quinta-feira, 4 de novembro de 2010

[Ed. 88#] Hemportagem: Pesquisa aponta Álcool como Porta de Entrada e Droga de Maior Risco!

Para aqueles que construiram os maiores mitos da história da humanidade, a Cannabis chegou a ser considerada o verdeiro portal para o mundo das drogas. Mas será que isso é verdade? Muito já foi discutido sobre o assunto e uma conclusão factual é a de que a bebida alcólica é inseria primeiramente aos jovens, sendo assim esta droga a verdadeira iniciação ao mundo das drogas. Mesmo considerada como amigável a até mesmo aceita no ambito familiar, para muitos dependentes químicos esse pode ser o dim da estrada. 

O ex-consultor governamental da Grã-Bretanhã, David Nutt, que por acaso já apareceu aqui no Hempadão antes por ter criticado a decisão de promover o nivel de periculosidade da classificação da cannabis, o que custou seu emprego. Desta vez ele vem liderando o comit científico independente sobre drogas, e trazendo mais uma polêmica com sua conta em risco. O comite criou um ranking pontuando de 0 (sem perigo) a 100 (perigoso) o perigos das drogas causados a si e a terceiros em ambitos sociais, e em tal ranking o álcool está em primeiro lugar, chegando aos 72 pontos, um dos maiores causadores de morte no mundo. A bebida é pontuada como mais perigosa do que drogas como o Crack, 54, e a Heroína, 55.

A maconha, com apenas 20 pontos, ainda assim, ficou acima de outras drogas que de acordo com o comitê são menos danosas, em tal contexto, como o ecstasy e anabolizantes. Em um contexto individual, as drogas consideradas mais perigosas foram o crack, a heroína e a metaanfetamina, o objetivo do ranking é voltar a atenção da saúde pública aos perigos do álcool. Nutt é autor de um livro que afirmar que drogas como álcool e o tabaco são muito mais perigosas que drogas como a maconha e o LSD.

A pesquisa original pode ser encontrada, em inglês, aqui.

23 comentários:

  1. Ah tá. Crack é menos danoso que a bebida alcoólica. Gostaria de saber quais critérios especificamente foram usados para chegar à essa conclusão.

    ResponderExcluir
  2. tatatata maconha n eh droga! "Droga é a maconha q andam vendendo por ai" ... legalize o cultivo !

    ResponderExcluir
  3. to vendo que tem maluco querendo proibir o Álcool daqui a pouco . já tem lei seca , antes eram 3,0 ml no sangue . na australia é 8,0 e não rola tanto acidente .

    ResponderExcluir
  4. O crack mata e ninguém vê ! esse é o ponto x .

    ResponderExcluir
  5. Enteógenos Bíblicos
    http://www.portadosol.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=625&Itemid=151&lang=pt

    Moisés chapado

    ResponderExcluir
  6. o alcoól faz a pessoa fazer bebada oq ela censura qndo esta sóbria

    ResponderExcluir
  7. QUANTAS VIDAS TEM QUE SER PERDIDA POR CAUSA DO ALCOOL???

    ResponderExcluir
  8. Porta de entrada pode ser qualquer droga, agora a chave é a curiosidade!
    Coisa bem comum na adolescência, a atração pelo proibido.... Angelo...eu acho que até o cigarro é pior para a sociedade do que o crack, eu fumo (cigarro) eu não levo um baseado pro escritório mas levo a merda do maço de cigarros!

    ResponderExcluir
  9. Na verdade, a porta de entrada para as drogas é uma porta de saída, a Vagina. Nasceu, já começa a tomar droga, açúcar e tv por exemplo!

    ResponderExcluir
  10. Uma prova disso é pergunta pro pessoal: QUEM AQUI DA HEMPADA DIRIGE MELHOR BEBADO DO QUE LESADO DE CANNABIS????

    André pr

    ResponderExcluir
  11. Maconha vc fuma e fica de boa..alcool vc bebe e faz um monte de merda

    ResponderExcluir
  12. porta de entrada é a curiosidade e fodase

    ResponderExcluir
  13. maconha eh bom eu curto rs

    ResponderExcluir
  14. eu bebo, mas todos aqui sabemos que o alcool é a droga mais pesada, chega de hipocrisia...

    ResponderExcluir
  15. eu acho que a curiosidade de cada um que é a porta de entrada de qualquer droga. valeu.

    ResponderExcluir
  16. Vocês tem o PDF desse artigo? Gostaria de ler na íntegra. Nesse link só tem o resumo. Acho importante entender toda a metodologia para ter mais argumentos na hora de uma inevitável discussão. Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Enquanto o Brasil não centralizar seu poder no combate às drogas químicas, como o próprio crack e um política educacional para o consumo do álcool, não vejo grandes mudanças e, conseqüentemente, a descriminalização ou legalização da canabis.

    O consumo de álcool é o principal responsável por acidentes fatais, além do grande número de alcoólatras vivendo nas ruas, ou seja, também é responsável por problemas na família. Também podem ser listadas várias doenças críticas que são responsáveis pelo grande número de pessoas internadas em hospitais públicos, gerando grandes despesas aos cofres públicos.

    Mas, apesar de tudo, não acredito que o álcool seja a "porta de entrada" para outras drogas, acredito que o problema seja dentro das casas, nas famílias, na falta de diálogo e esclarecimento que devem partir dos próprios pais e também do descaso do governo e a falta de uma política educacional quanto ao uso de álcool, cigarro, maconha e drogas químicas.

    ResponderExcluir
  18. Alcool é um cancêr que a indústria farmaceutica lucra horrores, o tabaco é outra desgraça na nossa sociedade, só quem é muito burro que não consegue enxergar...

    Um baseadinho de manhã e um a noite antes da janta, é a paz, e os poderosos querem isso? A alegria do povo, a paz?

    ResponderExcluir
  19. Nunca que vão lutar de verdade contra as drogas, meu isso rende muito pros governantes, empresários, investidores e etc, a pobreza, a doença, a guerra, todas coisas piores pro povo faz a gente ter de comprar produtos de grande empresas, grandes marcas... só quem é tolo que não consegue ver...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo disse...

    Alcool é um cancêr que a indústria farmaceutica lucra horrores, o tabaco é outra desgraça na nossa sociedade, só quem é muito burro que não consegue enxergar...

    Um baseadinho de manhã e um a noite antes da janta, é a paz, e os poderosos querem isso? A alegria do povo, a paz?
    6 de novembro de 2010 19:11
    Anônimo disse...

    Nunca que vão lutar de verdade contra as drogas, meu isso rende muito pros governantes, empresários, investidores e etc, a pobreza, a doença, a guerra, todas coisas piores pro povo faz a gente ter de comprar produtos de grande empresas, grandes marcas... só quem é tolo que não consegue ver...







    FALOU TUDO...

    ResponderExcluir
  21. na vdd a hipocrisia em parte é nossa. quem fez a maconha? DEUS. o homem precisa encrementar algum toxico ou qualquer componente p/ fazer seu uso? NÃO.
    e a cocaina, o dipirona q vc precisa, crack... quem fez?

    vamos queimar a hipocrisia a cada tragada!

    RODRIGO BOAVENTURA. 11 64909269

    ResponderExcluir