro a porra do número da lei, mas em 2006 já ouve uma reforma, usuário que planta pra consumo não pode ser preso (penas alternativas), fica do lado do usuário que compra para usar, só não sair vendendo e falando pra galera, se não é configurado tráfico, cana parceiro, o preço é alto, no meu estado (SP) até o debate é censurado, a marcha da maconha foi boicotada, e aí?
ResponderExcluirFica assim?
Olha os vídeos da marcha do Recife e do Rio (Youtube) e no mínimo se assuma como usuário e escreva, tenha coragem de colocar o nome no comentário.
Tem uma frase milenar, quem não luta por seus direitos, não tem o direito de tê-los.
leia, lute, plante!
p.s.: tem até um site que luta há muitos anos, que dispõe consultores jurídicos pra auxiliar e informar quem fuma maconha, a terem seus direitos garantidos e a lei respeitada (não colocarei o nome porque podem achar que é propaganda), quem tiver interessado, irá achar, tem até um esquema de como é a florada da planta e de como inciar o processo de plantio
Entre o ruim e o pior, eu ia votar no Serra, mas diante da urna eu não podia mentir, entre ruim e o pior, o melho a se fazer era votar NULO, e assim foi feito.
ResponderExcluir"Não custa nada lembrar que o América-RN é o último colocado da Série B do Campeonato Brasileiro. Além disso, os números revelam que mesmo dopado de maconha o zagueiro Luizão não tem sido muito eficiente."!
ResponderExcluiraUEhaUHEuAHEuAHUEeuaHEuaHUEhAUE
CHOREEEEI!
Lamentável essa eleição,que vergonha desse povo ignorante!
ResponderExcluirEntre o menos pior fui de Dilma. Pelo menos quase todos os candidatos da GOOD LIST são aliados dela. E os da BAD são aliados do Serra. Todo esse falso moralismo me pareceu mais coisa de campanha. Vamos ter muitos avanços no social. abs.
ResponderExcluir- Além disso, os números revelam que mesmo dopado de maconha o zagueiro Luizão não tem sido muito eficiente. - AHASUEHASUEHSAUEHUASHEU
Todos não representariam bem a classe e nem exerceriam um bom governo,agora,foi excelente o psdb ter perdido..vamos exigir que a dilma faça um bom trabalho e cobrar nossos direitos.
ResponderExcluirmais que cobrar os nosso direitos anônimo,nos temos é que conhecê-los,conhecendo, nos contesta,contestando nos muda,mudano nos melhoramos a nossa situação como úsuario que somos.
ResponderExcluirsem mais, só quero fumar minha maconha em paz!
satisfação hempada!
ai ai...e o salário oh....
ResponderExcluirvou fumar um, tomar um banho e ir dormir de conchinha com a minha branquinha gostosa....
ResponderExcluireu sempre postei aqui no blog me referindo ao brasil como banana republic uaehAUEHaue dahora saber que o Black Alien usa o mesmo termo, cabe muito bem pra esse pais tapado
ResponderExcluir"vou fumar um, tomar um banho e ir dormir de conchinha com a minha branquinha gostosa...."
ResponderExcluirde longe o comentário mais interessante heheh
Proponho uma meta ambiciosa.
ResponderExcluirUma declaração de uso de cannabis sativa assinada pelos, sei lá, 2 milhões de brasileiros mais maconheiros.
É galera, o Serra perdeu, a Dilma ganhou, se ela vier sentar o pau em maconheir, continuar comparaddo os usuários de "boaconha" com usuários de crack (beija lata,sr. paulada,etc) vai ficar difícil esse debate todo, se não legaliza a gente fumar em paz digamos assim, como em coffeshops ou locais públicos que nos deixe plantar e fumar sem ser preso!
ResponderExcluirps- e não venha me falar que num tem usuário preso pois foi comprovado, cerca de 70% dos presos são usuários de entorpecentes, sendo mal enquadrado no artigo.
ResponderExcluirA guarda negligente que mata mais que HIV fica encarregada de dizer se somos ou não traficantes, até chegarmos em um Juíz pra ele rever o caso e realmente perceber que trata-se de um usuário de entorpecente, o cara ja perdeu a família, o emprego, os amigos, o dinheiro, o respeito, o orgulho, a vida ... tá f*dido, desculpem me usar este termo, tenho uma amigo que tá pra sair em Fevereiro e ele me diz as coisas que eles passam lá, mermão, um cara sem curso, sem escolaridade já é praticamente IMPOSSÍVEL de se arrumar emprego, imagina ex presidiário?
Muito preconceito, falta mais inclusão social, ninguém se ligou?
OBS: Além disso, os números revelam que mesmo dopado de maconha o zagueiro Luizão não tem sido muito eficiente. KKKKKKKKKKK
Melhor analise das eleições do blog., Agora é partir pra luta pq esperar cansa. E lendo os comentarios eu realmente fico abismado como tem gnt que acha que com O Serra ia ser mais positivo, onde os caras aprenderam politicas? Acho que falta uma leiturasiunha ai pra galera. Ja viram como ele trata manisfestações?
ResponderExcluirSem mais, é hora de ir pra cima com tudo, sem esperar de amiguinhos de Sarney e muito menos de aliados ao antigo ARENA.
Nem PT nem PSDB, a luta é na rua!
Fuscão, não adinata vc fumar sua maconha em paz em quanto milhares estão sendo encarceirados ou mortos por conta deuma guerra aos pobres travestida de guerra as drogas. ;)
ResponderExcluirFoda-se a Dilma amiguinha do Sarney. Foda-se ao Serra aliado ao partido da ditadura militar. Vamo fazer a Marcha crescer.
Seca no RJ
ResponderExcluirHomem verde tá certo. Foda-se o poder. Igualdade, liberdade e fraternidade.
ResponderExcluirO mal não está no candidato a, b ou c. O mal está na existência da instituição mais criminosa da história chamada Estado. Governos com suas guerras matam incomensuravelmente mais que quaisquer outras entidades. Para eles (tudo do mesmo saco) o importante é que a discussão não chegue a esse ponto. O importante é que continue não se questionando para quê raios existem governantes.
ResponderExcluirSão Paulo não conseguiu impor o presidente outra vez, nem a globo e o grupo abril. Isso pode ser um sinal que as idéias que saem daqui não mais ditarão os rumos que o país toma. SP é a ancora proibicionista do Brasil.
ResponderExcluirSou de SP, aqui a coisa tá muito feia, sempre foi. Quem viu o debate da Folha viu Ronaldo Laranjeira (da Unifesp - Universidade especializada na área da saúde) dizer que não é a favor dos direitos individuais do cidadão (esclarecidos através da educação) e sim a favor de políticas públicas de controle social, ou seja, que o estado interfira no direito do cidadão de escolher. Este cidadão é autoridade psiquiátrica no estado de São Paulo, quer todo maconheiro internado num hospital (preso) e representa o pensamento paulista sobre o assunto.
Homem Verde
ResponderExcluiraí é que tá mano verde, eu ainda não fumo minha maconha em paz.
e acho que ir para a rua é válido,mas não é só, a mudança tem que ser feita dentro das cabeças das pessoas,uma mudança social,pois para muitos não serem encarcerados, ou mortos, as pessoas tinham que questionar o porque de atirar em uma pessoa que fuma um beck.
sou a favor de mais informação. q tal?
Quem faz o governo também é o povo. A população ainda é ignorante na questão da legalização, ainda é necessário alguns anos até isso poder entrar em um debate político. Provavelmente que estes candidatos entendem a importância da legalização, mas não dá pra arriscar a campanha.
ResponderExcluirCom o Aborto já fizeram o maior estardalhaço.
Fuscão, pode cre, mas ir pra rua tambem é expor mais informações. Colocar este debate no dia a dia das pessoas. Acho que a Marcha da MAconha ajuda neste papel, de ir pra ruas, falar com as pessoas. TAmbem acho que devemos promover pesquisas, fazer documentarios, entrevistar os pesquisadores do assunto. MAs é foda, até em meio a maconheiros vc ve gnt tratando o varejista como inimigo tambem. Mas acho que é por ai mesmo como vc falou, MAs a luta em si tb ajuda na concientização. Como ja disse a Rosa Luxemburgo: “quem não se movimenta, não percebe as amarras que o prende”
ResponderExcluir